?

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

"Mystic River": por James Franco/2011

.



Por James Franco, em setembro de 2011


Pense em todos os takes de todas as cenas de todos os filmes já feitos. Pense em todas as cenas e os ângulos e as leituras alternativas e as falas alternativas que foram gravadas em filme e em seguida, descartados na sala de edição. Existem infinitos rolos de filme que foram examinados e descartadas pelos editores, para nunca mais serem vistos novamente. Muitos cineastas consideram o material descartado sem valor, mas eu, como ator, que passou 15 anos na frente da câmera, considero tudo isso importante. Elas são a essência da minha arte.

Geralmente, cada cena é filmada de quatro a dez vezes e, na edição final do filme, apenas um desses takes, ou partes de alguns desses takes, será usado. Na melhor das hipóteses, apenas um décimo da minha produção total é vista pelo público. As outras cenas são arquivadas ou destruídas. Por vezes, estas são tomadas inferiores. Mas, às vezes, como quando eles apresentam um ator como River Phoenix em um filme como My Own Private Idaho, o melhor de sua geração dando o seu melhor desempenho - cada pedacinho é ouro.

Gus Van Sant fez My Own Private Idaho em 1990 e o lançou em 1991. Todos os diários [de filmagem] estavam em filme, nada fora digitalizado; quando eu soube que Gus tinha guardado os rolos de filme para o editor, eu disse a ele que faria qualquer coisa para vê-los. Passamos dois dias em Portland assistindo tanto quanto poderíamos. Enquanto estávamos assistindo, discutimos como os filmes de Gus mudaram nas décadas intervenientes. Seus filmes são agora muito mais livres da história e do diálogo, pois eles envolvem mais takes e menos cortes. Fomos naturalmente levados a nos perguntar o que Idaho seria se ele fizesse o filme agora, e Gus se ofereceu para me deixar fazer a minha própria edição.

Foi avassalador ser capaz de editar a matéria-prima do meu filme favorito, um filme que tinha me emocionado, que tinha ajudado a me moldar como um adolescente. A única maneira que eu poderia justificar a edição desse material era fazer o que Gus e eu tínhamos discutido: editei-o como Gus teria feito hoje.







Fonte: The Paris Review

11 comentários:

  1. Eles deveriam ter colocado essa parte no filme, eu pelo menos achei engraçado.

    ResponderExcluir
  2. meldels o river podia ficar 1 ano sem tomar banho e nada e seria lindo de qualquer forma *_*

    engraçado que muitas vezes eu vejo essas tomadas dele como se eu estivesse atras de uma camera,e ele atuando,eu tenho essa impressao, e não de um personagem. As vezes eu não dissocio - eu vejo o ator, coisa difícil. Mas vendo os filmes inteiros nem penso nisso =)....

    ResponderExcluir
  3. Eu concordo plenamente com James Franco: cada pedacinho da atuação de River é ouro!

    É absolutamente incrível como ele consegue coordenar suas expressões, os olhares, os trejeitos, tudo de forma que você sente o ciúme comandando cada mínimo gesto, inundando a sua alma, impregnando a cena inteira...

    Se a Academia do Oscar não fosse tão medíocre e convencional, ele deveria ter ganhado outro Oscar com esta atuação perfeita. Sim, digo outro porque ele já deveria ter ganhado dois antes: por Conta Comigo e por O Peso de Um Passado.

    E Maria, River é tão lindo que toma a cena toda, mesmo ao lado de Keanu. Você só vê ele, ele, ele... :)

    ResponderExcluir
  4. ele não ganhou porque imagina a influencia que teria. E de certa forma ameaçava a 'estabilidade do sistema'. Sei que parece conspiratório, mas imagina um cara que tem milhares (ou milhões) de fãs no mundo todo, que os faz pensar e criticar, que é vegetariano e critica a forma como o mundo está organizado. Ganhar um oscar seria Hollywood dar mais legitimidade ao pensamento dele (que eu acho correto,mas que para eles era perigoso).

    sempre acho que pessoas como ele, James Dean ou Kurt Cobain 'sumirem' do mundo faz com que os poderosos se sentissem aliviados.

    ResponderExcluir
  5. Eu concordo com você, Maria.

    E pessoas raras, como River, tem um caminho árduo pela frente, mesmo quando são adoradas por muitos, como ele. O seu própio caminho interior é sofrido, seus embates com a futilidade e a falsidade deixam marcas, doem na alma. E ameaçam a establidade da vidinha mundana que tantos almejam, né?

    ResponderExcluir
  6. Eu vi esse vídeo no youtube, eu achei umas partes engraçadas.

    Femme vc já viu um vídeo de senas deletadas de My Own Private Idaho em que tem uma parte em que o River é filmado bem de perto, só o rosto, nossa ele tá muito lindo! eu sei que ele é lindo de qualquer jeito, mas nesse vídeo ele tá lindo demais! Ele faz uma cara de tristeza e dor é emocionante. Tem uma parte em que ele olha pra câmera deve ser só por um segundo e parece que ele olha para você(quem tá vendo o vídeo). Se vc não viu, tem que ver!

    ResponderExcluir
  7. Eu já vi este vídeo, claro, e adorei, já vi várias vezes, inclusive. :)

    ResponderExcluir
  8. Que bom que vc viu. Lembro de quando vi esse vídeo,vi várias vezes tbm, e já estava muito tarde mas eu não conseguia parar de ver, acho que foi através desse vídeo que tive a noção real da beleza do River.

    ResponderExcluir
  9. Franco é foda, me amarro nele tbm. Muito boa a matéria, legal ver o qnd o River inspirou alguém como James Franco, show de bola!FEMME, CHEGEUEI EM 2012, JAJÁ TO TE ALCANÇANDO,rs.Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o James Franco é um super fã do river, ele sempre deixa claro como River foi importante em sua história, e imagino como não foi emocionante para ele poder fazer esta reedição. Seu filme predileto, com seu ator predileto. Inesquecível.

      E você vai me ultrapassar daqui a pouco!...hahaha...

      Beijos.

      Excluir
  10. Imagina só você ter acesso a todo esse material do River ?
    O James se deparou com uma mina onde cada filme é ouro ..haha
    Como ele mesmo disse.

    Obrigada Femme =)

    P.S. Cheguei em 2012.

    ResponderExcluir