?

domingo, 28 de julho de 2013

Atores falam de sua admiração por River Phoenix




Shiloh Fernandez, ator de "Red Riding Hood" e "Evil Dead":

"O meu filme preferido de todos os tempos é, provavelmente, The Thing Called Love. É um filme estereotipado, mas tem River Phoenix, que é como um deus para mim. Eu posso assisti-lo uma vez por semana." (Next Movie, em dezembro de 2011)

"Eu amo as cenas entre River Phoenix e Samantha Mathis em The Thing Called Love", ele compartilha. "A cena que eu adoro é quando ele interpreta no show que ela se apresenta com Dermot Mulroney e ele parece estar ignorando-a, mas ela está dançando com Dermot, e ele corre atrás dela, ele está o tempo todo interpretando um personagem em cima de seu personagem, porque ele está interpretando uma pessoa que não se importa, alguém que não tem nem uma preocupação no mundo e não se importa muito com ninguém. E ele revela que, 'não, eu te amo - eu só não sei como dizer isso!'
.
"Há tantas camadas, com todas as suas performances, mas aqui, literalmente, cada linha que ele diz, elas estão sendo descascadas e descascadas. Isso foi simplesmente fantástico. E também tem algo a ver com o fato dele vê-la com outro cara. Ele é incrível." (Movieline, em fevereiro de 2012)


 Kirsten Dunst, atriz de "Entrevista com o Vmpiro" e "Homem-Aranha":

Eu digo a Dunst que ela me faz lembrar de River Phoenix, o mágico menino perdido para quem "Interview" foi dedicada. Cliques de referência. Imediatamente, Dunst transborda

"Ele era tãããão incrível - O Peso de Um Passado é um dos meus filmes favoritos. A mãe de Jake o escreveu - Naomi Foner, ela é uma escritora genial. Seu pai está na indústria também, ele é um diretor. River estaria em  Entrevista com o Vampiro! Ele iria interpretar o papel de Christian Slater.  

"Ele era tão bonito, tão talentoso. Tipo, eu assisto O Peso de Um Passado e ele está simplesmente vivendo a vida no filme para você. Você entende? Ele está apenas vivendo a vida e estando lá e todo mundo tenta TÃO duramente, mas não é como as pessoas são. Raras são as pessoas que conseguem captar um ser humano." (Vogue, em julho de 2004)

 


Jake Gyllenhaal,  ator de "O Dia depois de Amanhã":

Jake explica que começou a atuar vendo sua irmã e aprendendo a "fluência da linguagem cinematográfica" de alguns dos grandes nomes. 

"Maggie sempre estava atuando, e de muitas maneiras. Então, eu comecei a assistir Martha Plimpton e River Phoenix com Sidney Lumet, ensaiando para  O Peso de Um Passado", diz Jake, cuja mãe escreveu o roteiro vencedor do Globo de Ouro. "Eu tinha 07 anos, e não tinha idéia de quem eram essas pessoas. Mas eu sabia que estava testemunhando algo mágico." (Details, em setembro de 2012)


Stephen Dorff,  ator de "O Poder de Um Jovem" e "Inimigos Públicos":

"Eu sempre fui comparado com River Phoenix. Vulnerabilidade semelhante. É por isso que sua morte realmente me afetou. Ele é o único que eu cresci respeitando, aquele cara que eu admirava. Eu tinha 12 anos quando  Stand By Me foi lançado, ele tinha 15 anos. E nós estávamos prestes a interpretar irmãos em um filme com Susan Sarandon."

"Sua morte é simplesmente uma pena", Dorff continua. "Isso só vai mostrar que as pessoas não são realmente tão inteligente quanto ... bem, é uma pena que ele não foi inteligente nessa área. Quando você chega a esse ponto, as pessoas realmente não podem mais falar com você. Eu nunca fui capaz de ouvir nada e, como o resto de nós, ele deve ter visto que há uma grande quantidade de energia sombria nesta cidade, um monte de pessoas que desejam que você caia, pessoas sem cérebro, fachadas vazias, que tomam as decisões, mas não sabem merda nenhuma." (Movieline, em março de 1994)


Jim Sturgess,  ator de "Across The Universe" e "One Day":
 
"Definitivamente, River Phoenix é alguém de quem eu pensava: 'Esse cara é muito legal.' Eu queria ser como ele quando eu era criança."

"Eu adoraria ver que tipo de escolhas ele estaria fazendo agora se ele ainda estivesse por perto, alguns dos personagens que ele teria interpretado. Quer dizer, para mim ele era como uma estrela do rock, sabe, ele tinha tudo: ele tinha a aparência, ele tinha um grande nome, ele tinha uma atitude, uma energia, um entusiasmo sobre ele."

"Ele era, instintivamente, como um, ele era um rebelde, sabe? Ele era uma espécie de Bob Dylan para mim, às vezes, e ele tinha muito a dizer. E eu nunca vi muitas entrevistas dadas por ele, mas as que eu vi eram muito elétricas, bonitas ... ele estava ligado, com certeza." (www.jim-sturgess.com)
 
 

10 comentários:

  1. Belíssimos e merecidos comentários ,queria ter convivido com ele ao menos um dia de sua vida!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lady Mike,

      Ler suas entrevistas e ouvir estes depoimentos é meio como compartilhar da vida dele, né? ;)

      E eu AMO ler depoimentos que revelam esse reconhecimento que River merece!

      Beijo.

      Excluir
  2. Ah Jim, eu também adoraria ver as escolhas que ele faria hoje. Penso nisso, muitas vezes.
    Depoimentos incríveis. Alguns recentes, e isso aqueceu meu coração. Só prova mais ainda esse sentimento e influência que o River deixou... e isso continua. Ele toca as pessoas de formas diferentes e eu acho isso fantástico!

    Femme, tenho uma pergunta. Eu tinha lido alguns comentários em uma matéria que você postou do River aqui no Brasil. Eu estava em MG na semana passada e a cada paisagem, contato com a natureza, pensava nele. Até porque, a cidade em que eu estava não era assim tão longe de Três Pontas e fiquei pensando se ele teria passado pelas mesmas estradas (viajei em pensamentos... rs). Pensei também no fato de que o Milton Nascimento fará um show na cidade em que eu estava em Agosto. Se eu estivesse lá ainda e tivesse a oportunidade de conhecê-lo, ia tomar coragem para fazê-lo voltar em lembranças nos encontros com River. Mas enfim... Vi os comentários de uma moça dizendo que era sobrinha do dono de uma fazenda em que ele passou. Ela chegou a entrar em contato novamente? Achei a história muito interessante. Você vê, a sobrinha dele, muito bacana mesmo!

    E ah... Viu o vídeo fofo da Martha?

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice

      O interessante é que a influência de River não é aquela coisa estereotipada, sem substância. Quem o admira, realmente aprende com seu trabalho, com suas falas, com seu posicionamento ético. Isso é muito legal porque, no fim das contas, ele não se tornou uma mera imagem reproduzida até perder o sentido, mas se eternizou pelo que ainda continua a instigar em nós. Uma pequena curiosidade: eu já li que alguns atores preferem nem se dizer mais fãs de River porque isso se tornou o óbvio: afinal, qual ator não o admira?

      Infelizmente, a sobrinha do Waguinho nunca mais apareceu, mas ainda espero que ela venha trazer as fotos das fotos de River lá!..rs.. Ah, eu assisti um show recente do Milton, lindo, mas não tive coragem de falar com ele... se você tiver, conte aqui! ;)

      E eu vi o vídeo da Martha, que coisa mais linda! Quando ela fala dele, é como se ele tivesse ficado marcado na sua pele. E ali ela encerra. De matar, simplesmente. Obrigada por ter falado sobre ele.

      Beijos.

      Excluir
    2. Tb vi o vídeo da Martha , por indicação da Alice. Emociona mesmo qdo ela franze a testa e faz o comentário. Fofa. Tão discreta que só diz: ex-namorado..sem mencionar o nome.
      Quanto a Milton, gente, como ainda quero que ele conceda algo a Femme. Ele deve ter tanto a contar...puxa vida.

      Excluir
  3. Incrível como as pessoas só tinham coisas lindas pra falar dele! River era capaz de tocar o coração de qualquer um com sua pureza e honestidade e transparência! Era uma alma boa! Tenho certeza que River não tinha maldade em nada! Todos sentem sua falta Riv! Meu amor lindo saudade infinita! S2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônimo

      O mais incrível é pensar que ele enfrentou fome, frio e outras grandes dificuldades na infância, mas ele nunca perdeu a fé na vida e nos homens. Ele parecia realmente acreditar que todos poderiam ser "redimidos", e se tornarem boas pessoas. Daí essa disposição para ajudar qualquer um, para ser generoso e espalhar suas convicções. Para mim, um dos motivos para admirá-lo muito.

      Beijos.

      Excluir
    2. e veja,eu desde os 11 anos perdi a fé na vida e desde os 14 nas pessoas haha

      às vezes eu leio e vejo as fotos e me dá uma pena do river; não em um sentido negativa, mas em um sentido gracioso. tenho vontade de voltar no tempo, olhar pra ele e falar "river,seu menino bobo, deixa de acreditar tanto assim" ehhehe

      Excluir
    3. Ah, Maria, quantas vezes eu desejei esta máquina do tempo...rs... mas acho que era essa capacidade de manter a fé na humanidade que me fascinava no River. Não acho que ele era 'ingênuo' como muitos pensam, afinal ele viveu coisas demais, cedo demais para não saber que o mundo não é exatamente o paraíso e os homens não são anjos. Ele tinha uma profundidade que só se adquire no sofrimento, na dor experimentada na pele, e no entanto, ele foi criado para ser um missionário, para fazer a diferença, para lutar pelo bem. Deve ter sido muito difícil conciliar essas duas visões dentro de si.

      Agora lembrei das palavras de Martha sobre Joaquin, depois do show de horror da mídia na morte de River: 'quando vc foi criado para amar o mundo, como manter isso quando a maldade é esfregada na sua cara?'...

      Excluir
    4. Martha sempre um poço de lucidez. Depois as pessoas ainda estranham ele ter namorado ela, referindo-se, claro, a questões de beleza física. River era tão maior que tudo isso, e Martha uma mulher inteligente. Mesmo aos 15/16 quando atuaram juntos em "A Costa do Mosquito" e "O peso de um passado", já sentia em Martha força na voz, maturidade e determinação. Não foi à toa que namoraram 3 anos, pelo menos.

      Excluir