?

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Relembrando River Phoenix em 'Explorers': US Magazine/1995

 .


Por Roberta e David Ritz,

Ethan Hawke está recostado para trás em uma mesa de Man Ray, um elegante restaurante em Chelsea, Manhattan. Ele está vestindo uma camiseta branca e jeans, e está ostentando um cavanhaque impecavelmente cortado. Hawke está um tanto distraído e amarrotado, amanhã ele vai trabalhar no exterior no filme Antes do Amanhecer. Ele fala em jorro, um orador rápido com uma mente rápida. Seu charme pueril está contaminado com o saber de um profissional.

"River e eu tínhamos apenas 14 anos", ele começa. "Nós fomos lançados em Viagem ao Mundo dos Sonhos [Explorers]. Esse foi o primeiro filme para nós dois - eu nunca tinha atuado antes, e River tinha feito um pouco de televisão. Foi a mais longa filmagem que eu já tive. Seis meses com River PhoenixCara, isso foi intenso. "

O filme se concentra em três adolescentes que constroem uma nave espacial improvisada que voa para outra galáxia. Os meninos representam três tipos diferentes: Beleza (Ethan), Força (Jason Presson) e Inteligência (River).

"Nós testamos River primeiro para o personagem do forte, em seguida, para o inteligente, sabendo que ele poderia fazer qualquer um", diz o diretor do filme, Joe Dante "Ele tinha uma qualidade incrivelmente pura, de quem não estava atuando. Ele concordou em interpretar o Wolfgang de mente científica. River teve que fazer a maior atuação de todas as crianças já que ele estava interpretando o tipo contrário. Ele teve que cortar o cabelo e usar roupas fora de moda e óculos, os quais ele tiraria sempre que uma menina estivesse por perto."

Hawke recorda: "Concorríamos pela atenção das meninas como loucos. Na verdade, nós competíamos sobre tudo. Nós nos gabávamos e nos vangloriávamos continuamente sobre sexo. A verdade é que nós dois éramos virgens. Eu acho tão comovente ao olhar para trás, dois adolescentes lutando.... com hormônios."

"O que não é comovente", ele acrescenta: "é o fenômeno da atuação de uma criança. Eu acredito que isso é profundamente negativo e prejudicial. Claro, é natural para crianças atuar em peças da escola, mas ser adorado pelos fãs não é natural. Não é natural para um garoto de 14 anos ter adultos buscando café para ele.
"

Hawke lembra de Phoenix muito encantador, mas cheio de "pretensão ingênua." "Para mim", diz ele, "a educação ajuda a ver que a sua estranheza não é única. Duvido, porém, que River, aos 14 anos, tinha lido um livro. Ele pensava que suas idéias sobre a vida e o meio ambiente eram originais. Como ele nunca tinha ido à escola, ele não tinha habilidades sociais, e não tinha uma noção do que era uma conversa apropriada.


"E ele tinha um jeito peculiar de anedotizar seu passado, vivendo sua própria vida na terceira pessoa. Você tinha a sensação de que ele estava criando sua própria mitologia. Acho que todos nós fazemos isso, mas River chegava ao extremo. Eu também acho que ele fez um mito de seus pais. Incessantemente se vagloriando de seu pai, ele dizia: 'Meu pai é o cara mais legal do mundo, com a mais profunda filosofia.'"

O pai de Phoenix, outros observaram, tinha um problema com a bebida. "Um dia, John apareceu em uma sessão de sincronização obviamente bêbado", lembra uma testemunha ocular do set de Viagem ao Mundo dos Sonhos [Explorers] "River tentou rir com isso, dizendo:  'Meu pai, bem, ele fica engraçado, às vezes.Mas você podia ver que o garoto estava ferido e envergonhado."

Hawke evoca uma outra memória: "Uma noite,
River me perguntou: 'Você vai ser famoso?' Na época eu fingia mesmo uma certa humildade falsa.  'Eu não sei, eu não me importo muito', eu disse. 'Eu vou ser famoso. Com certeza. Rico e famoso.Fiquei impressionado com sua franqueza. 'Por quê? O que é tão legal sobre a fama?' Eu perguntei. 'Eu estou fazendo isso pela minha família', ele respondeu. Depois daquela noite, eu realmente vi a viagem pesada que sua família tinha colocado sobre ele. Para eles, ele era a Segunda Vinda [do Messias], o homem da casa aos 14 anos. Talvez seja por isso que River sempre levou a si mesmo tão a sério."

Viagem ao Mundo dos Sonhos não foi nem um sucesso de crítica nem comercial. Mas a excursão seguinte de Phoenix, Stand by Me, lançou sua carreira. Hawke fez o teste para o mesmo filme, mas não o conseguiu.

"Isso complicou ainda mais o nosso relacionamento", diz Hawke. "Quando voltei para casa, as pessoas queriam o meu autógrafo porque eu conhecia River Phoenix. Isso me lançava em ataques de inveja. Depois de River fazer A Costa do Mosquito com o diretor Peter Weir, ele estava morrendo de vontade de fazer Sociedade dos Poetas Mortos. A ironia era que Peter queria garotos
desconhecidos. O fato de que eu era desconhecido me ajudou a conseguir o papel. River até escreveu uma música sobre Sociedade dos Poetas Mortos - isso mostra o quanto ele queria interpretar Bobby, o papel de Leonard, o personagem que se mata. Nós éramos concorrentes amigáveis. Ele disse que admirava meu trabalho, mas eu não acreditei nele. Ele gostava de jogar jogos mentais."

Hawke faz uma pausa por um momento, sua voz se tornando um pouco mais triste. "Martha Plimpton foi sua primeira namorada", ele continua. "Martha é maravilhosa e extremamente inteligente, mas não seria fácil tê-la como sua primeira namorada. Ela não engole qualquer coisa ... De certa forma, isso deveria ter sido bom, porque Martha nunca iria tolerar o abuso de drogas. Mas River e Martha não duraram muito."


"Para além de todos os meus sentimentos contraditórios sobre River", diz Hawke, "eu percebo o quanto eu queria trabalhar com ele novamente. Embora ele só fosse seis meses mais velho, eu entendo agora que ele estava muitos anos além de mim na maturidade artística. De alguma maneira, eu estava sempre tentando alcançá-lo."

"Depois de terminado [o filme]," Joe Dante lembra: "tivemos uma festa, e houve muito choro. Eu ainda posso ver River em lágrimas quando Ethan entrou no ônibus para ir embora."
 

Viagem ao Mundo dos Sonhos [Explorers] seria o primeiro de treze filmes que Phoenix faria em nove anos. 


Fonte: US Magazine, em outubro de 1995 

17 comentários:

  1. Apesar de ter postado isso, devo dizer que eu, sinceramente, não acredito em Ethan Hawke. Esta inveja doentia que ele sempre teve de River o deixou cego e dizendo coisas que não fazem sentido.

    Ora, ele fala como se River tivesse "inventado" uma história de vida para ele, ao falar em "mitologia"! Mas, hoje, que muitos livros e documentários foram feitos sobre ele, todos puderam comprovar a veracidade da história de vida impressionante de River. Foram encontrados todos os rastros de sua história, conforme ele contara, da casa em que nasceu ao padre que os ajudou a voltar para os EUA, incluindo fotos e vídeos da família Phoenix cantando nas ruas.

    Aliás, o diretor Joe Dante chegou a revelar que Ethan perseguia River no set de "Explorers" com perguntas indiscretas, deixando River visivelmente constrangido e abalado.

    E a descrição que Ethan faz de River como "ambicioso" e "competitivo" é negada por praticamente todos que conviveram com ele. O publicitário de "A Costa do Mosquito" chegou a dizer exatamente o contrário, que River era muito generoso com os colegas e nunca disputava atenção com eles.

    Aliás, eu me lembro de um depoimento do Ethan no qual ele contava ter criado uma verdadeira obsessão por River, a ponto de ter como resolução de Ano Novo "ser melhor que River Phoenix". Só aí, ele disse, percebeu que isso havia se tornado doentio e que precisava se curar. Mas acho que ele nunca conseguiu de verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Femme! Eu não tenho nada contra com o Ethan, inclusive gosto bastante do trabalho dele(adoro Antes do amanhecer), mas ele é meio mau caráter! Um exemplo disso é que traiu a esposa dele, Uma Thruman, com a babá dos filhos deles!Na casa deles!Na cama deles!!!!!É muita baixaria...

      Excluir
    2. Eu entendi 'mitologia' como 'supervalorizar os acontecimentos'. Talvez ele pudesse falar um tanto disso (realmente não sei,mas é bem recorrente nos textos falarem sobre o passado dele),e para uma pessoa urbana normal é um tanto cansativo... e até mesmo a análise sobre ele não ter ido a escola.É que muitas coisas para pessoas com conhecimentos de vários 'tipos de vida' acabam sendo 'cansativos' e para os outros supreendem. Talvez esse menino também não teve uma vida muito simples.

      Mas o problema maior não é ele analisar isso para construir a ideia do River como um ser humano diferente,e sim para minimizá-lo.Pois ele talvez falava muito sobre o passado,ou era estranho em falar com as pessoas,mas isso que fez ele uma pessoa especial...

      ah,vendo ele na foto eu pensei que,se tivesse 14 anos na época, ia ter uma paixão platonica pelo River,ahahaha :D!

      Excluir
  2. Eu fiquei realmente muito sensibilizada do pai dele aparecer bêbado no set e o River tentando sorrir para as pessoas dizendo que estava tudo bem.E mesmo com todos os problemas ele considerava o pai dele um herói, né? "Meu pai é o cara mais legal, com a mais profunda filosofia"
    Só o River mesmo...Muito puro...

    ResponderExcluir
  3. Geralmente, os filhos de alcóolatras sentem muita vergonha disso, ao mesmo tempo em que se sentem culpados por se sentir assim. Então, querem protegê-los e se proteger do mundo também. River deve ter sofrido muito tentando conciliar a imagem desse "pai herói", admirável, com o pai de carne e osso, que tinha seus problemas como todo mundo.

    Aliás, John sempre foi muito admirado pelos seus filhos, e Joaquin (que já o chamou de gênio) até hoje rasga elogios a ele, e diz que ele é o exemplo do pai que ele gostaria de ser. Mas não podemos esquecer que John teve uma infância sofrida e isso marca muito a vida de um ser humano.

    River, como sempre, tentando cuidar dos seus. Lindo.

    ResponderExcluir
  4. É uma análise interessante negativa do River. Pena que foi após a morte dele, quando elas começaram a surgir, quando surgiram todas elas. Se fosse antes,até poderíamos analisar melhor, mas o que parece é que todos os sentimentos ruins de inveja ou qualquer coisa sobre ele puderam aflorar, tiveram essa permissão devido a forma como ele morreu.

    De qualquer forma é interessante saber que, em uma análise 'normal',ele deveria fantasiar sobre a vida. Mas ele era 'hippie' (ao menos acho que tinha a 'alma' hippie),e hippies são assim. Os adultos 'sensatos',como o Milton, nunca falariam dessa forma sobre ele. E em quem devemos dar mais credibilidade, a um menino que afirmava concorrer com ele ou a uma pessoa com experiência de vida?

    Acredito que esse cara deve ter mudado de opinião depois de todo esse tempo...

    ResponderExcluir
  5. Femme,é impressão minha ou o River tava meio cheinho nesse filme?
    Acho muito fofo criança cheinha assim, bochechudo!Mas só na infância mesmo, pra poder apertar esssas bochechas!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, sim. Ele estava mesmo mais gordinho...rs..

      Excluir
  6. Ele tem a opinião dele e eu tenho a minha:
    Já vi filmes dele, como O Senhor Das Armas e ele é um bom ator. O problema é que River Phoenix era ótimo.
    Ter rivais é saudável quando você sabe competir. Rivais são fonte de inspiração para você superar.
    O sucesso vem mais rápido para quem sempre esteve ocupado demais para esperar por ele.
    River Phoenix se preocupava demais com a família e amigos para perder tempo sendo um menino mimado que só quer saber de ganhar dos outros. Fazer o que, né?

    Ele era talentoso demais e estava sempre estudando os personagens. Ultrapassar um cara desses, somente com muita garra e força de vontade. Na minha opinião, que não vale muito, pois aqui somos todos fãs de River, Ethan, com seus 41 anos, ainda não chegou no nível de River Phoenix aos 23.
    Talvez seja coisa de fã mesmo. Isso é muito pessoal.

    ResponderExcluir
  7. Eu tive a impressão de que ele tentou ofender e menosprezar River em quase tudo que ele falou sobre ele. E depois falou algo de bom para mascarar sua real intenção, que era de acabar com a imagem de "menino perfeito" que River tinha. Como se assim ele tivesse mais chance de alcançar River.É pura inveja mesmo!

    Será que essa competição entre eles existia mesmo ou só existia na cabeça Ethan?

    ResponderExcluir
  8. Com 14 anos eu não dúvido de ter existindo mesmo uma compentição sobre garotas, hahaha. River Phoenix era homem igual a todo os outros(inclusive eu) e era competitivo quanto a isso, principalmente na adolescência, com certeza.
    O chato pro Ethan é que o River Phoenix disse que perdeu a virgindade com uma garota de 18 anos na mesma época em que foi filmado Stand By Me. Pelo visto até nesse tipo de competição ele deve ter perdido.

    A pior parte é ele falando do pai do R. Phoenix como um "mito". Ele não está mentindo...
    A maioria das crianças veem os pais como herois mesmo. Ele queria o que? Que ele dissesse: Meu pai gosta muito de cachaça, eu odeio os vexames que ele me dá e eu vou fuzila-lo pra melhorar minha imagem.
    Seria menos hipócrita ele dizer que também fazia essa imagem do próprio pai, apesar de não gostar de certas atitudes e que River era bem normal pra idade.
    Isso não suou como um comentário e sim como uma tentativa de desmenti-lo. De qualquer forma, para conhecer River Phoenix, precisamos as vezes lidar com uns tipos como esse. Cada um interpreta o que lê de um modo.

    ResponderExcluir
  9. Femme por si no te has enterado, han sacado unos nuevos vídeos de Dark Blood,ay que provoca ver más. Los he puesto en el blog

    http://riophoenix.blogspot.com/2012/06/para-desmayarse.html

    Saludos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rio!

      Achei maravilhosos os novos vídeos de Dark Blood. Muito feliz de ver que conseguiremos mesmo atingir a meta e desfrutar do último trabalho de Riover.

      Beijos.

      Excluir
  10. Gosto do Ethan. Acho ele um bom ator, mas sei muito pouco sobre a vida dele e seu caráter.
    Pela entrevista, me pareceu imaturo em vários sentidos e um deles é que quis "atacar" a memória de Riv por não estar no mesmo nível que ele.

    Se o pai de Riv tinha problemas com bebidas, isso não muda o fato de que ele é um super pai e fez tudo pelos filhos. Alcoolismo é uma doença e quem sofre dela precisa de ajuda e não de críticas. E toda família tem problemas, a de Riv não haveria de ser diferente. Em muitos pontos essa entrevista me incomodou =(

    E eu realmente gostaria de ver o Ethan falar nos dias de hoje, mais de 20 anos da morte de Riv e quase 20 anos que ele deu essa entrevista pra ver se mudou algo. Pra ver se ele evoluiu. E nesses 20 anos que se passaram, o Ethan não conquistou o mesmo que Riv em tão pouco tempo.

    É chato ler isso, gosto muito da atuação do Ethan, o filme " A Sociedade dos Poetas Mortos" está no rol dos meus favoritos. Assisti pela primeira vez na escola pra um trabalho, isso faz tempo. Não gostei do ele disse

    Obrigada Femme =)

    ResponderExcluir
  11. Última frase .. "Não gostei do que ele disse".

    ResponderExcluir
  12. Eu acho que o Ethan Hawke nunca percebee que provavelmente da mesma forma que ele tinha inveja do River Phoenix, de uma forma diferente o River Phoenix gostaria de ser o Ethan Hawke, mas ele, definitivamente não seria capaz de perceber isso, pois mesmo ele, Etan parecendo muitas vezes até ingenuamente arrogante, ele tem uma insegurança que está tentando sempre superar, como quando ele mesmo conta numa entrevista que numa audição de filme do Robert Redford, estava tão nervoso que não conseguia nem sequer falar. Mas ele tem talento e sensibilidade, inclusive, no ano de 1993, ano em que River Phoenix morreu, o Etan Hawke estava no filme que foi lançado em Janeiro desse ano: "Vivo", a história dos sobreviventes dos Andes, que é um ótimo filme e outros que ele fez. Por que será que o River Phoenix chorou quando o Etan Hawke foi embora no ônibus ?

    ResponderExcluir
  13. Não vejo mentiras nas palavras do Etan Hawke, não, não. Ele costuma bastante franco quando fala, mesmo para falar algo extremamente inteligente e sensível, mesmo para falar algo que nos decepciona, mas franqueza faz parte dele.

    ResponderExcluir