?

sábado, 24 de dezembro de 2011

"Deixem River Descansar em Paz": Ira Deutchman/2011

.

Por Ira Deutchman,

Era uma manhã de domingo, e eu estava fazendo café da manhã para as crianças, saboreando uma xícara de café e virando as rabanadas. O telefone de casa tocou (isso foi antes que todos tivessem um telefone celular) e era Nik Powell, o produtor britânico.

Foi surpreendente ouvir Nik em um fim de semana, apesar de estarmos no processo de trabalhar em um filme juntos. Eu apoiei o telefone no meu ombro e continuei fazendo o café da manhã. A conversa foi algo como isto ...


NIK
Você está sentado?

EU
Não. O que foi?

NIK
River está morto.

EU
Você está brincando.

NIK
Não.


Nik me pôs a par dos detalhes horríveis. River Phoenix, uma das estrelas do filme Dark Blood, que Nik estava produzindo e minha empresa, Fine Line, tinha co-financiado, havia morrido de uma overdose de drogas.

O filme, que estava sendo dirigido por George Sluizer e era co-estrelado por Judy Davis, tinha acabado de completar a primeira metade da fotografia principal. A filmagem tinha sido difícil - escaldante, o clima quente em um local deserto e muita discórdia no set. Eu tinha ouvido dizer que, particularmente Sluizer não estava se dando bem com os atores. A parte do deserto do filme tinha enrolado e eles tinham alguns dias de folga antes de se começar a filmar as internas em Los Angeles. River tinha acabado de chegar em Los Angeles e foi a cidade para relaxar. Agora ele estava morto.

No escritório, na segunda-feira, eu estava cercado por repórteres querendo qualquer pedacinho de informação que eu pudesse fornecer sobre a morte de River. Particularmente, eles estavam procurando por imagens do filme inacabado para usar em seus noticiários daquela noite. Enquanto eu repetidamente insistia que não tínhamos tais imagens, eu olhava para uma pilha de fitas cassetes VHS na minha mesa. Na verdade, eu tinha todas as cópias ali mesmo, de cada centímetro do filme que tinha sido gravado no deserto.

Quando o dia chegou ao fim, eu coloquei todas as fitas VHS em uma caixa da Federal Express [correio aéreo], inseri um bilhete e a enviei para a mãe de River. Meu bilhete disse algo como: "Eu estou mandando-as para você apenas para
ter certeza de que não vão cair em mãos erradas."

O próprio filme acabou como uma grande reinvidicação da seguradora. Não houve maneira de terminá-lo uma vez que metade do filme ainda não havia sido filmado.

Foi, portanto, com grande interesse que li que George Sluizer anunciou recentemente sua intenção de terminar o filme. Ele disse que a família Phoenix estava cooperando, e que Joaquin iria gravar uma narração. Nada disso fazia sentido para mim baseado no que eu sabia sobre a história. No dia seguinte, fiquei aliviado ao ver uma resposta da mãe de River, afirmando que de modo algum a família
iria cooperar.

Para o que importa, aqui está minha opinião ...

Qualquer tentativa de concluir
Dark Blood seria uma farsa. Isso seria negociação da fama de River no tipo mais sórdido de caminho. É isso que Sluizer precisa para ressuscitar sua carreira como diretor? O único uso legítimo que eu posso pensar para essa filmagem seria para incorporá-la em um documentário sério sobre River e sua notável carreira. Caso contrário, deixem ele descansar em paz.


Fonte: www.iradeutchman.com, em 29 de outubro de 2011

14 comentários:

  1. Rio

    let him rest in peace ...

    ResponderExcluir
  2. Admiro o caráter de pessoas assim. Não haveria conduta mais digna senão essa.

    Aproveitando a data festiva, Femme, tenha um Natal abençoado, tanto quanto os dias felizes que você nos proporciona sempre que publica algum texto sobre nosso amado River.

    ResponderExcluir
  3. Rosa,

    Eu fico dividida porque realmente queria ver TUDO o que River fez na vida, mas concordo com Ira: isso deveria ser aproveitado num bom documentário sobre sua carreira brilhante. Alías, o próprio George Sluizer havia dito que estava esperando o momento de usar estas fimagens para fazer um documentário sobre o impressionante método de trabalho de River. Não sei por que ele mudou de idéia... aguardemos os próximos passos.

    E obrigada, Rosa! :)

    Espero que estejamos juntas muitas vezes aqui, ainda, atraídas pelo mesmo brilho extraordinário que este menino extraordinário, o nosso River, exalava tão naturalmente.

    Tenha um feliz Natal também, com muita paz no coração e solidariedade à sua volta.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Concordo...
    Como fan desse cara eh obvio que qualquer imagem inedita dele eh um presente,mas espero que o Sluizer o faca sem exploracao,caso contrario seria alheio a tudo q o River sempre pregou.
    Bj Femme,feliz Natal.

    ResponderExcluir
  5. Ah,e essa foto dele no inicio da materia eh uma das mais lindas que jah vi.

    ResponderExcluir
  6. Juh,

    Eu ia comentar isso mesmo: que foto LINDA! É difícil achar uma foto boa deste período, porque em geral elas são tiradas dos vídeos, né? Então, dei a sorte de topar com esta foto (não é a da matéria original) tão limpa, significativa, o sol batendo nele, parece tudo tão vivo, me impactou ...

    Agora fiquei triste pensando que nunca mais River terá um Natal em família, ou sua família terá um Natal completo, sem ele...

    Beijos, e feliz Natal pra você também!

    ResponderExcluir
  7. Bem que poderiam produzir algo bem bacana sobre a vida de River, um documentário com apoio da família, contando com fotos, vídeos dos primeiros anos, primeiros testes, a banda, os filmes, etc. O meu medo é que interfiram muito no final, tentando mascarar as fraquezas de River (que todos temos!), bem como seus últimos momentos, objetivando amenizar ou construir certas imagens. Enfim, eu queria muito poder ver e ouvir um material bem feito sobre a vida dele, focando em seus ideais, seus valores, sua música e sua arte. Seria uma obra bem vinda para os fãs, bem como para todos os outros que não tiveram o prazer de conhecer esta linda e complexa pessoa.
    Bom natal!

    ResponderExcluir
  8. Femme, me tira uma dúvida. Qual era a cor dos olhos de River?

    Tem fotos que ele esta com os olhos azuis, outras com os olhos verdes, em alguns vídeos castanhos... Então?

    ResponderExcluir
  9. Femme, eu queria saber se tu tem essa foto que aparece neste vídeo?

    http://www.youtube.com/watch?v=ZFajSG0H7MI minuto 1:44

    Obs: River está usando uma camisa de florzinhas?
    Obs2: Lindo

    ResponderExcluir
  10. Anônimo 1,

    Acho que eram verdes, mas ficavam azuis em certas circunstâncias, sob certa luz, sei lá. Mas castanhos, tenho certeza que não eram mesmo. ;)

    Anônimo 2,

    Tenho não, infelizmente. Mas tenho outras em que ele está com uma camisa de florzinhas!...rs... Mas ele era capaz de usar qualquer coisa e continuar lindo, né? :) Meu amor eterno.

    ResponderExcluir
  11. Ótima reportagem! Também fico meio dividido, acho que tudo depende da intenção do diretor, e como ele já ta em estado terminal, não acredito que seja para auto promoção. Mas vai ser bom, talvez desta forma mais pessoas possam conhecer o River e sua mensagem! Parabéns Femme!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu espero isso também, Luiz. River merece ser mais conhecido e reconhecido em sua arte imensa.

      Excluir
  12. Bem, como estou atrasada aqui, o dilema acabou, o filme saiu.

    ResponderExcluir
  13. Se Camila estava atrasada, imagina eu, postando em 2016...rs..mas vejamos o lado bom..sinal que vai ter sempre alguém buscando matar as saudades de River..que parecem nunca acabar. Enfim..o filme foi lançado, assisti no youtube e sim..foi difícil segurar as lágrimas nas cenas em que se ouvia a voz de Sluizer em lugar das cenas que deveriam ter sido gravadas pelo River..puxa vida..era um menino..23 anos..difícil, gente!

    ResponderExcluir