?

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

River Phoenix: por que tantos jovens fãs ainda se identificam com ele hoje?

O ator de 23 anos chocou o mundo quando ele morreu há 20 anos. Mas por que tantos fãs jovens ainda se identificam com ele hoje? 




Por Andrew Romano, 31 de outubro de 2013

"Ele está tendo convulsões na Sunset e Larrabee!", grita o homem ao telefone. 

"Por favor, venha aqui!" 

A ligação foi feita exatamente 20 anos atrás, à noite, no Dia das Bruxas de 1993. Aos nossos ouvidos, em 2013, a voz na linha soa familiar. Não é nem alta nem profunda. Rouca. Um pouco tensa. E claramente compreensível, angustiada. 

 "Quantos anos ele tem?" O atendente do 911 pergunta. 

 "Ele tem 23", diz o interlocutor.

 "Mantenha-se na linha comigo e se acalme um pouco, ok?"

 "OK, eu sou calmo", responde o atendente. Mas sua voz está subindo e tremendo, e segundos depois, ele começa a soluçar. "Ele está tendo convulsões! Venha aqui, por favor! 

Você deve vir aqui, por favor!" Mais uma vez, o atendente tenta acalmar o homem. "OK, vá com calma", diz ele, em tom baixo e suave. "OK?" 

 O homem ao telefone era Joaquin Phoenix, o ator que iria ser a estrela em Gladiador, Walk the Line, e The Master. Três dias antes, Joaquin tinha comemorado seu aniversário de 19 anos. Agora ele estava ligando para o 911 para o seu irmão River Phoenix. 

Poucos minutos antes dentro do Viper Room, uma boate no Sunset Strip, em West Hollywood, River tinha aspirado heroína no banheiro, em seguida, vomitado, então engoliu um Valium para se manter firme. Depois de reclamar à sua namorada, a atriz Samantha Mathis, que ele não conseguia respirar, River desmaiou no bar. Logo ele já estava do lado de fora na calçada", se debatendo em espasmos", como disse um observador, "sua cabeça balançando de um lado para outro, agitando os braços freneticamente." 

"Eu acho que ele tomou um Valium ou algo assim, eu não sei", diz Joaquin na fita. Ele está tentando recuperar a compostura e se ater aos fatos. Mas então ele se desespera. 

"Por favor", ele chora. "Porque ele está morrendo! Por favor!" 

Trinta minutos depois, River Phoenix estava morto. 

Na época, a notícia foi de enlouquecer. Phoenix não era apenas um jovem ator, ou um bom ator, mas ele era ambos ao mesmo tempo. Ele era um daqueles raros atores que também pareciam refletir as atitudes e contradições de toda uma geração. Os fãs que se viram em Phoenix, perdê-lo tão cedo, apenas alguns anos depois de Stand by Me, Running on Empty e My Own Private Idaho o levarem ao estrelato, sentiram, de alguma forma, como pessoal. 

Mas a coisa mais notável sobre River Phoenix não é que ele fez um impressionante caminho antes. É que, mesmo agora, duas décadas depois de sua morte, ele ainda está criando novos laços com novos fãs a cada dia. No YouTube, os admiradores ainda postam comentários como "Como eu o amo, depois de todo esse tempo" e "River RIP. Saudades sempre." Novas biografias ainda estão saindo. E esta manhã, os jovens ainda se reuniram em frente ao Viper Room, com sinais nas mãos e lágrimas nos olhos, da mesma forma que fizeram na noite em que Phoenix faleceu. 

Por que ainda se importam com River Phoenix? Por que sua vida e sua obra ainda tem ressonância hoje? 

Voltando ao final de 1980 e início de 1990, o atrativo de Phoenix era bastante fácil de explicar. Ele era lindo, para começar: as altas maçãs do rosto, o nariz arrebitado, os lábios delicados, o cabelo longo, dourado, e aqueles olhos estrábicos e interrogativos. Na tela, ele sempre interpretou um jovem intenso às voltas com os ensaios e as atribulações de crescer, o talentoso filho de esquerdistas procurados em Running on Empty, o sensível filho de alcoólatras e criminosos em Stand by Me, um jovem fuzileiro naval prestes a embarcar para o Vietnã em Dogfight, um prostituto de rua gay apaixonado em My Own Private Idaho. Em cada papel ele parecia estar se comportando, não atuando, e cada gesto e inflexão eram instintivos. 

Fora das telas, Phoenix era o filho de hippies que o batizaram assim por causa do Rio da Vida de Sidarta, de Hermann Hesse. Eles se mudaram 40 vezes, quando participaram de um culto cristão chamados Meninos de Deus. Seus pontos de vista reflete os deles, mas eles eram mais puros, menos indulgentes. Ele era vegan, e um porta-voz famoso da PETA, e certa vez ele comprou 800 hectares de uma floresta tropical ameaçada na Costa Rica. Phoenix, em suma, não podia suportar a hipocrisia ou o artifício; farto de Hollywood, ele se retirou da indústria no início de 1990 para se concentrar na sua música. Ele era, em todos os sentidos, um reflexo de sua época, um membro da geração X, como Kurt Cobain do Nirvana, que se esforçou para manter-se fiel a si mesmo e que, eventualmente sucumbiu ao seu próprio desejo de fuga. Não é à toa que tantos fãs jovens se identificavam com ele

A questão é por que tantos fãs jovens ainda se identificam com ele hoje. O culto da celebridade morta na América tem algo a ver com isso, cada estrela sensível que morreu muito cedo, Marilyn Monroe, Jim Morrison, e assim por diante, é canonizada neste país, independentemente do talento. Mas com Phoenix há algo mais profundo em ação também. Os valores do mercantilismo do início de 1990, o escárnio e o conformismo, rebelar-se contra os mais velhos, expor suas ideias; defender uma causa - não são apenas os valores de uma única geração. Eles são os valores que os adolescentes sempre apreciam e aspiram, geração após geração. Grunge era adolescente: a angústia, o drama, o volume. Reality Bites também era.. Por alguma razão cósmica, a era em si era adolescente, da melhor maneira possível, e assim foi sua estrela de cinema icônica. 

River Phoenix: o adolescente eterno. Para quem é um, ou foi um, sempre vai ser difícil resistir a ele. Na verdade, no momento em que as nossas jovens estrelas parecem especialmente suaves, arrumados, e conformistas (ver: Efron, Zac) ou especialmente narcisistas, "unyouthful" e debochados (ver: Lohan, Lindsay), Phoenix com seus princípios, em conflito, indomável, sem adolescentismos, parece mais sedutor do que nunca. E, certamente, perdido. Simplesmente não há mais ninguém como ele em Hollywood. 

Talvez Grant Lee Phillips tenha expressado isso melhor em "Halloween", uma canção que ele escreveu logo após a morte de Phoenix. Isso é bom e triste de ouvir em um dia como o de hoje:  

"Você era como meu próprio James Byron Dean 

Private Idaho era meu A Leste do Paraíso 

Me atingiu como uma pedra quando eu ouvi que você morreu 

No Halloween..." 


Fonte: The Daily Beast, em 31 de outubro de 2013 

26 comentários:

  1. "Simplesmente não há mais ninguém como ele em Hollywood"...nem no mundo!
    20 anos sem nosso amado River!
    Parece que foi ontem...eu com 20 anos assistindo ao Fantástico e aquela notícia explodindo como uma bomba no meio da sala!
    Saudades...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. River conquistou a imortalidade dos que fazem parte da História. Vinte anos depois, e ele ainda está vivo na nossa memórias e nos nossos corações. Mas aquela noite terrível nunca sairá da minha mente... o horror do fim e a sensação de não ter saída. E acordar no dia seguinte e saber que ele jamais estaria lá fora, rindo, respirando, atuando, sendo. Morri um tanto naquele dia.

      Excluir
    2. Concordo com cada palavra tua,Femme!
      Acredito que todas as pessoas que admiram River morreram um tanto naquele fatídico dia..

      Excluir
    3. Sim, Saudosa Fã e Femme, vcs descreveram bem o sentimento, morremos um pouco naquele dia. Hj me vi revendo Stand by me, um dos, senão meu favorito dele. Deus, como é difícil não se emocionar a cada vez que ele surge na tela..sem falar que seu personagem na história se confunde com a realidade..morto jovem..e sendo um pacificador. Mas que bom que ele nos deixou suas obras para que possamos matar um pouco da saudade que ele deixou..filmes..música (Aleka´s Attic) e imagens.

      Excluir
  2. Para mim, este foi um dos melhores artigos (se não, o melhor) escritos sobre River. O autor consegue analisar este fenômeno de tantos jovens ainda hoje inspirados por ele, por suas crenças e seus ideais. E mostra também que a mídia nem sempre consegue destruir alguém com suas mentiras e distorções. E se escrevem bem sobre ele, hoje, é por que se renderam ao seu talento e o efeito que ele causa nos fãs. Finalmente, River começa a ser lembrado pelas causas que defendia, pelo seu talento e pelo efeito que causava nas pessoas. Finalmente, começa sua redenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda palavras, Femme!
      Concordo em gênero, numero e grau.
      Bjs
      Vicky

      Excluir
  3. Vinte anos e continua fazendo toda a diferença.

    Pessoas entram e saem das nossas vidas a todo momento, mas existem aquelas que deixam marcas tão profundas, que nem o tempo apaga. Sei que isso soa tão clichê, mas é a mais pura verdade. O River retrata isso.

    River não morreu. Continua vivo, lindo, estonteante, apaixonante, sereno, franco, sensível, sábio, bondoso e cheio de muita alegria nos corações de quem o admira. Muita luz pra ele e pra toda família, acredito eu, que se pudessem, riscariam esse terrível dia 31 de outubro do seu calendário.

    Obrigada =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila

      Sabe, eu gostei muito desse artigo porque resgata o River artista e ativista, formador de opiniões, correto e intenso em sua luta para sustentar o seu desejo, coisa que que a mídia fez questão de esquecer por anos. É este River Phoenix, talentoso, corajoso e íntegro que merece ser lembrado e cujo legado deve ser preservado. E esta é a verdadeira imortalidade.

      Beijos.

      Excluir
  4. Pra mim o dia 31 de Outubro deixou de ser apenas o dia do Halloween desde que conheci River Phoenix nos filmes. Eu tinha apenas 1 ano e alguns meses quando ele morreu e só fui ficar sabendo de quem ele era quando eu tinha 16 anos. Lembro que eu estava na internet caçando algum filme de ação para assistir e como não havia nenhum, resolvi assistir um filme chamado "Conta Comigo", mesmo não tendo agradado da sinopse a primeira vista. Lembro que no decorrer do filme eu fiquei muito admirado com o personagem Chris Chambers. Esperei os créditos finais do filme pra saber quem era aquele talentoso ator que deu tanta vida a esse personagem e lá estava: River Phoenix. De imediato fui no Google pesquisar sobre ele e qual foi a minha surpresa ao descobrir que ele já havia morrido a anos atrás. Fiquei muito triste com a notícia.
    Hoje fazem exatos 20 anos desde a sua morte e apesar da repercussão pela internet, eu fiquei um pouco decepcionado com a pouca atenção que deram ao fato. Na minha cidade existe uma rádio que cita os acontecimentos importantes que marcaram a data e normalmente eles falam sobre acontecimentos históricos, coisas sobre cantores e atores e etc. Simplesmente não o mencionaram. No G1 / Globo News fizeram um vídeo a respeito dos 20 anos desde a sua morte e em alguns sites também. De certa forma o importante é que nós antigos e novos fãs sempre vamos nos lembrar dele. Mas juro que pensei que ia repercutir mais, trazer novos fãs e etc.
    Meus sentimentos a toda sua família que no dia de hoje, assim como em todos os outros 31 de Outubro devem estar com o coração pela metade lembrando dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renan

      Sei que sempre queremos mais, mas a verdade é que os jovens estão descobrindo o River, e este artigo reconhece e analisa isso. Foi por isso que adorei este artigo. Até alguns anos atrás, era raro alguém com menos de 20 anos que conhecesse o River, e hoje ele voltou a ser um ídolo entre eles. E tudo isso porque ele continua a encarnar os sonhos e ser uma inspiração para os jovens que não se acomodam e querem fazer alguma diferença no mundo. Fico feliz de que ele possa voltar a ser visto como realmente era: um homem a frente do seu tempo, um visionário, um exemplo.

      E nem sei como sua família aguenta este dia... :(

      Excluir
  5. Marcelo: bela homenagem a RIver.. bonito ver ainda as homenag a ele, mesmo depois de tanto tempo. ..bonito ver sua irmã rain deixando sua mensagem de saudades. Neste dia triste para sua família. ( no instragam de rain phoenix, ela deixou uma homenagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcelo,

      É sempre bom ver River lembrado com carinho e respeito. E Rain nunca deixa de homenageá-lo, né? Lindo isso. <3

      Excluir
  6. O River ainda causa fascínio, porque ele não era só mais uma estrelinha, como tantos, ele era muito mais que um rosto bonito!

    Layane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Layane. E as causas que ele defendia ainda são relevantes e merecem nossa atenção. River era um jovem à frente do seu tempo. Um sábio.

      Beijos.

      Excluir
  7. É verdade, River causa admiração pelas pessoas, porque ele era fazia a diferença! Eu mesma, nasci 3 anos após a morte de River, mas quando vi Conta Comigo, fiquei admirada pela sua atuação e decidi pesquisar sobre ele e ainda fiquei mais impressionada com a sua pessoa! Ele é incrível e sempre permanecera em nossos corações! Beijos, Clarice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, Clarice

      Legal demais saber que ele tem importância para pessoas que nem eram nascidas quando da sua morte,pois isso é a verdadeira imortalidade. Fazer a diferença, permanecer em tantos corações e mentes e sempre, de alguma forma, contribuir para nossa evolução.

      Beijos.

      Excluir
  8. River é um ídolo com coração, personalidade e falhas como uma pessoa de verdade, não como esses fabricados pela mídia. Era inteiro, com opiniões fortes, enorme talento e muita sensibilidade. Alguém pra ser verdadeiramente admirado.
    Ah, quanto amor!
    Com muitas saudades, mas pra sempre em nossos corações!
    Vicky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vicky,

      Você disse tudo. Rover permanece por sua integridade e coerência, por seu talento indiscutível e sua sensibilidade à flor da pele. Um homem especial e inesquecível.

      Beijos.

      Excluir
  9. Lindo, realmente lindo! Pra mim é muito fácil entender como River exerce essa influência e fascinação nos adolescentes, porque eu sou uma, e me apaixonei por ele quando descobri que ele era vegan e lutava pelos direitos dos animais.

    Ele era único e insubstituível, River reflete a frustração e a dor de muitos adolescentes, do mesmo modo que Kurt Cobain, e eu admiro a ambos por se manterem fiéis ao que eram e por se revoltarem, da sua maneira.
    Mais do que nunca eu sinto a falta dele.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo, Nanda! River ficaria muito feliz de saber que seus ideais não morreram e continuam sendo alimentados e defendidos por jovens cheios de paixão como você. Fico feliz de saber que ele ainda pode ser um exemplo para tantos que amam a terra, os animais e os valores mais elevados.

      E eu sempre sentirei falta dele.

      Beijos.

      Excluir
  10. Muito mais que um rosto lindo! Ele era, é e sempre será lindo fisicamente mas especialmente lindo por dentro, lindo nos seus ideais, nos seus princípios. Ele com certeza é uma pessoa especial, digo É, porque ele só morreu fisicamente, mas o seu ser continua vivo, suas memórias continuam vivas, e pode passar o tempo que for, todos vão lembrar dele como uma pessoa linda por completo, uma pessoa talentosa e evoluída. Sou fã dessa joia preciosa, rara e eterna, serei fã eternamente dele. Onde ele estiver ele sabe que aqui as pessoas amam e continuam amá-lo por toda a vida. Família, amigos, namorada e fãs. Mesmo ele não nos conhecendo, lá onde ele estiver, ele sabe e sente o nosso amor e carinho, ele deixou aqui saudades, exemplo e muito carinho, muito amor. Um anjo que será para sempre jovem como diz a música Forever Young do Alphaville.

    River, mesmo que vc não esteja aqui pra ler isso, quero dizer que aqui existe muitas pessoas que te amam, e que desejam a sua paz e tudo o que há de melhor, que desejam que seus ideais permaneçam cada vez mais fortes!

    É estranho, mas eu sinto a falta dele mesmo que ele tenha morrido um ano antes de eu nascer, sinto a falta dele, mas onde ele estiver que esteja em paz! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindas palavras, Anônimo. Fiquei emocionada com sua percepção sobre ele e seus ideais, seu carinho e seu reconhecimento pelas várias qualidades de River. É sempre tão bom ler as coisas boas que ele pode inspirar em alguém, e o efeito que ainda provoca entre nós...

      Beijos e obrigada pela participação.

      Excluir
  11. http://sempre-o-mai.blogspot.com.br/2013/10/20-anos-sem-river-phoenix.html

    Isso é interessante!

    ResponderExcluir
  12. Femme, tudo bem? Estou sumida! Minha vida anda um inferno! |(
    acho que tenho "vergonha" de ler sobre o River estando tudo tão mal para mim, apesar que ele é sempre algo que me inspira e dá esperanças... sabe de alguma biografia dele boa para ler?
    ele, e Raul Seixas (que era incoompreendido e também, de certa forma - para mim - foi vítima desse sistema) são poucos dos que eu leria sobre a vida. Mas são pessoas inspiradoras...

    saber que River se foi tão jovem, e o Raul praticamente "abandonado como louco" me deixam com raiva (mais ainda) desse mundo :/

    mas que bom saber que ele está inspirando pessoas! precisamos resgatá-los. Nos anos 90, o mundo saía de uma dura batalha (guerra fria), incertezas, medos, os últimos vestígios da II Guerra, aonde as pessoas ainda se continham e, talvez pelo medo iminente da perda, se valorizavam mais. Acho que foi uma fase de descoberta da vida, da liberdade, mas com o consumo assolando tudo isso - a liberdade atrelada (erroneamente) ao capital. E hoje esquecemos que somos gente...

    Ao menos você viveu sua juventude em uma época ótima, já eu, me escondo das pessoas e rezo para não ser notada rsrs...
    beijos e desculpa pelo "desabafo", apesar de ter lido o texto, não tenho muito o que falar... River é e sempre será uma benção! Um grande presente dos pais dele para o mundo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria!

      Você está mesmo sumida, menina, senti sua falta. É legal ver você de volta. :)

      Sobre seu desabafo, sei como é isso, mas não se deixe tomar pelo caos momentâneo de sua vida, não vale a pena se estressar tanto, como diz a bíblia: "basta a cada dia o seu mal." O futuro virá de qualquer jeito e só nos resta aproveitar o presente mesmo!...rs...

      E espero que River continue inspirando você também, viu?

      Beijos.



      Excluir