?

quinta-feira, 11 de julho de 2013

"River Phoenix Se Eleva" [Parte 2]: Movie/ 1992



Parte 2

Por Jeff Hayward,
.
Seu último filme é um pouco mais convencional. Em Snakers de Robert Redford, sobre os peritos em segurança da empresa Oi-tech que são sugados para uma operação altamente suspeita, Phoenix interpreta um jovem hacker de computador. O ator descreve seu personagem como "o epítome da nerdice, tropeçando com Chevy Chase. Tenho de fazer papel de bobo."

Phoenix pode ser ferozmente reservado, então quando falar com ele você tem que estar preparado para uma eventual resposta irregular a uma pergunta.
 

"Às vezes eu minto, especialmente sobre coisas pessoais, pois o que importa? Eu sou um tipo de mercadoria insignificante, meu nome já não é meu", diz ele.

Quando ele não está trabalhando em um filme, Phoenix pode ser encontrado no refúgio rural da família na Flórida, onde vive com sua namorada de 26 anos, Suzanne. A Flórida é o lar adotivo do ator; depois de passar sete anos em Los Angeles, ele decidiu que era hora de fugir da vida na pista rápida.
 

Interpretar garotos do lado errado dos trilhos, como em Stand by Me e My Own Private Idaho, não se contrapõe a sua própria educação, diz Phoenix.

"Uma coisa que eu descobri, sem querer parecer muito profundo, é que tudo é relativo. Uma vez que você entrar no caminho da rua, o outro lado, o lado direito - parece realmente assustador. Muito limpo e confortável, e você quer ficar longe disso."

Muitas vezes na carreira de cinema de River Phoenix, agora com 10 filmes, ele tocou em aspectos de sua própria vida. Em Stand By Me, ele era uma criança sensível em circunstâncias difíceis. Como o filho a Harrison Ford em Mosquito Coast ele foi arrastado para o deserto por um pai em busca de  salvação.  

Com esses papéis diversificados e desafiadores em seu currículo, Phoenix jamais seria apenas mais um doce ídolo teen com cara de Beverly Hills. Além disso, ele experimentou demais, cedo demais na vida, para não amadurecer rapidamente.

"Eu gosto de pensar que eu cresci o suficiente para que todos os ataques de ansiedade tenham amadurecido para além do material 'do trauma adolescente sobre o significado da vida'."

Phoenix não vai aceitar todo papel de sucesso
potencial que venha ao seu encontro, mesmo quando muito dinheiro é ofertado. Frenéticos esforços foram feitos em Hollywood para atraí-lo para estrelar ao lado da instável Sean Young em A Kiss Before Dying, mas sem sucesso.

"Eu simplesmente não tenho o legal em mim para fazer esse papel. Eles retornaram várias vezes para me convencer a fazê-lo. Eles sempre voltavam, eu não parava de dizer "não" e eles continuaram aumentando o dinheiro. É que eu simplesmente não acredito no personagem."

"Quando você tem medo de que você tenha que saltar em papéis ou você vai perder algo, então é um problema. Você tem que resistir a essa merda."

Ele admite que está atraído por personagens que, provavelmente, não ficam bem do ponto de vista comum. Ele sabia que My Own Private Idaho não ia ser um sucesso no cinema suburbano, mas ele estava simplesmente fascinado com o papel do garoto de rua em uma missão de busca para encontrar sua mãe há muito desaparecida.
 

"Esse filme, eu compreendi muito bem. Às vezes, no entanto, você tem que ter cuidado, porque você pode ficar tão perto de algo que você pode perder o senso de perspectiva."

Uma válvula de escape para seus sentimentos a qual ele sempre tem se entregado é o rock. Desde que ele e sua irmã estavam se apresentando e, em seguida, apareceram atuando como animadores em um programa de televisão no início dos anos 80, Phoenix toca guitarra e escreve canções. Agora, ele tem uma banda que já abriu para alguns grandes artistas e no ano passado percorreu boates e campus universitários. Mas atuar ainda é seu foco principal, a música é apenas para diversão.
 

"Minha música é um hobby, porque eu não estou ganhando dinheiro com isso. Mas eu coloco tanta convicção nisso como eu faço na minha atuação."

O ator diz que ele recebe muita liberação na música. "Eu descobri que a música está nos meus pulsos, nos dedos, na minha alma. Me parece que eu sinto fortemente sobre mim como compositor, mais do que como um performer. Eu não gosto muito das coisas ao vivo. Eu não sou um vocalista."
 

Como alguém que é mais provável apreciar um bolo de cenoura ou alcachofras do que as drogas que prevalecem nos círculos sociais de Hollywood, não é surpreendente que River Phoenix goste de manter sua distância de Hollywood. Ele não come um hambúrguer desde que ele tinha sete anos e ele fala seriamente sobre ouvir os biorritmos do corpo de sua namorada.

"Seria assustador pra caramba ser uma criatura desperdiçando espaço, andando por aí em drogas. A questão é: por que desperdiçar uma bola de curva sobre a vida? Eu acho que eu poderia esperar até que eu tenha 70 anos e depois fazer tudo de uma vez. Basta ficar ultra saudável e, em seguida, ir - waaaaa!"


Fonte: Movie, em novembro/dezembro de 1992

3 comentários:

  1. coisa mais linda da minha vida!!! te amo femme!!!sem comentarios apenas sentimentos profundos!! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô, Naty, River nos une nesse amor sem fronteiras e sem fim!

      Beijos!

      Excluir