?

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

River Phoenix em entrevista para a TV holandesa em 1991

.



Transcrição de uma entrevista para a TV holandesa em setembro de 1991, durante o lançamento de "My Own Private Idaho."

Entrevista realizada por
Bram van Splunteren,


Entrevistador: Você frequentou uma escola para atores?

River Phoenix: Não, eu comecei a atuar fazendo testes e através de tentativa e erro, basicamente.

E: Quantos anos você tinha quando você começou?

RP: Dez.

E: É mesmo?

RP: Hum, televisão, comerciais e depois você entra no elenco de um filme, se você tiver sorte.

----------

RP: Eu realmente não posso explicar porque eu entendo o que eu entendo, eu simplesmente faço isso. E tentar descobrir isso, eu acho que poderia estragar tudo, sabe. Eu quero deixar isso como uma mina de ouro, sabe, sem jamais explorá-la, sabe, e vendê-la. Eu não quero vender isso. Eu não quero falar sobre isso, eu não quero entendê-lo de uma forma que vai explorar a pureza, então eu apenas deixo isso em paz. Eu não entendo isso, mas eu acredito nisso.

E: Você é um natural?

RP: Eu não estou dizendo nada.

E: Eu estou dizendo isso.

RP: Ok, muito obrigado.

E: Sim, eu pensei que você fez uma performance maravilhosa no filme.

RP: Muito obrigado!

----------

E: Em uma das coletivas de imprensa, ouvi você estabelecer uma ligação com a forma como a América trata os seus sem-teto, isso foi interessante.

RP: Completamente. Bem, quero dizer que todos nós sabemos disso, quero dizer que não há nada a esconder. É muito óbvio que existem prioridades que estão mais na corrida armamentista ou de apoio tipo o Banco Mundial, que tem suas filiais e dos seus afiliados se espalhando para o desenvolvimento do terceiro mundo ou o que quer que seja. Espalhando a sua destruição no nosso continente, sabe. É mais parecido com um estado policial agora do que nunca nos Estados Unidos. Eles estão controlando as coisas que deixam a cultura em apuros. Você sabe, é como uma panela de pressão e nunca girando o fogão para desligado. São cozinheiros e cozinheiras, até que isso explode!

----------

RP: Idaho lembra o nível da rua que é ignorado. E talvez você tenha muito disso na Europa e você tem, de fato, mas temos muito mais, sabe, em áreas concentradas, onde não há nenhuma maneira de integrar e encontrar uma saída, sabe, você está só preso ao seu perímetro.

----------

(RP abaixa brevemente os seus óculos escuros, mas não mostra os olhos)

E: Isso foi curto.

RP: Bem, quer dizer, o problema é que eu acredito muito nos índios nativos americanos a quem realmente pertencia esta terra anteriomente. E sua idéia era que uma foto pode levar sua alma. Então, é claro que eu estou comprometido em algum grau, mas então eu não estou, porque eu estou interpretando um outro personagem em filmes.

----------

RP: Cerveja quebrando! Hahaha. (olhando para o lado)

RP: Ela é importada e é da Holanda. (mostrando a origem da cerveja)

RP: Você contou a eles a história, já? Ah, ontem à noite eu estava em uma coletiva de algum tipo, isso foi terrível. E me pediram para fazer a TV de Amsterdam pela companhia e eu disse, 'Oh, yeah, bem, onde estão eles?' E então ele aparece, e eu conheci o Bram (o entrevistador) através do Red Hot Chili Peppers e assim então nos reunimos e começamos isso.

E: Porque você normalmente não faz muito ...

RP: Eu não faço televisão.

RP: Eu não quero sentar lá e ser um boneco e me tornar mais como um pedaço do seu show do que o próprio filme. Então você tem o show o tempo todo mostrando clips do filme, com a gente falando sobre o filme. "E então nós falamos com o ator, blah, blah, blah, 'Rubber Penis' [Pênis de Borracha]". E eu sento, "yeah, e depois como, yeah, eu tive um tempo divertido fazendo este projeto, yeah ..." (faz uma careta) É simplesmente estúpido, cara, isso é só um desperdício de tempo.

E: Certo.

RP: Isso me aborrece. E isso me assusta demais também, para ser franco.

E: Estar na frente de uma câmera?

RP: Oh, isso é tão assustador! É por isso que quando eu estou em um set eu nunca olho para a câmera. Você não olha para a câmera. Estou muito assustado agora, eu estou lidando com isso de alguma forma.

E: É, você está lidando com isso muito bem.

RP: Mas eu realmente estou com medo. Isto é muito ... sim, sim, eu deveria estar - [faz um gesto de alguém bebendo] - as cervejas importadas da Holanda.

E: Você tem este ponto de vista muito particular sobre como você deseja trabalhar e, então, há o negócio com o qual às vezes você terá que lidar.

RP: O negócio sempre vai por aquilo você faz melhor. E eu apenas fiz eu mesmo o melhor do jeito que eu sempre quis. Então, se isso conseguir reconhecimento como no Festival de Veneza, no Festival de Cinema de Toronto, onde quer que seja, sabe, na França, na Holanda, quando os críticos começam a falar e eles acreditam em algo, então você tem o poder para conseguir basicamente explodir os empregos de líderes corporativos. Quer dizer, eu encontrei a mim mesmo sendo soprado por corporações de filme da América. Isso é legal.

E: Sim?

RP: Sim, eu entro nas porcarias de lentes deles.

----------

RP: Nós vamos ligar para você de volta, bye. (ele diz a alguém na sala que está ao telefone)

RP: Isso é Gus van Sant, o diretor do filme, ao telefone.

----------

RP: Não se trata de carreira. É sobre acreditar em algo, é sobre prosperidade. E é sobre carinho e empatia e desejar criar o melhor, o mais verdadeiro para a vida, o mais real.

E: Bem, isso é algo que você não ouviria muitas pessoas dizer em Hollywood.

RP: É por isso que eu não saio pra me divertir e conversar com as pessoas de Hollywood, porque eles estão lá para me machucar, para ferir meus pontos de vista.


13 comentários:

  1. Já conhecia o vídeo, mas não pude compreender todo o diálogo, dadas as limitações do meu Inglês...:\
    Me entristece vê-lo assim, provavelmente sob efeito de alguma droga...

    ResponderExcluir
  2. Anônimo,

    Apesar da aparência desmatelada, eu achei River muito articulado, e o que ele diz faz todo o sentido. Mesmo que ele esteja sob efeito de algo (álcool ou outras drogas), isso não parece ter interferido na sua inteligência ou capacidade crítica.

    O que me deixou realmente triste foi vê-lo falar sobre como se sentia ferido pela superficialidade e pobreza de alma em Hollywood... Acho que foi essa espécie de dor e desconsolo que acabou matando River. Ele era generoso e autêntico demais para aquele povinho raso.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o que vc disse, Femme.
    Eu meio que levei um susto com ele nesse entrevista, tem uma entrevista de 1988 que ele estava super tímido, e bem calmo, e nessa parecia até outra pessoa falando. Acho que entre 88 e 93 algo mudou drasticamente para River, da pra notar uma grande diferença nele, nem sei exatamente o que, mas tem uma diferença, portando que seguinte a pessoas próximas dele, ele ter ido no Vipor Room aquela noite não estava entre as coisas que ele costumava fazer, ele tava com uma essência alterada, ou até diferente, eu diria. Eu acho que Hollywood meio que engoliu ele.

    ResponderExcluir
  4. femme disse tudo.

    não acho que ele estivesse sob o efeito de drogas e como disse o femme se estava isso não o afetou.
    eu acho que Hollywood é superficial e a pressão em cima dele era enorme. ele pareceu chateado, impaciente, mas tudo que ele disse fez sentido. ele não pagou nenhum mico ou algo assim.
    Quem dera se existisse mais atores em Hollywood que não se entregassem ao seu mundo hipócrita.
    River, nós te amamos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Raquel.

      Além disso, as drogas são e sempre foram bastante comuns em Hollywood, basta ver que o próprio River confirmou numa entrevista (já postada aqui) que nas filmagens de "A Costa do Mosquito" isso corria livremente. E ele ainda disse que os pais nem imaginavam a quanta coisa ele já tinha sido exposto. E isso quando ele era um adolescente, e só trabalhava com um adulto acompanhando!

      E a hipocrisia de Hollywood era tanta que hoje se descobriu que as drogas eram fornecidas pelos próprios estúdios, e pasmem, até mesmo contabilizada nos seus custos! Mas, se alguém tinha o profundo azar de morrer de uma overdose, aquele ficava pra Cristo. Era crucificado como o falso, o fingido, o doente e sei lá mais o que.

      O que mais me irrita é quando associam o fato dele ter morrido de overdose com alguma falha de caráter. Uma coisa não tem nada a ver com outra, existem milhões de cretinos sem ética que nunca usaram drogas, assim como existe muita gente boa que, por mil circunstâncias, recorrem a ela. E vice e versa.

      River, com drogas ou sem elas, era melhor que todos eles. No talento, na generosidade, no caráter.

      Excluir
  5. Femme, eu acho que eu postei um comentário aqui nessa matéria. voltei pra ver sua resposta e ela não estava aqui. ele não foi, ou foi apagada? abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, com certeza ocorreu algum problema quando você postou. Eu só apago comentários ofensivos ao River, o que tenho certeza que você não fez. Às vezes, um cometário fica preso nos spam, mas olhei lá e não tem nada.

      Você lembra o que tinha escrito? Pode escrever novamente? ;)

      Beijos.

      Excluir
    2. Poxa o pior é que foi um texto enorme, rs. vou tentar colocar novamente o que lembro. Eu falei que não deviamos julgar uma pessoa só por um fato. Não é por que o River morreu de overodose que ele não prestava, e não é porque ele era vegan que ele era o salvado ds pátria, acho que vai alem disso. River provou o quanto ele era bom em suas atitudes, nos seus ideais, na forma como ele levava sua vida e nos exemplos que tentava transmitir. Todo mundo comete erros, e ele como todos nós teve os seus, infelizmente ele não teve a oportunidade de perceber, pq seu erro foi fatal. Eu acho que é isso que me cativa no River, eu nao julgo ngm, mas eu vejo que mt gente gosta dele, pq projeta nele um ideal de que ele era perfeito, e qnd vê uma reportagem dessas fica meio chocado e revoltado. Eu já vejo o contrário, eu vejo o River como um ser humano com vários defeitos, mas com um lado positivo tão bom, que a gente nem consegue lembrar de um mínimo defeito, tanto que a forma que ele morreu pra mim não faz diferença alguma., se ele tivesse sido atropelado por um caminhão seria a mesma coisa pra mim. Gostei muito mesmo dessa reportagem Femme, vc sabe que eu me amarro nessa matéria que mostra um River menos perfeito, rs. Infelizmente o River não está numa boa nessa situação, mas não deixou de ser coerente em nenhum momento.
      Parabéns Femme, seu blog só melhora a cada dia!!!

      Excluir
    3. Eu concordo com você, Luiz. E insisto, usar drogas não é um "defeito moral" ou ético, é uma escolha, que pode ser equivocada, mas não indica uma "falha de caráter".

      Aliás, esta foi a opinião de River quando perguntado sobre Corey Feldman: "Drogas são uma doença universal".

      Ora, River era humano, e tinha o mesmo direito que qualquer um de nós de fazer suas escolhas pessoais e, inclusive, arriscar sua vida por elas. Acho que é isso que as pessoas não conseguem entender. Ele não precisa "ser perdoado" (por ter morrido de overdose) simplesmente por que ele não nos deve nada.

      Excluir
    4. Exatamnte Femme, ele simplismente fez sua escolha e infelizmente teve que arcar com a consequência. Eu acho que River que deve nos perdoar. Perdoar a todos que espalharam mentiras sobre eles, tds que espalharam aquela foto ridícula que eu nem gosto de lembrar, o bosto de ser hgumano do paparazzi que fez aquilo, e tds que o julgaram negativamente de alguma forma!!! As pessoas não entendem que cada um tem sua forma de fuga, e isso só diz respeito a elas mesmas e nd mais. River não fazia isso pra aparecer ou pra se misturar, tanto que ja vim uma reportagem onde o Sky fala que o River não deixa isso fazer parte do mundo onde ele convivia com a família. Era só pra ser a fuga dele, mas infelizmente saiu do controle. =/

      Excluir
  6. Eu sei que já faz mais de um ano desde que essa matéria foi postada, mas eu tenho que dizer isso: Esse menino era simplesmente incrível! As coisas que ele pensava e dizia, seus pontos de vista, seus ideais, eram muito à frente de seu tempo. Pra mim ele era como Leonardo Da Vinci e Mahatma Gandhi, um visionário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nanda, concordo inteiramente com você. River estava além do seu tempo, além dessa visão esquálida em que fazer sucesso é o objetivo maior. Ele está muito além de toda essa mediocridade e, como todo cara genial, deveria se sentir muito pouco compreendido pelos seus pares. Mas, ainda assim, lá estava ele, tentando fazer sua parte. Esse menino nunca deixa de me impressionar...

      Excluir
  7. Bem..já havia visto essa entrevista, inclusive tenho ela baixada no meu pc... rs
    River esta diferente do que costumava ser, mas não incoerente como já foi dito.
    Sobre as drogas, pra mim, é um mal social. Infelizmente existe, está aí, em todo lugar. É como um espírito perverso que fica transitando entre as pessoas, esperando um momento de fragilidade delas e quando isso acontece, esse espírito se apodera da pessoa e tenta levá-lo, algumas vítimas passam anos tentando se livrar e conseguem, outras embora lutem, são levados, engolidos .... MAS não encaixo e River nesse grupo, pois ele não era um viciado. Tanto não era, que morreu por conta disso. Morreu pela ingenuidade, pela confiança de acreditar que nunca um "amigo" iria lhe dar uma substância que roubaria a sua vida, talvez ele até tenha questionado na hora (pô cara, será que isso não me fazer mal?), não sei, não sabemos, isso é o que eu acho, mas nunca saberemos.
    Se ele usou drogas naquele dia, é por que ele assim como outros, achou que seria mais fácil suportar...péssima escolha, mas escolha dele, e essa escolha, não muda o ser humano incrivelmente belo e abençoado que ele era e com uma estupenda elevação de espírito, enfim, pessoas assim não encontramos a todo momento.

    Obrigada Femme =)

    ResponderExcluir