?

domingo, 1 de abril de 2012

Entrevista de John Phoenix (pai de River) à TV WEEK em 1994

.


"Nem um dia se passa sem que eu pense sobre a morte de River e me pergunte porquê" (John Phoenix)


Faz menos de um ano desde que o astro de cinema River Phoenix morreu de uma overdose de drogas, com apenas 23 anos. Entretanto, ele já é uma lenda. Para a sua própria geração, ele é o moderno James Dean. Desde a morte de River, seu pai John, sua ex-namorada Sue Solgot e outros próximos dele mantiveram seus sentimentos privados. Agora, determinados a que a verdade seja dita, eles falaram. Através de seus olhos, essa é a verdadeira história de River.

Insetos brilhantes e coloridos, macacos e pássaros tropicais deslizavam e emitiam sons na Floresta Tropical. Um perfume inebriante flutuava do pomar, enquanto ao longe vinha o barulho rítmico das ondas do Oceano Pacífico quebrando contra as pedras irregulares. A cena confrontava River Phoenix, que a admirava da varanda da fazenda de seu pai John, na cidade costa riquenha de Montezuma, e não poderia ser mais serena.

No entanto, o ar de tranqüilidade servia apenas para enfatizar os tumultos interiores da deslumbrante estrela de 23 anos. Ele tinha feito a longa peregrinação para seu remoto recanto escondido - sete horas de trem e ônibus da capital San Jose - numa tentativa de ganhar novamente algum senso de sanidade depois de outra esgotante tarefa na rápida pista de Hollywood.

Para escapar do turbilhão de emoções de filmar, festejar, telefonar para amigos, fãs... das drogas pesadas. Mas para John, cujo desprezo por esse mundo superficial já tinha levado à separação da mãe de River, Heart, e a procurar uma nova vida na Costa Rica, isso não significava deixar seu filho sozinho.

Ao longo dos anos anteriores ele tinha assistido com alarme crescente seu filho – a quem ele e sua mulher criaram para rejeitar valores capitalistas e viver como um livre espírito adorador da Terra – ser sugado lentamente pelos abutres de Tinseltown. E embora River tenha sido encorajado a tomar suas próprias decisões, John agora sentiu que devia falar firmemente.

“Eu basicamente falei a ele que o queria fora dos filmes”, diz John, um forte homem barbudo com o desconcertante hábito de encarar por longos períodos, e então subitamente se mover com um olhar zombeteiro.

“Na verdade, eu estive estimulando ele a parar por um tempo. Eu tinha visto muitos garotos brilhantes se darem mal e eu percebi que ele não podia ir contra o sistema. Eu pensei que era tempo dele parar. Isso foi seis semanas antes dele morrer. River tirou um tempo entre os filmes e veio aqui com seu irmão Joaquin (também conhecido como Leaf), e suas irmãs, Rain, Liberty e Summer.”

"Eu tinha aberto em minha casa um restaurante vegetariano; as coisas estavam zumbindo. A idéia era deles passarem mais tempo aqui, ajudando na cozinha, fazendo música, escrevendo, colhendo frutas orgânicas e vivendo como costumávamos viver”.

"Eu fiquei chocado depois quando soube que River estava usando heroína. Nós sempre o ensinamos que as drogas não eram a resposta e ele não estava usando isso aqui. Ele estava limpo. Mas eu percebi que as coisas estavam erradas. Eu podia ver que Hollywood estava devorando ele, fazendo-o sangrar.”

“River falava que ele pararia futuramente, mas ele insistiu em fazer mais um ou dois filmes. Como aconteceu, isso já era demais. Pouco antes dele ir, eu sempre vou lembrar, ele me disse, 'Eu verei você depois desse filme, Papai'. Bem, ele viu. Mas ele estava dentro de um caixão”.

John Phoenix nunca foi entrevistado anteriormente, em grande parte porque ele não acredita na mídia em massa, vendo isso só como outra ferramenta da obsessão materialista da sociedade de hoje. Porque ele está falando agora não fica claro. Talvez seja porque nove meses atrás seu filho sofreu uma overdose de heroína e cocaína (speedball) no Viper Room, um clube noturno em Los Angeles, e ele ainda está purgando sua dor. Talvez seja porque TV WEEK o encontrou bebendo cerveja e rum num bar em Montezuma. Ou talvez porque esse hippie é muito educado para mandar estranhos embora.

Qualquer que seja a razão, nosso encontro nos permite um fascinante insight nas provações que atormentavam River em seus últimos dias e que talvez – apenas talvez – tenham sido indiretamente a causa de sua morte. O tema central é um de grande conflito.

River estava dividido entre a sede pela adoração e o desejo de anonimato; entre a segurança da riqueza e a crença na simplicidade; entre a sedução da heroína e sua vida limpa, uma imagem pública de consciência ambiental. Mais crucial de tudo, entre as metas de sua mãe e as de seu pai.

Não é que os valores de John e Heart tenham mudado. Eles continuam basicamente os mesmos que eram nos anos 60 quando eles deixaram seus empregos, abandonaram tudo e começaram sua “busca espiritual”. Mas enquanto Heart acreditava ser possível para River ser uma grande estrela e continuar fiel aos seus ideais – talvez até espalhar sua mensagem – seu marido percebeu que ou você está em um lado ou do outro.

Inicialmente, John concordou em fazer do jeito de Heart. Ele acompanhava seu filho nos sets de alguns filmes como A Costa do Mosquito e Stand by me, tornando-se um relutante acessório da extravagância de Hollywood. Entretanto, futuramente, pressionado pelo hype e seguidores, ele deixou sua mulher e seu bando de seguidores hippies na comunidade da fazenda na Flórida e foi para a Costa Rica.

River se juntaria a ele quando tudo se tornasse demasiado. Vestido em velhas roupas folgadas e eventualmente descalço, ele tocava sua guitarra e ajudava no restaurante. Durantes as noites, talvez ele dançasse, bebesse vinho e fumasse maconha, nada mais. Se este deveria se tornar o estilo de vida permanente de River era uma pergunta bastante debatida.

“A mãe dele é uma bela pessoa e eu ainda a amo, mas nós tivemos as nossas diferenças, vamos colocar assim”, diz John. “Heart pensou que poderia cuidar de River, proteger todos os seus interesses acima do sistema. Mas nossa idéia original para ele era fazer filmes o suficiente para estarmos financeiramente seguros e depois parar. Nós fizemos dinheiro suficiente para manter todos os nossos próximos... dentro da lei, foragidos, amigos, grupos do meio ambiente, tanto faz, e eu queria que nós todos saíssemos”.

“No entanto, a pressão estava lá para continuar, fazer mais. Eles se importam apenas com dinheiro e nada mais. É maligno, um lugar ruim. Íris Burton (agente de River) disse há 10 anos atrás que jovens atores eram como pedaços de carne e River era um fillet mignon. Talvez isso soe duro, mas ela era a única dizendo a verdade. Quando ele ficou famoso, choviam scripts. Todos queriam um pedaço dele. Ele estava constantemente sob pressão para fazer mais filmes, fazer mais dinheiro”.

“Houve uma vez – e isso nunca foi contado – em que ele bateu o carro. Ele ficou bem chateado, mas o diretor disse a ele que ele devia trabalhar no prazo. Eles mantinham ele lá até 2 da manhã.”


“River era brilhante, uma bela criança que não faria mal a ninguém. Mas ele era ingênuo. Ele queria agradar a todos. E era 'River posso te conseguir isso?', 'River prove isso'. 'Vamos ali, fazer essa coisa doida'. Não me entenda mal, ele tinha um lado louco também, mas essas pessoas eram algo mais. Isso começou a dominá-lo.”

“Existem tantos idiotas que satisfazem cada necessidade sua... Houve momentos em que as pessoas deveriam ter dito, 'Não, River. Está tarde, eu estou cansado e você também.' Se eu estivesse em Hollywood com ele no último outubro, ele nunca teria morrido. Ele nunca teria ido naquele clube. Eu não estou dizendo que eu podia controlar sua vida – ele tinha 23 anos, era dono da sua vida – mas ele escutava o que eu tinha a dizer e respeitava.”

“Eu estou escrevendo meu próprio livro para tentar entender tudo e o livro vai dar respostas”, ele diz. “Eu tenho datas, horas, lugares e isso vai identificar a pessoa mais responsável. Na hora que eu tiver escrito, todos vão saber quem é. Ok, River era um adulto, e ele deveria ter sabido o que estava fazendo. Mas ele era um inocente no meio de alguns ratos do esgoto de Hollywood.”

Ele se interrompe e, como se dirigido por alguma força interna, subitamente diz abruptamente o nome do homem que, sobre todos os outros, ele acredita ser o culpado. Por razões legais, TV WEEK não pode publicar.

Mas do homem, um famoso rockstar, John diz: “Ele tem só 23 anos, a mesma idade que tinha River quando morreu, mas ele tem muito em seus ombros. Ele está se mantendo fora do meu caminho, porque ele sabe que eu estou procurando por ele. Se você o vir, diga que eu vou estrangulá-lo... não, não publique isso... mas diga a ele, diga a ele, ele é um assassino.”

“Ele é muito rico, mas ele é um usuário de drogas pesadas e agora ele é um incentivador. Com River ele era, como, 'Use drogas, use drogas.' Se você encontrá-lo por acaso, diga a ele que ele pode ter voltado da reclusão agora, mas ele vai pagar.”

“Eu quero que ele saiba que eu acho que ele é escória. Você pode fazer isso por mim. Imprima isso e deixe-o ver. Ele se insinuou na vida do meu filho e River era muito doce para rejeitá-lo. River estava saindo das drogas e, na verdade, tentando tirar esse cara da heroína também. River o levou a uma fazenda, conversou com ele por horas investindo tempo nele. Mas o cara escapou e puxou meu filho para baixo com ele. Agora ele está vivo e River morto. Onde está a justiça nisso?”

Ele deixa a pergunta no ar e bebe outro gole de sua cerveja.

Apontar o dedo para um desgraçado viciado em heroína é compreensível o suficiente. No entanto, certamente, a maneira que seu filho faleceu deve ter levado ele e Heart a questionar a sabedoria da educação não convencional de River.

“Com certeza”, ele diz, “Nós todos somos culpados. Todos que conheciam River. Mas você não acha que eu perguntei a mim mesmo tudo que você está me perguntando agora, dúzias de vezes? Nem um dia se passa sem que eu pense sobre a morte de River e me pergunte por quê.”

Ele bebe seu último gole e entra na caminhonete dirigida por seu amigo costa-riquenho e caseiro, Jason. De volta ao restaurante vegetariano onde nenhuma refeição foi servida desde a fatídica noite de 31 de outubro de 1993. De volta às iguanas e aos belos mosquitos...


Fonte: TV WEEK

36 comentários:

  1. Embora esta entrevista já tenha sido postada logo que iniciei o blog em 2010, decidi voltar a postá-la por dois motivos:

    1. É a única entrevista conhecida de John após a morte de River, e de grande importância para quem busca entender o enigma River Phoenix;

    2. Muitos conheceram o blog apenas nos anos seguintes e nunca chegaram a ler esta entrevista, que foi a segunda postagem deste blog.

    Para mim, este é um dos mais dolorosos e comoventes relatos acerca da vida e morte de River.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por isso, Femme. Parabéns por esse excelente blog, isto é tão importante para mim, pois é aqui que eu mais me sinto perto do River.
      Faz apenas alguns meses que eu conheci ele, quando ele morreu eu ainda nao tinha nascido então não pude acompanhar a vida dele. Ele conseguiu mudar a minha forma de ver as coisas.
      É muito bom fazer parte disso, saber que mais pessoas mantem o amor por esse lindo ser humano que ele era. Queria muito que ele ainda estivesse entre nós.
      Abs

      Excluir
  2. Femme, este famoso rockstar a quem o John se refere é o John Frusciante né? Ele não chegou a publicar esse livro certo?

    Realmente não a justiça nenhuma nisso,que o Frusciante esteja vivo até hoje e o River esteja morto,era ele que deveria ter morrido,e não o River,afinal de contas tudo que o River fez foi tentar ajuda-lo, e ele o retribuiu dando uma dose fatal de drogas.

    Olha a descrição de John sobre River: uma bela criança que não faria mal a ninguém,inocente,muito doce,ingênuo...
    De quantas pessoas podemos falar verdadeiramente isso? É como li aqui no blog alguém falar sobre River: ele era bom de mais para esse mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ele está falando de Frusciante, mas ele não chegou a publicar este livro, até hoje. Dizem que Heart era contra qualquer tipo de denúncia, embora John e Samantha Mathis tivessem ficado revoltados e quisessem denunciá-lo. Porém, o que mais me revoltou no Frusciante foi uma entrevista, dada algum tempo depois, em que ele disse que a morte tinha sido "a melhor coisa para River", que não ficara triste com isso e que ele não gostava de viver. Achei o cúmulo da insensibilidade e do cinismo! Até hoje me sinto mal quando revejo isso... espero sinceramente que John nunca tenha visto este vídeo, é muito revoltante.

      E River era mesmo extraordinário, um menino que buscou dar tudo de si e só pediu em troca paz, amor e respeito. Uma alma que inspira e enriquece quem se aproxima dele, e deixou uma memória rica e bela naqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo. AMO demais!

      Excluir
    2. Femme, você realmente acha que Frusciante é culpado pela morte do inesquecível River? Acha que ele deve carregar a culpa por essa tragédia até hoje?? Durante sua pesquisa, com o passar dos anos, não mudou de ideia, nunca pensou que Frusciante deu essa entrevista em um momento de total transtorno mental?

      Excluir
  3. Eu acho que eu li essa entrevista do Frusciante que vc citou no dia em que eu postei o comentário e tbm fiquei revoltada com que ele disse, sobre "a morte ter sido a coisa melhor para River", eu não acreditei que ele disse isso, que filho da mãe! Ele não era amigo de verdade do River, amigo não diz uma coisa horrível dessa sobre um amigo! E o canalha ainda diz que não ficou triste, muito insensível mesmo, se foi a mesma entrevista que eu li, ele falou sobre a morte de River como se ele não tivesse tido nenhuma participação nisso, e como se fosse um acontecimento comum, sem importância.

    A melhor coisa para River era viver uma vida longa, feliz e plena, cercado de seus familiares e verdadeiros amigos, construir um família e trabalhar com algo que ele realmente gostasse como a música.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sweet, tem um vídeo traduzido, num blog dedicado a Frusciante, em que ele fala isso. Apesar dele estar evidentemente em péssimas condições, achei imperdoável esta fala...

      Excluir
    2. Posta o link Femme
      Bj linda

      Excluir
    3. Bullock, eu não tenho o link, mas basta procurar no google - Frusciante vídeo 1994, que você cai lá, ok? ;)

      Beijinho.

      Excluir
  4. Imagino as péssimas condições que ele estava, já que na entrevista que li, ele fala sobre como "é bom usar drogas e os benefícios que elas fazem", é sério, acredite se quiser, ele realmente fala que para ele cheirar cocaína é ótimo e a heroína não é algo ruim, inacreditável!

    Eu tinha me arrependido de algumas coisas que falei sobre ele em meus comentários, por achar que eu tinha pegado muito pesado, mas agora sinceramente já não tenho tanta certeza. Acho que eu não deveria ter escrito algumas coisas, mas as outras eu mantenho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ele estava em péssimo estado, e isso ficou claro em uma entrevista em 1996 ao LA Times, que, aliás, me pareceu muito reveladora. Estes dois trechos que falam sobre River, em especial, me chamaram a atenção:

      "Frusciante insiste que ele quer subir num palco mais uma vez - a última vez que ele tocou foi no Viper Room na noite seu melhor amigo e herói e protetor, River Phoenix, morreu do lado de fora de suas portas."

      "Desde a morte de Phoenix, a maioria dos outros amigos de Frusciante o abandonou (...) Ele sabe que eles não gostam de ficar perto dele, mas ele não dá a mínima. 'Estão com medo da morte, mas eu não estou', diz ele. 'Eu não me importo se eu viver ou morrer.'"

      Ele levou cerca de 6 anos sem subir num palco, após a morte de River. Mas hoje está bem, saudável, produtivo e VIVO. E River? Nem uma outra chance para ele.

      Excluir
  5. Femme, esse péssimo estado de Frusciante que vc citou é "muito triste" ou "sob efeito de drogas"?

    ResponderExcluir
  6. Eu estava me referindo ao uso abusivo de drogas e à profunda depressão e decadência.

    Sabe, o que mais me incomoda é que Frusciante nunca relaciona isso à morte de River. Ele já contou sobre os "fantasmas" falando dentro da sua cabeça, nos 7 anos que ficou sem tocar guitarra, na sensação de só conseguir suportar a vida se estivesse drogado, mas nunca admitiu que nada disso tivesse a ver com a morte de River.

    Por um lado, eu acho que ele tem todo direito e motivo para tal, assim como respeito demais Joaquin achar insuportável falar sobre seu irmão. Mas, caramba, então pra que declarar que a morte de River foi algo "bom para ele" e que não a considera algo triste?! Parece um chute na cara de quem ama River e sente sua falta. Calar a boca faria bem menos mal...

    E o pior é que eu não acho que Frusciante seja uma pessoa ruim, acho mesmo que tem grandes qualidades, é generoso, inteligente, supercompetente, mas ... quando olho pra ele só consigo ver River morrendo. E isso é imperdoável para mim. É isso.

    ResponderExcluir
  7. talvez foi uma maneira dele sentir desprezo dele mesmo,e se vingar disso,e foi a pior possível.

    não vi o vídeo, mas pessoas altamente drogadas são inimputáveis penalmente, isso é por algum motio. Não estou dizendo que o que ele disse/fez foi perdoável (muito longe disso!), mas estar vivo depois de ter feito algo assim,e saber que todos olham pra ti,é,sinceramente,viver no limbo...

    então por isso talvez ele não se matou, porque talvez é a única maneira de se perdoar por isso,porque o cara deve sofrer (agora que está limpo),ao menos cada dia 31 de outubro,mais que todos,provavelmente...

    o que ele fez,infelizmente,está feito (por pior que seja admitir).Só espero que tenha muito esmero em dar o seu melhor,e seguir os passos de River,e tentar mudar o mundo...não sei o quanto ele faz por isso,mas é a única coisa possível,agora...

    ResponderExcluir
  8. Maria, eu concordo com você sobre o sofrimento dele, mas eu não tenho esta generosidade. Eu não consigo me contentar com isso, eu sinto falta de River todos os dias, então nada que Frusciante faça diminui meu sentimento de que isso (ele vivo e River morto) simplesmente não é justo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaah fds, voces nem conhecem o River e sentem falta dele??
      Então imaginem o John que realmente e AMIGO dele.
      As drogas lixam-te a cabeça e a culpa da morte do riven por muito triste que seja e a apenas dele!

      Não sao putos de 15 anos como vocem que vao perceber as cirscuntancias mas desejar a morte do frusciante em vez da do river e bem pior do que o frusciante e o river fizeram!

      Excluir
    2. Existe outra história?? Frusciante obrigou River tomar o coquitel mortal?? Por que julgar e desejar o mal??? O pai de River culpar Frusciante um ano após o ocorrido é aceitável, os pais sempre culpam os amigos, mas fãs depois de anos...se há culpados, todos são! Parem, a morte só inventa uma desculpa! Esse ódio só faz mal para o espírito de River. Nunca andaram com drogados??? Vai quem quer!! Se não conhecem, não julguem!

      Excluir
  9. Femme, concordo contigo, isso nunca será 'justo'. E de maneira alguma quero amenizar o que ocorreu. Apenas que, nós como fãs,e o mundo que perdeu com isso,acho que não podemos viver remoendo. Isso não nos leva nada,até porque o que poderia ser feito não foi (na esfera legal). Acho que até como River pensaria, acho que ele não gostaria de nos ver cultivando isso. Mesmo que ele moresse,mesmo alguem fizesse isso a ele como ele fez, River não voltaria... apenas digo isso porque acho que talvez pode te ajudar;eu mudei muito minha forma de ver as coisas com as palavras dos outros,e acho que isso talvez te ajude um pouco :/

    ResponderExcluir
  10. Maria, eu concordo que isso não leva a nada, nem vivo remoendo isso, fique tranquila...rs... aliás, eu só penso em Frusciante quando leio algo sobre ele que envolve River. Fora isso, nem lembro que ele existe. Mas também não vou dizer que "torço" por ele e lhe desejo "toda a felicidade do mundo"! ..rs.. Mas é que eu não tenho metade da generosidade de River. :)

    ResponderExcluir
  11. Femme, finalmente vi a entrevista do Frusciante! Tenho até que te confessar que nem me chocou tanto ele dizer sobre o quanto ''foi bom'' para o River morrer, eu acho que por já saber que ele falaria isso não me chocou. Eu até consegui compreender o ponto de vista que ele tentou colocar (naminha opinião, acho que ele quis dizer que o River era bom demais pra esse mundo, e que a korte foi boa pra ele por ele estar indo pra um lugar melhor, onde ele realmente merecia estar), só acho que certas coisas é melhor guardar pra si, ainda mais se vc não sabe a melhor forma de colocar sua opinião. Eu acho que que cada um é responsavel por suas escolhas, não que o Frusciante não tenha a parcela de culpa dele em tudo. Acho mais que o River pagou pela inocência do que por qualquer outra coisa. Ninguém deveria falar uma coisa dessas nem de um ser humano que não conhece, imagina de uma pessoa que julgava-se grande amigo seu! Se vc está drogado demais para dar uma entrevista é melhor se negar do que sair falando merda por ai!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, se ele "quis" dizer isso (que River "era bom demais pra esse mundo"), sinto muito, mas ele não fez isso. Isso é uma mera inferência de quem lê, mas não se sustenta em nenhuma das afirmações dele feitas ali.

      Na verdade, em nenhum momento desta entrevista Frusciante faz qualquer elogio a River, seja a sua natureza ou às suas qualidades. O que ele diz claramente é que River não gostava deste mundo e da vida, e por isso foi melhor para ele morrer. O que, ressalte-se, ele é o único dos amigos dele a dizer. Ora, não há nenhuma declaração de River que comprove isso, ou mesmo de seus muitos outros amigos sobre esta hipótese.

      River era alguém que buscava melhorar o mundo, que se envolvia apaixonadamente nos seus projetos artísticos e ambientais, que se divertia sempre que tinha chance. Este não me parece o perfil de alguém que "odeia" a vida e o mundo. Se ele não queria viver, como era que tinha tantos projetos para o futuro?

      Mas isso são apenas nossas opiniões, nenhum de nós jamais saberá toda a verdade sobre ninguém.

      Excluir
    2. Concordo com vc! Ñão acredito que ele odiasse o mundo e que ele queria morrer, ele queria melhorar o mundo em que vivia. Ele era totalmente apaixonado por isso aqui, se não não seria tão engajado em fazer da terra um melhor lugar para se viver.

      Quanto a interpretação do que ele disse: Bom foi o que eu entendi que ele quis dizer. Não concordo, não aceito só compreendi. Mas realmente é so uma interpretação, cada um faz a sua! Eu acho que se ele não tinha nada melhor a dizer, deveria ter mantido o silêncio!

      Mas é verdade cara, nós nunca saberemos toda a verdade, acho que o único caminho que a gente tem é esse ai cara, de não julgar e pa!

      Excluir
  12. essa é a prova que river foi assassinado , eu achei estranho o cara convidar pra tocar junto com ele e de repente veta o convite!! como alguém tivesse dado ordens ou ele proprio pra isso acontecer ,sendo assim , abalaria emocionalmente river que já tinha sido abalado pelos mal tratos da atriz horas antes de morrer ,impulsionando ele a usar drogas , que com certeza já estava separado para ele, foi tudo bem oquestrado.
    gente não é querendo ser mistico, mas tudo isso tem a ver com o tal espirito maligno que queria destruir river ,como o sensitivo viu, esses espirito são sempre usados por magnatas da industria(illuminatti)quando um artista se nega a se enquadrar as leis do sistema satanico de hollywood, infelizmente esse é o preço, river era um anjo em meio a demonios e foi tragado a morte por eles. mas tudo é um plano de Deus, ele agora está com Deus, e um dia quero encontra-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. THE RIVER PHOENIX CODE
      https://www.youtube.com/watch?v=zVuokOKWmEo

      O ASSASSINATO DE RIVER PHOENIX
      http://midnight-rant.com/

      Excluir
  13. Essa entrevista eu li lá atrás.

    Trata-se de um homem cheio de tristeza, dor e revolta por ter perdido o anjo da sua vida.

    Espero que ele tenha encontrado motivos para sorrir.


    Obrigada Femme =)

    ResponderExcluir
  14. Oi, Femme! :) Desculpar voltar num assunto antigo, mas... eu apenas queria deixar aqui a minha opinião. Sabe, o River é meu ator preferido da vida, e acho sinceramente que ele foi um dos seres humanos mais bonitos que já existiram, e que jamais existirá uma alma tão linda quando a de River. Mas tenho que discordar do que foi dito sobre o John. Sim, eu sou fã do Frusciante também, então entendo que é capaz de interpretarem isso como defesa do mesmo - e de fato o é -, mas acho que as pessoa julgam muito erroneamente toda esta situação. Eu não acho, de forma alguma, justificável o que aconteceu naquela noite... e é lamentável que ela tenha terminado da forma que terminou. O vazio que veio dali em diante, não vai ser recuperado. Mas, veja bem, o Frusciante era uma pessoa que vivia drogada, literalmente. Pra quem acompanhava, sabe que o cara não vivia um dia sem estar completamente drogado - e isso, antes mesmo do River falecer. E eu não acho isso bonito, assim como não acho que ele deva ser considerado a escória do mundo por isso. Sabe, eu convivi durante alguns anos com pessoas dependentes de drogas, e é lamentável, mas eles de fato não respondem por si ou tem consciência das coisas no momento em que estão sob o efeito da mesma. E o nível de dependência de John, o deixava assim. Outra coisa, é que nós nunca sabemos os motivos pelos quais as pessoas entram nessa, sabe? Mas imagino eu que, pra levar uma vida tão desgraçada assim, vendo as pessoas se afastando de você, vendo as coisas indo embora, se vendo perdendo tudo e você não conseguindo largar tudo isso, e se tornando impotente diante de tudo isso... não é possível que seja apenas por ''curtir um barato''. Eu sei que a questão aqui não era nessa, mas acho necessário apresentar esse lado também. De qualquer forma, é importante considerar que aquela não era a primeira vez que River usava drogas. Sim, eu sei, e isso ninguém muda, que foi o John que deu as drogas na mão de Riv. Mas eu simplesmente não consigo culpá-lo, porque eu não acredito que o John, se estivesse em sã consciência e soubesse que aquilo mataria um de seus melhores amigos, daria tais drogas à River. E eu não acho que River, se também o estivesse, as aceitaria. Acho que nenhum dos dois tinha consciência do que estava acontecendo, e no que aquilo acarretaria. O John disse uma vez em uma entrevista que em uma época da vida dele, ele estava tão tão ruim de drogas, que foi expulso de seu apartamento, e largou tudo o que tinha lá e simplesmente saiu... e nisso, ele tinha perdido diversas coisas, inclusive as músicas que ele tinha gravado com River, e que infelizmente ele não as pôde colocar no álbum. Sabe, vendo todas as entrevistas do John, tudo o que os outros caras já disseram a respeito, eu simplesmente não consigo acreditar que ele mesmo acredite que ''esta tenha sido a melhor coisa pra River''. Concordo plenamente que foi uma colocação muito da infeliz, e que seria melhor que ele nunca a tivesse à feito, mas não consigo acreditar que ele tenha feito-a de coração. Sabe, vendo outras entrevistas, acompanhando tudo o que procedeu disso, e considerando tudo o que aconteceu, não dá pra pintar o monstro que pintam no John por aí. De qualquer forma, eu não pretendo mudar à cabeça de ninguém em relação à isso, foi apenas um desabafo.
    E ah, meus parabéns pelo blog! O que você faz pelo River e seu legado é absolutamente incrível! (:

    ResponderExcluir
  15. Olá pessoal! Eu estava pesquisando coisas avulsas do Frusciante acabei parando nessa pag! Eu conheço um pouco da carreira do River tambem! Pra quem não conhece a historia de River e Frusciante fora esse acontecido fatídico, vai crucificar o Frusciante pelo resto de sua vida! Realmente foi infeliz o comentario do Frusciante falando sobre a morte do River! Eu penso que os 2 estavam abusando de drogas, O River aceitou a droga, John foi errado em ter oferecido, foi, mas River era adulto sabia o que estava fazendo, ninguem apontou uma arma e o obrigou a usar, mas infelizmente o River não suportou a speedball, O lance é que na época, Frusciante, aparentava não ter maturidade de encarar os fatos por conta das drogas. No Documentário do VPRO de 94, quando o entrevistador fala sobre a autodestruição da vida das drogas, john diz " O caso de River foi algo que acho que foi melhor por ele estar fazendo algo que não gostava. Seu nascimento foi pior que sua morte. Porque ele não gostava dessa vida, desse lugar e agora ele tá em um lugar melhor." Eu entendo que, nessa entrevista John acabara de injetar heroína na suas veias, contudo, mostra a relação que ele conhecia a vida do seu amigo, que ambos compartilhavam o que se passava na vida um do outro. Eles eram muito amigos de saírem juntos, de compor junto, de falarem sobre a vida e arte. O Frusciante tem uma dor profunda sobre esse acontecimento, Pra quem conhece suas obras, irá perceber inúmeras musicas que ele se refere a seu amigo River Phoenix! tais como Inside a Break, This cold, Regret e inumeras outras. O que é justiça? É fácil jugar, e apontar os erros. Cada um sabe a cruz que carrega! Abraço a todos

    ResponderExcluir
  16. Não teve nada que preste que saiu entre os dois, o River e o Frusciante. Tudo foi muito tolo. O River não tinha nada que ter se metido com ele. Deveria ter sido mais nerd nessa hora, e dado uma de não curto drogas e sou certinho. Nem sei se o River teve algum de verdade. Não sei nem se o Keanu foi um amigo de verdade. O River, infelizmente, não parou de atuar enquanto era tempo. Imaginem que ele poderia ter estrelado Titanic! O que seria do River hoje? Creio que depois do megasucesso de Titanic, poderia levar a vida que quisesse e já teria tomado outro rumo e estaria vivo pra contar historia, aparecendo para algumas entrevistas de vez em quando. =)

    ResponderExcluir
  17. Olá. Assim como o Samir, vim parar nesse blog pq estava pesquisando algumas coisas sobre o John Frusciante e concordo muito com a visão dele. Eu tb admiro muito o River, me lembro até hoje de como a morte dele impactou a todos, inclusive a mim. Lembro de me sentir triste e como é triste assistir conta comigo e lembrar de como sua vida foi interrompida tão cedo. Mas como o Samir colocou, as drogas causam despersonalização, levando em consideração que John havia acabado de injetar uma droga que causa grande analgesia física e psicológica, entendo que a expressão fria do Frusciante ao falar do River tenha se dado por conta da droga mesmo. Sou fã do trabalho do Frusciante também e eu tb fiquei impactada com a declaração dele naquele documentário, por isso concordo muito com o que o Samir colocou, de ver o outro lado. John está vivo mas parece sofrer. Já vi ele dizer em entrevista que nem sempre que ele sorri significa que está feliz. E depois que li essa entrevista do pai do River, dizendo como o River tentou tirar Frusciante das drogas, dos planos de fazer filme apenas para ficar bem financeiramente e depois parar, me chamou muita atenção para o atual estilo de vida do Frusciante. Desde que ficou limpo, em entrevistas ele reclamou muito do mundo do showbizz, ( tal como onpai de River faz nessa entrevista) se retirou do Red Hot Chili Peppers e recentemente disse que não pretende mais lançar trabalhos solos. Ele parece direcionar a vida dele para o mesmo horizonte que o River buscava: Ganhar dinheiro para ficar bem e parar, sair de cena, se libertar do showbizz. As escolhas do Frusciante, sua tristeza, as letras de suas músicas me fazem acreditar que o River vive constantemente em sua memória, acho que quando River tentou ajuda lo a sair das drogas e o levou para a fazenda do pai, foi marcante para o Frusciante pois hoje ele leva a vida que muito provavelmente o River levaria se estivesse vivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, frusciante deve lembrar de river todos os dias e, de alguma forma, dedicar aeu estilo de vida ao river

      Excluir
  18. Concordo com Samir. River e john eram extremamente amigos. Certamente, o fatidico dia nao foi a primeira vez que os dois usaram drogas juntos. Voces rotulam muito as pessoas, 8 ou 80. Não é bem assim! John Frusciante de fato, não teve maturidade pra associar sua decadência no mundo das drogas com a morte de River. Ele realmente se culpava, basta ver a turnê da época, suas apresentações e solos de guitarra expressavam tristeza e angústia. Na entrevista de 1994 pra VPRO, é nítido que o John estava fora de si e buscava conforto em uma realidade paralela. Reitero, River também era usuário de drogas. Sua relação com o frusciante era de amizade plena, os dois se amavam.

    ResponderExcluir
  19. Essa entrevista é consideravelmente esclarecedora, mas principalmente, tão dolorosa... Não consigo imaginar como deve ser pra família e amigos do River lidar com sua ausência, eu mesma nem era nascida (sou de 98) quando tudo aconteceu, muito menos o conhecia ou convivia com ele, e já fico impressionada com seu impacto em tantas aspectos na minha vida, não consigo imaginar o buraco que aqueles que o amavam de perto sentem. Soube de seu trágico fim logo que tomei conhecimento da sua pessoa, nunca tive um River propriamente vivo (fisicamente vivo, porque sua luz e amor ainda vivem) pra perder, não sei o que foi passar por aquele claustrofóbico halloween que mudou tudo, e Deus, lamento e desejo mudar esse dia como se tivesse acontecido com alguém próximo a mim. Às vezes bate um sentimento de quase negação, de que isso não pode ter sido real, porque é simplesmente tão errado, não se encaixa na história de vida que River deveria ter tido, melhor, estar tendo.
    Mesmo depois de mais de vinte anos, me pergunto se existe algum dia que esses pais não pensem no filho que perderam, penso em como essa família nunca mais pôde ser inteira como antes, e em todas as coisas que não puderam ser vividas. Isso me dói a alma. Mas o amor prevalece
    Femme, de novo queria agradecer por criar e manter esse blog maravilhoso, seu tempo, dedicação e amor são coisas que ajudam a manter a memória e legado do River vivo, principalmente pra gente de gerações mais recentes, logo quando comecei minhas pesquisas e encontrei esse espaço, foi graças a ele que pude conhecer um pouquinho melhor o Riv e aprender com ele. Somos muito gratos pelo seu amor, Femme, obrigada!

    ResponderExcluir
  20. PREZADOS. ISTO SE CHAMA UMA UNICA INSTITUIÇÃO A QUAL RIVER EM UMA ENTREVISTA EM 1991, E COM ÓCULOS PRETO APARECEU FALANDO SOBRE NÃO GOSTAR DOS PADRÕES DE HOLLYWOOD E QUE ISTO O ESTAVA PRESSIONANDO. ELE FALAVA SOBRE POBREZA, POPULAÇAO DE RUA EM IDAHO, CRESCIMENTO DO BANCO MUNDIAL E NA FALTA DE RETORNO EM BENEFÍCIOS PARA A POPULAÇAO. ELE JAMAIS CONSEGUIRIA SER MOLDADO PELA INDUSTRIA CINEMATOGRÁFICA E INFELIZMENTE ELE APROXIMOU-SE DE PESSOAS TALENTOSAS MUSICALMENTE, PORÉM PROBLEMÁTICAS COM DROGAS, DENTRE ESTAS PESSOAS, JOHN FRUSCIANTE QUE FOI O UNICO QUE DISSE QUE FOI BOM ELE TER MORRIDO( ASSISTI O VIDEO EM QUE ELE DIZ ISTO, POIS NA EPOCA TINHA 14 ANOS). AGORA JOHN FRUSCIANTE E FLEA CONTINUAM GRANDES AMIGOS. TANTO UM QUANTO OUTRO PASSARAM UMA BORRACHA NO ASSUNTO E SEGUIRAM SUAS VIDAS. AGORA RIVER INFELIZMENTE NÃO ESTÁ CONOSCO E NO ANO QUE VEM SERÃO EXATOS 25 ANOS DE SEU FALECIMENTO. AS CIRCUNSTÂNCIAS PARA ÉPOCA FORAM MUITO ESTRANHAS, POIS VEJAMOS ELE FALAVA ABERTAMENTE CONTRA O SISTEMA E EM QUESTÕES QUE A INDUSTRIA CINEMATOGRÁFICA TEMIA, NINGUEM APÓS A ENTREVISTA DADA EM 1991 POR ELE , FICARIA VIVO, AINDA MAIS PELO PODER QUE ELE PASSOU A TER SOBRE AS MASSAS E PRINCIPALMENTE SOBRE A JUVENTUDE. MUITOS DESTES ARTISTAS SÃO ADEPTOS DE CULTOS COM REGRAS ESPECIFICAS, NÃO VOU MENCIONAR O GRUPO, COMEÇA COM A LETRA I, PORÉM QUANDO AMEAÇADOS ELES REUNEM-SE E NESTES RITUAIS FINDAM COM A VIDA DE QUEM ATRAVESSA O CAMINHO DELES. ACHO QUE FALTOU A ALGUÉM NA ÉPOCA DAR UM ENFOQUE MAIOR NA CARREIRA MUSICAL DE RIVER, SEM SER FLEA, JOHN FRUSCIANTE( PHD EM DROGAS), JOHNNY DEEP E OUTRAS PERSONALIDADES DA MUSICA QUE O LEVARAM AO BURACO. LEMBRAM DA BRITANNY MURPHY, O CASO DELA FOI INCLUSIVO E ELA MORREU POR ENVENENAMENTO NA EXATA POSIÇÃO QUE SUA ULTIMA PERSONAGEM VIVEU NO FILME QUE ATUOU POR ÚLTIMO EM 2009. POUCOS MESES DEPOIS O SEU MARIDO MORREU TAMBÉM , TAMBÉM FORAM OS I, ( CULTO-PROCUREM NA INTERNET). RIVER FOI ASSASSINADO, QUEM LHE ENTREGOU SABIA QUE NAO TERIA COMO SOBREVIVER A UMA DOSE TÃO LETAL, AO MESMO TEMPO. E PARA OS MEMBROS DAS INDUSTRIA CINEMATOGRAFICA SERIA UMA OTIMA MANEIRA DE ELIMINAR ALGUÉM QUE ESTARIA COMEÇANDO A CAMINHAR FORA DOS TRILHOS DO QUE ERA TRAÇADO POR HOLLYWOOD. COM ESTAS PESSOAS DO GRUPO I. NÃO SE DEVE JAMAIS BATER DE FRENTE OU CONTESTAR ESTE GRUPO, DEVE-SE NA HIPÓTESE DE DIVERGENCIAS DE INTERESSE, CADA UM SEGUIR EM DIREÇÕES OPOSTAS E ATE MESMO, NO CASO DELE, SE FOSSE EU LARGARIA HOLLYWOOD E TENTARIA A CARREIRA DE CANTOR SOMENTE,QUE ERA O QUE ELE GOSTARIA DE FAZER, MAS JAMAIS BATER DE FRENTE COM O O GRUPO I. PRINCIPALMENTE SE O SEU MAIOR ASTRO DESTE PERÍODO FOR DOTADO DE CONCIENCIA, O QUE ACONTECEU. ELE FOI ASSASSINADO DE FORMA PREMEDITA. O QUE SE VIU NA ÉPOCA PELO CÃMERA ERA EXATAMENTE ISTO, A CAMERA CAPTUROU UM ESPIRITO DE LUZ QUE AO FINAL DO ÚLTIMO DIA DE GRAVAÇÃO, A POUCO TEMPO ANTES DE SUA MORTE, TERIA UMA SOMBRA NEGRA AO REDOR DE SUA CABEÇA.

    ResponderExcluir
  21. A morte sempre é triste,seja velho ou novo,e ver um jovem na flor da idade morrer e muito triste,não acredito em conspiração para mata-lo,mas que é estranho a dose ser 8 vezes maior é,Ele se envolveu com pessoas erradas e infelizmente se acabou,a droga faz isso com suas vítimas,e o que esse cara disse não dá para notar ele vive drogado num mundo irreal fora da realidade,Ele também dá pena,só não entendo porque o pai não pediu uma investigação na época.

    ResponderExcluir
  22. compreendo a dor e raiva do pai do River, nem um ano após a sua morte, contra o John. mas a maioria dos comentários nesta página, de fãs que nunca conheceram nenhum dos dois, são patéticos. não só idealizam o River de uma forma que ele próprio detestaria como o tratam como um incapaz mental que aos 23 anos não seria responsável pelas suas próprias escolhas. ele e o John tinham passado grande parte desse fim de semana no apartamento do John tomando droga, algo que também não era a primeira vez que faziam (leiam o livro do Bob Forrest); o John não o foi buscar a casa nem o forçou a ingerir nada, se River o fez foi porque assim o quis. finalmente: em vez de só olharem para fotos e verem os filmes dele on repeat, tentem de facto seguir os conselhos e filosofia de vida do próprio River e não julguem alguém - um dos seus melhores amigos, ainda para mais - cuja vida, sofrimento e demónios pessoais vocês desconhecem completamente.

    ResponderExcluir