?

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

George Sluizer revela: Toda a história por trás de 'Dark Blood'/2012 [Parte 1]


Em 1993, River Phoenix morreu de uma overdose de drogas. George Sluizer perdeu o protagonista de seu filme Dark Blood. Agora, quase 20 anos depois, o cinesta holandês lançará o projeto. O filme vai estrear no NFF e haverá apenas duas horas mostradas. BiosAgenda falou com Sluizer  sobre a morte de River Phoenix, Dark Blood e a questão jurídica em torno do filme.




BiosAgenda: Sobre o que é Dark Blood?

George Sluizer (GS): Primeiro, há um jovem que se retirou do mundo civilizado. Ele vive no deserto, em um parte de uma reserva indígena. Sua esposa era índia, ela morreu quando ocorreram testes nucleares na região, então ele está com raiva e amargurado. Então um experiente
casal do jet set de Los Angeles tenta salvar seu casamento com uma viagem de segunda lua de mel. Eles têm problemas com o carro e chegam até o garoto. Em certo sentido, ele os sequestra. Ele se opõe ao jet set. Esses personagens, este é o ponto. Quem são eles, como se comportam, o que eles sentem?


BiosAgenda: Até onde você tinha filmado quando o ator estrela, River Phoenix, morreu?

GS: Nós tínhamos
filmado cerca de oitenta por cento. Quando saímos do deserto de Utah, e voltamos para o estúdio de gravação em Los Angeles para começar a filmar lá, River morreu de uma overdose de drogas. Essa foi a história que quase que imediatamente parou Dark Blood. Isso aconteceu muito de repente. Triste e muito desagradável esse filme, depois de três anos, simplesmente escapar de suas mãos.


BiosAgenda: Havia dúvida de que o filme poderia sair ainda?

GS: Isso naturalmente foi muito discutido por todos os envolvidos. A New Line Cinema já tinha vendido o filme para diversos países, mas o chefe do estúdio pessoalmente opôs a um outro ator ou a usar formas falsas para terminar
o filme. Ele queria que a seguradora pagasse o prêmio do seguro e todo mundo que estava lá concordou. Este é um filme intimista, você olha muito para rostos. Você não pode só usar os pés de um outro, se você realmente deve ter um close-up de um rosto.


BiosAgenda: Como os vinte por cento restantes foram terminados?

GS: Eu tentei completar a parte que falta da história através de uma narração. As partes de transição
no cenário são, por vezes, também são reescritas, para tornar a história completa. É uma narrativa pessoal, feita por mim mesmo, em inglês, do que está faltando.

 
BiosAgenda: Você contactou Joaquin Phoenix para uma narração, porque sua voz é muito parecida com a de seu irmão?
 
GS: Não, eu nunca o contactei. Isso é uma fábula da imprensa. Eu estava em uma conversa privada na qual apenas alguns nomes foram citados, como George Clooney e Brad Pitt, e também o de seu irmão. Isso foi mal compreendido e, portanto, é um equívoco. Tenho claramente definido que a família não está envolvida neste projeto. Eu achei que isso não era respeitoso e nem se aplicaria.
 



BiosAgendaA família foi informada?

GS: Não no início, mas depois, pois a imprensa publicou que eu tinha contactado Joaquin. A agência de Joaquin
me ligou e até ameaçou com um processo caso o nome dele fosse abusado para o sucesso comercial. Um processo de um milhão, quando então eu disse a eles que podiam esperar, em troca, um processo de 10 milhões por danos à reputação. Então ele também estava avisado.





BiosAgenda: Por uma questão de direitos, o filme não poderá ser apresentado comercialmente, como é isso exatamente?

 
GS: Depois da minha ruptura da artéria, em 2002, comecei a pensar muito sobre concluir o filme. Eu sabia que não tinha muito tempo. Então, eu converti rapidamente o material que eu tinha em minha posse em algo organizado.
O editor teria o projeto para os produtores que quisessem financiar a pós-produção, mas primeiro tinha que verificar se o assunto estava ajustado do ponto de vista legal. Como você sabe, eu tenho material que foi retirado da América porque, caso contrário, seria destruído. Esse foi um ato moralmente, mas não necessariamente legalmente, correto.


BiosAgenda: Você teve que roubar?

GS: Estas são as suas palavras. Eu posso dizer que tenho material roubado, mas também posso dizer que tenho [material] salvo da destruição. São apenas termos que você utiliza. Deve-se observar as palavras que se quer usar.
 


BiosAgenda: Como é que foi isso, você podia facilmente ter acesso lá?

GS: Durante anos, eu tive interesse no material, mas não aconteceu nada
porque havia uma disputa jurídica entre a empresa seguradora e o banco que depois de sete anos foi encerrada. A seguradora não sabia o que fazer com as matérias-primas danificadas, portanto, ofereceram às autoridades em restauração e preservação de filmes nos EUA. Não foi concluído, então eles teriam que investir para fazer alguma coisa. Não havia orçamento, ou não se sentiam assim, eu estava no meio, depois, quando foi decidido que ele seria destruído. Eu coloquei um ponto final. Meu contato na empresa de seguros me ligou mais tarde e agradeceu, porque eu poupei a eles algumas dezenas de milhares de dólares que teriam sido o custo da incineração. 


BiosAgenda: O que aconteceu, então?

GS: Em 1999, ele foi retirado da América, Seis, cinco anos após a morte de River. Então, ele tem estado na na Europa até 2008, mas por causa da proximidade da minha morte,
eu queria terminar o filme.. Eu queria deixá-lo como algo útil, não como incompleto. Eu reuni toda aquela bagunça, para dizer de forma simplista. Isso era um dever para mim. Você quer que seu trabalho saia tão bem quanto ele pode sair.


BiosAgenda: Foi difícil chegar lá, depois de quase 20 anos de percurso?

GS: Eu tive que me acostumar com meu próprio material, mas tudo estava lá ainda. Parecia que tinha sido feito ontem. Também pareceu totalmente datado.



BiosAgenda: Um bom filme é atemporal?

GS: Eu acho que sim, existem alguns filmes que são atemporais. Alguns filmes de Orson Welles, por exemplo. Eles são antigos, mas continuam a ser atemporais.


 Continua...


Fonte: Bios Agenda, em 27 de setembro de 2012   


7 comentários:

  1. OLHEM O NOME DESSE PRÉDIO http://vender-casa-apartamento.vivastreet.com.br/comprar-imovel+goiania/residencial-river-phoenix/56409734


    AHAHAHAHA UM PRÉDIO COM O NOME RIVER PHOENIX EM GOIANIA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que louco!!!!HAHAHA
      Agora fiquei curiosa será que foi em homenagem a ele??

      Excluir
  2. Eu não acho a voz do River parecida com a do Joaquin não... A do River é mais suave, rouca, aveludada, enquanto a do Joaquin é mais grave, grossa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Anônimo. São timbres bem diferentes, não imgino um "dublando" o outro.

      Mas achei triste que tenha havido este mal estar entre Joaquin e George Sluizer. Pelo jeito, sobrou mágoa dos dois lados. :(

      Excluir
    2. Tive o mesmo sentimento, Femme. É triste que, num último trabalho do River, tenha restado esse mal estar envolvendo um familiar seu e o diretor desse trabalho.

      Excluir
  3. Femme, e ai,como foi a exibicao do filme?to curiosa! ja achou algum comentario?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, Maria,

      Achei poucos comentários, mas nada que valha a pena traduzir. Alguns são no estilo "me contaram que...", então estou esperando algo mais preciso. Ainda existem muitas matérias pré-lançamento sendo publicadas. Vamos esperar mais um pouquinho...

      Excluir