?

terça-feira, 29 de maio de 2012

"A Ascensão de River Phoenix": Chicago Tribune/1988 [Parte 1]

.


Ele é um veterano
do cinema aos 17 anos, O estrelato, porém, ainda se encaixa nele como um terno barato.

 
Por Iain Blair


O Bel Age Hotel de Hollywood é exatamente o tipo de lugar que se espera que receba uma estrela de cinema, ainda que ele seja um talento precoce de 17 anos, em vez de uma lenda de 70. As suites opulentas, enfeitadas com obras de arte originais caras e servidas por uma atenta equipe invisível que excede em número os convidados, cheira a luxo mimado.

Por isso é um alívio quando River Phoenix, parececendo um menino e claramente sem glamour em uma camiseta preta e jeans, atravessa a sala e pula no sofá. Mais leve e ainda mais bonito do que ele aparenta ser na tela, Phoenix, que está aparecendo junto com Sidney Poitier no drama de espionagem Espiões Sem Rosto, parece fora de lugar, mas não desconfortável, em seus temporários alojamentos de alta classe.

"Este é o lado do showbiz com o qual eu ainda estou tentando me conciliar", ele confessa com o olhar de um garoto que tem estado solto em uma loja de doces, mas que também instintivamente percebe que ter muito de uma coisa boa pode ser ruim para ele.

"Todo esse tipo de coisa, todo o serviço de quarto, é bom, mas eu não sou muito bom em jogar este jogo," ele apenas aponta. "Eu realmente não sei como comer em um destes restaurantes de luxo, e eu tenho os piores modos à mesa."

Ele olha ao redor de sua suíte palaciana, abre um sorriso, e acrescenta maliciosamente, "a indústria cinematográfica está pagando por isso, senão você nunca me encontraria em um lugar como este, e eu nunca comeria em um desses restaurantes. Eu estaria na estrada em algum boteco pé-sujo. Isso é muito mais meu estilo."

Honesto e agradavelmente intocado por todas as armadilhas do estrelato, apesar de sua carreira meteórica, o o
adolescente  mais famoso de Hollywood pode estar um pouco constrangido por seu súbito estilo de vida dos ricos e famosos (totalmente compreensível quando se aprende de uma infância passada a percorrer as ruas mais pobres da América do Sul com seus pais missionários).

Mas se o showbiz faz Phoenix ficar inclinado a deixar o maitre de enquanto ele escapa para se juntar a alguns amigos no trailer de hambúrguer mais próximo, a parte séria de fazer filmes é outra questão.

Mencione os filmes que o lançaram ao estrelato internacional, Stand By Me e The Mosquito Coast, ou as três filmagens em que ele vai ser visto neste ano Espiões Sem Rosto, Uma Noite na Vida de Jimmy Reardon e O Peso de Um Passado, e ele é alternadamente intenso, 
despreocupado, focado, e surpreendentemente franco sobre suas próprias capacidades e limitações.

"Estou muito satisfeito com Espiões Sem Rosto como filme, embora eu ainda tenha pequenas reservas sobre o meu próprio desempenho", admite. "A coisa mais difícil foi fazer a transição do momento em que meu personagem, Jeff, percebe que algo não está certo em casa para quando o seu mundo é destruído com a prova de que seus pais realmente são espiões russos."

"Descobrir algo como isso deve ser uma experiência chocante, deprimente e frustrante, porque não há nada que você possa fazer sobre o passado", Phoenix continua, "e foi um verdadeiro desafio tornar essa crise realista e retratar a desintegração de Jeff  da  descrença  para a total confusão e insegurança."

Foi relatado na revista Première que o jovem ator sentiu que o diretor Richard Benjamin, "o manipulou para [alcançar] o
estado de espírito do personagem", e que ele deu "um desempenho de televisão, uma combinação de Leave it to Beaver e Kirk Cameron e Michael J. Fox."

"Mas não foi isso que eu disse, e eu quero esclarecer as coisas", Phoenix diz. "Muitas vezes, os diretores adicionam uma pressão desnecessária porque eles são manipuladores, porém Richard é o oposto disso, ele é muito honesto e avançado. E eu certamente não quero sugerir que eu acho inferior outros grandes atores como Michael J. Fox . Isso não foi exatamente que eu disse."

Depois que teve que desabafar, Phoenix relaxa novamente, parando o tempo suficiente para entoar louvores a sua co-estrela Poitier "um grande cara que me tratou como um igual e que realmente me deu o benefício da sua experiência, o que nem todos os atores fazem" -  ele mergulha feliz na análise de seus outros filmes e performances.

"Você nunca sabe se um filme vai ser aprovado quando você está realmente fazendo isso - quer dizer, eu fiquei chocado com a forma como Stand By Me conseguiu isso", lembra o ator. "Eu senti que era um
trabalho de qualidade, mas nunca imaginei que iria encontrar um público tão grande."

Phoenix ficou igualmente chocado com o fracasso de bilheteria e crítica de A Costa do Mosquito, que ele co-estrelou ao lado de Harrison Ford. "Eu achei que Harrison fez um grande trabalho, mas a maioria das pessoas esperava outro herói tipo Indiana Jones. Eles não querem ver um anti-herói. Fiquei muito decepcionado com a má recepção, porque eu também achei que o diretor Peter Weir fez um magnífico trabalho de adaptação do romance, e me senti melhor sobre o meu trabalho do que eu me senti sobre o meu desempenho em Stand By Me."

O jovem ator está atualmente estrelando em um outro filme sobre amadurecimento, Uma Noite na Vida de Jimmy Reardon, seu primeiro papel principal e outra decepção, embora aparentemente por motivos mais pessoais desta vez.

"Isso não saiu da forma eu imaginava, e eu coloquei a culpa em mim", diz ele simplesmente. "Eu queria fazer uma comédia, e isso foi definitivamente seguido, mas eu não tenho certeza se eu era mesmo a pessoa certa para o papel. A trama toda gira em torno das façanhas sexuais do cara naquela noite, e para que isso funcione corretamente, eu acho que você quer ver alguém um pouco mais viril, como Tom Cruise. Ele teria feito isso muito melhor do que eu."

Continua...

Fonte: Chicago Tribune, em março de 1988

14 comentários:

  1. Meu Deus!O nariz e a sobrancelha do River são perfeitos!Sem falar nos olhos, nas maçãs do rosto...

    ResponderExcluir
  2. Não era pra ter feito comparações. É aí que a gente percebe o quanto River era ingênuo para essa mundo.

    ResponderExcluir
  3. Se eu pudesse trazer três pessoas de volta a vida:meu avô(muito adorável!), Ayrton Senna(o homem mais fofo e guerreiro ever) e River Phoenix(coração puro)!

    ResponderExcluir
  4. Eu acho incrível a inteligência de River, a forma como ele é capaz de fazer análises tão profundas aos 17 anos de idade! Às vezes, eu comparo a forma como ele explora a construção de seus personagens com as entrevistas dos atores adolescentes atuais. Nenhum chega nem perto dessa riqueza, nem nas palavras, nem na atuação.

    Basta ler uma "nova" entrevista de River pra minha admiração aumentar. Ele era simplesmente brilhante.

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que uma das coisas que dificulta eu ver o River como um astro é que os filmes da época eram mais humanos, psicológicos, introspectivos. Provavelmente reflexos de um mundo pós-guerra fria que tentava se encontrar. Atualmente para ser um grande ator deve-se estar em uma produção hollywoodiana fútil e cheia de defeitos visuais (a maioria pessimos de verdade). E de preferencia uma ficção com um romance açucarado e sem quaisquer reflexão. Sem contar que não precisa ser bom pra isso.

    que época que fui nascer >.<!

    ResponderExcluir
  6. Gente,

    Deixei uma sugestão no youtube para fazer uma campanha no twitter para outros artistas ajudarem a financiar Dark Blood. Então, o site que organiza as coletas (TheCineCrowd) está me perguntando como ele pode ajudar nisto. Alguém tem alguma idéia legal??

    Eu pensei em enviar uma lista de artistas que se dizem fãs de River para o próprio site enviar tweets pra eles, com o pedido. Daí os fãs poderiam retuitar isso. O que acham?

    Até agora chegamos apenas a 40% das doações necessárias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ator Emile Hirsch é fã dele!Tem o Johnny Depp, mas eu acho que ele não ajuda não ele é metido a estrela!E o Harisson Ford!

      Excluir
    2. Isso! Você tem o twitter oficial deles?

      Eu pensei na Kirsten Dunst, ela adora o River! E Sandra Bullock e Dermot Mulroney. Também tem aquele ator (um irmão meio desconhecido do Macaulay Culkin), que trabalhou com Joaquin, lembram? Ele é mega fã do River! E o Stephen Dorf também.

      Excluir
    3. Eu acho que o Stephen ajuda!E esse irmão do Macaulay Culkin, eu conheço, mas ele não tenho certeza que ajuda!Mas os que eu tenho quase certeza é o Stephen e o Emile!Mas infelizmente não tenho e nem sei o twitter deles; mas se a gente pesquisar direitinho,a gente acha!

      Excluir
    4. que tal a PETA? Tenho um amigo cinefilo que conhece varios cinefilos,ja pedi pra ele espalhar,mas nao sei se fez...é bom passar pra esses cinefilos isso,ate pq pra eles aparecerem nos creditos de um filme...

      Excluir
    5. Anônimo,

      Vamos procurar o twitter deles, então. ;)


      Maria,

      Acho a PETA uma boa idéia, mas não sei se eles ajudarão pois a família de River é muito ligada a eles. E como Joaquin já reafirmou que "nada mudou" em relação a posição dos Phoenix de não colaborar neste lançamento, acredito que os amigos não vão querer se envolver, né?

      E a idéia dos seus amigos cinéfilos divulgarem é ótima! Você já tuitou sobre isso? Ficaria mais fácil pra eles repassarem.

      De toda forma, já chegamos perto dos 50%! Acho que vai dar! :))

      Excluir
  7. Não conhecia seu blog Femme! Parabéns pelo que está fazendo. Infelizmente sou policial e não conto com grandes recursos. Mas nem que seja a doação mínima vou tentar fazer. Obrigado mesmo pelo material que está postando aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Doug, seja bem vindo! :)

      Eu criei este blog pelo meu amor infinito por River, há quase dois anos já. Tem bastante material para quem quiser conhecer mais sobre ele ou ler suas entrevistas. Fico muitooo feliz que mais fãs se juntem a nós aqui.

      Sobre a doação, acho que todo e qualquer valor fará diferença, é um jeito de dizermos que River nos faz falta, eu acho. Fiz minha doação, agorinha! :))

      Excluir
  8. Adoro essas entrevistas antigas. Desde novinho o River era cheio de intensidade.

    Obrigada =)

    ResponderExcluir