?

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Atores falam sobre o impacto da perda de River Phoenix

.


Jonathan Pryce, co-estrela de "Dark Blood" (1993):

"O que foi tão doloroso sobre isso era o relacionamento futuro que eu vislumbrava para a frente. Eu sentia que esse era um relacionamento que continuaria por um longo tempo. Eu queria que meus filhos o conhecessem e que ele os conhecesse.
 
"No dia do seu funeral, na Flórida, minha esposa Kate e eu não pudemos estar lá. Eu disse a Heart (a mãe de Phoenix) o que iríamos fazer.
Então nós fomos para uma capela em Londres para estar em uma igreja, ao mesmo tempo - e apenas nos sentamos. Eles estavam se preparando para um concerto. Depois fomos para a Caprice. Nós caminhamos, e eles têm esses arranjos de flores extraordinários, tipo arranjos esculturais. E Kate disse: "Veja as flores." Em Utah, onde quer que fôssemos - na minha casa e na casa do River - havia estas coisas indígenas chamadas apanhadores de sonho. É como uma teia de aranha, e você pendura isso em sua janela e ele captura os sonhos. Apontando para o arranjo de flores, Kate disse: "É um apanhador de sonhos". Então olhei para a frente, e Alan Bates estava sentado na mesa ao lado. River tinha trabalhado com muito poucos atores britânicos, mas Alan e eu éramos dois deles. Eu queria ire dizer algo a ele e então eu pensei, mas eu não sei o estado emocional em que ele está. Então nós sorrimos e acenamos um pra o outro.. Depois, Kate se levantou e foi ao banheiro, e Alan se aproximou e disse: "Eu não posso acreditar que você está aqui." E eu disse: "Estou tão feliz que você está falando comigo." E então nós conversamos sobre River. Eu não sei por que houve o símbolo no restaurante. Eu não sei porque Alan estava sentado ao meu lado naquela noite." (Première, 1994)

  
Pryce lembra que almoçou com o jovem ator no dia que ele morreu. Phoenix amara [o filme] 'Brazil', e Pryce tinha arranjado para apresentá-lo ao diretor do filme, Terry Gilliam, no dia seguinte.

"Eu fiquei, para dizer o mínimo, chocado com a morte de River. Foi obviamente um final trágico para o que se tornou uma grande amizade entre nós dois", disse Pryce. Por causa da quantidade de tempo que eles passaram juntos durante as filmagens de oito semanas, "Estou convencido de que River não estava usando drogas", disse Pryce. (San Francisco Gate, 1995)


Harrison Ford,  co-estrela de "A Costa do Mosquito" (1986):

Harrison Ford, que interpretou o pai do Sr. Phoenix em "A Costa do Mosquito" disse que ficou "terrivelmente triste."

"Ele interpretou o meu filho uma vez, e eu o amava como a um filho, e estava orgulhoso de vê-lo crescer como um homem de talento e integridade e compaixão.", Ford disse em um comunicado. "Nós todos vamos sentir falta dele." (The New York Times, 1993)


Q: Quando você trabalhou com River Phoenix - em "A Costa do Mosquito", e ele também interpretou o jovem Indiana Jones - você temeu por ele?

FORD:  Não.. Ele era forte, rápido, feliz, bem ajustado. Ele tinha um ótimo relacionamento com sua família. Ele era uma pessoa formidável. Eu estou realmente .... profundamente triste com o que aconteceu.

Q: Parece ter sido uma questão de drogas.

FORD:  Eu não acho que haja qualquer forma de você poder afirmar que River tinha o tipo de personalidade que se torna dependente de drogas. Mas acho que ele era uma pessoa que se interessava por tudo e se entusiasmava com tudo e gostava de entrar em qualquer tipo de coisa só pelo conhecimento e pela experiência. Eu não acho que ele procurou diversão através de drogas. A busca não era por ficar "alto", mas por uma forma de abertura e engajamento no mundo. Ele era um menino doce, maravilhoso. (Vanity Fair,
1994)


Ann Magnuson, atriz coadjuvante de "Uma Noite na Vida de Jimmy Reardon" (1988):

"Na verdade, esta foi uma das experiências mais divertidas de fazer filmes de que eu já tive. Eu só me recuso a falar com os predadores que o arrastaram para baixo depois que River morreu tragicamente na terrível noite de Halloween no Viper Room. Ele era um garoto maravilhoso. Tão idealista e doce. Eu sempre achei que ele deveria ter viajado com uma mochila para Katmandu ou ido trabalhar no Corpo de Paz após esse filme. Em vez disso ele foi arrastado para a pista rápida que não parecia se adequar à sua personalidade. Descanse em Paz, River. Tenho certeza de que você está em algum lugar fazendo algo muito mais importante do que fazer filmes agora." (Papermag, 2008)


Udo Kier, ator coadjuvante de "My Own Private Idaho" (1991):

"Foi uma pena. Eu realmente me senti mal por muito tempo, porque ele era uma pessoa tão legal. Eu estava com raiva, toda morte é triste, mas eu realmente fiquei especialmente triste porque o talento morreu. Para mim, como ator, foi triste ver o talento morrer, não o ser humano, e não a carne, mas o talento. Talento é algo que você não pode aprender - ou você tem ou você não tem. Você pode aprender uma técnica para o cinema, mas muitos atores jovens cometem o erro de assistir a James Dean ou outros atores e novamente, tentar ser como eles. Isso é o pior. River não era como ninguém. Ele era River Phoenix. É como quando James Dean morreu, muitas pessoas tentaram ser o próximo James Dean. Você nunca pode ser "o próximo". Há apenas uma Marilyn Monroe. Há apenas um Elvis Presley, apenas um James Dean, apenas um River Phoenix."  (Search Of River Phoenix - The Truth Behind The Myth, 2004) 



3 comentários:

  1. Nossa, ele devia ser muito meigo! Porque todo mundo falou praticamente a mesma coisa: "River era um rapaz muito doce"... :)

    ResponderExcluir
  2. Sim, Anônimo, concordo. River parecia ser adorável, uma daquelas figuras que é muito difícil você não amar quando conhece e convive.

    Achei muito marcante como Harrison Ford expõe seu modo de pensar simplesmente não se dobrando às interpretações que tantos fizeram sobre River. Ele demonstra que nada o fará mudar de idéia sobre ele. Acho que dizer "ele era maravilhoso" expressa sua percepção inabalável.

    E achei muito carinhosa a forma como Ann Magnuson o via: uma alma delicada que deveria ter se dedicado a algo mais profundo do que o cinema e suas superficialidades.

    E Udo Kier, então, disse tudo: ele era River Phoenix, e nunca haverá o proximo River Phoenix.

    E que interessante perceber que os colegas mais velhos sempre queriam River perto dos seus próprios filhos. De certa forma, acho que eles viam River como um filho também e como uma boa influência.

    ResponderExcluir
  3. Deus encherga mais adiante e river era especial devido as as circunstancias e tudo que o mundo oferece (drogas) river estava se corrompendo se perdendo eu acredito que deus preferi levar do que deixar se perder , afinal Deus escolhe os melhores pra estar ao seu lado

    ResponderExcluir