?

sábado, 19 de novembro de 2011

"Garoto Encontra Garoto" [Parte 2]: Interview Magazine/1991

.



Por Paige Powell e Gini Sikes,


GS: Uma de suas co-estrelas é um ator de Warhol - Udo Kier, de Drácula e Frankenstein, o que me leva a uma pergunta lasciva ...

REEVES: É o seu trabalho!

GS: Quanto vocês estavam confortáveis ​​filmando sua cena de sexo a três com Udo?

PHOENIX: Bem, eu realmente não ajudei em nada. Enquanto fazíamos a nossa cena, eu disse: "Basta pensar, Keanu. Quinhentos milhões de suas fãs estarão assistindo isso um dia." Como um idiota estúpido. Eu o fiz se sentir completamente auto-consciente. Mas Keanu ficou acima disso. Gus me repreendeu sem parar à noite depois.

REEVES: Ele fez isso mesmo?

PHOENIX: Sim. Ele me repreendeu muito. Eu quase chorei. Isso foi terrível para mim. Eu só estava tentando quebrar o gelo. Sabe, eu pensei que era engraçado - eu estava tentando salvar Keanu de ter sua imagem congelada por garotas de doze anos de idade em casa!

REEVES: Obrigado, irmão.

PHOENIX: Mais tarde, Keanu foi filmado nu com a bela Chiara [Caselli, que interpreta a namorada italiana de Scott, Carmella]. Essa cena foi realmente uma chatice. Ele estava se divertindo muito com essa garota, mas estava muito frio e eles estavam morrendo. Então eu acho que eles estavam mais preocupados com a temperatura do que a nudez. Isso levou cinco horas.

GS: A cena que vocês fizeram com Udo deve ter sido mais fácil simplesmente porque vocês dois já eram bons amigos. Como vocês se conheceram?

PHOENIX: Na verdade, eu conheci Keanu através de minha ex-namorada Martha [Plimpton] quando eles estavam fazendo Parenthood - O Tiro Que Não Saiu Pela Culatra, eles estavam se beijando regularmente. Meu irmão, Wakim [erro do jornalista], também conhecido como Leaf, também estava nele. Então, Leaf e Marta foram os seus amigos antes de eu mesmo ser um amigo dele. Então, eu me encontrei com ele em Te Amarei Até Te Matar. E eu gostei do cara. Eu queria trabalhar com ele. Ele é como meu irmão mais velho. Mas menor.

PP: Keanu, Scott é um garoto rico que chafurda na sarjeta para se rebelar contra seu pai, que é o prefeito de Portland. Gus baseou Scott no Príncipe Hal da peça Henry IV de Shakespeare ...

REEVES: Sim, mas no mundo de Shakespeare, o Príncipe acabou por ser um bom rei. Para evitar conflitos internos, ele faz estas guerras. Todos os duques e senhores eram muito felizes porque os homens estavam indo morrer por uma causa nobre e as pessoas estavam sendo alimentadas. Mas, em Idaho, Scott não está ligado ao povo. Ele tem sua própria agenda. Ele apenas acompanha todos e segue seu próprio caminho. Assim, ele não tem, tipo, o aspecto nobre. No final, seu pai era muito compassivo e preocupado. Talvez seja isso que faz com que seja um conto contemporâneo.

GS: Você estava preocupado com tudo o que Mike fala em linguagem de rua ao longo do filme, enquanto Scott entra e sai dos versos de Shakespeare? Você acha que a mudança da linguagem pode parecer chocante, Keanu?

REEVES: O material de Shakespeare era um dos aspectos do roteiro. Gus disse que era algo para fazer e para pensar sobre isso. Então, esse foi o meu jogo. Eu não estava preocupado. Pareceu desafiador e interessante para mim.

PHOENIX: Eu estava com medo de não trabalhar.

REEVES: Por mim?

PHOENIX: Não, por todo o filme. Eu senti que nós precisávamos ser muito claros sobre como montamos as cenas de transição entre o material simulado de Shakespeare e o material de rua dramatizado. Era preciso haver degraus para aquelas cenas - de modo que não seria como saltar de preto e branco para Technicolor. Era importante organizar nossos pensamentos e apoiar Gus estilisticamente.

REEVES: Eu não estava ciente de todos os estilos diferentes ocorrendo no filme, inicialmente, no entanto. Você estava olhando através da câmera muito mais do que eu.

PHOENIX: Isso era muito do meu dever no personagem de Mike, me preocupar com a perspectiva do diretor. Eu estava ciente de como minha narcolepsia afetaria a narrativa, como a narcolepsia encaixada de forma aleatória afetaria o espectador. Fico feliz que isso não terminou sendo um conto através da minha visão da narcolepsia. Mas foi algo pelo que eu tinha que assumir total responsabilidade, e isso me fez fazer todas estas perguntas. Até mesmo quando eu não estava participando da cena, eu tinha que estar ciente dela em certa medida para que eu pudesse me fazer combinar com tudo.

PP: A coisa que eu gosto muito sobre Gus e seu trabalho é a sua compaixão. Mala Noche simplesmente rasgou coração. Em My Own Private Idaho, ele está lidando com a busca da casa e da família. Esse tema foi importante para vocês na decisão de fazer este filme?

REEVES: Oh, não para mim.

PHOENIX: Eu tenho sentimentos muito fortes sobre a busca da casa e da mãe. Eu achei que era muito, muito tocante. Você simplesmente sabia que para que alguém pudesse chegar a essa premissa, teria que ter algo por trás dele em termos de conhecimento e experiência. O que Gus tem.

PP: Como foi trabalhar com Gus enquanto pessoa - vivendo em sua casa, na locação, e assim por diante?

PHOENIX: Gus tem aquelas qualidades que todos nós precisamos voltar a ter. Olhos abertos, ouvidos abertos, o fluxo de consciência de uma criança. Sabe, as crianças fazem coisas - como colocar seus dedos dentro de tubulações estranhas em casa ou fazer tudo suave porque eles estragaram tudo e a mamãe está brava com eles. Esse é Gus. Sendo apenas um garoto. Ele era muito colaborativo, completamente escancarado. Era como uma ação em família - colegas cooperando no estilo.


Continua...


Fonte: Interview Magazine, em novembro de 1991

3 comentários: