?

sexta-feira, 2 de março de 2012

Flea (Red Hot Chili Peppers) fala sobre River Phoenix

.


"É diferente porque os tempos são diferentes. Há um monte de coisas tristes que aconteceram para nós, pessoalmente, para mim, pessoalmente, desde o último álbum. Eu fiquei doente e tive um momento muito difícil durante algum tempo. Eu tive um de meus melhores amigos no mundo morrendo na minha frente."

Ele quer dizer River Phoenix. Flea estava no Viper Room, tocando baixo na banda de Johnny Depp, na noite em que o ator morreu. Eles andavam juntos desde que trabalharam juntos em My Own Private Idaho de Gus Van Sant.

"River Phoenix era alguém de quem eu era muito próximo e alguém que eu amava muito. E alguém com quem eu tive a sorte de passar realmente ótimos momentos juntos, fazendo coisas muito legais. Eu sempre vou amá-lo, eu penso nele o tempo todo e ele significa muito para mim."

Muitas pessoas têm dificuldade de conciliar a maneira como ele morreu com a maneira que ele viveu e as coisas que ele disse.

"Ele quis dizer todas aquelas coisas. Ele não era um mentiroso por que ele usava drogas, quero dizer, muitas pessoas fazem uso de drogas, ele ainda estava presente em tudo que ele dizia. Ele foi a pessoa mais ecologicamente consciente, generosa, sincera e carinhosa que eu já conheci em toda minha vida, quero dizer, realmente até os ossos. Mas ele gostava de ficar alto."

Então, ele não estava fora do personagem?

"Não é realmente da minha conta falar sobre isso, mas ele não era um viciado. River Phoenix não era um viciado. Ele usava drogas para se divetir, muitas pessoas usam drogas para fins recreativos. Ele era jovem, ele estava experimentando e ele se fudeu. Mas isso não é realmente da minha conta." (NME/1994)





Há uma canção chamada 'Transcending' que nós gravamos, que eu escrevi para River Phoenix. Eu era muito, muito próximo dele. River foi a pessoa mais legal que eu já conheci em toda minha vida. Eu o amo tanto ... eu vou chorar ... (MTV, 1995)


A próxima [música] é outra longa, de forma livre, um corte cheio de cores exuberantes e mutações groove impressionantes. "Pode ser chamada de 'Transcending', diz Flea. "Eu a escrevi para River Phoenix - ele era meu melhor amigo. Eu acho que é a minha favorita. "

Flea ri, ele se lembra de uma brincadeira de River
Phoenix: "Uma vez River veio até mim e disse: 'Olha, Flea, há algo que eu realmente preciso falar com você. Acho que eu deveria tocar guitarra de ritmo para vocês - isso realmente preencheria o som'. Ele parecia realmente sério.. Eu estava gaguejando, sem saber o que dizer, e então ele simplesmente começou a rir. Ele só queria me ver suando." (Guitarra Player/1995)




Flea, você poderia falar sobre uma música que você escreveu para River Phoenix?

"Ela se chama 'Transcending' e é sobre uma das pessoas mais adoráveis ​​que eu já conheci na minha vida. Quando eu penso sobre River, eu não penso sobre a sua morte. Eu não fico triste com isso. Eu penso sobre o quão incrivelmente afortunado eu fui de ser amigo de uma pessoa que olhou para dentro de mim e viu coisas que ninguém nunca viu antes. E essa música é uma respeitosa canção de amor por ele." (iMusic Modern Rockshow/1995)


River Phoenix, ator, era um amigo meu. Ele realmente era muito querido para mim. Ele me entendeu melhor do que ninguém.
Ele era perspicaz, inteligente e incrivelmente gentil. Ele também tinha muitos problemas, sabe? (...)

Eu não sei exatamente por que ele cometeu alguns erros estúpidos que você comete e teve que morrer. Todo mundo comete erros. É triste quando eles matam. Mas vamos lá. Essa não é a maneira em que eu penso em River. Quando eu penso nele, penso em nossa amizade especial e na diversão que tivemos juntos.
(Canal G/1995)






16 comentários:

  1. Femme, tem aqui uma petição para honrar o River na calçada da fama de Hollywood, será feito se 1.000 pessoas assinarem.

    http://www.change.org/petitions/hollywood-chamber-of-commerce-honor-river-phoenix-on-the-hollywood-walk-of-fame

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, com certeza eu assinarei! Obrigada.

      Excluir
    2. Po, está longe ainda... Tem que postar esse link num blog americano ou, nos vídeos do youtube. Nos mais vistos, é claro.

      Se isto realmente for verdadeiro, tem é que compartilhar mesmo. Imagina na repercussão que não iria ser se fizerem uma homenagem para River, 18 anos depois de sua morte.

      Excluir
  2. E que matéria mais linda! Parabéns Femme!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito lindo mesmo o amor e carinho que o Flea tem pelo River, né? Fiquei emocionada, especialmente nesta parte em que ele quase chora...

      O Flea, até hoje contribui com tudo que diga respeito ao River. No lançamento do Centro da Paz, por exemplo, ele estava lá junto com o Anthony Kieds. E também já gravou algumas coisas com a Rain...

      É por isso que acredito que River não era falso, ele não era só um personagem criado para o público, ou algo assim. Se fosse, ele não conseguiria ser tão profundamente amado por todos os seus amigos. Você sente que eles realmente foram tocados por ele, o quanto o amavam e quanta dor sua morte lhes causou. Foi uma perda irreparável mesmo...

      Excluir
    2. Concordo Femme, também não acho que River seja falso, nunca achei, ele realmente chorou quando viu aquele peixe morrer aos 14 anos de idade... Só acho que toda essa ingenuidade de River tem muito a ver com a educação que ele recebeu (longe das grandes cidades), e que essa educação não foi em vão.

      Excluir
    3. Bullock,

      River tinha 7 anos, não 14, quando viu o peixe morrer e se tornou vegan...rs...

      Mas concordo que sua educação não o preparou para um mundo em que os valores que ele aprendeu a respeitar eram motivo de zombaria.

      Excluir
  3. a ingenuidade é uma grande defeito,na minha opinião. Acho que temos que ser "meigos" (educados, simples e queridos hehe) mas não ingênuos, depois de adultos ela é muito ruim...

    acho que isso foi muito ruim pro River,realmente foi o grande problema dele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Maria.

      E quando o ingênuo é também uma pessoa cheia de talento e possibilidades, isso se torna ainda mais grave, porque ele acaba se transformando num alvo fácil para os aproveitadores e canalhas.

      Acho que foi isso que o pai dele quis dizer quando disse que River, apesar de adulto, era "um inocente", sempre querendo agradar a todo mundo e sem ver a maldade à sua volta.

      Excluir
  4. Femme vc poderia postar aqui no blog, as declarações do pai do River sobre ele e tbm de outros membros da familia?

    Poxa tinha escrito um comentário enorme sobre o que Flea falou, e sobre a minha opinião sobre alguns comentários, mas a porcaria do meu pc travou, que ódio! Fiquei mais de 15 minutos escrevendo, to usando teclado virtual, que piora tudo, acho que nem lembro tudo que eu tinha escrito. Tava tão bonito o texto que escrevi falando sobre o que admiro no River, vou esfriar minha cabeça e depois eu tento postar o comentário de novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sweet,

      Na verdade, eu já postei esta entrevista do John Phoenix logo no início do blog, então, como percebi que nem todo mundo leu tudo, estou publicando a mesma entrevista novamente, ok? ;)

      Excluir
  5. ok Femme,obrigado por postar a entrevista novamente.

    ResponderExcluir
  6. O Flea é demais cara, não consio ouvir transcendig sem me emocionar, rs. As vezes to no metrô e tenho que me controlar pra nao cair no choro!!!! Quanto ao River ser falso, também não acredito. Além de ngm conseguir fingir um personagem por toda uma vida (mesmo ele sendo ogrande ator que era) ninguém é apenas uma coisa. Não é só pq ele era vegan que ele era a melhor pessoa do mundo, e não é porque ele morreu de overdose que ele foi a pior pessoa. Não é só com uma perspectiva que provamos que somos e River demonstrou várias vezes, como várias declaraçõs, mas principalmente com vários atos de bondade, amor ao próximo e principalmente com seus ideais o quanto ele era uma boa pessoa independente da forma como morreu ou não. Femme já não sei mais o que dizer sobre as matérias, uma melhor que a outra, essa estava demais mesmo! Espero que vc ainda tenha muito material ai, pq eu já to te alcançando e não quero parar de vir aqui ler tão cedo. rs podemos até não ser muitos que vem aqui sempre ler suas matérias, mas saiba que o seu blog mudou de alguma forma a vida de todos que ja leram alguma matéria aqui. Vc vai dizer que o River causa isso, mas boa parcela disso tudo cabe a vc tbm. PARABÉNS NOVAMENTE!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Luiz!

      Eu ainda tenho muitoooooo material e acho que os fãs de River estão aumentando, sabia? Pelo menos estão vindo em maior número aqui no blog dele, e muitos se dizem "novatos" ... :)

      Fico feliz pelo blog poder ofertar a todos um pouco mais de proximidade com as idéias e emoções do River, com seu legado imenso que vai além de filmes e músicas: que é a sua própria vida de dedicação a tantas causas humanitárias e a Arte, em geral.

      E, sim, River causava tudo isso, e ainda me causa muito mais. Por ele, eu me encontro com vocês e dedico parte de meu tempo a este blog. Isso é o mínimo que eu poderia fazer por ele, diante de tudo o que ele me deu, sem nem saber. Meu River amado...

      Excluir
    2. Eu to nessa ai de novatos tbm Femme.rs Mas que bom que o nº de visitas está aumentando, vamos propagar sempre!

      Excluir
  7. Fiquei emocionada ....de novo ...rs
    Que amor lindo esse do Flea pelo River...era recíproco.
    Eles devem ter dado muitas gargalhadas juntos, imaginem só.
    Lindo de se ver.

    Obrigada Femme =)

    ResponderExcluir