?

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

"Minha entrevista com Joaquin Phoenix: Meu dia mais baixo como jornalista"

.


Por James Swanwick,

Se você quiser produzir uma grande entrevista com uma celebridade, há certas questões que simplesmente não deveria perguntar. Eu tive que aprender de maneira dura ao longo dos anos.
Nunca se deve perguntar nada sobre uma morte na família - este é simplesmente um assunto tabu.

Em 2005, eu entrevistei Joaquin Phoenix por telefone pelo seu mais recente filme, Johnny e June.

Eu ainda tenho pesadelos com a entrevista.

Abaixo está um trecho dela.

Tome isso como uma lição sobre como NÃO entrevistar uma celebridade.


EU: Em Johnny e June, o seu irmão morre de um trágico acidente. Na vida real, o seu próprio irmão River morreu de um acidente trágico. Você usou essa experiência com a perda de um irmão, quando você estava fazendo o filme?

JOAQUIN PHOENIX: Absolutamente não. Isso é exploração e eu não faria isso por uma porcaria de um filme. Há uma grande diferença entre o seu irmão morrer quando você tem sete anos de idade, e quando você tem 18 anos.

EU: É frustrante ver esses programas de TV retransmitindo as chamadas feitas para o 911 na noite em que River morreu. Isso é frustrante? O que passa pela sua cabeça quando isso é trazido?

JOAQUIN PHOENIX: Eu compreendo que não há nada que eu possa realmente fazer sobre isso, então eu não presto muita atenção a isso. É realmente problema deles, se eles querem trazer esse tipo de coisa para o mundo. Isso não é uma parte da minha vida.

EU: O que passa pela sua mente quando você passa pelo Viper Room, quando você está em LA agora? Você tem voltado ao Viper Room?

JOAQUIN PHOENIX: Cara, cara... Cai fora!

EU: Certo, desculpe, cara, eu não deveria forçá-lo.

JOAQUIN PHOENIX: É espantoso para mim que eu acabei de dizer aquilo e você possa fazer isso. Isto é o cúmulo da insensibilidade. Não posso sequer imaginar isso. Quer se trate de um trabalho ou não ...

EU: Eu peço desculpas incondicionalmente, cara. Peço desculpas sem reservas. Você está certo, é isso. Eu aceito totamente isso. O que você acabou de dizer está absolutamente certo e eu não posso fazer nada, mas peço muitas desculpas. Eu sinto muitíssimo.

JOAQUIN PHOENIX: Certo.


Como você pode ver, isso foi um desastre de trem.

Eu aprendi. Este foi o meu pior momento na minha carreira de jornalismo de celebridades e eu ainda sinto vergonha e culpa por ter lhe perguntado isso. Por isso, nunca - nunca - pergunte a uma celebridade sobre a morte de um membro da família.


Fonte: www.becomeacelebrityjournalist.com, em 14 de abril de 2010

11 comentários:

  1. Nossa, imagina a dor dele vendo o irmão mais velho morrendo e, depois tentando esquecer esse capítulo da vida e uma pessoa chega com essas perguntas e faz vc relembrar tudo. :/

    ResponderExcluir
  2. Sim, Victória, isso foi imperdoável. Não sei como este jornalista teve coragem de contar isso, tão vergonhoso é este episódio, nossa. Fico pensando quanto não doeu em Joaquin enfrentar momentos como esse... :(

    Uma curiosidade: o padre que aparece nesta foto com os meninos era um grande amigo da família e foi o responsável pela celebração da despedida de River, em 1993. Infelizmente, ele foi assassinado em 2010.

    ResponderExcluir
  3. Deve ser horrível, eu tenho um irmão mais velho e se algo acontecesse com ele (algo como aconteceu com o River) eu não suportaria nem que tocassem no assunto.

    Nossa, mas vc sabe o por quê que assassinaram ele?

    ResponderExcluir
  4. Victória,

    Não faço a menor idéia.

    ResponderExcluir
  5. Joaquin foi bastante claro e seguro dos seus princípios, alguns jornalistas simplesmente não tem a menor noção e sensibilidade...
    Deve ter sido uma perda enorme, a maior da vida dele, de fato. Um grande irmão, grande amigo, grande ídolo, afinal River já era um ator reconhecido (muito merecidamente). Se pra nós, que somos apenas admiradores do trabalho e da vida de River, já foi uma perda sem fim, imagino a dor para um irmão tão próximo...

    ResponderExcluir
  6. Marcela,

    Com certeza esta é uma dor definitiva, daquelas que nunca terminam. :(

    Isso foi/é tão impactante na vida dele que, até hoje, Joaquin raramente pronuncia o nome de River. Ele sempre se revere a ele como "meu irmão".

    ResponderExcluir
  7. será que ele realmente sente muito mesmo? jornalistas são meio sacana as vezes.
    waakeen kick ass!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duvido muito. A mídia parece ser insensível aos sentimentos dos outros, e muitooooo sensível ao som do dinheiro que vai entrando...

      Excluir
  8. Não sei como ele teve a cara de pal de contar isso! Mas pensando bem, se ele teve a cara de pal de fazer estas perguntas, contar é o de menos.

    A falta de sensibilidade da imprensa para com os sentimentos dos outros é monstruosa simplesmente lamentável, mas isso infelizmente é um reflexo da sociedade em que vivemos.

    ResponderExcluir
  9. Nossa ... que absurdo... tô pasma.
    Será que o jornalista teria a mesma coragem de fazer essas perguntas se a entrevista fosse pessoalmente? Sei não ... acho que ele não conseguiria encarar o Joaquin.
    Eu não imagino o tamanho da dor dessa familia, ainda mais em relação ao Joaquin que estava presente, viu o irmão sofrendo, agonizando, morrendo e depois ainda teve que lidar com toda a imprensa divulgando aquela pavorosa ligação e ainda dizendo que se tivessem chamado logo o socorro, Riv estaria entre nós, e pra finalizar, ter duvidado da integridade de caráter de Riv e da família.
    Caramba..isso é desumano.

    Obrigada =)

    ResponderExcluir
  10. É realmente Lamentável Lembrar a morte de River Phoenix Com apenas 23 anos e no augio da carreira .eu tinha 20 anos e foi impactante pra mim não me conformo e até hoje choro a perca dele .ele é insubistituivél ! Uma pessoa maravilhosa e carismático e uma beleza inesplicável .... River aonde você estiver um abraço Bem aprrtado ☆♡♡♡♡♡♡♡♡

    ResponderExcluir