?

sábado, 21 de abril de 2012

"Stand By Me: Um Destaque do Verão": Los Angeles Times/1986

.


Por Sheila Benson,


Sob a direção de Rob Reiner, Stand By Me é o grande presente do verão, um olhar compassivo, perfeitamente realizado no verdadeiro coração da juventude. Ele se destaca, doce e forte, irreverente, ultrajante e engraçado, como seus próprios heróis - um pouco corajoso nos limites, talvez, mas puro e bem claro nisso. É um daqueles tesouros absolutamente imperdíveis.

Os roteiristas, Raynold Gideon e Bruce A. Evans, viram esta jornada de quatro amigos próximos, prestes a entrar na escola secundária, com a maior clareza. Serão dois dias
cruciais nos quais as questões mais profundas são reveladas, mas não tratadas como importantes. Em vez disso, o ambiente está cheio de ótimas brincadeiras, nojentas, próprias de quatro meninos de 12 anos de idade - pré-meninas, pós-cigarros e pleno dos mistérios da vida. E da morte.

Stand By Me é contado sob a forma de um livro de memórias, enquanto criado pelo escritor Richard Dreyfuss, atordoado por uma notícia do jornal local sobre a morte de um amigo, sentado em seu carro, as lembranças retornando a 1959. Na época, na plenitude do verão perdido, ele e seus três amigos tiveram um instante de percepção absoluta: quem eram, o que estava ao seu redor, para onde estavam indo. Antes que o mundo borrasse todos os contornos.

(A inteligência divertida e irônica de Dreyfuss como o narrador e suas cenas na abertura e fechamento contribuem enormemente para a tom da filmagem.) 

Não deve afastá-lo de Stand By Me o fato de saber que ele é baseado em uma novela de Stephen King, escrito com aquela acuidade que se sente como autobiográfica. O que o filme pode fazer é enviar os leitores de volta para alguns dos livros menos famosos de King, histórias menos conhecidas, para ver se elas têm possibilidade de se igualar a esta (que foi chamada "O Corpo"). Ei! Volte aqui. Na verdade não é esse tipo de história de Stephen King.

"O corpo" é o que define os meninos em sua aventura - na verdade, a notícia ofegante que uma dupla de uma gangue dos mais velhos tinha encontrado o corpo de um menino de 12 anos, desaparecido desde que ele foi colher amoras nas
densas florestas do Oregon. As circunstâncias mantêm a gangue dos mais velhos à margem. Os quatro meninos mais novos determinam que eles se tornarão os heróis da cidade, encontrando o corpo, combinando seus álibis e partindo para ver a sua primeira pessoa morta. "O corpo" também pode significar esse corpo de amigos, quatro crianças totalmente diferentes, absolutamente leais, cujos pontos fortes e fracos funcionam juntos como uma daquelas cadeiras que você faz com quatro mãos entrelaçadas.

Gangues, invariavelmente, têm um líder natural, mas os roteiristas (que escreveram a bela e desvalorizada Starman) não nos dizem, eles nos mostram por que Chris (River Phoenix) lidera esta. Um pouco mais velho que seus companheiros, ele é durão, mas um pacificador, aquele que age instintivamente em uma crise. Com o alcoolismo e a delinquência nos ramos principais de sua família, sua visão do seu próprio futuro é embotada e sarcástica; nós o vemos como o príncípezinho que ele é.

O leve e puro Gordie Lachance (Wil Wheaton), adorador do generoso amigo Chris, também as qualidades reais de seu amigo. Wheaton faz a "sensibilidade" de Gordie ser palpável, mas não estéril. Ele é uma jóia. Gordie ainda está de luto pela recente morte de seu irmão mais velho super bem sucedido - como está toda a sua família. Girando o botão para a cena da fogueira, agora, Gordie se tornará o escritor mais tarde ("um grande ... talvez você escreva sobre nós", diz Chris, numa das raras falhas do roteiro. Ocasionalmente - apenas ocasionalmente - o diálogo dos meninos torna-se um pouco premonitório; Chris lida com um monte de verdades que soam mais como um discurso do autor que do personagem).

Teddy Duchamp (Corey Feldman) é, de todos os meninos, o mais próximo do abismo. Danificado e abusado por seu pai, ele ainda simula o heroísmo da praia de Normandia que marcou e traumatizou seu pai. O que há de comovente sobre o cheio de fúria e temerário Teddy é a facilidade com que ele pode ir em qualquer direção.

O robusto Vern Tessio (Jerry O'Connell) é um compêndio de todos os nossos medos como crianças: aquele que invariavelmente se esquece da batida secreta
da senha, que tem medo de quase tudo, desde altura até escuridão. Sincero e docemente fraco, ele também é absurdamente cativante.

Que diretor Reiner se tornou. Estes quatro jovens atores (e, entre os papéis menos diferenciados da gangue dos mais velhos, Kiefer Sutherland) têm uma profundidade e uma compreensão que faz com que cada personagem voe e viva por dias após o filme. Eles são simplesmente brilhantes. Estes são também papéis com enormes riscos para eles, mas Reiner viu que seu elenco permanece honesto e seu filme maravilhosamente contido - exceto por uma cena, encenada para ser tão maravilhosamente bruta e desenfreada como só a imaginação ilimitada de uma criança pode criar.

Para além da sua cena de ação de tirar o fôlego, envolvendo uma ponte de madeira e um trem, o filme é uma odisséia, tranquila, lírica, que acerta tudo, desde a sua perfeita cidade pequena, densamente florestada nos arredores do Oregon  (Dennis Washington fez o bom design de produção do filme, Robert Leighton a edição notável, Thomas Del Ruth a cinematografia, não graciosa, mas lírica). Neste contexto, esses meninos estão debatendo algumas das mais pesadas questões de seus dias, com a simplicidade enganadora de Tom Sawyer e Huck Finn, com quantidades ocasionais de Penrod Jashber.

 
  Fonte: Los Angeles Times, em agosto de 1986

44 comentários:

  1. Como um ser humano pode e consegue ser tão adorável quanto River(Meu Deus eu amo esse nome!!!!!!!!!!!) foi?
    E a família Phoenix? Eu não aguento isso! É muita admiração!!!

    ResponderExcluir
  2. Femme, você sabe se River era vaidoso ou coisa do tipo? porque uma vez eu vi um post, que alguém fazia entrevista e river saiu rapidamente, para passar um creme no rosto. E aquele cabelo perfeito dele?

    ResponderExcluir
  3. Anônimo,

    Na minha opinião, River não era vaidoso. Por quê? Em parte, porque ele teve experiências de vida muito duras (especialmente na infância) que, quase invariavelmente, tornam você alguém que vê além das aparências. Ele se tornou profundo e reflexivo, alguém assim não consegue dá muito importância ao exterior. Você simplesmente SABE que o mais importante não está no superficial, está muito além.

    É verdade que ele tinha um belo cabelo, mas se você olhar as fotos dele na infância, ainda antes de se tornar uma estrela, verá que ele já tinha aquele cabelo perfeito. Além disso, ele passava boa parte do tempo em contato com a natureza, o que dificultaria muito dar conta de se embelezar tanto.

    Quanto ao "creme no rosto", ele era um tipo de máscara facial. Então, da forma como interpreto, isso tinha a mesma função daquele saco que ele colocou na cabeça no aniversário de Susan, lembra? Ou seja, criar o mistério, lançar uma interrogação no seu interlocutor, se negar a esta exposição pessoal tão invasiva. Lembro que o repórter disse que River parecia estar sob tortura quando teve que tirar as fotos!

    Para mim, coisas assim tinham a mesma justificativa das máscaras que Michael Jackson usava: uma proteção contra a "invasão" dos olhares do mundo sobre eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Femme, eu não sabia dessa história( que ele colocou o saco no aniversário da Susan). Tem algo a respeito aqui no Blog?Se sim, poderia me mandar o link? Ah, e eu também desconheço essa do creme no rosto. Alguém poderia me mandar um link ou me informar melhor?

      Excluir
  4. Femme, eu tenho outra pergunta ou melhor, um comentário.Você não acha que johnny depp tem um desejo incassável e insassiável de ser igual ao River?Sério, eu sempre fui louca pelo johnny, adorava o jeito dele e tudo, mas agora que eu começei a conhecer mais do River(afffff que nome lindo) começei a perceber que em tudo ele quer ser igual, o sentimento anti-hollywood, as roupas, as ideias, até o cabelo comprido!!!Meu Deus, o Johnny que antes eu colocava no pedestal saiu e deu lugar ao River lindo, que tem a personalidade linda também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, o nome dele é lindo mesmo, né?...rs... Mas eu adoro tudo nele!

      E quanto ao Johnny Depp, hum, eu nunca percebi isso não. Acho que eles têm valores parecidos, são meio outsiders mesmo, embora River sempre tenha sido mais engajado nas questões sociais (meio ambiente, direito dos animais, Terra limpa, etc) até pela forma como foi educado pelos pais hippies. Mas acho que são apenas semelhanças mesmo.

      Excluir
    2. Já eu não gosto do Johnny Depp. Alguma coisa nele soa muito falso,ao contrário do River. Além de que ele faz muitos filmes fantasiosos e que geram muito dinheiro,atenção e bilheteria...

      quanto ao Conta Comigo,é o melhor filme de todos! Sempre assisto quando estou mal (tem o incrivel poder de melhorar a vida :]).

      foi ali que descobri e me apaixonei pelo River,mas isso depois da milésima vez que vi. Eu sempre gostei do Gordie, desde criança,achava ele lindo,acho que isso não muda (até porque representava mais a minha idade,o Chris já era alguém bem mais maduro) hahaha xD. Mas todos os meninos,sem exceção, são demais, e aí é bem difícil classificá-los...isso deixa o filme mais especial :)

      Excluir
    3. Conta Comigo é meu filme preferido de todos os tempos!

      E Chris é meu personagem predileto ever. Eu admirei profundamente a sua maturidade, profundidade, coragem, força, e especialmente, sua generosidade.

      Chris fez o mundo valer a pena para mim. Para que um menino como aquele possa nascer um dia, então, tudo vale a pena. Pessoas raras como Chris/River são a única justificativa aceitável para o mundo existir, na minha forma de ver.

      Excluir
  5. A única coisa que eu acho que o Johnny Depp queria em River, era de se aproximar dele, mesmo. Lembro que ele falou que queria uma oportunidade para conhecer River melhor e que achava que eles iriam se dar muito bem juntos... E também, Depp falou várias vezes abertamente o quanto River era bonito, por isso eu acho que nunca houve nenhum 'conflito' entre os dois.

    ResponderExcluir
  6. Que ótima crítica, adorei o reconhecimento e as observações sobre os personagens. Este filme é mesmo um tesouro. E Chris/River é verdadeiramente um príncipe!

    Obrigada, Femme.

    ResponderExcluir
  7. Eu vi esse filme hoje. Desde que eu o vi acho que em janeiro, eu estava louca para ver de novo. Acho a história muito bonita e a mensagem dele muito tocante. Eu já tinha visto ele antes algumas vezes a muito tempo atrás. Mas acho que só esse ano entendi a profundidade da história.

    Foi através desse filme que conheci River e logo em seguida seu blog Famme.

    Muito Obrigada por me dar a chance de saber mais sobre River e conhecer a pessoa maravilhosa que ele foi!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Sweet! Eu também conheci River atavés do Chris Chambers e até hoje "Conta Comigo" é meu filme preferido de todos os tempos. Mas ao contrário de você, eu me apaixonei desde o primeiro momento. :)

      Fico MUITO feliz de que novos fãs possam conhecer mais sobre River e seu trabalho fantástico através do meu blog, e assim manter vivo o seu legado através dos tempos. Obrigada por ser uma delas.

      Excluir
  8. Respostas
    1. Sim, e pelo jeito, muito. Ele sempre dizia que queria parar, que sabia que era uma contradição com seu estilo de vida, mas...

      Ele fumava cigarros Marlboro Light. Acho que é o mesmo tipo que Joaquin fuma hoje.

      Excluir
  9. É um prazer Famme.

    É engraçado, quando eu vi conta comigo esse ano, eu não lembrava de praticamente nada sobre o filme. E eu nunca vejo o canal onde estava passando o filme, por acaso eu coloquei lá, ai eu pensei:E é o filme da sanguessuga!rsrs era única coisa que eu lembrava do filme e que tinha uma cena com trem, mais nada. Então resolvi ver o filme até o final. Eu adorei muito o filme e gostei muito do personagem do River (Chris), até fiquei triste quando o Gordie adulto diz que ele morreu (eu não tinha visto o começo do filme, então não sabia que ele morria). Quando o filme acabou eu fui direto pesquisar sobre ele na internet. Eu queria saber se era baseado em fatos reais e queria saber sobre o ator que interpretou o Chris Chambers.

    Quando eu vi o nome do River imediatamente associei ao do Joaquim, achei até Que River fosse ele, mas dai eu pensei:
    Não pode ser! Ele tá muito diferente! Então quando eu cliquei no nome do River na wikipédia e vi pela foto que era o "Chris" (River) e li que estava escrito "foi um ator" em vez de "é um ator" me deu uma tristeza, uma dor no coração, eu pensei: Como eu posso ficar tão triste por saber da morte de alguém que eu nem conhecia! Mas acho que esse é o impacto que River é capaz de exercer nos outros, através de seus filmes, seu talento, seu carisma único.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina River causar tal impacto tantos anos após sua morte, né? Ele é muito especial mesmo.

      Para mim, meu "encontro" com ele foi meio como o descrito por Milton Nascimento, como se eu encontrasse muito mais do que um ator, um iluminado. E eu sabia que seria para sempre.

      Excluir
    2. Acho que seria muito bom se a família dele pudesse ver isso, o impacto que River causou na vida de tanta gente e a admiração e o amor que muitos ainda tem por ele, mesmo tendo quase 20 anos desde que ele se foi(muito difícil para mim escrever isso). Acho que a mãe dele ficaria feliz em saber disso, do carinho que os fãs tem por River e o quão especial ele é pra tanta gente.

      Femme, acho muito bonito seu amor pelo River.
      É incrível a sua dedicação para manter a memória dele viva. Dar para ver a grande importância que ele tem na sua vida.

      Excluir
  10. Nossa Sweet, tais querendo fazer a gente chorar?!

    É impossível prestar atenção nos outros meninos em Stand By. River trazia uma luz junto com ele. Eu só lamento não ter visto o filme com legenda, porque a dublagem é horrível. Acho que é por isso que Stand By nunca foi passado na Sessão da Tarde, porque se fosse, River seria conhecido em massa no Brasil.

    É uma pena, não é Femme?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vixe, eu simplesmente ADORO a versão dublada! ...kkk... Este é o único filme que eu prefiro dublado, na verdade achei a versão legendada meio sem ritmo nas tiradas verbais, sabe? Eu acho a dublagem perfeita. E como quem dubla River é um ator também (Danton Mello), ele conseguiu dar as entonações certas a cada frase, cada palavra, as risadas, tudo. Aliás, acho tudo perfeito, a tradução, a dublagem de todos os personagens, a sintonia, tudo mesmo.

      Excluir
    2. concordo em gênero,número e grau! Só a dublagem me faz voltar às férias na casa da minha avó, com minhas primas, lanches, tardes ensolaradas de verão e não ter o que fazer... ô tempo bom!!!!

      e discordo que não tem como prestar atenção nos outros Bu... não sei se você vê o CC desde criança (eu vejo seguidamente desde os tempos da Sessão da Tarde),talvez seja por isso...mas pra mim o filme em si é ótimo,sem tirar nem pôr,com todos os meninos,todos excepcionais, parece a vida real!

      Excluir
    3. Uiii a dublagem não é boa não, Femme. River novinho carinha de 12 com voz de adulto Ahhh prefiro a voz levemente roca dele, mesmo.

      Femme, eu queria que você falasse sobre o assunto que eu levantei ali. Conta Comigo era um filme perfeito para passar na Sessão da Tarde, não era? Mas agora, depois de tantos anos, acho que não será mais exibido, mesmo o filme sendo um sucesso nos Estados Unidos. Só queria saber o porquê.

      Excluir
    4. E Maria, você é um doce...

      Excluir
    5. Bu, como assim, 'voz de adulto'?! O Danton Mello (que fez a dublagem) é cinco anos MAIS NOVO que o River!...kkk... E mesmo que ele tenha dublado o filme alguns anos depois, ainda foi na década de 80, então ele não podia ter mais do que 14 anos. E River tinha exatamente 14 anos quando filmou "Conta Comigo". Sinceramente, eu acho a voz ideal.

      Por falar nisso, os fãs reclamaram muito quando do do lançamento do filme em Blu-ray exatamente por não terem usado a dublagem original, como no DVD. Isso é parte do nosso imaginário...rs...

      Sobre ser um filme perfeito para a Sessão da Tarde, eu sou suspeita porque acho que ele é perfeito para todo e qualquer horário! :) Eu mesma assisti a primeira vez bem tarde da noite...rs...

      Agora fiquei com uma dúvida: tem certeza de ele nunca passou lá? Eu juro que não sei.

      Excluir
    6. Eu não quis ser grosseira Bu, só fiz a pergunta porque achava que havia diferença entre quem vê desde criança e quem viu depois de adulto,prá ver se isso podia mudar teu argumento,mas acho que não é teu caso (é que muita gente comenta sobre essa diferença em sites, no youtube...) :).Peço desculpas se pareci mal educada... =(

      quanto ao filme,eu fiquei sabendo que passaram nos cinemas dos EUA na comemoracão de 25 anos, é verdade? bem que podiam passar aqui! agora tb só passa no corujão T_T

      Excluir
    7. Femme
      Olha, eu acho que não. Na TV Aberta só vi passar uma vez, ano passado no Corujão.

      Maria
      Não fofa! Eu não fui irônico. Falei aquilo pela tua afirmação no post anterior ''Só a dublagem me faz voltar às férias na casa da minha avó...'' Hahahahah fica tranquila, bj.

      Excluir
    8. Não; eu não estou querendo fazer ninguém chorar Bu! rsrs

      Eu consegui prestar a atenção em todos, principalmente no Teddy (Corey) acho o personagem muito interessante, meio autodestrutivo. Concordo com com vc, tbm acho que River "trazia uma luz", ele atraia a atenção pra ele de alguma forma.

      Eu gosto da versão dublada. Eu acho que Standy by me já passou sim na sessão da tarde, porque eu vi comentários no youtube, de pessoas dizendo que sentiam falta da época que o filme passava na sessão da tarde, então acho que já passou, mas muito há tempo.

      Excluir
  11. Femme,que tipo exatamente de comida river comia?Porque,eu vi não sei aonde que veganos não usam NADA de origem animal,então ele tinha alimentação bem restrita,né?
    Será que nem chocolate ele comia porque tem leite,e pizza que tem queijo, e macarrão que tbm tem leite na composição?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Realmente a comida do River era bem restrita, sem nenhum produto de origem animal. Então, ele comia tudo que era natural, como verduras, frutas, leguminosas, tofu, soja, enfim, coisas plantadas e colhidas. Mas que eu saiba, os vegans são bem criativos nas suas receitas e encontram substitutos para quase tudo. E a mãe de River cozinhava muito bem. Ele adorava a comida dela.

      Quando River ainda não era famoso, seus pais levavam sua própria comida para ele no set (o que fez ser alvo de muitas piadas), e depois que ele se tornou um ator reconhecido os próprios produtores providenciavam buffets vegans para ele nos sets.

      River era vegan numa época em que isso era raro e até mesmo ridicularizado.

      Lembro de um diretor que comentou que o maior ato de rebeldia que ele tinha visto River cometer foi quando ele tomou uma coca-cola e comeu um chocolate escondido dos pais!...kkk...

      Excluir
  12. Femme,a pergunta que vou fazer é meio estúpida.Será se o River era romântico ou coisa do tipo?
    Vai demorar muito para você colocar outro post?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummmm, isso é difícil de responder, né? Mas eu acho que River podia ser muito romântico, sim, quando queria, basta ver algumas coisas que ele dizia quando estava apaixonado. Por exemplo, os amigos contaram que, quando conheceu a Samantha Mathis, ele disse: "Se eu não puder pegar na mão dela, minha cabeça vai explodir!" Isso soa é bem romântico, né?

      E quando ele namorava a Martha Plimpton, ele chegou a dizer que eles era "almas gêmeas". Ou seja, o típico ideal de amor romântico ... :)

      Quanto à nova postagem, eu procuro dar uns poucos dias pra as pessoas lerem e comentarem as postagens, mas tenho muito material já. Mas não vai demorar muito não, tá? ;)

      Excluir
  13. Vou compartilhar meus sonhos impossívis!Eu adoro imaginar o nosso casamento hippie no campo se ele tivesse vivo e fosse mais novo ou se eu fosse mais velha, e nos nomes SUPER alternativos que daríamos aos nossos filhos de cabelão loiro e com aquele olhão azul igual ao do river!
    kkkkkkkkkkk! Sonhar não custa nada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que sonho romântico anonimo! Quantos anos vc tem? (se não quiser dizer tudo bem). Mas tenho quase certeza que os olhos dele eram verdes!

      Excluir
    2. Nossa, jura que você tem mesmo esses sonhos impossíveis?! ..rs.. Ele era um fofo mesmo. :)

      Excluir
  14. Famme, meu comentário não está aparecendo(resposta ao Bu) mas apereceu quando eu enviei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você poderia enviá-lo novamente? Não tem nenhum comentário preso como spam. Deve ter ocorrido algum problema com a conexão.

      Excluir
    2. Eu posso enviar de novo sim. Mas é muito ruim ter que escrever tudo de novo. Eu juro que vi o comentário aqui, despois voltei pra enviar outro e não tava aparecendo mais.

      Excluir
  15. tenho 15 anos e penso no nome dos nossos filhos:
    Ocean Phoenix
    Vida phoenix
    Falcon Phoenix
    Meu Deus, eu devo estar ficando louca com esse amor pelo River!

    ResponderExcluir
  16. Você é bem nova. Todo mundo tem um "amor" platônico por um ídolo na infância ou adolescência, isso é normal, depois passa.

    ResponderExcluir
  17. ''Conta comigo'' é sem comparação, melhor filme de todos os tempo. Também foi onde eu conheci o River, e aonde conheci vc e seu blog Femme! rs

    ResponderExcluir
  18. Eu AMO este filme, Luiz! O filme da minha vida...

    ResponderExcluir
  19. Maravilhosa crítica, faz jus ao filme em tudo, pegaram todos os pontos importantes e mais emocionantes.

    Acho que foi o Wheaton que disse isso nas entrevistas anteriores que me identifiquei perfeitamente, ele disse algo sobre quando estava fazendo o filme, e que não entendia a profundidade do roteiro, pra ele, se tratava de um grupo de melhores amigos que viveriam uma grande aventura e no final eles ganhavam. Foi mais ou menos isso que ele disse, e foi o que eu entendi quando assistia na minha infância na época de Sessão da Tarde (foi um dos filmes que mais passaram na sessão da tarde, isso pode perguntar pra qualquer pessoa que viveu a infância ou adolescência na década de 90).

    Standy by Me foi quem me apresentou ao River, foi quando tudo começou. Mas fui entender toda a genialidade, maturidade do filme, com o passar do tempo, sem dúvida, é um filme que assistimos sem cansar. É o filme que temos que ter na nossa coleção de filmes especiais e raros.

    ResponderExcluir