?

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

River Phoenix no Brasil em 1992

.


Programa em Três Pontas

A última cruzada do gatíssimo River Phoenix, 21 anos, o Indiana Jones jovem que está em cartaz atualmente no filme Garotos de Programa, foi, quem diria, em Três Pontas, MG.

O ídolo número 1 de adolescentes descoladas dos dois hemisférios passou um mês inteirinho incógnito no Brasil, acompanhado da mamãe Heart, da irmã Rainbow e da namorada, Susan, ciceroneado por Milton Nascimento, um fã para lá de incondicional. O tour do ecológico loirinho, que participou da faixa Curi Curi do disco Txai, de Milton, começou pela terra natal do compositor e terminou em Búzios, no mais absoluto sigilo.

"Ele é radicalmente hippie", diz o músico Guga Stroeter, da banda Heartbreakers, que esteve com o ator em Minas.

De volta à sua fazenda orgânica na Flórida, River levou na bagagem uma antologia de MPB, contendo desde o samba Pelo Telefone, de Donga, até a bossa nova de Tom Jobim.


Fonte: Revista Veja, em junho de 1992


23 comentários:

  1. AMEI,FEMME,
    só vc mesmo pra encontrar essa reportagem,vi a foto ,mas ñ tinha reportagem.Que demais,ele esteve tão perto de mim,Três pontas ñ fica tão longe daqui,e eu nem sabia,convenhamos,eu só tinha 5 anos.Mas tudo bem,um dia ainda vou lá ver por onde ele passou.Vc é mesmo demais,já sou sua fã também.
    Ah,me ensina como colocar comentários com meu nome,ñ estou sabendo,sou a MI!
    BJOS MIL!!!

    ResponderExcluir
  2. "ciceroneado"... que saudade dos anos 90.

    pra mim é muito estranho ver river como um idolo teen por quem meninas enlouqueciam gritanto, como o justin bieber hoje. Como eu nao vivi essa epoca, pra mim ele é mais como alguém importante e com valores, que nem muitos escritores,etc. Mais desse jeito sério mesmo...

    ResponderExcluir
  3. "Anônima", na verdade só tive que vasculhar nas minhas revistas velhas (meu tesouro!) pra digitar e postar aqui. Que bom que gostou. :)

    E que tal você procurar o Milton pra ele te contar sobre a visita de River?! Brincadeirinha..rs..

    E para postar com nome basta você clicar em "Comentar como" aí embaixo, e escolher "Nome/URL". Daí, digita seu nome e pronto. ;)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Maria,

    Na verdade, River era tudo isso junto mesmo. Veja que a matéria ressalta, "ídolo das adolescentes descoladas!"..rs..

    Sabe, River era algo raro em qualquer época: uma espécie de unanimidade. Ele era ídolo de intelectuais a adolescentes, de atores a jornalistas, de ativistas a crianças. Ele era a representação de tudo o que se sonha ter, o irmão, o filho, o namorado, o profissional, o amigo... perfeito. Simples assim.

    Pode parecer exagero meu, mas não é: eu nunca li uma crítica que não fosse positiva a River antes dele morrer por overdose. Isso existe?!

    ResponderExcluir
  5. E hoje é o aniversário de Joaquin...

    ResponderExcluir
  6. Olá Femme,ontem entrei na comunidade do Joaquin e descobri umas coisas,meu Deus!
    Diz que a mãe dele está casada com um cara da idade do Joaquin,e que o pai já tá cheio de outros filhos.Muita coisa que ñ imaginava, será que é verdade? E sobre essa ex dele,que agora é sue bell,ela é meio doidinha,os videos dela são muito confusos,parece sem pé nem cabeça,ela só quer aparecer,no twitter então.O que o Rio viu naquela criatura estranha?
    Até breve,abraços!!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Michele!

    Olha, eu confesso que torço pelos pais dele, pois ao contrário da maioria dos fãs, não os acho os "vilões" da história. Eu acredito que River viveu as suas escolhas, que não fez isso obrigado.

    Aliás, tem até uma entrevista aqui em que River conta que o pai queria que ele largasse o cinema, mas que ele discordava disso. E quando ele não quis fazer comercial, eles aceitaram numa boa, mesmo sendo muito pobres, na época.

    Acho que eles amaram muito River, e que River amava ser parte daquela família.

    Além disso, eu acho que a vida foi muito, muito cruel com John. Poxa, passar por tudo o que ele passou na infância e depois perder um filho é inimaginável para mim. Então, se ele se encheu de filhos, espero que isso dê alguma felicidade a ele. :)

    E a maluquinha da Susan, bom, ela já era assim na época em que vivia com River!..rs.. Mas foi a relação mais longa de River, né? Só não gostei quando o diretor Bognadovich disse que ela tinha traído River e ele tinha ficado arrasado com isso... imagina uma mulher trair o Riv?! Chocante.

    Bom, mas na verdade, minha filosofia de vida é não julgar a vida dos outros, sei lá, acho muito arrogante tentar dizer como cada um deve viver sua vida..rs..

    ResponderExcluir
  8. Femme, n sei se voce conhece (mas acho que sim,em geral eu sou atrasada pra isso)... tava fuxicando no google books e vi que tem revistas (umas vegetarianas e outras)e, invlusive, bios (livros!) do River...!

    talvez seja interessante se um dia quiser outras reportagens dele =)

    abraços!

    ResponderExcluir
  9. Maria, eu conheço o google books, mas nunca vi nenhuma biografia ou reportagem do River que pudesse ser lida por lá. Vou dar uma pesquisada quando puder. ;)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Femme, querida. Tenho um google alert programado para o River, e é sempre uma alegria cair por aqui.

    Fiquei rindo com o "loirinho" e "radicalmente hippie", e fiquei feliz por pensar que existia alguém em hollywood assim.

    E sobre o pai do Riv, não sei nada. Tem algum post seu sobre a infância dele?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi, soshopaholic!

    Bom que você gosta do blog. Espero que você ainda caia muito por aqui!..rs..

    Sobre a vida de John, tem uma entrevista em que River conta como sua infância foi sofrida. O link é: http://tinyurl.com/3prbmof

    E também tem no blog a única entrevista que John deu sobre a morte de River, incrivelmente triste e sincera. O link é: http://tinyurl.com/3cop32q

    Alguns dizem que River pretendia fazer um filme sobre a vida dele, com Joaquin no papel de John. Ele teria, inclusive, já feito algumas filmagens, quando morreu. Mas ainda não consegui confirmar se isso é verdade.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Femme o River veio a Brasil em junho de 1992 msm? Se foi, foi na época que eu nasci! rs Po, mais uma boa matéria Femme. Concordo qnd vc diz ai em cima que não culpa os pais do River. Eu também acho que o River foi vítima das próprias escolhas, desde a carreira até as drogas. Acho que no dia que ele falasse ''parei'', os pais dariam o maior apoio também, como já disse o John em uma matéria que eu li.
    Parabéns novamente Femme!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Luiz, ele veio participar da ECO 92 (Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento), uma conferência de extrema importância que deu grande visibilidade as questões do meio ambiente. E ela ocorreu exatamente no mês de junho de 92.

      Milton Nascimento disse que convidou River e ele não só veio como trouxe a família toda!...rs... River era muito ligado mesmo à família.

      Excluir
  13. Eu me amarrei nessa matéria. Achei muito fofo tudo que falaram do Riv, tudo tão informal mas sincero...adorei ... haha

    Sobre os pais dele .. acho que foram grandes pais e que soube criar o Riv e os irmãos muito bem, uma coisa é muito certa, nessa família o amor transbordava.

    ResponderExcluir
  14. Esqueci de dizer que essa foto tá show.

    Obrigada Femme =)

    ResponderExcluir
  15. Femme, meu coração simplesmente disparou qdo vi essa foto, lembro como hj qdo a vi na Veja com a notícia de que River tinha estado aqui. Guardei essa Veja de recordação tb. Emocionada aqui! Puxa vida! Obgda por compartilhá-la conosco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bebel, eu tenho muita coisa sobre o River impressa em papel, ainda...rs..coisas que nem tem na internet. (já que não existia nesta época). Sempre me emociona reler tudo...

      Excluir
  16. E para confirmar mais uma vez minhas "coincidências" relacionadas ao River, cá estou eu comentando essa reportagem - em junho - que diz justamente que ele esteve no Brasil no mês de junho de 1992.Cada vez menos acredito em coincidências.

    ResponderExcluir
  17. Lembro que na época q veio a internet (1997 - qdo meu pai comprou um computador) uma das 1as coisas que fui pesquisar foi a música "Pelo telefone", de Donga. Queria saber que danada de música era essa que River tinha levado..rs

    ResponderExcluir
  18. Eu quase tive um treco quando fiquei sabendo que meu professor participou da Eco 92, a unica coisa que pensei foi '' SERÁ QUE ELE CONHECEU O RIVER?????'' kkk

    Que bom ver comentários recentes, morro de medo desse blog ser esquecido. A maior parte das postagens são de 2010/2011.

    Femme, linda, não esquece da gente aqui não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Moonlight,

      Esse seu professor foi um sortudo! Não só pelo River, mas pela importância da ECO 92, que deu início a uma grande evolução nas ações em defesa do meio ambiente!

      Sobre o blog, é sempre um prazewr ver como ele nunca deixa de receber novos visitantes.

      Sobre as postagens no blog, fiz 61 em 2011, 73 em 2012, 52 em 2013, 30 em 2012, e daí diminuiu muito mesmo pq realmente temos bem menos material pra postar...

      Mesmo assim ainda tenho material pra postar aqui, sabe? Mas, infelizmente, tive que formatar meu PC e terei que pesquisar tudoooo de novo...rs...veremos!

      Beijos!

      Excluir
  19. Oi tenho uma dúvida,há duas fotos do river que supostamente estava no Brasil, algumas ele tem o cabelo um pouco maior, dá época que estava My Own Private Idaho em cartaz,e está com o Milton, e na outra ele está ao lado da mãe com o corte de cabelo do filme Dogfight....Ele veio aqui no Brasil duas vezes?

    ResponderExcluir
  20. Passando por aqui sempre pra dizer o quanto sou grata a vc, Femme, por esse espaço lindo. Valioso!

    ResponderExcluir