?

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

"Sim, existem planos para finalizar 'Dark Blood' de River Phoenix. Só não espere ver isso logo": Indiewire/2011

.

Por Eric Kohn,


Notícias sobre lançamentos circulam regularmente na internet a cada semana, mas uma história no mês passado se destacou do resto porque tratava de um homem morto: um artigo breve em The Hollywood Reporter detonou um frenesi da mídia com o relato que o diretor George Sluizer tinha planos de completar o seu trabalho inacabado em"Dark Blood", de 1993, que sofreu uma parada abrupta após a trágica morte do protagonista River Phoenix, de uma overdose de drogas naquele ano.

De acordo com o Hollywood Reporter, Sluizer fez uma parceria com a empresa holandesa de produção Eyeworks para reeditar o filme, estrelado por Phoenix como um jovem que vive no meio de um local de testes nucleares, que forma uma relação com um casal perdido interpretado por Jonathan Price e Judy Davis. Para compensar a estrela perdida, a história alegou que Sluizer planejava pedir ao irmão do ator, Joaquin Phoenix, para fornecer material de narração. A história também afirmou que Sluizer sentia-se confiante de que ele poderia lançar o filme em 2012.

Mas não é assim tão simples.

Alcançado em seu celular em Abu Dhabi, na semana passada, onde foi participar de um júri de um festival de cinema, Sluizer negou ter falado com alguém da Hollywood Reporter sobre a peça (embora ele tenha sido citado no mesmo), mas confirmou que ele queria terminar "Dark Blood", apesar de não a qualquer momento de um futuro próximo. "Nada foi feito ainda", disse Sluizer a indieWIRE . "A liberação em 2012 seria muito rápida. É muito simples, quando você trabalha e se preocupa muito com algo, você quer tentar finalizá-lo."

Após a produção de "Dark Blood" desmoronar na sequência imediata da morte de Phoenix, os direitos aos materiais foram cedidos à companhia de seguros. Sluizer disse que ele ouviu que a empresa queria destruir os materiais restantescerca de uma década atrás, mas explicou que ele "cuidou de que não fossem destruídos", mas se recusou a entrar em detalhes. Ele também disse que a empresa havia tentado vender o material para os arquivos da UCLA, embora um representante da universidade não tenha conseguido encontrar nenhum registro de tal troca. Embora seja possível que Sluizer possa licenciar as imagens (algumas das quais começaram a surgir no YouTube) da companhia de seguros, ele disse que vem contando com a Eyeworks para resolver os desafios que envolvem os direitos.

Anne Visschedjik, uma representante da Eyeworks envolvida nesse processo, disse para a indieWIRE por e-mail que era cedo demais para a empresa discutir o projeto. "Nós compartilhamos a paixão de George pelo projeto e estamos pesquisando as possibilidades", disse ela.

Sluizer também ofereceu poucos detalhes sobre como ele poderia terminar o filme, observando que ele tinha apenas mencionado de passagem, para um colega, a possibilidade de uma narração de Joaquin Phoenix. No entanto, ele explicou seu motivo para querer terminar o filme em grande extensão, apontando para sua própria experiência de quase-morte - por um triz por um aneurisma - há três anos que o levou a considerar a sua obra inacabada. "Eu não morri, mas eu comecei a pensar: 'Posso concluir isso antes que seja tarde demais?'", disse. "Isso é basicamente a maneira como isso começou."

Ele acrescentou que Ted Turner tinha se oferecido para usar as imagens em um documentário sobre Phoenix depois de sua morte, mas o diretor recusou isso. "Eu era o único interessado no filme", disse ele, mas o fim súbito da produção apenas sete dias antes da conclusão prevista das filmagens o deixou em um estado emocionalmente inquieto.

Antes do início do filme, Sluizer disse que passou tempo a sós com Phoenix nas montanhas de Utah uma semana antes da produção, ajudando a preparar o ator para o papel. "Eu não diria que fui uma figura paterna para River, mas nesse filme, tivemos um relacionamento que foi muito forte", disse ele. Ele recebeu um telefonema da agente de Phoenix na noite da morte do ator em 31 de outubro de 1993. "Eu pensei que estava tendo um pesadelo", lembrou. Ele deixou o país logo depois. "Eu não tinha certeza se queria mais fazer filmes", disse ele, observando que a pré-produção de "Dark
Blood" durou três anos.

Se Sluizer conseguir um acordo com a companhia de seguros para completar a produção, ele pode precisar de uma estratégia diferente. Logo após a notícia do novo projeto ser lançada, o espólio de Phoenix teve uma reação rápida. "Apesar da afirmação de George Sluizer de que ele tem se comunicado com a família de River Phoenix no que diz respeito à liberação do último filme de River, Joaquin Phoenix e sua família não têm estado em comunicação com o diretor, nem irão participar de nenhuma maneira", dizia um comunicado de um representante da família.

Sluizer, no entanto, disse que tinha falado com a família no passado, e não apenas sobre a possibilidade de terminar o projeto. Ele pareceu não se incomodar com sua postura. "Eu preciso encontrar tempo e depois pensar em como preencher as lacunas", disse ele.

Ele pode ter muito trabalho a fazer, mas só isso não vai parar seus esforços. Os colegas
de Sluizer de o descrevem como um homem intensamente impulsionado, apontando para sua insistência em dirigir o remake em língua inglesa de seu suspense de 1988, o aclamado "The Vanishing" pouco antes de trabalhar em "Dark Blood". "George é um artista com uma visão persistente e ele não desiste facilmente", disse Ruth Vitale, que foi uma executiva da Fine Line, quando a empresa, agora extinta, estava produzindo o filme. "Quando ele crava os dentes em alguma coisa criativa, e realmente acredita nela, ele não quer desistir."

Mas ela e outros acham que ele deve pelo menos considerar essa opção. "Eu entendo porque ele gostaria de fazê-lo", disse ela, "mas eu não consigo imaginar porque alguém iria querer revisitar isso." Em Emerging Pictures, o sócio gerente Ira Deutchman, chefe de produção da Fine Line naquela época, condenou as tentativas Sluizer em um post no blog no fim de semana. "Qualquer tentativa de concluir 'Dark Blood' seria uma farsa", escreveu Deutchman. "Seria negociação da fama do River no tipo mais sórdido de caminho. É isso que Sluizer precisa ressuscitar sua carreira como diretor?"

Mas Sluizer confessou o seu caso à indieWIRE. "É como um quadro com um canto que não está pintado", disse ele. "Eu acho que é perfeitamente normal para qualquer artista desejar que o trabalho possa sobreviver de alguma forma."


Até agora, nenhum dos produtores originais assinaram contrato para esta tentativa, embora um deles, Nik Powell, disse ter sido contactado pela Eyeworks. "Nosso ponto de vista é que isso foi trágico, mas nós realmente não vemos como alguém poderia completá-lo", explicou o produtor sediado no Reino Unido. "River, Deus o abençoe, estava em praticamente todas as cenas. Honestamente, a performance é todo um conjunto de experiências, e se você tiver somente metade dela, isso realmente não lhe faz justiça."

No entanto, Powell não descarta completamente a sua vontade de se envolver em um novo lançamento. "Eu não posso sequer pensar sobre isso ainda porque eu não sei como alguém pode fazer um filme de fora," ele disse, "Eu realmente não estou interessado em ser parte disso, mas eu não diria isso como uma coisa absoluta. "Ainda assim, Powell disse que aqueles que procuram estudar o legado do Phoenix devem procurar noutro lado. "Sabemos que ele está fantástico nessas cenas", disse ele. "Mas o público e os fãs devem assistir aos filmes maravilhosos que ele fez que estão completos."

Sluizer mesmo disse que ele não queria terminar "Dark
Blood" principalmente como uma ode ao ator. "Se algo acontecer, será uma homenagem ao River", disse ele, "mas existem três atores principais que são todos eles muito bons." Ele enfatizou a natureza pessoal do material. "Vamos colocar desta forma", disse ele. "Minha intenção é tentar e terminar o filme. O objetivo principal é que o trabalho seja finalizado. Outras pessoas podem se preocupar com a distribuição e o dinheiro, mas essa é a minha razão."


Fonte: Indiewire, em 08 de outubro de 2011

12 comentários:

  1. é muito difícil e estranho, a tecnologia, o mundo hoje, a situação deles - o tanto que viveram de lá prá cá, o que enfrentaram, a situação econômica,sociopolítica,as preocupações...

    e isso insiste em ficar como 'algo inacabado na história'. Acho que ele quer lançar o filme, mas não necessariamente finalizar a história como o projeto final. Afinal, foi um trabalho, uma dedicação, momentos, uma história vivida para ser divulgada,e simplesmente irá 'naufragar',deve ser difícil para ele,algo 'incompleto' na vida...

    ResponderExcluir
  2. Femme,

    Na linha n. 5, o ano seria o de 1993, não?

    Interessante conhecer o argumento do diretor, embora acredite que deva ser respeitada a vontade dos familiares.

    Abçs

    ResponderExcluir
  3. Oi, Maria,

    É verdade, é difícil deixar inacabado algo a que você dedicou tantos anos de seu trabalho. Mas acho que o fato de ter sido marcado pela morte de River traz um peso maior a esse desejo, mesmo ele não admitindo.

    Sluizer já deu entrevistas anteriores em que disse que usaria este material para fazer um documentário sobre o método único de trabalho de River. Mas que só o faria bem mais tarde. Não sei por que agora mudou de idéia.

    E pelo jeito, se for lançado, ele causará o rebuliço GRANDE entre a mídia e o público! Só numa das matérias que li fizeram, pasmem, mais de 600 comentários, TODOS positivos em relação a River, com muitos elogios, saudades e pedidos de lançamento. Incrível como o número de fãs dele cresceu nos últimos anos. Isso é fantástico.


    Oi, Anônimo,

    Você está certíssimo sobre o ano, claro. Corrigido, já. ;)

    O que eu realmente gostaria era de ver estas imagens num belo e completo documentário sobre River.

    Meu maior medo é que, caso o filme seja lançado, ele decepcione a mídia e o público pelas imensas expectativas geradas. Especialmente por que isso tem quase 20 anos, tanta coisa mudou neste tempo, mas será que levarão isso em conta? Não sei mesmo...

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. finalmente achei um blog completo sobre o River. espero que o diretor consiga terminar esse filme, gostaria muito de ver.

    quantos anos vc tem? só por curiosidade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Anônimo. Fico feliz pela chegada de novos fãs de River ao blog.

      Mas, desculpa, sua curiosidade não será saciada, eu não dou informações sobre mim, afinal eu não tenho a menor importância aqui, este espaço é todo do River. ;)

      Excluir
  5. Olá, sou o anônimo diferente do que postou anteriormente.

    Eu vi essa notícia e realmente espero que o filme seja rodado novamente, pois independente de quantos anos atrás foi começado a beleza está na arte de interpretar e acho que sem sombra de dúvidas não geraria decepção alguma. Afinal, River foi um ótimo ator. Quanto a alavancar a carreira do diretor pode ser muito verdade, ou talvez aquele desejo em terminar seja exatamente por River ter morrido. Mas acho improvável que eles usem a voz de Joaquin como foi noticiado, pois a família Phoenix é muito fechada em relação a morte dele.
    Enfim, vamos esperar e torcer para que River volte as telonas! Eu como atriz e amante dos animais sou super fã dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deu certo, Anônimo! :))

      O filme vai ser concluído, as doações já superaram os 16 mil euros, e eu já garanti minha cópia! Feliz demais...rs...

      Agora é esperar pra que o filme possa ser lançado nas telonas mesmo, né??

      Excluir
  6. Eu fico muito dividido sobre ''dark blood'' cara. Acho que seria magnífico pra os fãs ver algo novo, além de que levaria a outras pessoas a mensagem de River. Mas parte de mim acha que é exploração da imagem dele, e fico meio com o pé atras com isso. Mas de qlqr forma já sabemos que vai rolar mesmo, só espero que seja bem feito e que faça jus a memório do River.

    Feme, como vc conseguiu a cópia, fez uma doação?

    Parabéns novamente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, eu penso que será uma chance para o nome de River ser lembrado e um público maior se interessar em conhecer seu legado. Sei que vou chorar e sentir saudades dele, tudo de novo, mas... é o trabalho dele, ele se esforçou e deu tanto de si, é legal ver isso vindo à tona.

      Mas também fico triste porque sua família não queria isso, e eles terão que ser incomodados pela mídia, que não respeita a dor de ninguém. :(

      Eu fiz uma doação, isso mesmo. Eles mandaram este e-mail para os doadores, confirmando o envio em outubro. Eu vou receber um DVD e três fotos originais. E ter meu nome (real) agradecimentos nos créditos!...kkk...

      Beijos!

      Excluir
    2. Meus sentimentos são os msms que os seus. Legal Femme a parada da doação, qnd eu vi eu quis fazer também, mas conhec i o River tarde demais pra isso, rs.

      Excluir
    3. Vamos esperar que o filme seja lançado, Luiz! Assim todos poderão ver e rever.

      Excluir
  7. Ainda não tive coragem de assistir, como já disse antes =(

    ResponderExcluir