?

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

"O Menino Perdido" [Parte 2]: The Guardian/2003

.


PARTE 2 

Não estava fora de cogitação que Phoenix iria estrelar o filme de John Boorman, Broken Dream, que Boorman tinha co-escrito com Neil Jordan, e com o qual Phoenix tinha  se comprometido antes que o financiamento do filme entrasse em colapso. Ele havia sido escalado como Ben, um jovem ilusionista em um mundo futurista em ruínas, que é ensinado por seu pai a fazer objetos e, finalmente, pessoas, desaparecerem.

"Eu me encontrei com River algumas vezes", lembra Boorman. "Ele era malandro, mas ao mesmo tempo havia uma fragilidade sobre ele. Você sentia que, de alguma forma, ele tinha que ser protegido. Muitas pessoas achavam que ele era vulnerável e aberto.Woolley expressa o mesmo sentimento. "Ele tinha total vulnerabilidade. Era como estar na presença de uma criança. Quando ele fazia coisas bobas, você queria dizer, 'Não faça isso', ou 'Tenha cuidado." 

Peter Newman produziu Dogfight, o qual Phoenix protagonizou logo após receber sua indicação ao Oscar, e lembra de uma figura de certa modéstia. "Ele era muito gentil e educado, e tinha essa doçura real sobre ele Ele trouxe Joaquin, que tinha cerca de 14 anos, com ele no set o tempo todo. De maneira incomum para um ator jovem e famoso, não havia nenhuma arrogância em River - nada de roupas extravagantes, nenhum carro de luxo. ele estava sempre preocupado se as pessoas gostariam de sua atuação. Nós saíamos da triagem das filmagens e ele me dizia: 'Eu estou bem?'" 

Ele foi sábio em suas escolhas de carreira, guiado por sua família imensa, mas muito unida e sua agente combativa, Iris Burton. É provável que o carisma natural de Phoenix teria brilhado mesmo sem influência da indústria - Sidney Lumet, que o dirigiu em O Peso de Um Passado, concluiu que o ator "não poderia ser comum nem se ele tentasse". Mas com Burton por atrás dele, Phoenix tinha todas as bases cobertas. 

Pessoas que sabiam sobre filmes sabiam que ele era especial em seu trabalho ousado com diretores independentes, como Van Sant e Nancy Savoca. As pessoas que não se importavam com isso de qualquer forma reconheciam seu rosto de filmes mainstream bem posicionados como Sneakers e Indiana Jones e a Última Cruzada.  Ele havia tomado as paredes dos quartos e os corações de um público mais jovem, posando e fazendo beicinho em trapos adolescentes, e esse status inicial  de galã parecia maltratá-lo tanto quanto os vários males ambientais contra os qual ele protestava incansavelmente. Seria fácil agora ver o trabalho de Phoenix através do véu de distorção de sua morte feia, mas havia conflito na personalidade do ator desde o início.

"Ele era muito atraente", lembra Newman, "mas ele não tentava melhorar sua aparência. Ele sempre foi uma espécie de maltrapilho, com o cabelo sujo e pendendo." Dirk Drake, seu antigo tutor e amigo, disse: "River odiava estar na capa da [revista teen] Tiger Beat. Puxando uma fantástica camiseta para baixo e expondo um mamilo - ele estava totalmente envergonhado de fazer isso, mas ele entendeu que era parte de tudo: a missão, o propósito, o trabalho. Mas ele achou ridículo ao mesmo tempo."

Woolley sentiu a mesma disparidade. "River foi presenteado com uma aparência fenomenal", diz ele, "e cada diretor de elenco e produtor tinha ele em mente para qualquer filme onde a imagem do menino bonito fosse o ingrediente principal. Mas ele estava determinado a ir contra esse grão. Sua filosofia era ser um ator de cinema, não uma estrela de cinema."





Olhando para a escolha dos papéis de Phoenix agora está claro que houve burburinhos de inquietação por algum tempo. Em Stand By Me, Phoenix interpretou um valentão que sabia que merecia mais do que um futuro sem saída, mas era inteligente o bastante para saber que ele não iria conseguir. Sua cena final, em que ele se dissolve no ar enquanto o narrador revela que seu personagem morreu no início da idade adulta, foi comovente muito antes da vida imitar a arte. 

Havia outros sinais de que Phoenix não seria alimentado pelo material convencional da Brat Pack. Ele interpretou o papel-título de Jimmy Reardon, que era comercializado como um filme de John Hughes, mas contou com uma cena em que Reardon atua em uma fantasia de estupro de sua namorada. Ironicamente, para um ator tão confortável com seus pais, ele experimentou várias vezes estruturas familiares fraturadas na tela - como um filho pagando pelos pecados de seus pais, em A Costa do Mosquito, Little Nikita e O Peso de Um Passado, ou descobrindo que seu irmão era também o seu pai em My Own Private Idaho. 

É um toque irônico típico da carreira interrompida de Phoenix que sua melhor performance foi pouco notada. No pouco visto Dogfight de Nancy Savoca, que foi direto para o vídeo na Grã-Bretanha (e poderia muito bem ter feito os EUA por toda a atenção que recebeu), Phoenix desprezou as simpatias do público pela primeira vez interpretando um fuzileiro insensível que concorre com seus amigos para atrair a mulher mais feia na cidade. O filme seria impressionante, mesmo se não tivesse se atritado contra a persona de Phoenix, mas há uma emoção especial em vê-lo tão esticado, de modo visielmente nervoso. Continua a ser o sinal mais explícito e encorajador que temos do que o futuro poderia ter realizado.

"Eu estava tentando fazer Dogfight por cinco anos", diz Newman, "e isso chegou quando a Warner caiu de amores pelo roteiro logo após River ter conseguido sua indicação ao Oscar. Eles disseram, 'Nós vamos fazer qualquer coisa com River." Fiquei surpreso que ele quisesse fazer o filme, e eu acho que foi difícil para ele, inicialmente, encontrar o personagem, porque era muito diferente de quem ele era. Tivemos o instrutor que treinou os atores no Pelotão, ele manteve o elenco em um campo de treinamento por uma semana, o que River achou muito difícil. Eu me lembro quando ele apareceu no set depois que todos tiveram seus cortes de cabelo de fuzileiro, e ele tinha um aparência muito fria em seus olhos - ele tinha passado pelo campo de treinamento, e, de repente, um pouco disso estava entranhado nele."

Newman acredita que Phoenix estava destinado a um território mais sombrio. "Eu acho que ele teria feito as coisas mais ousadas, provavelmente desaparecendo nos filmes ele fazia ao invés de ser a estrela. Eu poderia até tê-lo visto fazer alguns papéis interessantes de apoio." JoAnne Sellar acrescenta: "Dado o tipo de material para o qual River era atraído, eu acho que, se ele tivesse vivido, ele teria nos dado, nos últimos 10 anos, uma mistura de filmes independentes e mainstream."

Seu amigo Keanu Reeves fez um salto bem sucedido para o mainstream com a trilogia Matrix, negligenciando no processo os filmes de espírito independente em que o consagraram. Mas é possível imaginar Phoenix agarrado às suas peculiaridades, mesmo em um contexto de grande orçamento, como seus colegas Johnny Depp e Brad Pitt.


"Eu suspeito que ele teria interpretado personagens mais duros, mais interessantes", argumenta Woolley. "Robert Downey Jr é exatamente o tipo de cara que River teria sido se tivesse vivido. uma comparação ali no conflito entre o que paga o aluguel e o que desafia você criativamente, e também, creio eu, da maneira que ambos estavam abandonados para se ferrar. Fiquei muito surpreso, no final, quando se tornou evidente que não havia ninguém cuidando de River. Ninguém poderia - ele era um homem adulto, é claro, mas em outro sentido, ele ainda era um garoto. A maneira como ele morreu foi por visitar pequenos grupos de amigos, nenhum dos quais estava ciente do outro, ficando com um pouco disso, um pouco daquilo. Ele era muito inteligente jogando com todos. Ele simplesmente não tinha ninguém na sua vida que fosse forte o suficiente para dizer: 'O que você está fazendo agora, onde você está indo?"

Boorman foi um de um pequeno número de amigos e colegas convidados a participar de um memorial para o ator realizado no Paramount. "Sua mãe disse que tinha estado em trabalho de parto de River por 48 horas", lembra ele, "e que estava convencida de que ele não tinha realmente querido nascer. Ela pensou que ele tinha feito algum tipo de acordo para que ele não tivesse que ficar muito tempo nesta terra. Pessoas foram convidadas a dizer coisas, e eu tinha a sensação que as pessoas têm em reuniões Quaker, onde de repente eles começam a tremer. Então eu me levantei e disse:' Por que ele teve que tomar todas essas drogas? "

"As pessoas gritavam e gritavam comigo - elas ficaram horrorizadas de que eu pudesse fazer essa pergunta. Mas pareceu-me que isso tinha estado pairando no ar. Sua namorada se levantou e disse que ela achava que ele podia sentir a dor das pessoas: a dor do mundo. E ele tinha que encontrar uma forma de anestesiar essa dor. Ele simplesmente não conseguia lidar com isso. "

 

Fonte: The Guardian, em outubro de 2003

27 comentários:

  1. River é incrível... Nunca vi um comentário que não fosse falando o quanto ele era simples, natural, modesto, bom coração... Realmente só se tinha coisa boa pra falar dele. Se ele estivesse aqui iria conseguir os melhorespapéis para filme e tomaria a vaga de todos esses outros atores... Faz falta na arte e deve fazer muita falta pra família dele. River era lindo e querido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Isso é incrível, né? River parece um sonho de tão... tão "perfeito". Nunca vou esquecer a sensação de deslumbamento que tive quando o assisti Conta Comigo e o "encontrei" pela primeira vez, tão lindo, tão profundo, tão comovente. Lembro que morri de chorar porque Chris Chambers tinha morrido, mas chorei também porque tinha conhecido alguém tão incrível, capaz de expressar tanta riqueza de alma num simples olhar. É fácil entender por que ele era tão amado por quem o conheceu pessoalmente: simplesmente porque ele merecia.

      Excluir
  2. Femme,acabei de ver algumas cenas de Dogfight,é incrível o jeito como ele trata aquela garota que não tem tantos predicados de beleza,ele é doce e paciente na cena em que eles
    estão no quarto dela,fiquei encantada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Anônimo, eu adoro este filme e esta cena é de uma delicadeza incrível. Tem outra cena que eu adoro: quando ela toca piano e canta uma música para ele. A expressão dele é demais! Sem falar na cena final, e como ele transmite tanta emoção num olhar. Se não viu este filme ainda, não perca, vale muitoooo a pena! ;)

      Excluir
    2. Odeio esses filmes, me fazem ter inveja dessas mulheres e ficar triste porque esses caras não existem... Juventude Transviada também, só suspiros, ai ai xD

      Não é à toa que meninas e mulheres tenham amor platonico por esses caras haha

      Excluir
    3. É verdade, Maria! ...hahaha...Esses homens perfeitos e seus inacreditáveis dotes nos matam. :)

      Excluir
  3. Femme obrigada por este blog dedicado a River,os comentários dos que conviveram com ele me deixa mais fascinada por ele a cada dia!

    ResponderExcluir
  4. Femme,me apaixonei por River e logo em seguida descobri o seu blog fiquei muito feliz porque os posts são incríveis!!! Bjs querida!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mayara,

      Eu fico muito feliz quando encontro aqui fãs de River que realmente aproveitam bastante deste espaço. Sabe, quando criei este blog não imaginava quantos fãs dele existiam por aí, ávidos, como eu, por saber mais e poder discutir com outros que também se deixaram fascinar pelo talento imenso e pela delicadeza de alma de River. E os posts são incríveis por que ele é incrível e inspira isso! :)

      E ainda teremos muito mais, aguarde. ;)

      Beijsos e seja muito bem vinda, querida!

      Excluir
    2. Obrigada por responder,estou aproveitando bastante o blog desse anjo sedutor!!!

      Excluir
  5. Femme, assisti uma entrevista do River de quando tinha uns 16 anos,no programa Tonight Show,não sei se você já viu,porque vale a pena,que voz linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mayara, eu postei esta entrevista aqui no blog, legendada por uma antiga participante muito generosa, a Sheez. Ela havia se oferecido para colaborar e legendou alguns vídeos bem interessantes dele. Mas, infelizmente, não salvei este vídeo nos meus arquivos e como ela excluiu todos eles do seu canal, ele se perdeu. Ainda tenho as legendas que ela me mandou por email, mas não sei pôr legendas nos vídeos, nem tenho tempo para aprender, agora. Mas era uma entrevista bem legal mesmo. :)

      Excluir
  6. Femme, eu estava lendo outros posts e pensei o quanto seria maravilhoso se ele tivesse tido um filho,mesmo muito jovem.É óbvio que River é único,mas seria demais ter outro ser humano no mundo com a beleza e essência de RIVER!!!SERIA INCRÍVEL!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaahh ...Iria ser tão fofo o River com um mini-me dele... Tenho certeza que ele seria um pai maravilhoso! Atencioso, amigo e carinhoso ao extremo! Se ele tivesse tido um filho, tenho certeza que epe teria um cuidado maior com sua vida... Drogas, cigarrod, sd más companhias... E sempre penso nele construindo uma familia com a Martha Plinpton... Não sei por que, mas acho que se o River não tivesse morrido, eles voltariam a ficar juntos em algum ponto não muito longe daquele outubro de 93... Acho que ele ainda tinha sentimentos por ela.

      Excluir
    2. Concordo plenamente que se ele tivesse construído sua família(aliás,imagina os babies como iriam ser lindos!)seu destino poderia ter sido outro,mas enfim,enquanto nos lamentamos,o céu sorri com sua presença!!!

      Excluir
    3. Em uma das entrevistas postadas aqui, a Suzanne Solgot fala sobre a possibilidade de um baby vir, já que ela estava ovulando (no dia da entrevista)...rs...infelizmente, isso não aconteceu.

      Já sobre a Martha, eu acho que seria difícil eles voltarem. O amor entre eles já tinha se transformado numa grande amizade. Mas, quem sabe??..rs..

      Excluir
    4. Pois é..eu acho que a gente acabou acostumando com a Martha por ela ter sido a 1a namorada pública dele..e ter feito 2 filmes seguidos com ele..mas tb penso como vc, Femme, eles já tinham se tornado mais amigos que qualquer outra coisa..vi mais probabilidade de rolar um filho com a Suzanne Solgot, inclusive pq chegaram a viver juntos.

      Excluir
  7. Femme,tô ansiosa pelo próximo post,e já busquei no You Tube alguns vídeos sobre ele!!! RIVER, COMO TU É VICIANTE CARA!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ow, Mayara, estou preparando ainda. Por enquanto, vá lendo os posts antigos! ;) Tem muita coisa legal, inclusive as primeiras entrevistas do River, que são bem interessantes e enormes! :)

      E ele é viciante mesmo! ..rs..

      beijo!

      Excluir
    2. Sabe,também tô ficando curiosa sobre uma pessoa com o codinome FEMME , mas já percebi que mesmo se eu insistir não vai revelar a identidade,cpf,nada...rsrsrs

      Excluir
  8. Femme(desculpe pelo tamanho do texto!)

    Me fala como começou essa admiração tamanha pelo River,porque eu fiquei,digamos,hipnotizada por ele, numa reportagem que falava sobre astros que morreram jovens,foi esquisito:amei o nome,os olhos,o olhar...E isso faz tempo.No primeiro instante fiquei só pensando nele,lembro que eu estava com um problema mas a imagem dele me fez esquecer por um momento...E depois chorei porque cai em si que ele não estava mais entre nós.

    Alguns acham ignorância venerar atores,mas no caso de River a história é diferente porque ele é aquele cara que todo mundo se pergunta se existiu mesmo,tamanha as qualidades. Depois que conheci sua história,sua adoração e respeito pelos animais eu pensei:generoso,humilde,doce...Alguém hoje consegue ser assim? Digo na vida real mesmo,aliás ele era um ser humano! Lembro que no dia seguinte dessa reportagem conheci um garoto,e enquanto estávamos conversando eu fiquei imaginando:"Droga,esse menino é totalmente o oposto do River!" Não estou nem falando fisicamente, é o jeito mesmo..

    Sua paixão e admiração por River serão eternas Femme? rsrs
    Que pergunta idiota não é? É claro que ele merece nossos sentimentos mais lindos já que ele fez tanto pelas pessoas em sua volta! Ele costumava dizer que nós fãs não sabíamos quem ele realmente era...Pelas declarações de todos que tiveram a sorte de conviver com ele,ele foi um grande cara!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mayara

      Olha, meu amor e admiração pelo River começou quando eu assisiti "Conta Comigo" e, de imediato, senti uma sensação de encontrar um tesouro. Um tesouro esperado. Fiquei imensamente feliz e pensei que passaria a vida toda acompanhando sua carreira e suas conquistas. E um dia, ele se foi. Mas isso nunca diminuiu meu amor por ele, então, sim, tudo o que sinto por River durará para sempre. Enquanto eu existir, ele estará dentro de mim. Meu amor eterno.

      Excluir
    2. Lindo esse teu sentimento,thanks Femme!!!

      Excluir
  9. Não sei se River teria espaço hoje. Os filmes de hoje são superficiais e ruins. Ele faria o quÊ? romances açucarados e que valorizam a vitimização, dramas ostentando chacinas dos EUA contra povos do oriente,algum remake babaca que nem o Jonny Deep (que,alias, é um artista como qualquer outro em termos de "ser humano").
    Acho que ele teria abandonado o cinema na virada do milênio, ou estaria engajado em projetos na Palestina, Europa Oriental e América Latina (daonde saem filmes bons). Mas não o vejo no mundo de hoje, talvez porque eu nunca "vivi com ele vivo"... o mundo de hoje é tão fútil e diferente, nos anos 90 ainda havia alguma humanidade...
    Quanto ao fato de ele não ser mais popular, estranho as fãs terem esquecido alguém tão especial - mas talvez é porque poucas tinham cabeça para ver além do cara realmente muito lindo que ele era... e a mídia, obviamente, sepultou o que restava de humanidade em Hollywood (hoje qualquer pessoa que vende discos e gera $ faz um filme).
    Veja, não é só ele, é o Milton Nascimento, o Chico Buarque, o Tim Maia (no Brasil)... parece haver uma conspiração contra as grandes pessoas que existiram/existem e que se valorize uma humanidade consumista...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria,

      Eu penso que River seria, hoje, um grande diretor e um grande roteirista. Ele já tinha demonstrado seu talento escrevendo a cena mais elogiada de MOPI (a cena da confissão na fogueira), e já estava começando a fazer pequenos filmes "caseiros".

      Além disso, vemos vários diretores afirmarem, River era um ator que se diferenciava, além de seu talento, também por prestar atenção ao todo, incluindo saber todas as falas dos outros atores e todas as marcações de cena! Ou seja, grandes recursos pessoais que poderiam ser excelentes para um diretor.

      Mas, mais do que tudo, acho que River teria continuado e intensificado seu trabalho de ativista social na luta pelos direitos dos animais e pelo meio ambiente. Isso, mais que qualquer outra coisa, representava seus valores e sua ética de vida.

      Excluir
  10. Нey! I knοw this is kindа off tοpic however , ӏ'd figured I'd аsk.
    Woulԁ уou be intегested in
    exchanging links or mаybе gueѕt writing a blog аrticle or νiсе-νегѕа?
    My blog diѕcusses a lot of the sаme topics аs yοurs and
    I thіnk wе сoulԁ grеatly bеnefіt from each othеr.
    If you аre іntегestеd feel free
    to ѕеnd me аn е-mail. I look fоrward tо hearing from you!
    Awesome blοg by thе way!

    Ηere is mу ωebpage - http://kamals21atl.ning.com/profiles/blogs/v2-cigs-coupon-code

    ResponderExcluir