?

domingo, 17 de junho de 2012

Crítica a 'Dogfight' [Apostando no Amor]: Empire Magazine/1991

.


Por Jo Berry,

Enredo:

Em 1963, na noite antes de Eddie "Birdlace", 18 anos de idade, e seus amigos serem enviados para o Vietnã. Eles jogam um jogo sujo chamado "Dogfight": todos eles procuram uma mulher para uma festa, e quem encontrar a mais feia, ganha um prêmio.
 
Crítica:

Esta comédia romântica pós-Idaho une o, possivelmente, melhor jovem ator protagonista de Hollywood com Lili Taylor, vista pela última vez com bons resultados ao lado de Julia Roberts em Mystic Pizza, em 1988 .
 
Tendo só um lançamento chocantemente limitado nos EUA - duas salas ao todo - e seguindo direto para o vídeo no Reino Unido, Dogfight, se não é nenhum clássico moderno, certamente merece um público maior do que o punhado de fanáticos cantando seus elogios, até agora.

Phoenix é Edward Birdlace, o fuzileiro naval adolescente em sua última noite em San Francisco antes de embarcar para o Vietnã, instigado por seus companheiros militares para tomar parte na Dogfight (duelo de cães), um ritual local de véspera-de-guerra, que envolve pegar a menina de pior aparência da cidade - daí o nome bastante ofensivo - e desfilar com ela na frente da turma.

Taylor, em um dos vestidos mais horrendos do cinema, é a escolha de Phoenix, e fica, não surpreendentemente, menos do que excitada quando ela adivinha corretamente o que está ocorrendo.

O que eleva este conto leve acima do comum é um desempenho impressionante de Taylor, investindo sua  personagem com sensibilidade e inteligência, enquanto Phoenix, mais uma vez, exibe todos os sinais de um mestre potencial em seu trabalho.  

Savoca, de quem se ouviu falar pela última vez em True Love, exibe uma condução segura, especialmente em uma cena maravilhosa de crise no figurino que vai emocionar todos os espectadores do sexo feminino, tornando este 'duelo de cães' especial uma história interessante, e que é bem contada e bem interpretada.


Fonte: Empire Magazine, em outubro de 1991

22 comentários:

  1. O River está muito elegante com essa roupa...

    ResponderExcluir
  2. Alguém aí sabe se ele fumava e bebia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bebia-não TANTO,mas as vezes levava porre como qualquer outro- e fumava muito mesmo! Eu vi em uma matéria-não sei se foi aqui no blog ou foi em outro- que um amigo dele disse que sempre que eles iam comer-como você deve saber o River era vegano- ele olhava para o prato do amigo e dizia mais ou menos: "Quando é que você vai parar de comer isso?Você ainda vai se matar comendo isso" e na hora que ele terminava de dizer ele acendia um cigarro,aí o amigo olhava pra ele e o River dizia: "É, eu sei cara.Eu sei". Ou seja ele sabia que fumar contradizia totalmente o estilo de vida dele, e em um post aqui do blog ele dizia que queria parar...

      Excluir
    2. É verdade, tem essa matéria aqui no blog. River ele fumava bastante (e seus irmãos também). E sobre beber, ele diz naquela entrevista na Holanda que gostava da cerveja de lá, e na foto dele aqui, em Três Pontas, dá pra ver que tem um copo de cerveja na frente dele, na mesa.

      Excluir
  3. Nossa, li um posto em que River Phoenix dizia que no set de "A Costa do Mosquito" havia abundância de cocaína e alcool. Que ambiente mais esquisito para um garoto conviver e trabalhar. Pena isso ser bem normal até os dias de hoje(ironicamente falando).

    Nossa, fumar não combinava nada com ele. Em Conta Comigo, aquele cigarro na mão dele e dos garotos representava rebeldia, assim como aquela pistola que eles usaram durante o filme para se defender.

    Eu, nunca usei drogas, mas quanto ao cigarro(tabaco),quando eu tinha 13 ou 14 anos eu fumava escondido dos meus pais com meus amigos pra bancar o rebelde e adulto. Acho que é uma fase.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Renan, era um ambiente muito pesado, e o pior é que hoje se sabe que, nesta época, eram os próprios estúdios que pagavam as drogas que eram consumidas nas filmagens. E depois, na maior hipocrisia, o pessoal da indústria ficava "horrorizado" quando algum artista morria de overdose. Que gente horrorosa!

      Mas, nesta entrevista que você cita, o que mais me doeu foi quando River disse que seus pais nem imaginavam a quanta coisa ele tinnha sido exposto... :(

      Excluir
    2. Sem dúvida eles foram muito hipócritas "metendo a lenha" em River Phoenix depois de morto. Acho que interpretaram a morte dele como se tivesse sido a morte de um padre por espontanea vontade em um culto satânico. Algo bem absurdo assim.
      Um jovem de 23 anos não tem juízo algum na cabeça ainda e eles sabiam disso.

      Se a gente reparar bem nessas entrevistas do blog, geralmente algumas celebridades que o rodeavam deixam escapar que acenderam um baseado aqui, fizeram isso aqui e ali. Sou capaz de afirmar que os próprios reporteres que falaram mal dele também usavam drogas. Eu fico até feliz que a família Phoenix não tenha comprado briga com esse povo e sim deixado eles falando sozinho. São vampiros sedentos de informação verdadeira ou falsa.

      Excluir
  4. Muito legal ver como River Phoenix era reconhecido como o melhor ator de sua geração.

    Como disse a autora, ele era "um mestre em seu trabalho"!

    Adorei.

    ResponderExcluir
  5. Cara, tive um sonho essa noite com o River Phoenix, que doidera. O interessante é que não vi a cara dele direito no sonho.
    Sonhei que eu tinha aparecido numa época com uma porção de coisas e pessoas trajando roupas cafonas ao redor. Entrei em um estabelecimento, atravessei um salão e fui a um banheiro e vi uma pessoa vomitando e puxei pelo braço e disse: Essa porcaria, se voce ingerir, voce morre hoje.
    A pessoa me disse: -Ahn?
    E eu respondi: -199...(gaguejei, como se não pudesse falar) e por fim consegui falar com impulso: 1993, 31 de outubro. Seu burro,você morre hoje. Cocaína e heroína mais isso aí, Valum, valium, não sei como se chama. Você morre hoje de overdose. Vai pro hospital agora.
    Nisso apareceram uns caras no banheiro e eu não falei mais nada.
    Sei que aparececeu um homem vestido de branco com uma seringa e o levou pra uma sala e aplicou algo nessa pessoa e ela melhorou. Ficou por fim me encarando confuso, e eu vi parcialmente a cara dele me olhando.
    Depois do atendimento médico, apareci de volta onde eu estava antes de tudo(parece que na nossa época) com uma porção de coisas alteradas. Tinha um monte de objetos com aspecto antigo em um bar. O.o
    Como se eu tivesse atrapalhado o tempo ou algo assim.

    Eu não vi a cara dele até o final, quando me encarou confuso. Estranho demais o sonho.

    Esses sonhos malucos que a gente tem por causa de informação que a gente consegue durante o dia são muito esquisitos. Você acorda se achando muito estúpido. Sem contar que eu não falo inglês.
    Acho que aconteceu por que ontem li bastante coisa do blog.

    Já aconteceu algum sonho desse tipo com alguém?

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Isharayar,

      Eu também adoro! Especialmente a cena final, quando River diz tudo no olhar, sem precisar de uma palavra... inesquecível.

      E como esquecer a cena em que Rose canta ao piano para ele, esta canção linda e triste...

      "Just a little boy standing in the rain
      The gentle rain that falls for years
      And the grass is gone, the boy disappears
      And rain keeps falling like helpless tears..."

      Excluir
  7. River ta lindao ai! E Doghfight passa seguidinho nos canais melhores da TV (os que nao tem em tudo que é cidade...).

    Eu nao acho 'normal' fumar e beber,ate parece um ponto fraco do River,pq ele lutava contra muita coisa...eu, por exemplo, sou 'limpa',e tem muita gente assim,principalmente ligados a natureza,uma vida saudavel,etc (ex. Hare Krishna que eu acho demais nesse quesito,acho incriveis). Mas fazer o que,ninguem e perfeito :P

    quanto a cocaina,a cocaina e uma droga cara,muito usada por pessoas de dinheir e status,ex. politicos, empresarios. Praticamente todos usam. Bebida e cigarro nem se fala...

    ResponderExcluir
  8. Um monte de gente disse que não gostou do corte de cabelo do River em dogfight, mas eu simplesmente ADOREI!Ele ficou com uma cara de homem!Eu prefiro ele com um cabelo maior um pouco- quando estava em MOPI- mas eu também adorei curtinho!Como você prefere, Femme?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que River fica lindo de qiualquer jeito, ele tem uma luz que transforma tudo em beleza. Os grandes mestres da fotografia costumam dizer que uma iluminação é essencial para uma boa imagem: River já veio ao mundo com sua própria iluminação especial.

      Mas o cabelo que eu mais gosto nele é o longo, no estilo que ele usou em Te Amarei Té Te Matar (como Devo) e como o jovem Indy! Parecia um anjo que caiu na Terra por acaso... :))

      Excluir
    2. Ah sim!O cabelo do River era muito bonito, bem cuidado...E quando estava grande dava pra perceber mais ainda!

      Excluir
  9. Respostas
    1. Renato, você pode encontrá-lo no Youtube, mas ele não está legendado.

      Excluir
  10. Eu adoro esse filme. Riv está impecável e lindo.
    É muito lindo vê-lo tentando se retratar com ela, depois que ela descobre a aposta.

    Obrigada Femme =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele consegue transmitir sinceridade e cativá-la ainda mais. E adoro aquele final...sem palavras.

      Beijos.

      Excluir
    2. Adorei ouvir dele. Ele nasceu em uma comFho idade dos Meninos de Deus, na época de criança seu pai levava-o juntamente com seus irmãos para cantarem nas esquinas e passavam o chapéu pra ganharem algumas doações, nessa época moravam na Venezuela e foram pros E.U A no porão de um navio, eram muitos loucos seu pai os levavam pra fazerem comercial de produtos e ele se saiu muito bem, de pois apareceu o Joaquim seu irmão, todos os irmãos tem nome da natureza como folha, brisa, chuva, conhecem o Billy Blanco pai da Lua Blanco eram também da comunidade dos Meninos de Deus!!!!!

      Excluir
    3. Oi, Clea

      Aqui temos várias matérias sobre a vida de River, algumas bem antigas e raras, que trazem muitos detalhes sobre a aventura que foi a vida dessa família tão especial...se vc tiver tempo e interesse poderá saber bem muito sobre isso!

      Beijos!

      Excluir