?

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

"Os cachorros de River comem carne? E outras questões instigantes": Sassy Magazine, 1989



Você assistiu Indiana Jones e a Última Cruzada ou O Peso de Um Passado ou Stand By Me. Você leu que River Phoenix não usa couro nem come qualquer tipo de produtos de origem animal. Você conhece o ator de 19 anos, que vive em uma fazenda orgânica na Flórida, com seus quatro irmãos curiosamente batizados. Você está se perguntando:
será que River Phoenix cuspia fora sua papinha de carne do alto de sua cadeira de bebê? Não agonizem mais, leitores. Depois que River terminou de filmar seu filme mais recente, uma comédia de humor negro chamada Te Amarei Até Te Matar, ele entrou em contato com a nossa [editora] Christina e se ofereceu para responder a todas suas perguntas ardentes sobre seu assunto favorito. Porque ele acha que é realmente importante você saber sobre tudo isso. E sim, foi ideia dele.

 

P. O que te envolveu nos direitos dos animais?

RIVER PHOENIX: Eu era muito jovem, tinha uns sete anos, quando me tornei consciente de crueldade contra os animais. Eu estava viajando de barco da Venezuela com a minha família. Nós tínhamos feito amizade com a tripulação, de quem nós gostamos muito. Então um dia, eu os vi pescando do lado de fora do barco. Toda vez que pegavam um peixe, eles o atiravam contra uma prancha que tinha pregos nela. Eu não podia acreditar. Eles não eram pessoas más, mas eles se tornavam totalmente insensíveis à dor que eles estavam causando. Meu irmão e eu começamos a perguntar aos meus pais por que tínhamos que tirar as vidas de animais para comer, e exatamente o que estava em nossos hambúrgueres e cachorros-quentes. Em breve, toda a minha família decidiu que não nos competia bloquear o direito de passagem de outra criatura, de modo que nos tornamos vegetarianos. Mas foi necessário as crianças começarem a fazer as perguntas. 

P. Você acha que as crianças são naturalmente mais próximas dos animais?

RP: Claro que são. Toda criança começa a amar os animais, se identificando com eles. Mas, no início, os adultos começam a transmitir mensagens contraditórias
para elas. Eles vão dar um bicho de pelúcia para um garoto abraçar e amar e dormir com ele. Mas, ao mesmo tempo, eles estão servindo animais no jantar todas as noites. É uma loucura, se você pensar sobre isso. Mas quando você é jovem, você apenas aceita o que os adultos lhe dizem como a verdade.

P. Você tem algum animal de estimação?

RP: Eu tenho dois cachorros em casa, Justice e Jupiter. E já que eles são parte da família, ambos são vegetarianos. Eles são muito ativos e saudáveis​​.



 
P. Mas deve ser um incômodo ser um vegetariano estrito. Será que vale a pena?

.
RP: Se você não acreditar nisso, se não é uma verdadeira convicção, então tudo bem, isso parece insuportável. Não é exatamente popular. Mas vale a pena? Claro que vale. Se você ama alguém, vale a pena andar um milhão de milhas para vê-lo. Se você gosta de animais, então é natural que você tenha cuidado com eles.

P. Como seus interesses sociais são transpostos para seu trabalho no cinema?

RP: Se isso atinge a essência de quem eu sou, eu não tenho que usá-las em minha manga para isso aparecer completamente. É simplesmente parte de mim. Mas, naturalmente, quando eu aprendo algo, eu gostaria de compartilhá-lo. E eu espero que os outros façam o mesmo comigo. Assim, sempre que eu posso, eu tento trazer minhas convicções éticas para o meu trabalho. Antes de eu começar a gravar um filme, eu trabalho com o departamento de figurino para me certificar de que minhas roupas não sejam feitas de peles ou couro. Eu também peço ao pessoal da maquiagem para usar maquiagem que não tenha sido testada em animais. Na maioria das vezes as pessoas respeitam as minhas crenças e trabalham para acomodá-las.

P. Há tantos problemas no mundo - por que os direitos dos animais?
.
RP: Os direitos dos animais não estão separados de outras questões sociais, ambientais e políticas. O que a arte e a ciência significam se a Terra está caindo aos pedaços, se não sentimos a responsabilidade de dar-lhe espaço para respirar? Nós somos muito egoístas com o planeta, e a maneira como usamos os animais é um dos sintomas do nosso egoísmo. Mas quando você ama os animais, você se sente parte do pouco de natureza que resta na Terra.

 
P. Amar os animais pode realmente salvar o planeta?

RP: Às vezes a gente tem que começar nas pequenas coisas antes que possamos vencer os problemas maiores. Se você observar um sem-teto nas ruas e ver sua situação e compreendê-la, a partir daí você vê todas as pessoas desabrigadas de uma maneira diferente. É o mesmo com os animais. Depois de se tornar consciente, você não pode ficar parado e assisti-los serem explorados. E é gratificante proteger um ser indefeso.


P. Como os adolescentes podem ajudar os animais?

RP: Você começa por educar a si mesmo e fazer perguntas. É quando as coisas começam a acontecer, quando você faz as perguntas difíceis. Quando Colombo pensou em perguntar: "E se o mundo não for plano?" O mundo inteiro mudou. Hoje em dia nós ainda precisamos de mudança. Pessoalmente, acho que aula de biologia é um bom lugar para começar a fazer perguntas. E para mim, a dissecação é algo que vale a pena se manifestar contra.

Eu acho que é importante para os alunos assumir a responsabilidade por sua educação. Aceitamos demais de como somos ensinados, sem dúvida. A ideia por trás dos "
Linha Direta Estudantes Contra a Dissecação" é dar aos alunos uma escolha sobre a forma como eles estudam biologia. Se alguém tiver objeções éticas a dissecação, podem ligar para o Linha Direta sobre alternativas humanitárias.


  
P. O que há de errado com dissecar algumas rãs em aulas de biologia?

RP: A questão é que há muitas maneiras melhores para estudar biologia. Você pode usar modelos ou filmes ou simulações em computador. Ao cortar animais nós acabamos nos tornando insensíveis à dor animal. Nos sentimos muito poderosos, porque nós estamos tomando essa vida em nossas mãos. E porque acontece em um laboratório de biologia, a dissecação parece oficial e "científica". Mas se você pensar sobre isso, a dissecação é realmente a forma mais bárbara de mutilação. Acabei de ler sobre um estudante do ensino médio na Califórnia que ganhou um prêmio para cortar o cérebro de um sapo e cronometrar quanto tempo ele poderia nadar antes de morrer. O que isso tem a ver com a ciência?


P. Você acha que os animais sentem dor da mesma forma que os seres humanos?
 
RP: É tudo relativo. Alguns pequenos animais têm terminações nervosas menos sensíveis, enquanto as lagostas são algumas das criaturas mais sensíveis à dor na Terra. A dor não é tanto o ponto, mas o valor de toda a vida. Não devemos a matar outras criaturas quando não é necessário. Estamos em guerra com a natureza, se continuarmos explorando os animais quando não é necessário para a sobrevivência.


P. O que você diria a um estudante que não quer dissecar animais, mas está com medo de ser reprovado aula de biologia?

RP: É por isso que o Linha Direta Dissecação está lá, para aconselhá-lo sobre os seus direitos e ajudá-lo a encontrar alternativas para a dissecação. A Linha Direta também pode colocar você em contato com um advogado se você precisar de um. Se houver alunos suficientes para começar a desafiar a dissecação, então os professores vão procurar outras maneiras de ensinar Biologia. É assim que começa a mudança.
 


P. É por isso que você queria fazer esta entrevista, para ajudar a fazer uma mudança?

RP: Quando eu descobri sobre a Linha Direta Dissecação, eu queria passar a palavra aos alunos. Esta questão é mais importante do que falar sobre a minha carreira ou minha vida pessoal. Eu acho que os alunos merecem ter acesso a informações que podem ajudá-los a se tornar cidadãos do mundo conscientes e ativos. Como minha irmã Rain sempre diz: "Viva, ame a todos e deixe viver".


Fonte: Sassy Magazine , em outubro de 1989

19 comentários:

  1. Oi Femme,não sei se lembra de min,sou a Melissa,e gostaria de agradeçer por continuar postando coisas sobre River,ele era um exemplo de pessoa,super concientizado sobre os animais.E é por isso que aprendemos mais e mais com ele a cada dia.Uma pessoa especial como ele não se esquece facilmente,e é por isso que visito seu blog diariamente.
    Amo seu trabalho!!!! Bjs,Mel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Melissa!

      Claro que lembro de você, e fico feliz de saber que você continua vindo aqui sempre para saber mais sobre essa figura incrível que é o River. É assim que o legado dele se mantém vivo e outros possam vir a conhecê-lo e ser inspirados por ele, né?

      Obrigada pela sua presença constante. São os participantes ativos, como você, que mantêm um blog vivo! ;)

      Beijos.

      Excluir
  2. Entrevista incrível. Está para ser agora a minha preferida. Enquanto eu lia, me senti tão bem, diferente da maioria dos artigos que saíram depois que ele morreu, pois é tanta conturbação. Hoje mesmo eu estava lendo um que só fez eu me sentir mal. Esta é maravilhosa. Ele falava com tanta convicção e conhecimento, que senti que seria a mesma coisa como se eu estivesse agora batendo um papo com ele sobre os direitos animais e fazendo minhas próprias perguntas.
    Amo essas criaturas e às vezes exagero nas minhas reações quanto ao sofrimento constante deles, e às vezes não consigo me expressar direito que minha escolha é por pura vontade própria e por amor, então algumas pessoas acabam não entendendo. Porém, lendo como ele falava sobre o que ele acreditava; e esse amor sem o sofrimento; a disposição para ajudá-los, abriram-se várias portas da minha consciência e de como me expressar melhor com tudo isso.
    "Mas vale a pena? Claro que vale. Se você ama alguém, vale a pena andar um milhão de milhas para vê-los. Se você gosta de animais, então é natural que você tenha cuidado com eles." Lindo isso.
    Uma ótima abordagem é também o de nos tornamos insensíveis em relação à dor animal. Porque é justamente por isso que eles são tratados do jeito que são. Então independente da pessoa comer carne ou não, eu acho importante esse tópico ser sempre abordado, pois eles fazem parte do nosso Planeta, cada ser vivo, cada célula.
    Ah Femme, obrigada por essa entrevista. Veio em boa hora! Há diferentes crenças do muito inteiro, sobre diferentes coisas, e é sempre bom ouvir o lado de cada um. Ainda mais um lado construtivo. E do River e desse lado dele, então, melhor ainda.
    Tenha uma boa semana. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice

      Eu também achei uma entrevista muito importante, e talvez, com os únicos assuntos que ele realmente gostaria de abordar. Não é à toa que ele mesmo pediu para fazê-la.

      E fica tão claro que River era mais que um vegan, ele era alguém que queria ajudar a ampliar a consciência ambiental e como isso claramente se reflete nas nossas escolhas diárias. Esta causa, que ele defendeu até o fim, não era um mero discurso para agradar a platéia: estava presente no seu dia a dia e o motivava a continuar. Esta é outra lição de River: apostar no que acredita e lutar por isso, mesmo que não seja fácil, simplesmente porque é necessário dar seu 'sangue, suor e lágrimas' para fazer qualquer mudança. Lindo demais.

      Tenha uma linda semana também.

      Beijos!

      Excluir
  3. O blog continua cada vez melhor, muitíssimo obrigado Femme!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      É um prazer pesquisar e poder compartilhar mais sobre River Phoenix aqui. E eu que agradeço a sua participação, me dando a certeza do quanto River ainda é amado e tem importância na vida de tanta gente como tem na minha.

      Beijos!

      Excluir
  4. Femme, quantas vezes ainda eu vou ter que te agradecer?
    Eu li essa entrevista nas férias de verão e achei tão incrível que a traduzi e copiei inteira à mão só por medo de perdê-la e nunca mais poder reencontrá-la, rs.
    Eu pensei várias vezes em te dizer pra postá-la, e hoje quando eu entro aqui, me deparo com esse presente.

    Essa é sem dúvida minha entrevista preferida do River porque quando eu a descobri eu estava justamente procurando respostas para essas questões e River trata dos assuntos que são mais importantes pra mim, porque eu sou totalmente devotada aos animais e à natureza, eles significam tudo pra mim. Por isso que eu amo tanto o River, por ele partilhar comigo desse amor, dessa missão de protegê-los.

    Toda vez que eu me sinto sem esperança, eu tiro da minha gaveta o caderninho onde eu copiei essa entrevista, e eu a releio, e ao fazer isso eu me sinto grata por esse anjo ter existido, mesmo que por um breve instante, e por ele ter trazido luz e paz pra esse mundo que só conhece a dor e a escuridão.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nanda!

      Esta entrevista também me é muito cara, especialmente por ser (talvez) a única feita por exclusiva escolha/decisão de River. Aqui, vemos concretizado o seu desejo, tantas vezes revelado, de usar sua celebridade para levantar importantes discussões éticas sobre as causas sociais das quais era um militante.

      E é um prazer vê-lo falar sobre uma causa que também importa muito pra mim. Mas fico particularmente feliz por isso ajudar a alimentar e sustentar os sonhos de mais alguém que pode ajudar a fazer a diferença no pedaço que mundo em que habita.

      Beijos!

      Excluir
  5. eu queria ser um cachorro do river hehe

    parece que ele sabia que teve uma "benção" com a carreira, podendo passar uma mensagem importante para o mundo. quantas vezes gostaríamos de compartilhar nossas ideias/sugestões a todos? mas talvez ele percebeu que não era tão bom quanto parecia e que a industria de hollywood te engole, e aí ficou "estranho" como parecia nas ultimas entrevistas; para mim o river parece que "apertou o f*" e seguiu adiante,sabe, quando a gente coloca expectativas e quebra a cara ate ficar p da vida e deixar que va...

    triste que muitas vezes somos vitimas disso,as pessoas nao valorizam as grandes mentes... tais como o van gogh, o galileu,joanna d'arc, enfim, muitos outros :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria,

      Se você fosse um cachorro do River poderia ganhar muitos beijos, mas não comeria nenhuma carne...rs...

      Também penso que, muitas vezes, River deve ter se sentido encurralado pela fama e pagando um preço alto demais para este acesso a este espaço de divulgação de suas idéias. Fico imaginando o que a editora não pediu a ele em troca do espaço dado a esta entrevista, por exemplo. Muitas fotos? Outra entrevista com os temas que interessavam a ela? Não sei, mas nada sai de graça neste mundinho da mídia.

      Às vezes eu só queria ter a certeza de que ele teve mais alegria do que tristeza e decepção na sua linda e curta vida...

      Excluir
  6. Adorei a entrevista! Boa demais! Muito legal da parte do River se oferecer para dar essa entrevista,coisa que ele não gostava de fazer, para poder conscientizar as pessoas sobre os direitos dos animais. Eu não sou uma defensorosa dos direitos dos animais, eu como carne, mas eu me sinto inspirada por ele! Não só a respeito dos animais, mas também em relação a vida. Da vontade de mudar o mundo! Mesmo isso estando tão longe da realidade. Como pode um garoto de 19 anos ser tão consciente e maduro? Como pode uma pessoa ser tão extraordinário como River? Tão lindo esse garoto, eu digo, lindo por dentro! por fora também é claro rsrs Mas o que me admira mais nele é essa beleza tão rara e pouquíssimo valorizada que ele tinha por dentro. Tão diferente de todo mundo, principalmente no meio em que ele trabalhava. Aonde podemos encontrar uma pessoa linda por fora e por dentro? com conteúdo e não só aparência? Queria ter alguém como River na minha vida! Seja um parente, um amigo. Acho que por isso que todos que viveram com ele e tiveram algum laço mais próximo gostavam tanto dele e sofreram tanto e ainda sofrem por sua morte. Ter a oportunidade única de viver com alguém como River e depois perde-la deve ser horrível e insuperável mesmo. River era aquele tipo de pessoa que você quer ver ter uma vida longa e feliz mesmo que seja longe de você, com outra pessoa. Talvez por isso as ex namoradas dele ainda continuam, de certa forma, abaladas com a sua morte. É uma pena que ele seja "pouco" conhecido e que não falem mais dele, seria muito bom que as pessoas, principalmente os jovens, pudessem saber mais sobre ele e se inspirar através dele para fazer do mundo um lugar melhor e mais justo para todos os seres vivos.

    Obrigada Femme pela entrevista! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, sweet child!

      Sabe, eu acho demais que River inspire mesmo as pessoas que não defendem as mesmas causas que ele defendia e que possa estimular o desejo de mudar o mundo! Sim, por que creio que isso é mesmo o que ele, no fundo, defendia e desejava: um mundo novo, construído em bases solidárias e humanitárias.

      Na verdade, não acredito que o mundo mude tanto, afinal temos tantos impulsos cruéis e egoístas dentro de nós, isso é tão próprio da raça humana, que não tem como se chegar ao mundo ideal. Mas isso não deveria nos impedir de tentar, não é? Se um ideal é algo que nos impulsiona, então este ideal pode ser uma causa ou alguém que se admire muito (como o River). O importante é manter o desejo vivo, não desistir, mesmo com as decepções frequentes.

      E, para mim, River era isso. Uma inspiração, alguém que me fazia desejar um mundo melhor, um mundo que pudesse merecer alguém como ele. Eu sei que River não era perfeito, mas ele encarnava tudo o que mais admiro num ser humano: a generosidade, a solidariedade, a gentileza, a capacidade de indignação diante do errado. Como não amar um menino assim? Como não desejar a ele o melhor dos mundos? Infelizmente, ele se foi, e isso deixou o (meu) mundo tão mais frio... mas sua inspiração permanece comigo.

      Fico feliz da entrevista ser inspiradora, afinal era isso mesmo que ele desejava, né? :)

      Beijos!

      Excluir
  7. que idéias sensacionais e sensíveis de River,ele tinha uma aura iluminada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Lady mike, River pensava sobre o mundo à sua volta, sobre o nosso papel neste mundo e especialmente sobre nossa responsabilidade em "curar" este mundo tão confuso...

      Beijos.

      Excluir
  8. eu tenho uma amiga minha igual ao River e um dia falei-lhe dele a ela e ela riu-se porque são iguais, sinto-me agradecida por ter uma amiga que é o espelho de River

    ResponderExcluir
  9. A entrevista mais linda de todas e com a qual eu mais me identifiquei, óbvio, pelo meu amor incondicional aos animais. Isso é nato, só sabe quem sente, quem se identifica. Digo sempre, "não precisa gostar de bicho, a mim basta que não maltrate, pq isso é impensável p mim". É uma das coisas com as quais mais me identifico com ele,foi dito aí nessa entrevista tudo o que penso e sinto. Que ser humano lindo! Essa questão sobre os cachorrinhos dele na época sempre me intrigou, se comiam carne ou nao. Dúvida retirada. Bjo, Femme e MUITO OBRIGADA!!

    ResponderExcluir