?

sexta-feira, 4 de maio de 2012

James Franco fala sobre River Phoenix e seu "My Own Private River"

.

 
Por Violet Lucca


O que atraiu você em My Own Private Idaho, e em particular na performance de River Phoenix?

O filme foi uma parte muito grande da minha adolescência, e me ajudou a encontrar minha identidade em alguns aspectos. Por exemplo, quando eu era mais jovem, eu tentava me vestir como o personagem de River. Há algo sobre a sensibilidade, a tristeza misturada com peculiaridade, a situação trágica que também tinha um toque cômico nela. Sua performance quase parece um cruzamento entre James Dean e Charlie Chaplin. Além do desempenho de River, eu estou prontamente atraído pelo próprio filme e sua direção. É muito mais uma colagem de estilos diferentes, histórias diferentes. Ele tem aspectos de Henry IV lá, mas seguidos destes retratos muito realistas de meninos de rua e prostitutos. Ele formou os atores e os não atores. É um filme de estrada, tem aspectos de filmes de faroeste. Tudo.


Como My Own Private River aconteceu?

Nós fizemos muitas premières quando estávamos promovendo Milk - em San Francisco, New York, LA. Gus [Van Sant] também queria fazer uma première especial em Portland para arrecadar fundos para uma organização para jovens sem-teto com a qual ele trabalha. Acho que naquele tempo todos os outros atores estavam ocupados ou esgotados de estréias, por isso ninguém estava indo. Eu teria ido de qualquer maneira, mas ele adoçou o negócio com a promessa de me dar uma turnê de visitas a todos os locais que eles usaram para My Own Private Idaho. E depois de passar um dia inteiro vendo isso, ele disse de uma forma muito causal, "Oh, sabe, eu tenho todos rolos de filme
do editor de My Own Private Idaho." Para mim, aquilo era como se ele simplesmente me dissesse que ele havia enterrado o tesouro! Então, dois meses depois eu voltei a Portland e passamos alguns dias assistindo muitos desses rolos, tanto quanto podíamos.

Em certo momento, ele disse: "Sabe, isso é realmente estranho. Este é o processo que eu atravesso quando eu estou ficando pronto para editar, e isto está me fazendo querer voltar a editar isso." No fundo da minha mente eu estou louco pensando: "Sim! Isso seria incrível!" Mas depois ele explicou como seria caro para digitalizar corretamente o filme, e como ele não tinha o dinheiro para fazer isso. Então, depois, eu propus isso como um projeto para o Gagosian Gallery em Los Angeles e consegui que a Gucci financiasse a digitalização. Então veio o grande momento em que eu humildemente perguntei a Gus se eu poderia editar a minha própria versão. O plano original era que ele iria editar uma versão, e que eu poderia editar outra. Sua única condição era que, caso ele não gostasse do que eu fiz, eu não poderia mostrá-lo a ninguém, e eu concordei. Eu acho que ele provavelmente pensou que ele realmente iria dizer aquilo, e que isso nunca veria a luz do dia.


Então, com isso sobre a sua cabeça e centenas de horas de filmagem para repassar, como foi o processo de edição?

Passei um verão inteiro debruçado nisso, enquanto eu estava em Vancouver, nas
filmagens de Ascensão do Planeta dos Macacos. Esse primeiro momento de ver todas as cenas no meu computador em Final Cut foi simplesmente alucinante, porque é um filme muito importante para mim. Ter a matéria-prima lá que eu poderia manipular, era exatamente... eu não sei, era como ver a matéria-prima de seus sonhos ou algo assim. Foi incrível. Mas no começo, eu estava um pouco hesitante por causa da quantidade de respeito que eu tenho por todos os envolvidos com o original. Para este projeto, eu tinha que ser um ator editando o trabalho de outro ator. Eu pensei: "Puxa, talvez este não seja meu lugar, editando este material. Quem eu penso que eu sou?"

Para justificar isso para mim, voltei àquelas conversas Gus e eu tivemos, e pensando sobre o que era editar este filme agora. De certa forma, era como se eu estivesse tocando Gus  - não era James tentando impor suas idéias. Isso realmente ajudou a orientar o processo de edição. Como você verá, há muito poucos cortes ou fotografias/fotografias de padrões reversos no filme. Outra coisa que norteou este projeto foi como oroteiro original de My Own Private Idaho foi reunido. Na verdade, era uma compilação de três roteiros previamente escritos: um utilizou os personagens  Hal / Falstaff de Henrique IV com mais destaque e era sobre a atualização de Shakespeare, um outro chamado In a Blue Funk sobre dois garotos que procuram seus pais, ea último era sobre meninos de  rua em Portland. Então, quando eu editei My Own Private River, eu decidi que iria cortar as partes de Shakespeare e dar-lhe uma forma mais documental da sensação. Porque aquelas eram muitas das idéias iniciais de Gus - mesmo até o último minuto, ele tinha mesmo a intenção de usar não-atores nos papéis de River e de Keanu."


Depois de ver as filmagens sem edição, você conseguiu dimensionar melhor quem era River Phoenix como um ator e como uma pessoa que você cresceu idolatrando?

Sabe, há essa área obscura onde você diz: "Isso é River, isso é o personagem?" Tenho certeza de que pessoas próximas a River diriam que é um personagem. Mas eu também já ouvi histórias de que Gus deu uma tonelada de liberdade a River, e eu posso ver isso em todos os takes. Você pode ver que ele estava fazendo cada um take ligeiramente diferente, e teve muita liberdade para criar esse papel. Então talvez não seja necessariamente River, se você já o conheceu em uma situação casual, mas você pode ver como era sua colaboração artística, quais os tipos de entrada que ele dava. Então seja o que for, eu estou atraído por isso. Eu estava atraído por ele quando eu era mais jovem, e eu estou atraído por ele agora.


Você mencionou Charlie Chaplin e James Dean. Você poderia falar sobre o desempenho de Phoenix em termos desse aspecto físico?
 
Gus diz que River odiava as comparações com James Dean, e, pelo menos enquanto eles estavam gravando o filme, ele afirmou que ele nunca tinha visto nenhum dos filmes de James Dean. Mas há uma ligação que é inegável, quer ele tenha criado isso de uma forma indireta ou realmente tinha visto o trabalho de Dean. A peculiaridade é também parte disso, porque James Dean realmente tinha um lado muito peculiar, e eu acho que é um dos segredos para a performance que River trouxe para o papel. Você pode olhar para este papel escrito e pensar: "Ok, ele é um cara que vive nas ruas que faz sexo por dinheiro. Ele não sabe de onde são seus pais, e ele está emocionalmente isolado. Uau, isso é realmente deprimente!" Mas porque River trouxe peculiaridade, ele tem esta vida totalmente diferente para ele. Ela abrange o assunto, mas dá um outro patamar para ele.


Muito de seu trabalho lida com a masculinidade, seja as performances que você fez ou alguns dos curtas que você fotografou. O que atrai você para esse tema e como você sente este interesse sendo comunicado neste projeto?
 
A masculinidade é comunicada neste projeto principalmente porque parece que é um assunto que Gus trata muito bem. A formação de identidades e, certamente, a formação de identidades em idades específicas.
Muito do trabalho de Gus se concentra em pessoas nos seus anos de adolescência, porque é um momento de grande mudança, um tempo de descoberta, um tempo de formar uma identidade própria. Então, quando você diz masculinidade, isto é uma espécie de identidade. No filme original, há a famosa cena que Gus diz que River escreveu, na qual os personagens de Keanu e River estão junto à fogueira. O personagem de River declara seu amor ao personagem de Keanu e então de certa forma eles se unem, mas não realmente. O personagem de Keanu diz que só tem relações sexuais com homens por dinheiro, e eu não sei se isso tem a ver com a masculinidade, tanto quanto com qualquer hetero ou gay, mas esse tipo de questões de identidade estão incorporadas ao material.


Fonte: Film Comment , em fevereiro de 2012

20 comentários:

  1. Excelente entrevista. É legal ver que James Franco, sendo um fã tão grande de River Phoenix, recebeu esta oportunidade única. Será que algum dia virá ao Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, eu acho bem possível que o James venha ao Brasil. Porque muitas celebridades de Hollywood estão vindo para cá para promover seus filmes.

      Excluir
    2. Eu torço para que venha. Mas não acho provável, creio que ficou restrito a algumas poucas galerias. Infelizmente. :(

      Excluir
  2. Eu já fui meio apaixonadinha pelo James...

    ResponderExcluir
  3. Então o River odiava as comparações com James Dean. Lembro de ter citado em um dos meus comentários que as comparações entres eles eram feitas muitas vezes. Talvez por isso ele odiasse.

    ResponderExcluir
  4. Achei muito interessante esse olhar do James para o aspecto físico do personagem. Nunca tinha pensado em River neste papel fazendo um cruzamento de James Dean com Charles Chaplin!

    Achei bem original, e curioso, por que isso torna tudo ainda mais instigante, já que Chaplin sempre fez uma crítica social, embora enfatizando o lado humano de seu personagem. De certa forma River conseguiu isso também com o Mike. O que será que ele pensaria disso?

    ResponderExcluir
  5. Outra coisa que me remete a River: The Cure. Acho que tem tudo a ver (o estilo e as músicas,os caras nem sei). O River gostava de The Cure ou nunca falou sobre?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, que eu me lembre, ele nunca falou sobre o The Cure. Lembro dos Beatles, The Police, Talking Heads, Red Hot...

      Neste trecho de uma entrevista de 1988 ele cita algumas de suas preferências musicais:

      "Música favorita?" ele repete. A lista é derramada: "O velho XTC, o velho Squeeze, o velho Police, Split Enz, Tom Waits, (Elvis) Costello, Marvin Gaye, Sam Cooke, Joni Mitchell, a velha Suzanne Vega, um álbum dos Fixx (Reach to the Beach), um monte de jazz, não o sintetizado Flock of Seagulls, Talking Heads."

      Excluir
  6. Femme, será que você poderia explicar direito essa história de "cry me a joaquin", que eu não entedi muito.Essa expressão é muito conhecida e utilizada nos EUA? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que não é muito conhecida, mas deve existir mesmo porque este site Urban Dictionary apaga as expressões que não existem.

      A definição dada por eles é esta:

      "Cry me a joaquin: Algo que se diz a alguém quando sua simpatia por ele é tão baixa que não vale a pena chorar um rio por ele.

      Uma referência a Joaquin Phoenix e seu mais irmão mais velho e mais talentoso River Phoenix.

      Ex: Ohhh, pobre bebê. Cry me a joaquin."

      Excluir
  7. Perguntaram uma vez para ele, e ele respondeu ''Beatles, é claro...''

    E também, eu vi uma vez, acho que até aqui, que ele conhecia alguns nomes da musica popular brasileira e que achava a musica boa. Tom Jobim e Milton Nascimento foram citados.

    E quando o Milton ligou para a família Phoenix pedindo autorização para botar o nome de River como o nome da sua musica, River correu para o telefone alegando ''Sim, eu conheço ele''.

    ResponderExcluir
  8. The Cure me lembra Edward Mãos de Tesoura, consequentemente, Johnny Depp e Winona Ryder...

    ResponderExcluir
  9. Ahh, eu vi também uma vez que River não queria mais ser chamado por River Phoenix, ele queria um nome único, apenas River, assim como Sting.

    AHAHAH FOFO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FOFO!!!!!!Toda vez que vinha colocar um comentário no blog eu dizia como esse nome (RIVER) é lindo, só que ai eu parei, pq se não iam me chamar de enjoada! O nome dele é MUITO lindo, mas eu também adoro o sobrenome dele, Phoenix, é tão diferente e sexy!

      Excluir
  10. Eu sei que não tem nada a ver eu falar isso-inclusive a Femme já até me deu uma bronca por falar assuntos não relacionados ao post- mas aquela top model Alessandra Ambrósio teve um filhinho esses dias e colocou o nome dele de Noah Phoenix, se tem algo a ver com o River eu não sei -acho que não- mas na hora que eu vi a noticia lembrei na hora do River!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só uma curiosidade mesmo...

      Excluir
    2. Anônimo, eu não reclamei por você falar de outros assuntos, mas sim por trazer material ainda inédito aqui no blog, sobre River, que eu pretendo traduzir e postar futuramente. Não acho legal ninguém fazer isso nos comentários porque senão o blog perde sua razão de ser. Só isso, entendeu? ;)

      Sobre o filhinho da Alessandra, eu realmente não sei.

      Excluir
  11. Eu tb notei,mas vindo de modelo eu duvido muuuuito

    ResponderExcluir
  12. Percebe-se a paixão do James pelo filme e por River.
    A primeira vez que li sobre esse projeto, eu fiquei curiosa do por que desse amor do James pelo filme, por Riv eu entendia por que ele não é o primeiro a admirá-lo, mas se tratando de um personagem "gay", embora Riv tenha dito que tem problemas com divisões, e também não seja o foco do filme, o Mike é homossexual, então, isso realmente havia me intrigado em relação ao James, a última resposta que ele deu explica.

    Também achei muito interessante a comparação com Chaplin e Dean. Em outras entrevistas, Riv disse que tinha muitos filmes que ele queria ver, muitos livros que ele queria ler, então, ele não tinha muita referência sobre filmes antigos e atores, sei que ele nunca havia visto o filmes do Dean, não sei se ele já havia visto o Chaplin, então, acho que essa comparação percebida por James, foi involuntária pelo Riv.

    Vou assistir MOPI com essa visão do James pra ver o que eu tiro disso tudo, mas muito interessante.

    Obrigada =)

    ResponderExcluir