?

domingo, 10 de outubro de 2010

"River Phoenix - Crescendo Velozmente": Playgirl/1988

.


Uma brilhante nova estrela surge nesta geração

Por Iain Blair


O Hollywood Bel Age é exatamente o tipo de lugar em que você pode esperar encontrar uma estrela de cinema, mesmo que a estrela em questão seja um precoce talento de 18 anos, ao invés de uma lenda de 78 anos de idade. Sua suites opulentas, adornadas com obras de arte originais, caras e invisivelmente servidas por uma atenciosa equipe que se adianta aos convidados, cheira a luxo mimado.

Então, é um grande alívio quando River Phoenix, aparência de menino e claramente sem nenhum glamour em uma camiseta preta e jeans, salta na sala e no sofá. Mais leve e mais bonito do que ele aparenta na tela, Phoenix, que recentemente apareceu ao lado de Sidney Poitier no drama de espionagem Espiões Sem Rosto, parece fora de lugar, mas não desconfortável, em seu alojamento temporário de alta classe.

"Este é o lado do showbiz com o qual eu ainda estou tentando chegar a um acordo", confessa, com o olhar de um garoto que foi solto em uma loja de doces, mas que também percebe instintivamente que muito de uma coisa boa pode ser ruim para ele.

"Tudo deste tipo de coisa, todo o serviço de quarto é bom, mas eu não sou muito bom em jogar este jogo", ele aponta simplesmente. "Eu realmente não sei como comer em um desses restaurantes de luxo, e eu tenho os piores modos à mesa."

Honesta e refrescantemente intocado por todas as armadilhas do estrelato, apesar de sua carreira meteórica, o adolescente mais quente de Hollywood pode estar um pouco constrangido por sua entrada repentina no estilo de vida dos ricos e famosos - perfeitamente compreensível, quando se aprende com uma infância passada percorrendo as ruas mais pobres América do Sul com seus pais missionários.

Mas se o glamour do showbiz é menos atraente para Phoenix do que uma noite com os amigos na lanchonete local, o trabalho sério de fazer filmes é outra questão.

Mencione os filmes que o catapultaram para o estrelato internacional, Stand By Me e A Costa do Mosquito, ou Espiões Sem Rosto, Uma Noite na Vida de Jimmy Reardon e O Peso de Um Passado (as três produções em que ele vai ser visto neste ano), e este garoto de 18 anos de idade é intenso, focado, e surpreendentemente franco sobre suas próprias habilidades.


PLAYGIRL: Tem havido muita pressão para fazer jus aos elogios que você recebeu por Stand By Me?

PHOENIX: Sim, é difícil, especialmente porque Stand By Me pegou todos de surpresa. Fiquei chocado com a forma como quão bem ele se saiu. Eu senti que era uma obra de qualidade, mas nunca imaginei que iria encontrar um público tão grande. E quando isso acontece, você começa a se preocupar sobre como escolher os papéis que virão.

PLAYGIRL: Você ficou desapontado com a recepção dada ao filme A Costa do Mosquito?

PHOENIX: Muito. Adorei o livro e pensei que o filme foi muito fiel a ele. Harrison Ford fez um ótimo trabalho, mas a maioria das pessoas esperava outro herói tipo Indiana Jones. Eles não querem ver um anti-herói. Foi decepcionante porque todo mundo trabalhou tão duro para filmar, e eu me senti melhor sobre o meu trabalho do me senti sobre o meu desempenho em Stand By Me.

PLAYGIRL: Há histórias de drogas pesadas e álcool no set.

PHOENIX: Como você sabe disso? Acho que é do conhecimento comum, foi mencionado na revista Première. Foi como viver na capital de drogas do hemisfério Norte. Eu sei que as drogas foram desenfreadas em toda a cidade, mas na medida em que o set estava preocupado, eu não sei quem estava metido nisso. Eu não acho que isso afetou os elementos criativos, mas a equipe ... se houve qualquer coisa, isso provavelmente ajudou a mover todas as luzes (risos). Não é nada de novo neste negócio. Há um monte de tentação, e você aprende com a experiência, "Ei, eu não quero meter nesta merda."

PLAYGIRL: Sua infância na vida real parece ter uma semelhança notável com a retratada em A Costa do Mosquito.

PHOENIX: Sim. Nasci no Oregon, mas meus pais, que eram missionários, mudaram-se para a América do Sul, e eu cresci lá até que eu tinha sete anos. Na verdade, vivemos em vários lugares, em parte na Venezuela, e em parte da América Central e no México. Nós continuávamos em movimento!

PLAYGIRL: Foi uma infância feliz?

PHOENIX: Feliz? Bem, foi muito interessante, com um tipo de existência do dia-a-dia e na realidade isso não mudou muito. Toco guitarra desde que eu tinha cinco anos, e eu estava muito envolvido com isso junto com a minha irmã. Quando éramos mais jovens, costumávamos cantar canções religiosas nas ruas, onde quer que estivéssemos na época.

PLAYGIRL: Aquele foi o seu início no mundo do espetáculo?

PHOENIX: Sim! Foi realmente uma novidade cantar nas ruas, mas também tivemos um ato em grupo, com o meu irmão Leaf e minhas irmãs Rainbown e Summer Joy. Entramos em concursos de talentos e eles eram muito populares na América Latina.

PLAYGIRL: Todos os nomes de sua família são simbólicos?

PHOENIX: Acho que sim. Meus pais me deram o nome do Rio da Vida em Siddhartha de Herman Hesse, e nosso sobrenome foi adotado quando saímos da América Latina e voltamos para os Estados Unidos quando eu tinha uns nove anos.

PLAYGIRL: O que aconteceu?

PHOENIX: Eles faziam parte de uma organização chamada "Meninos de Deus", e eles também eram como filhos dos anos 60. Meu pai era um carpinteiro, e então ele decidiu seguir e se tornar um missionário, e nos levou todos para o Sul. Mas então ele se desiludiu com o líder da organização, e todos voltamos para Los Angeles, na verdade.

PLAYGIRL: Deve ter sido um choque de cultura.

PHOENIX: Nem brinca! Quando chegamos, éramos muito ingênuos e protegidos em muitos aspectos, e de repente estávamos expostos a toda essa informação. Era como uma tempestade de idéias. Quero dizer, tínhamos uma TV pela primeira vez. E, naturalmente, os meus pais estavam preocupados de que fossemos todos corrompidos.

PLAYGIRL: Eles ainda são missionários?

PHOENIX: Não, mas eles ainda têm um forte código de ética ao qual eles são muito fiéis, e é aquele de que todos nós compartilhamos. Eles são muito espirituais, mas não é a religião organizada como era antes. Meu pai ainda lê muito a Bíblia e a aplica à vida cotidiana. Ele é um homem muito prático, lógico, e então há esse outro lado dele que é completamente diferente. Ele é um personagem interessante.

PLAYGIRL: Você foi criado num ambiente muito religioso?

PHOENIX: Ah, sim. Eu conhecia a Bíblia muito bem. Decorei capítulos inteiros em espanhol, quando eu tinha cinco ou seis anos.

PLAYGIRL: Você ainda é muito religioso?

PHOENIX: Não da mesma maneira. Eu acho que a Bíblia é um livro de história incrível, mas sinto que a religião organizada é uma balela. Tem causado mais guerras e derramamento de sangue do que qualquer outra coisa. Mas eu me sinto seguro de ser capaz de extrair algo disso. Eu acho que haverá uma fase da minha vida onde eu vou me aprofundar mais, e tentar me mudar para dentro da floresta, como o cara em A Costa do Mosquito, para me encontrar e todas aquelas coisas (risos). Mas agora, eu tenho dezoito anos, e eu não quero gastar muito tempo pensando sobre isso. Eu já vivo com um código de ética, assim eu sou uma pessoa de bem. Eu não estou confuso.

PLAYGIRL: Seus pais se preocupam com os efeitos do estrelato em você e seu irmão e suas irmãs que também estão no negócio?

PHOENIX: Eles nos gerenciam, graças a Deus, por isso ainda estamos todos muito próximos. Mas meu pai está preocupado de que possamos ser arruinados por esse negócio. Tem um monte de armadilhas e tentações, e ele não quer que nos tornemos materialistas e acabemos perdendo todos os valores que fomos educados para acreditar. Então, sim, ele está satisfeito que estamos fazendo bem, mas de certa forma, ele chegou quase a um ponto em sua vida onde ele poderia simplesmente partir de novo como ele fez nos anos 60, e se mudar para uma fazenda e ficar perto da Terra.

PLAYGIRL: Será que isso é atrativo para você?

PHOENIX: Sim, para uma parte de mim. Mas o que eu fui explicando para ele é que há também esta outra parte de mim que está a fim de me realizar e me exigir, e descobrir exatamente o que eu sou realmente capaz de fazer.

PLAYGIRL: Isso tem causado tensão?

PHOENIX: Não tensão. Seria tensão se ambos escondêssemos isso. Mas nós temos um relacionamento muito aberto, honesto, discutimos tudo até chegarmos a um entendimento. Basicamente, independente do que acontecer com a minha carreira, eu sei que sempre terei uma cama em casa e um lugar para onde possa voltar.

PLAYGIRL: Você é próximo de seus irmão e irmãs?

PHOENIX: Somos uma família muito unida e todos se apoiam. Não há rivalidade, porque somos todos tão diferentes, seja em idade ou temperamento.

PLAYGIRL: Você sai com outros jovens atores?

PHOENIX: Não muito. Estou no meu círculo familiar a maior parte do tempo.

PLAYGIRL: O que você gosta de fazer quando você não está trabalhando?

PHOENIX: Eu sou um verdadeiro amante da música. Eu comprei essa guitarra, e eu toco muito e gosto de escrever canções, elas são o tipo de "rock progressivo etéreo-folk", eu acho... (gargalhadas). Então eu tenho esse outro lado que é muito hiperativo e atlético, embora eu realmente não pratique esportes organizados. É mais como saltar no trampolim e ficar brincando com meus irmãos e irmãs. Isso tem sido muito divertido, para conhecer as minhas crianças - eu os chamo de minhas crianças.

PLAYGIRL: Você se sente como o irmão mais velho na família?

PHOENIX: Sim, mas às vezes eu sinto como se fosse o menino mais novo também, porque todos eles são muito maduros. Eu posso falar com Summer, que tem dez anos, do jeito que eu estou falando agora.

PLAYGIRL: Você tem namorada?

PHOENIX: (Risos) Eu sempre odiei esse termo, mas sim, eu tenho alguém de quem eu sou muito próximo, mas nós não temos planos para casar ou algo assim. Mas nós somos almas gêmeas.

PLAYGIRL: Você já sentiu que devido à sua infância incomum você não sente a necessidade adolescente normal se rebelar contra seus pais?

PHOENIX: Com certeza. Eles são muito mais rebeldes do que eu sou! É mais como se eu estivesse me rebelando contra a corrente dominante de "sim, vamos!" Para mim, isso é uma realidade superficial, e não consigo encontrar a felicidade nisso.

PLAYGIRL: Você fez três filmes este ano. O que mais está em andamento?

PHOENIX: Nada. Eu não planejo meus anos de carreira pela frente. Tudo é muito espontâneo, gosto do jeito que eu cresci. É assim que eu me sinto confortável, e como eu gosto de viver.


Fonte: Playgirl Magazine, em agosto de 1988

13 comentários:

  1. Só não imagino como River poderia ser ainda MAIS bonito do que isso, ao vivo, putz!...rs...

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a iniciativa de construir este blog com tantos materiais do River traduzidos! Desejo que continue por muito tempo!
    Eu já virei leitora fiel, com certeza.
    Parabéns pelo trabalho.
    Marcela.

    ResponderExcluir
  3. Valeu, Marcela!

    Como ninguém nunca comenta, fico sem saber se os fãs se importam mesmo de ler isso tudo e se vale a pena gastar tanto tempo traduzindo este material...rs...

    ResponderExcluir
  4. olá! gostaria de parabeniza-lo, por este trabalho seu. faço minha as palavras da marcela". desejo que continue, pois gostaria de ler muitas outras entrevistas. ou comentarios relacionados a river.
    sei que não deve ser facil a voçê manter toda essa organização neste blog.
    parabéns! pelo trabalho! leitor fiel tbm!rs.

    ResponderExcluir
  5. Que bom saber disso, freitas! ..rs... Olha, eu tenho muitoooooo material mesmo do River, incluindo todas as entrevistas dele.

    Só uma correçãozinha: eu sou mulher!...kkkk...Apesar de usar esta foto de Michael Jackson no perfil, já que também sou moderadora de um fórum dele...rs...

    E espero que todos se sintam à vontade para comentar as matérias, as entrevistas, os artigos, tá?

    ResponderExcluir
  6. Pode ter certeza de que seu trabalho está sendo muito válido.
    Eu tenho aproveitado muito pra ler todos os seus posts do blog e vou seguir lendo sempre que algo novo surgir por aqui.
    Siga em frente na sua iniciativa, com certeza muitos fãs vão ser beneficiados por essa oportunidade de encontrar tantas coisas traduzidas (muito raro!).
    Entro todos os dias pra ver se já tem algo novo! Beijocas e boa sorte no blog!

    ResponderExcluir
  7. Vou tentar sempre manter atualizado pelo menos uma vez por semana, Marcela. É que as reportagens são imensas!...rs... mas fico feliz porque assim a gente pode conhecer quem foi realmente River Phoeniz e até tentar entender porque sua vida terminou tão cedo...

    ResponderExcluir
  8. Copiando outros comentários rsrsr bela iniciativa do blog em manter viva a imagem do maravilhoso ser humano que foi River. O mundo precisa demais pessoas como ele.

    ResponderExcluir
  9. Obrigada, anônimo!...rs..Fico feliz de saber que muita gente ainda ama e admira o River. Ele merece todas as honras!

    ResponderExcluir
  10. Femme parabéns pelo blog!Obrigada por postar matérias tão incríveis com o iluminado River!Acesso teu blog pelo menos2X por semana e sempre me surpreendo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônima

      Obrigada pelas palavras gentis e pelo incentivo. Este blog não faria sentido sem vocês que vêm aqui, descobrem mais sobre River e se encantam com isso!

      Beijos.

      Excluir
  11. Também fiquei me perguntando, como ele poderia ser mais bonito pessoalmente ... haha

    Finalizando 2010...me sinto mais perto do River. Confesso que uma parte de mim fica extasiante, muito feliz, mas a outra parte me deixa sempre emotiva e sensibilizada pra não dizer triste.

    Obrigada pelo blog e vida longa a ele e a você =)

    Vou começar 2011 ♥

    ResponderExcluir
  12. Engano meu...voltando, eu vi que esta é a última postagem da página, ainda tem 2010 e eu já comecei 2011 ... vou voltar pra 2010 =)

    ResponderExcluir