?

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Entrevista com River Phoenix e Keanu Reeves: "Os Reais Bill e Ted"/1992

.



Não há forma de Keanu Reeves e River Phoenix não serem a mais excelente dupla em atuação no cinema desde Butch e Sundance. Enquanto Londres, Inglaterra aguarda ansiosamente suas performances em 'My Own Private Idaho', Stevan Keane checou uma dupla de caras que não são nada menos que excelentes um para o outro.

Entrevista conduzida por
Winfield Scott.

Antes de Bill e Ted - Uma Excelente Aventura em 1989 o linguajar das 'patricinhas' dominava. Frank Zappa até escreveu uma música sobre isso. Os vestígios residuais de suas aberrações lexicais podem ser encontrados nos 'engasgos' de Laurie Pike.

Mas desde o lançamento de Bill e Ted - Dois Loucos no Tempo
no início deste mês, você não pode se mover sem ver retardados e adolescentes que urram o "sinal do diabo" um para o outro e realizam um ato considerado o ponto mais baixo de mau gosto em cerca de 20 anos: tocar guitarra no ar. Melhor ainda, para estes jovens cabeludos em busca de modelos, Bill e Ted realmente existem. Em River Phoenix (que não aparece nos filmes de Bill e Ted) e no próprio 'Ted', Keanu Reeves, a ficção e a realidade têm se mesclado em um borrão agradável quanto eles estão cara a cara um com o outro em entrevista após entrevista.

A última vez que River e Keanu estiveram juntos em uma tela foi no merecidamente
mal recebido filme de Lawrence Kasdan, Te Amarei Até Te Matar. Baseado numa história verdadeira, foi estrelado por Tracy Ullman como uma esposa negligenciada que decide pôr fim ao mulherengo de seu marido. River era o entregador de pizza apaixonado, irrealisticamente ansiando pelas atenções de Ullman, enquanto Keanu era o hippie inepto ajudante de William Hurt. Se a atuação deles em dupla não conseguiu a estréia auspiciosa que poderia ter, ela ainda conseguiu encher os cinemas de Londres com jovens ansiosos para saciar a sua perspectiva sobre a vida.. Sem uma palavra de mentira, eu compartilhei essa experiência especial de cinema com uma fileira de garotas adolescentes, que gritavam de prazer cada vez que um deles mostrava seu rosto.

Essa influência sobre as mentes de uma geração de bebês é de responsabilidade totalmente incrível, mas, como inúmeras entrevistas e perfis têm mostrado, estes são os caras que estão preparados para transcender.

O filho firmemente vegetariano dos membros da seita Os Meninos de Deus, e, ultimamente, ativista de uma floresta tropical, River Phoenix teve a duvidosa honra de ser chamado por uma revista feminina de "a esperança da mulher inteligente do que a nova geração de homens será no século 21." Então, novamente, perguntei se ele namoraria uma mulher que come linguiças, ele declarou: "Eu não gostaria de lamber seus fluidos se eles foram feitos por seu metabolismo de todas essas merdas que vão na linguiça." Existe um verdadeiro homem novo para você.

Keanu geralmente fica no "ele não é tão idiota quanto ele faz parecer" - tratamento que ele qualifica admiravelmente com admissões lindamente formuladas como: "Eu sou um cabeça-de-carne. Você tem pessoas inteligentes e você tem pessoas burras. Você por acaso passa algum tempo com uma pessoa burra". Produto de uma infância tão fragmentada como River, Keanu tem dificuldade em falar sobre seu pai ausente, admite que alucinógenos têm desempenhado um papel importante na sua vida, e não gosta muito de perguntas.


No próximo filme de Gus Van Sant, My Own Private Idaho, um
filme de estrada sobre a história de amor entre dois garotos vagando pelos EUA e Itália, a dupla brilha. A personificação de River como Mike é assustadoramente comovente. Um narcoléptico cujo valor de mercado está seriamente abalado por uma doença que faz com que ele adormeça e sonha com um tempo antes que dele ser abandonado, ele é definitivo menino da floresta. Como o mulambento menino-rico Scott, Keanu brilhantemente evoca um novo tipo de amor não correspondido em seu amigo jovem. Ambos estão, digamos, excelentes.

E se o enredo é um pouco piegas com o diretor se entregando completamente como algum cavalheiro velho e gentil para os caras tipo Oliver Twist de Keanu e River, a atitude deles em relação ao assunto é exemplar. Sem surpresa, o filme provocou todo tipo de reação na imprensa dos EUA (da análise de boatos à indignação direta), mas Keanu e River desvendam suas personagens na tela com tranquilidade.

Tão excelentes um para o outro eles quanto eles são para o seu público, pedimos a River e Keanu para dar seus ângulos sobre a mitologia falsa ...



CARAS GENTIS FALANDO...



  
RIVER E KEANU ...
 
PERGUNTA: Vocês se "envolvem" com as mulheres que trabalham com vocês?

RIVER: Eu tenho uma namorada firme que eu amo, então relacionamentos com outras pessoas estão vedados agora. É mais fácil trabalhar com as mulheres com quem você não está envolvido.

KEANU: Se você tem relações com as mulheres que trabalham com você, então você se torna parte das fofocas de Hollywood - e eu tento ficar fora de tudo isso. Se você não tem relações com as mulheres que trabalham com você, então as pessoas dizem que você é gay. Você está condenado se fizer e condenado se você não fizer. Eu concordo com o River, no entanto. É mais fácil trabalhar com as mulheres quando o relacionamento é profissional e não romântico. Eu conheço
atores  que se envolveram com atrizes, as mulheres, no set e isso torna mais difícil, muito mais difícil. Mas ser amigos, tudo bem, entretanto. O que há de errado em ser apenas amigos?

PERGUNTA: O que você acha de toda esse absurdo de Nova Era da
Costa Oeste?

RIVER: O Senhor trabalha de maneiras misteriosas! Você é parte de um plano muito maior criado no céu e sua salvação depende do amor e da mente aberta que você exibir aqui na terra ...

KEANU: Não bata na verdade, cara. Isso não é absurdo, isso representa a verdade para muitas pessoas. Quer dizer, é uma grande parte de suas vidas. Eu não gosto dessas perguntas.

PERGUNTA:
Definam "Melhor Amigo".

RIVER: Alguém a quem você pode contar todos os seus segredos. Para mim, é um cara com quem você gosta de estar, um cara que você ama e um cara com quem você se importa. Keanu é meu parceiro, cara.

KEANU: Eu sempre amei você, River. River é meu melhor amigo e eu não tenho muitos deles.

RIVER: Isso é muito doce, Keany.
 
PERGUNTA: Qual é Paul Newman e qual é Robert Redford?

KEANU: Eu não sei, você sabe?

RIVER: Eu acho que Paul Redford está relacionado com Robert Newman, ou é o contrário? A realidade cósmica é que todos nós somos um.

PERGUNTA: Há algo que vocês não fariam em um filme?

RIVER: Não respondemos isso já?

KEANU: Onde já ouvimos isso antes? Eu não sou contra os gays ou qualquer coisa, mas não vou fazer sexo com homens. Eu nunca faria isso no filme. Nós fizemos um pouco disso em Idaho e foi muito difícil. Nunca mais.

RIVER: Achei que você tinha gostado disso. Foi algo que eu fiz?

KEANU: Cale a boca, cara!

PERGUNTA: Quanto tempo você acha que sua carreira vai durar?

RIVER: A minha carreira vai durar para sempre. O que você acha?

KEANU: A minha carreira vai durar tanto tempo quanto eu conseguir papéis em filmes.

PERGUNTA: E depois?

KEANU: E depois você morre
.

RIVER: Então é hora para ir para o lar das pessoas idosas. Eu não sei o que eu vou fazer quando eu ficar mais velho, você sabe, Keany?

KEANU: Eu gostaria de, talvez, conseguir um barco algum dia e velejar. Talvez eu vá sossegar e criar uma família. Eu sempre quis ter filhos.

RIVER: Eu não sabia disso.

KEANU: Você nunca perguntou, cara.

RIVER: Eu, na verdade, quero filhos também, mas é preciso dinheiro esses dias para criá-los direito e dar-lhes uma boa casa.

KEANU: Você pode dizer isso de novo.

PERGUNTA: Quais são os seus sentimentos sobre Dan Quayle?

RIVER: Eu realmente amo Quayle. Eu amo comer Quayle
(=codorna). [N.T. Aqui, River faz um trocadilho com 'quayle' que significa 'codorna', mas também era o nome do então vice-presidente conservador dos EUA, detestado pelos ambientalistas]. Sinceramente, eu o amo.

KEANU: Eu nunca tive quaisquer sentimentos por Dan Quayle. Mas eu o amo. Você sabe, ele poderia ser presidente um dia, cara.

RIVER: É isso mesmo, cara, então é melhor você prestar atenção ao que você diz!
 


RIVER ...

PERGUNTA: Por que você não trabalha muito?

Eu acho que trabalho muito. A única pessoa que trabalha mais do que eu é Keany.

PERGUNTA: Quanto tempo você acha que as florestas tropicais têm?

Cerca de dois anos. Sério? Provavelmente cerca de cinco, talvez dez. Ela está sendo cortada muito mais rápido do que as pessoas imaginam, é uma tragédia humana de proporções imensas. Agora, muitos índios na região estão perdendo suas casas diariamente. E isso vai afetar muito a você e a mim porque é de lá que a maior parte do oxigênio do mundo vem. A floresta amazônica são os pulmões do mundo e sem eles não seremos capazes de respirar. É um pensamento muito assustador e isso não está muito distante.

PERGUNTA: Quão próximo da sua vida real era o seu papel em A Costa do Mosquito?

Muito perto.
 
 

KEANU ...

PERGUNTA: Por que você trabalha tanto?

Porque eu estou recebendo os papéis. Eu acho que eu tenho um bom agente. Se eu não conseguisse tantos papéis, então eu não estaria trabalhando tanto quanto eu estou. Eu sou muito, muito sortudo. A maioria dos atores têm a sorte de conseguir um bom filme a cada dois anos. Estou fazendo de três e quatro filmes a cada ano e são papéis bons! Eu dou duro e eu acho que essa palavra tem chegado por aí, que eu estudo para meus personagens. Eu nunca poderia ser um daqueles atores que aparece no set sem saber suas falas. Eu sempre tento ser o profissional que as pessoas esperam.

PERGUNTA: Existe algo de Bill e Ted que ainda não ouvimos?

Não, cara, eu acho que você sabe tudo.

PERGUNTA: É Kee Noo ou Kee Yah Noo??

Ke-yahnoo.


Fonte: City Limits - London's Guide, em janeiro de 1992

24 comentários:

  1. A gente via o River assim todo sério, mas nessa entrevista(e em muitas outras) dá pra perceber que ele era bem divertido e engraçado, né? Era meio sarcástico, e ficava mais charmoso ainda com essa caracteristica dele...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. :) River tinha muito senso de humor, e ele foi ficando mais descontraído e mais sarcástico nas últimas entrevistas, né? Ele brincava com o entrevistador e com a gente também, de certa forma. Muito legal.

      Excluir
  2. Ótima entrevista Femme, River tava todo espiritual, mas tbm bem solto. Me amarro nas entrevistas dele com o Keanu, ele parece se sentir ''mais confortável''. Já tava com saudades de vir aqui ler, mt bom msm! Parabéns Femme!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adorei esta entrevista, Luiz! ;)

      E concordo com você, quando River estava com o Keanu ele se sentia em casa, e até se divertia nas entrevistas, coisa que ele reconhecidamente detestava fazer. E eles sempre fazem um ping-pong entre eles, um levanta e o outro bate, é uma delícia de ler...rs...

      E achei muito fofo o Keanu dizer "Eu sempre amei você, River"! Fico feliz que ele tenha tido a chance de dizer isso a River antes dele morrer...

      Excluir
  3. essa nova geração de homens morreu com o River =(

    muito engraçada a entrevista,mas acho que o River levava muito a sério esses sinais alarmantes sobre a natureza e coisas assim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, Maria, mas naquele tempo esta visão "apocalíptica" fazia certo sentido, pois a proteção à natureza era praticamente inexistente, vista como coisa de sonhadores.

      Na verdade, foi apenas depois da ECO 92 que os governos de países do mundo inteiro (ou quase) se comprometeram com o "desenvolvimento sustentável", criaram a Carta da Terra e as ONG's em defesa do meio ambiente começaram a ser reconhecidas. Então, podemos nos perguntar: será que muitas tragédias ambientais que se previam nesta época não foram evitadas exatamente por causa dessa visão radical?

      Afinal, hoje a gente vê o futuro não como ele poderia ter sido (se a destruição tivesse continuado naquele ritmo), mas como ele se tornou a partir de certas mudanças que foram iniciadas pelos radicais verdes, né? ;)

      Excluir
  4. Ai, e ele falando que queria filhos...

    ResponderExcluir
  5. Adorei esta entrevista.

    River estava tão leve, divertido, e Keanu sempre muito amoroso com ele. Tá na cara que eles adoravam estar juntos, né? Grandes amigos, quase irmãos.

    Mas que triste ver que River queria ter filhos, um dia ...

    ResponderExcluir
  6. Sim, meninas, os filhos que River nunca poderá ter... :(

    ResponderExcluir
  7. Por que vc apagou o meu comentário ? :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ow, querida, me desculpe por isso! Foi sem querer. Fui pegar o link do vídeo que você recomendou e apertei a tecla errada. Mande de novo, pode ser? ;)

      Obrigada.

      Beijo.

      Excluir
  8. só ñ entendi uma coisa o river disse q amava comer codorna? a unica codorna q eu conheço e a de carne e de ovo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Phoenix, River estava só ironizando ... rs...

      É que este Dan Quayle, na época o vice-presidente dos EUA, era extremamente conservador e detestado pelos ambientalistas. Então, River está demonstrando sarcasticamente seu horror a ele ao dizer que o "ama" tanto quanto "ama" comer codorna, ou seja, de forma alguma. ;)

      River gostava muito desses jogos de palavras, mas como se refere a políticos da época soa meio confuso para quem lê 20 anos depois, né? Mas aproveitei sua dúvida para esclarecer melhor na entrevista, obrigada.;)

      Beijos.

      Excluir
  9. Ele era um querido mesmo que lindo tanto por fora quanto por dentro...o Keanu é apaixonado pelo River até hoje , ainda bem mesmo q ele teve a oportunidade de dizer q o amava !

    ResponderExcluir
  10. Ele era um querido mesmo que lindo tanto por fora quanto por dentro...o Keanu é apaixonado pelo River até hoje , ainda bem mesmo q ele teve a oportunidade de dizer q o amava !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Perola Morales

      O amor entre esses dois é eterno. Keanu e River tiveram muita sorte de se encontrarem e puderem passar um tempo juntos, mas infelizmente, foi tão, tão, tão pouco...

      E River sempre será o homem mais lindo do mundo pra mim. <3

      Beijos.

      Excluir
    2. Nunca, vou esquecer do tiver esses olhos esses cabelos era "apaixonada" por ele quando tinha 11,12 anos! Ele era uma pessoa especial! Você acha que ele eo kennue tinham alguma coisa??

      Excluir
  11. Pra mim também o homem mais lindoo rs, ele era muito profundo so no olhar dele dava pra ver....sempre quis saber o que ele estava pensando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que ele pensava tanto, em tantas coisas, que nem se falasse sem parar daria conta de nos contar tudo...rs...

      Mas havia uma dor tão profunda no seu olhar que sempre me emocionou. Como se ele tivesse vivido mil coisas, enormes e indescritíveis, e cada uma delas tivesse ficado marcada a fogo em sua alma. River tem o olhar de quem sabe que a vida é algo mais.

      Aliás, a melhor descrição do efeito que o olhar dele causava em mim foi dada por um amigo de uma jornalista. Quando ela se perguntava o que tornava River tão especial e impactante, ele respondeu: "É o seu olhar. Há alguém lá dentro, e todas as luzes estão acesas." Simplesmente perfeito.

      Excluir
  12. Naquela idade River dizer que todo nós na verdade somos Um, mostra como era amadurecido espiritualmente. Eu, na idade que ele tinha na época, nem pensava sobre isso.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Ana Paula

    River era um sábio, mesmo sendo um menino, ele estava muito além dos seus anos. Genial.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Na época eu tinha 11 12 anos . Não era madura como hoje e vejo que pessoas como ele vivem pouco na terra!!

    ResponderExcluir
  15. O river quase entrega, pensei que você tinha gostado...

    ResponderExcluir