?

domingo, 6 de janeiro de 2013

Joaquin Phoenix: "Nós sempre tivemos um ao outro" [Parte 1]

.

MENSAGEM DO EDITOR

Você pode dizer que Joaquin Phoenix, assunto de capa deste mês, cresceu nas páginas da Interview. Ele já apareceu na revista em quase todos os estágios críticos de sua vida e obra. Sua aparição mais recente, com esta edição, está ligada ao seu mais recente filme, The Yards, em que ele, juntamente com Mark Wahlberg, tem um desempenho realmente brilhante. O filme é, em parte, sobre uma dupla de amigos que acredita no sonho americano, mas que parece não poder sair do mundo de onde vêm. A tentativa de conseguir acaba destruindo-os por que eles são usados ​​como peões em uma rede de corrupção. Por ele ter tal profundidade emocional - muito do que ocorre nos pátios do metrô de Nova York, o filme é um alívio bem-vindo à pirotecnia vazia que tem sido tão desenfreada em filmes deste verão.

Profundidade emocional é algo que costumamos associar com Joaquin Phoenix. Eu vou sempre lembrar de sua primeira visita ao nosso escritório em 1995. Ele apareceu sozinho e parecia como uma pessoa que passou por uma guerra e ainda estava com medo de que houvesse minas escondidas sob seus pés. Seu irmão mais velho, River, tinha morrido de uma overdose aproximadamente 21 meses antes, e a mídia realmente tinha ido à cidade atrás da família inteira. Joaquin parecia assustado - é a única maneira de descrever - e disse logo que não queria falar sobre o irmão. Mas ele ainda veio ao nosso escritório sozinho, sem um manipulador. E quase cinco anos depois, ele ainda é dono de si mesmo - mais uma vez ele apareceu na nossa sessão de capa e entrevista completamente sozinho, mais uma vez sem os publicitários, nenhum administrador, sem agente. Afora o fato de que, hoje, Phoenix é considerado uma grande estrela de cinema, há uma grande diferença entre o Joaquin Phoenix da época e o de agora, hoje ele é alguém que irradia a impressão de estar confortável em sua própria pele - algo que ele estava claramente longe de se sentir antes. E ele pode confiar em jornalistas, não apenas em diretores. Você pode testemunhar a sua confiança na forma como ele se abre, na entrevista, que começa na página 94.

Mas há algo que você não pode ver, e que tem a ver com o que aconteceu antes de começarmos a nossa entrevista. Eu tinha perguntado a Joaquin se ele já tinha visto a edição de 1991 da Interview com seu irmão, River, e Keanu Reeves em nossa capa, quando eles tinham feito o filme de Gus Van Sant, My Own Private Idaho [1991]. Ele não tinha visto, e eu disse que ia mostrar a ele quando terminássemos. Quando nós terminamos acabei por ter de responder a alguns telefonemas urgentes. Cerca de meia hora mais tarde, eu corri para um editor assistente que me dissera que Joaquin Phoenix ainda estava aqui - e que ele estava esperando por algo que eu tinha prometido lhe mostrar. Nós tínhamos falado de assuntos tão longos e sobre tantos que tinha fugido da minha mente que eu tinha dito que iria mostrar a ele que a edição antiga. Nós a caçamos o mais rápido que pudemos. Quando eu a dei para ele, porém, ele na verdade não olhou para ela. Era como se isso fosse muito importante para fazer na frente de alguém. Em vez disso, ele enrolou-a - claramente para olhar mais tarde, em privado. Este pequeno episódio realmente me surpreendeu. Cinco anos atrás, era óbvio que o assunto de seu irmão era muito doloroso ao toque. E agora era igualmente óbvio que a cura havia começado, que ele queria ver as coisas que lhe lembravam de seu irmão. Eu estava feliz da nossa revista pode ser uma fonte de conexão entre os dois. Isso para mim é o que as revistas são - elas podem ser pontes entre pessoas e mundos. 




Outro Phoenix Dá Um Grande Passo na Psique Americana (Interview Magazine/2000)
 
Por Ingrid Sischy,
 
INGRID SISCHY: A primeira vez que você veio aos escritórios da Interview foi para ser entrevistado pelo seu primeiro personagem sério como adulto. Você tinha acabado de fazer um mergulho no filme de Gus Van Sant, To Die For [1995], e foi logo depois que seu irmão, River, tinha morrido. O que foi realmente impressionante e compreensível, dadas as circunstâncias, foi que você foi incrivelmente tímido e reservado quando entrei aqui. Você parecia extremamente cauteloso com a mídia.
 

JOAQUIN PHOENIX:  Até certo ponto eu sempre fui um pouco tímido. Mas depois de tudo que aconteceu, eu fiquei em estado de choque em um certo sentido. Eu não acho que eu realmente tinha tido conhecimento da fama que o meu irmão tinha adquirido, porque ele nunca se portava como tal. Nossa televisão em casa tinha apenas um canal, e era PB. Eu nunca vi estreias, nunca assisti Entertainment Tonight, nada disso. Então, [a sua celebridade] era um outro mundo, e quando esse mundo estava repentinamente à nossa porta, eu acho que isso simplesmente me abalou. Você só quer passar pelo próprio processo de aceitação ou compreensão - se existe alguma - sem quaisquer outras influências. De tudo o que eu não tinha visto muita coisa era positiva. Quer dizer, certamente havia uma demonstração de amor de um monte de gente, porém mais que tudo, havia muito feiúra.

IS: Eu me lembro do tempo em particular quando River e Keanu Reeves vieram ao escritório da Interview. Foi na época em que estávamos fazendo uma reportagem de capa sobre eles por causa de suas performances em My Own Private Idaho de Gus Van Sant, [1991]. Foi engraçado porque eles precisavam fazer um monte de telefonemas, por isso lhes demos um escritório, e eles telefonaram afastados. Uma das pessoas no nosso departamento de contabilidade veio a mim e disse: "Existem dois caras, com aparência um pouco desleixada, e eles tomaram mais de um escritório -Você os conhece?" Eu disse, "Sim. Eles são OK." Foi hilário porque eles estavam prestes a se tornarem estrelas de cinema gigantes. É claro que a falta de pretensão era parte de seu charme, eles ainda estavam tão ligados à realidade. Lembro-me como seu irmão falou em profundidade sobre o quão próximos vocês todos eram como uma família, o que realmente me surpreendeu. Ainda é verdade, e era verdade? 

JP: Era verdade e é verdade. Eu estava juntamente com o meu amigo Casey [Affleck] e Jake Paltrow. E eu estava abraçando e dizendo adeus à minha irmã, Summer, ela estava indo para Los Angeles por uns dias. E Jake disse, "Oh, é tão bom ver irmãos que têm esse tipo de interação e essa proximidade, isso é o que eu tenho com Gwynyth." Mas para mim é como as coisas sempre foram, por isso não parece ser uma grande coisa. Nós somos todos cerca de um ano e meio de distância [um do outro], por isso há apenas uma ligação a partir do topo para a base. Nós sempre tivemos um ao outro. 

IS: Ajude-me: qual é a ordem dos irmãos? Eu sempre esqueço.

JP: River, Rain, eu, Liberty e Summer.  



 
IS: Quando eu a entrevistei a Liv [Tyler] há alguns anos atrás, para a edição de abril de 1997, eu me lembro que Summer tinha acabado de fazer um filme, que infelizmente
nunca saiu - mas você estava tão orgulhoso de seu desempenho. Todos na família continuam interessados em filmes? 

JP: Não. Não Liberty. Ela está em uma banda country, que é a coisa dela. Rain atua. Ela fez uma nova versão de Otelo há um tempo atrás. E Summer, ela fez o filme que estava em Cannes, ela está incrível nesse filme também. 

IS: Você sente como se você tivesse uma escolha em ser um ator, Joaquin?

JP: Ah, com certeza. Mas eu acho que quando você se encontra em uma família muito próxima, onde os irmãos são próximos emocionalmente e em idade, você só tende a seguir os passos de seus irmãos mais velhos. Você simplesmente adota o que o outro está fazendo, mesmo se ele estiver ouvindo música ou skate ou qualquer outra coisa. Todos nós costumávamos cantar e tocar música, e éramos todos muito extrovertidos. Meus pais sempre nos incentivaram a nos expressar. E assim parecia como uma segunda natureza começar a atuar.

IS: Não é apenas a sua família que é próxima. Parece que o seu sistema de apoio todo é, também.
 

JP: Eu tenho sido muito feliz nos filmes que surgiram e nos diretores que demonstraram interesse em mim. E eu tenho uma unidade de apoio muito boa com a minha agente, Iris Burton, de quem eu sou realmente próximo e com quem eu estive durante os últimos vinte anos.

IS: Quando foi que você a conheceu?

JP: Eu acho que eu tinha uns seis anos de idade. Minha mãe estava trabalhando na NBC. Ela era a secretária do diretor de elenco Joel Thurm, que nos apresentou a Iris. Ela é uma agente muito grande, ela tratou de cada ator infantil enorme que você já ouviu falar. Iris foi a única agente de todos os cinco de nós, crianças. Nossos pais não queriam nos dividir em diferentes agências. Iris imediatamente encontrou algo interessante em cada indivíduo. Ela é uma mulher maravilhosa, muito maternal. E as nossas opções de trabalho eram limitadas porque não faríamos qualquer comercial para a Coca-Cola ou McDonald ou carne ou milhões de coisas assim. A primeira coisa que a minha agente disse a nossos pais foi: "Essas crianças estão apenas começando nisso, e vocês já estão me dizendo que 80 por cento de todos os comerciais nossos lá, eles não vão fazer? Vocês estão deixando a si mesmos sem nada aqui ", mas ainda assim ela nos levou.

(Continua...)   
 Fonte: Interview Magazine, em agosto de 2000

12 comentários:

  1. Ah, o Joaquin... (suspiros)

    Quanta beleza nessa família. Eu, particularmente, não consigo identificar características similares na fisionomia dos dois como irmãos. Já tentei, mas não achei nadinha. Não dá nem para sugerir que eles são irmãos a olho nu. Agora uma coisa é certa, eles são muito bonitos. Cada um à sua maneira. O River tem uma beleza asséptica, evidente,sem correções, inegável. O Joaquin, por sua vez, tem uma beleza mais subjetiva, incomum, meio que "imperfeita". O olhar desse cara carrega muita profundidade, uma certa agressividade e força.
    Acho que o que ele passou com a morte do irmão, contribuiu muito para sua constituição emocional de ator, otimizou suas habilidades e afiou suas ferramentas. É a força redentora da tragédia.Ironia pura. Dois atores excelentes, genuínos. River e Joaquin...
    Adoro essa dobradinha.

    Beijos, Rose Gainsbourg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É porque o Joaquin é a cara do pai deles, enquanto o River é cara da mãe deles. Aliás, todos parecem com pai, exceto River e a Summer, que parece um pouquinho mais com a mãe!!

      Excluir
    2. Concordo, Rose, são duas belezas bem distintas, mesmo, e certamente a experiência atroz da morte de River, ironicamente, enriqueceu recursos de Joaquin como ator. E uma vivência trágica como esta é eterna, se torna uma cicatriz na alma, não tem como relevar ou diminuir. De certa forma, acho que a atuação deu a Joaquin a chance de "seguir" com River, de mantê-lo sempre por perto, de nunca perdê-lo realmente. Aquela cena de "I'm Still Here" em que Joaquin segue rio adentro é muito significativa. Acho que River teria muito orgulho do irmão, se pudesse vê-lo hoje.

      Beijos!

      Excluir
    3. Sem dúvida alguma, Femme, River teria muito orgulho do irmão. O Joaquin é dos grandes. Felizmente, ele está tendo a chance de trançar um caminho e uma carreira, que no caso do River foi interrompida em seu potencial. Ainda bem que o River, assim como o irmão, teve tempo de provar a riqueza de seu talento. Porém, os exemplares de seu trabalho foram poucos, em função da sua morte prematura. A gente ficou com um gostinho de quero mais... Ainda tinha tanto pela frente,né? :(

      Beijos, Rose Gainsbourg

      Excluir
    4. Nossa, nem me fale! River tinha o mundo inteiro por conquistar, nem imagino onde ele poderia ter chegado se tivesse prosseguido. Tantos filmes que eu vejo e imagino River dando show nos papéis!

      Excluir
  2. É tanta coisa que eu gostaria de comentar sobre essa matéria, que acho que vou ter que fazer isso em partes.

    "Eu estava feliz da nossa revista pode ser uma fonte de conexão entre os dois. Isso para mim é o que as revistas são - elas podem ser pontes entre pessoas e mundos."
    Adorei essa declaração da repórter, isso mostra um lado bom da mídia, quase esquecido, dado a ENORME futilidade de informações geralmente apresentadas, a ganância inescrupulosa por grade parte da mídia de lucrar de qualquer jeito em cimas das celebridades, inventados boatos ridículos, humilhando as pessoas e relatando fatos muito pessoais, sem se preocupar com os danos que isso pode causar. É bom saber que ainda existem jornalistas sérios, que tem a imprensa como uma fonte de informações como a repórter disse: "Uma ponte entre pessoas e mundos".


    "De tudo o que eu não tinha visto muita coisa era positiva. Quer dizer, certamente havia uma demonstração de amor de um monte de gente, porém mais que tudo, havia muito feiúra." Essa é uma amostra que ele e família dele sabem do amor que muita gente sentia/sente pelo River e que eles consideram isso. Também explica além da dor sentida em falar,lembrar de River o porquê eles evitam falar sobre ele, essa "feiúra" com o qual a maior parte da mídia tratou River, sem qualquer respeito por ele e pela dor de sua família.

    Acho essa proximidade e amor da família dele muito bonita.

    ResponderExcluir
  3. Sem duvida alguma, esse foi um dos posts que mais gostei. Pela entrevista dá pra perceber o quanto Joaquin amava River. Fiquei realmente emocionada cpm a historia da revista, do Joaquin la esperando... E é tao bonito o quanto essa familia é unida e que ate os amigos proximos fazem parte, tanto é que o Casey Afleck casou com a Summer. Sinceramente eu quero construir minha familia assim, quero que meus filhos se amem muito e principalmente demonstrem esse amor e o amor em geral, que não tenham vergonha e medo de serem rotulados de super sensiveis, bobos, piegas, frescos... Que abracem mesmo, que beijem mesmo e falem “Eu te amo" de uma forma natural, mas sincera, nao como o povo de hoje que diz pra qualquer um no facebook, mas nao falam em casa pra pessoas por quem realmente tem esse sentimento... Familia Phoenix é o meu exemplo de amor, apoio, acolhimento,.demonstraçao , ajuda. Se todos fossem criados assim, com certeza teriamos um mundo melhor.

    ResponderExcluir
  4. É muito linda esta ligação, esta proximidade de almas que existe nesta família. E acho que foi isso que os salvou da amargura na qual poderiam ter se afundado após a morte do irmão adorado. Eles se apoiaram uns aos outros, numa rede de autoproteção tão sólida que permitiu a cada um (quase) se salvar, à sua própria maneira (atuando, cantando, tendo filhos). Digo "quase' por que uma certa tristeza nunca deixará de existir. Lembro que certa vez perguntaram a Summer se seu nome, que lembrava alegria e luminosidade, era adequado. Ela respondeu que não, que seus pais deveriam tê-la chamado de Winter. Achei profundamente comovente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Femme, que triste... Quando foi que ela falou isso?

      Excluir
    2. Em uma entrevista, quando um dos seus filmes foi lançado, creio que em 2000.

      Excluir
  5. Oi Femme!! Estou contente com a nova indicação ao Oscar do Joaquin como melhor Ator no filme "O Mestre".Uma pessoa que preserva suas origens e não esquece de seus amigos e família ( e talentosíssimo como o irmão ) como ele merece ganhar!!Beijos Obrigada pela reportagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thamara!

      Fiquei muito feliz pelo Joaquin, é um reconhecimento merecido demais, queria MUITO que ele ganhasse, apesar de acreditar que não será dessa vez, ainda. Mesmo assim, só a indicação já é muito legal! A Rain estava toda feliz e orgulhosa dele no Twitter...rs...

      Amanhã eu posto o final da entrevista dele! ;)

      Beijos.

      Excluir