?

segunda-feira, 26 de março de 2012

River Phoenix no Brasil/1992 [Parte 3]

.
Nestes trechos de matérias publicadas na mídia brasileira nos anos 90 estão relatadas duas pequenas histórias que envolvem a passagem de River Phoenix pelo Brasil, em 1992.




Novo CD de Milton privilegia a sonoridade dos tambores



Nascimento
Capa do novo CD de Milton

"Nascimento" tem também duas homenagens feitas a dois grandes amigos mortos. "Ol'Man River", o clássico do musical "Showboat" composto por Oscar Hammerstein e Jerome Kern, aparece no disco como uma lembrança do ator River Phoenix.

Milton relembra uma visita de Phoenix ao Brasil durante a Eco 92, quando o ator se hospedou em sua casa no Rio e passou uma temporada em Três Pontas (MG).

"Uma noite estávamos todos lá, na varanda de casa conversando, com as luzes apagadas, e eu lembrei de uma reportagem numa revista francesa que chamava River de 'Young Man River'. Percebemos que todos que estavam ali gostavam da música de 'Showboat' e começamos a cantar."

Cinco anos depois, Milton relembrou a história às vésperas de entrar em estúdio, ao reencontrar um amigo comum. O amigo o incentivou a incluir "Ol'Man River" em "Nascimento."

(Agência Folha, em 27 de maio de 1997)



Michael Stipe fala sobre os dramas do sucesso e dos planos de tocar em Porto Alegre

Por Fabiano Golgo,

Defensor feroz dos direitos dos animais e ativista atuante na luta contra os abusos dos seres humanos, Michael era grande amigo do ator River Phoenix, morto em 1993 e igualmente ligado a causas do gênero.

Através de River, o vocalista do R.E.M. conhece algumas coisas de Porto Alegre. O ator veio ao Brasil para participar da Eco 92 e ficou durante dois dias na capital gaúcha. Colecionador de fitas demo de todo o mundo, Michael já ouviu algumas bandas de rock do Rio Grande do Sul, como Justa Causa, Pére Lachaise, Plastic Dream, De Falla (estas numa fita que lhe foi dada de presente pela irmã de River, Rain Phoenix, hoje backing vocalista do Red Hot Chili Peppers) e Doiseu Mimdoisema (numa fita obtida mais recentemente).

O vocalista afirma que gostaria muito de tocar em Porto Alegre
, e inclusive sugere o nome do Doiseu Mimdoisema para abrir o show.

(Zero Hora, em
12 de agosto de 1996)

9 comentários:

  1. Nossa meu 1º comentário aqui!

    Femme gostaria de te dizer que adoro muito seu blog e que ele é maravilhoso!
    Eu tenho entrado no blog desde fevereiro ou fim de janeiro desse ano, e entrei praticamente todos os dias aqui desde então.

    Achei muito bonito o Milton se lembrar do River e homenagear ele em seu disco, e principalmente por parecer ser uma homenagem sincera e não uma maneira de se promover através do nome do River, como acho que outros fizeram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, sweet child! Que bom que você tem aproveitado muito o blog, fico realmente feliz por isso.

      Espero que você esteja lendo também as postagens antigas, pois muita coisa legal, incluindo várias entrevistas dele bem novinho, foram postadas no início, tá?

      Também adorei o Milton ter nos contado mais um pouquinho da visita de River, e de ter voltado a homenageá-lo como já fizera antes.

      Aliás, esta história dele ficar com River e outros amigos cantando na varanda na sua casa à noite foi linda! Ele já tinha contado isso no Programa do Jô, mas eu nunca tinha visto por escrito nem conseguido o vídeo.
      Queria que Milton contasse mais sobre ele...

      Beijos e aguarde novos materiais!

      Excluir
  2. Oh tienes joyas en este blog, gracias por ellas! Milton y su conexión con River tan extraordinaria, y esa canción que le escribió me siento tan identificada a lo que sentí la primera vez que lo vi, ambos seres tan especiales. Pido permiso para transcribir algunas de estas cosas al español en mi blog, espero no te moleste.

    Quiero tanto a River y me siento tan conectada con él, que mi pequeño espacio es mi forma de decirle al mundo lo especial que era y el hermoso legado de amor que dejó su presencia en este mundo.

    Un abrazo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida!

      "No me molesta" (rs) que você traduza algumas destas matérias para espanhol, pois esta é mais uma forma de ampliar a divulgação de material sobre River.

      Ah, eu conheço o seu blog, ele é muito rico mesmo e, com certeza, contribui para manter a memória de River sempre viva e espalhar nosso amor infinito por ele. Obrigada por isso.

      Beijos!

      Excluir
  3. Brigado Femme!

    Fico feliz que vc tenha respondido meu comentário rápido, estava ansiosa rsrs. Eu li as postagens antigas, na verdade acho que li quase todas! As do ano passado e às de 2010 tbm. É muito bom mesmo que o Milton tenha falado sobre o River, é sempre bom saber um pouco mais sobre ele né? Essa homenagem anterior a qual vc se referiu, é a música que ele escreveu pro River antes deles se conhecerem?

    É mesmo linda essa história, tão simples e tão bonita como o River! Seria ótimo se ele contasse mais sobre o River e sua visita ao Brasil, gostaria de saber o que ele achou do nosso país e dos brasileiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sweet, é a esta música que me referi: "River Phoenoix: Carta a Um Jovem Ator".

      E eu também adoraria que Milton compartilhasse mais conosco das suas lembranças sobre River, inclusive as muito especiais vividas no Brasil.

      Acho que River se sentiu muito bem aqui, pois pode passear livremente, sem paparazzis, sendo apenas mais um viajante conhecendo outra terra. Acho que ele guardou ótimas memérias daqui! ;)


      Beijos.

      Excluir
  4. Que cara de sorte esse Milton Nascimento.
    Linda homenagem e espero que ele sempre nos faça uma surpresa contando alguma coisa nova sobre o Riv.

    E o Michael é o máximo, pena que saiu do R.E.M.

    Obrigada Femme =)

    ResponderExcluir
  5. Nossa.. que descrição linda dessa cena de todos na varanda cantando com as luzes apagadas.
    Esse tipo de momento... queria tanto estar presente. Ou pelo menos que tivesse ao menos um video.
    Acho que deve ter sido lindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Moonlight Vitória1

      Eu acho que River deve ter tido muitos lindos momentos aqui, né? este , bem intimista, deve ter sido especial para todos que estavam lá...

      Beijos!

      Excluir