?

domingo, 23 de setembro de 2012

O Último Filme de River Phoenix: Um Olhar no Interior da Estranha Saga de 'Dark Blood'

.

 

Por Rob Brunner,

Por volta das 3 horas da manhã, o telefone no quarto do hotel do diretor George Sluizer tocou. Era a agente de River Phoenix, compartilhando a notícia do que se tornaria um dos mais tristes, mais chocantes marcos da cultura pop dos anos 90. Enquanto estava no clube Viper Room, em Los Angeles, Phoenix havia ingerido uma combinação perigosa de cocaína e heroína. Ele entrou em convulsões na calçada do lado de fora do clube. O ator de 23 anos foi declarado morto às 01h51.

Sluizer e Phoenix estavam no meio das filmagens de um filme chamado Dark Blood, e cabia agora ao diretor informar o elenco e a equipe
do seu filme da tragédia. "Fiquei arrasado", diz Sluizer, agora aos 80 anos. "Foi uma terrível tristeza". Sluizer e sua equipe haviam passado cerca de sete semanas filmando no deserto de Utah, e depois fugiram para Los Angeles para filmar as internas do filme. Faltavam cerca de 11 dias no calendário de filmagens quando Phoenix morreu. Agora o filme estava no limbo. Após o choque inicial, Sluizer, os produtores do filme e a empresa de seguros da produção tinham que descobrir o que fazer. Havia alguma forma de salvar o filme? Ou será que todo o seu trabalho - e o desempenho final de Phoenix na tela - estaria perdido para sempre?

Convencidos de que não havia maneira eficaz de salvar Dark Blood, a companhia de seguros decidiu abandonar o projeto e indenizar os investidores originais, momento em que as seguradoras se tornaram os donos do filme. Dark Blood esperou num depósito até 1999, quando Sluizer ouviu algumas notícias perturbadoras. A companhia de seguros não queria mais pagar pelo depósito de seu filme - e estava planejando destrui-lo. "Foi quando eu disse: 'Não, não, eu vou salvá-lo da destruição'", diz Sluizer. Então, ele fez isso, embora ele não possa explicar exatamente como ele colocou as mãos sobre a filmagem. "Eu tenho bons assistentes, se eu posso dizer assim, e algumas pessoas que são espertas em encontrar a chave certa", diz ele com uma risada. "Eu sou uma pessoa empreendedora."

No Dia de Natal de 2007, Sluizer estava de férias no leste da França, montando ATVs em torno de um sopé nos Alpes franceses com sua família, quando de repente ele entrou em colapso. Agindo rápido, seu filho chamou os bombeiros, que o levaram a um hospital local. De lá, uma ambulância o levou por cinco horas até um hospital cardiovascular, onde ele se submeteu à cirurgia que salvou sua vida. Acontece que ele tinha sofrido uma dissecção aguda da aorta. "Normalmente, em cinco minutos você está morto", diz o diretor. "Eu sou, nesse sentido, um milagre."

Sluizer passou mais de um ano fazendo fisioterapia, reaprendendo a sentar e, em então, levantar e caminhar. Durante esse período cansativo de recuperação, ele finalmente chegou a uma decisão: ele precisava completar Dark Blood. "Eu tinha a sensação de que eu tinha que terminar o trabalho criativo que centenas de pessoas haviam feito juntos" diz ele, "para que ele estivesse lá para quem quisesse ver." Sluizer ainda estava com a saúde muito debilitada, e os médicos disseram que ele poderia não ter muito tempo de vida. "Eu disse, eu quero terminar o filme antes que qualquer coisa aconteça. Pelo menos eu vou terminar o meu trabalho da melhor maneira que puder. "


Fonte: www.ew.com, em 20 de setembro de 2012

14 comentários:

  1. Femme,ele tá com um olhar muito triste,dizem que as pessoas sentem quando estão nos seus últimos dias,e acho que ele sentiu.Ñ quero mais olhar ,vou chorar........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Anônimo, ele está com aquele olhar cheio de tristeza, que mata a gente... mas River expressava muita dor em seus pápeis, né? Ele parecia ter isso impresso em sua alma, uma dor infinita que nada podia consolar. Bem como um crítico brasileiro o descreveu quando ele morreu: "Um menino bonito, com uma tragédia dentro."

      Excluir
    2. E da onde você acha que vinha essa tristeza dele Femme? Não consigo achar um por quê disso. Na verdade, eu acho que ele era feliz, mas como ele absorvia as coisas ao redor, ele tinha esses momentos de tristeza pois ele sentia as dores das coisas que acreditava, por exemplo: a situação ecológica do mundo.
      Além disso ele começou andar com pessoas que queriam se aproveitar dele e eram má influência.

      Excluir
    3. Eu concordo com você, Anônimo, River era uma alma delicada que vivia (como todos nós) num mundo cheio de crueldade e injustiças. Ele, que se dedicava a grandes causas, devia se sentir muitas vezes impotente diante de tudo o que via.

      As almas sensíveis são mais vulneráveis às tristezas da vida, mas, por outro lado, enriquecem o nosso mundo com seus sonhos e seu amor infinito. É assim que eu vejo River. :)

      Excluir
  2. hoje não é a estréia de dark blood? nem acredito ansiosa aqui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É hoje, sim! Espero que vaze algo para os fãs! :)

      E Dark Blood está concorrendo ao prêmio de melhor filme do Festival de Cinema Holandês, o Bezerro de Ouro.

      Excluir
    2. estou ansiosa pra ver essa surpresa q o river deixou pra nós, eu já vi todos os filmes q ele fez e séries q ele já participou mais só de pensar que eu vou ver ele como eu nunca tinha visto antes me da até vontade chorar e mesmo se o dark blood ñ ganhar o prêmio pra nós que somos fãs já vai ser o vencedor

      Excluir
    3. É verdade, phoenix. É muita emoção ver algo feito por River, e ainda inédito tantos anos paós sua morte. Mesmo que não seja perfeito, e tenha muitos furos, ainda assim é algo precioso para os fãs.

      Excluir
  3. quero que saia um download logo...será que demora??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum, não sei, Lucas. Como hoje em dia tudo vaza na internet, creio que logo estará por aí. Mas um lançamento oficial, não sei se rolará...

      Excluir
  4. Olá Femme, estou meio sombria com a proximidade do dia 31. Assisti a um video lindo no site riveritalia.blogspot.com com imagens do River e a música "Society" do Eddie Vedder e achei muito tocante como a música se relaciona com a vida dele. Se você não viu, por favor assista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thamara

      O dia 31 de outubro é sempre cheio de lembranças tristes pra mim. Vou assistir o vídeo que você indicou, com certeza.

      Beijos.

      Excluir
  5. é impressionante como ele estava magro, efeito das drogas
    que olhar meu Deus, é um olhar de uma phoenix!! é muito profundo e magnetico!!

    ResponderExcluir
  6. Eu sei que parte da filmagem do último dia de Dark Blood desapareceu. Que tem inclusive a cena que o River pediu pro diretor adiar pro fim que era a cena romântica com a atriz JUDY Davis. É tem a famosa cena que as câmeras continuaram rodando depois que as luzes foram apagadas e tiver virou a silhueta perfeita e se dirigiu em direção a câmera como um fantasma. Soube que o diretor de fotografia estava procurando essa filmagem do último dia de filmagem desaparecidas e soube que podem ter encontrado em Londres algumas bobinas de filmagem de da Da RJ Blood em Londres. foram essas?

    ResponderExcluir