?

domingo, 9 de setembro de 2012

"Um Dia Sombrio": A produtora JoAnne Sellar fala sobre River Phoenix e Dark Blood/2008


15 anos após a morte trágica e prematura de River Phoenix, a produtora JoAnne Sellars relembra os eventos que cercaram o seu último filme, Dark Blood, que nunca foi concluído por causa de sua morte.
.



Por Helen de Winter,

JoAnne Sellar construiu sua reputação no cinema como a produtora indicada ao Oscar por Boogie Nights (1998), Magnolia (1999), Punch Drunk Love (2002) e There Will Be Blood (2007)Mas nenhuma experiência prévia poderia ter preparado Sellar para o que aconteceu com sua produção de 1993, Dark Blood, de George Sluizer, em que River Phoenix foi escolhido como protagonista. Neste trecho do livro "What I Really Want to Do is Produce: Top Producers Talk Movies and Money by Helen de Winter" (Faber and Faber, 2006), Sellar descreve o pesadelo que se desenrolou.

 
Helen de Winter: Dark Blood  era um filme de terror?

JoAnne Sellar: Não, ele soa como um filme de terror, mas era uma história sobre um casal que está em uma segunda lua de mel e a esposa se perde no deserto e acaba encontrando um garoto estranho que vive no deserto. A mulher e o garoto começam a ter uma coisa estranha sexual acontecendo. Então, o marido se transforma, e isso se torna como um estranho ménage-a-trois.
 

O roteiro era estabelecido na América, por isso fazia sentido para mim vir para Los Angeles, aumentar o financiamento, criar a produção, e reunir o elenco - em vez de tentar fazer tudo da Inglaterra. A Palace Pictures tinha escritórios em Los Angeles, então eu sugeri que eu fosse, e eles concordaram. Eu me mudei para os EUA e passei cerca de um ano preparando tudo. Eu desenvolvi o roteiro ainda mais, e conseguimos Jonathan Pryce, Judy Davis e River Phoenix.

Então fomos para Utah, e filmamos lá por seis semanas, todo o material local. Depois, viemos para Los Angeles para passar três semanas filmando as cenas internas, para o que tínhamos construimos um palco. Nós tínhamos filmado um dia em Los Angeles, e então, na primeira noite, River Phoenix morreu.

Foi uma tragédia terrível, terrível ... a coisa mais pavorosa. Ele era um ser
humano tão encantador. A morte de River não teve nada a ver com a produção - ele tinha saído e ido a festas e outras coisas. Mas foi simplesmente uma coisa terrível, terrível de vivenciar. Tinha sido uma produção carregada, o que não deveria ter sido pois era um script simples de filmar. Mas era no meio do nada, em Utah, e isso meio que traz a produção de seus próprios pesadelos  - havia um monte de inundações, e depois algumas outras coisas pesadas que não deveriam ter acontecido. Mas River foi um grande homem ao longo da coisa toda. 

Eu me lembro que a agente de River me ligou às 4 horas da manhã para me dizer que ele tinha morrido. E então, literalmente, dentro de horas - eu acho que ao meio-dia do dia seguinte - as companhias de seguros estavam me ligando e dizendo: 'O que vamos fazer? " 

Helen de Winter: O seguro da produção cobria uma situação como essa?

JoAnne Sellar: Sim, na verdade. Há uma cobertura de responsabilidade especial, uma que nem todo mundo assume - e eu tinha tomado como uma responsabilidade adicional, o que era estranho, um pouco estranho. Mas nós estávamos completamente cobertos.

Eu tinha que ir para muitas reuniões, tomar decisões, estar completamente no modo de negócios e manter toda a emoção guardada. Lidamos com a situação da melhor maneira possível, nós passamos por diferentes cenários e conversas sobre refilmagem, manter o material com Judy e Jonathan, mas refilmar as cenas de River - o que teria significado uma reformulação do personagem de River e voltar para Utah e começar de novo. O que era tão estranho eram aquelas mães ligando para a produção, dizendo: 'Se você está à procura de alguém, eu tenho um filho que se parece com River Phoenix'... estas eram ligações muito esquisitas, foi surreal.

Então, eu estava tendo que refazer o orçamento e trabalhar em todos esses cenários diferentes. Financeiramente, parecia que a melhor coisa a fazer era abandonar o filme naquele momento, o que era terrível. 

Então, a publicidade foi tão intensa e todos queriam falar sobre isso o tempo todo ... e eu só queria que as pessoas fossem embora. Eu voltei para a Inglaterra por um tempo e, mesmo lá, as pessoas ainda estavam falando sobre isso. Então fui para o Vietnã e a Tailândia por um tempo. Pelo menos se eles estavam falando sobre isso lá, eu não entendia nada ...
.
Helen de Winter: O que aconteceu com o material das filmagens de Dark Blood?

JoAnne Sellar: A companhia de seguros possui os direitos do filme, e eu acho que George [Sluizer] tentou algumas vezes ter o material de volta - mas para isso ele teria que comprá-lo de volta. Por um tempo, George esteve tentando fazer um documentário, e então ele me perguntou se eu gostaria de tentar fazer o filme de novo. Na verdade, outras pessoas têm me perguntado várias vezes se eu iria me apossar dos direitos e refazer o filme. Mas eu não quero ir para lá de novo.

Muito mais tarde, as pessoas me diziam sobre os pesadelos que tinham tido em produções diferentes. Ou eu chegaria ao final de uma sessão de filmagem e pensaria: 'Bem, ninguém morreu, então ... " Mas eu acho que a experiência me fortaleceu em muitos aspectos, como produtora e como pessoa. 


Fonte: Focus Features, em outubro de 2008

10 comentários:

  1. todos nós contando os dias para ver dark blood
    ñ vejo a hora

    ResponderExcluir
  2. Eu também estou esperando ansiosamente!

    E a JoAnne Sellar é mais uma a afirmar que River era encantador, e um ser humano excelente. Apesar de quase sempre existir quem diga isso sobre quem morre, no caso de River me parece sempre sincero. ;) E mais uma a falar do ambiente carregado das gravações de Dark Blood.

    Outro dia, nas minhas pesquisas, encontrei uma entrevista do Jonathan Pryce em que perguntaram a ele sobre como foi trabalhar com Judy Davis,. Ele respondeu que poderia "trabalhar meio dia com ela, mas"... então, passou o dedo simulando cortar a própria garganta. Nem precisa de interpretação, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk essa mulherzinha é mesmo o cão mais uma coisa que me deixa mais curiosa é a cena em que eles (river e judy) estão juntos tipo se beijando ou tendo alguma relação pq deve ter sido duro pra ele filmar com uma pessoa tão desagradavel pq ninguém reclamou dele no set só ela devia estar com uma baita tpm e o alvo dela foi o river

      Excluir
    2. Gente, se NINGUÉM gosta dessa mulher, ela só pode ter uma alma muito ruim; ela é má mesmo. Tava assistindo o The True Hollywood Story do River, e o diretor de Dark blood disse que ela era tão desagradável com o River que ele chegava a chorar, do jeito que ele era sensível...

      Excluir
    3. e aposto que devia ter briga na mulherada da equipe (faxineiras, maquiadoras,etc) pra consolar ele :P

      mulher bocó!fica se fazendo pra se valorizar ¬¬

      Excluir
    4. Pois é, Anônimo, e a briga de Judy nem era diretamente com River, era uma disputa com o diretor, George Sluizer, já os dois eram muito dominadores. River apenas, e como sempre, tentou conicliar tudo e as grosserias dela se voltaram para ele também. Mas esta declaração do Jonathan Pryce deixa claro a impressão que ela deixou em todos...

      Excluir
    5. Maria, enquanto esta criatura destratava River, deveria mesmo ter muita gente em volta tratando ele muitooo bem, né? Mas lembre-se que Samantha Mattis esteve boa parte do tempo com ele, lá em Utah. ;)

      Excluir
  3. meldels eu perto do river agarrava e não largava mais,se facilita, ainda seguia até em casa fingindo ser guarda costas kkk

    femme,esses dias eu vi dum diretor coreano que ganhou um premio de cinema em veneza, o Joaquim ganhou de melhor ator. O coreano comentou algo do Joaquim,se não me engano,disse que ele é uma pessoa iluminada. Me lembrou muito o que diziam do River. Acho que os dois são especiais :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. opa femme coloquei um nick nada a verrrr Oo
      não é mimi, é maria

      Excluir
    2. Sim, eu vi! Fiquei muito feliz pelo Joaquin. Ele merece, vi uns trechos do filme e ele está incrível. Agora é esperar o Oscar. E a dedicatória. ;)

      Excluir