?

sábado, 12 de outubro de 2013

River Phoenix em 'The Thing Called Love': Juice/1994





Por Helen Barlow,

Ao assistir The Thing Called Love na sombra da morte trágica de Phoenix, não se pode deixar de lembrar do último filme cheio de emoção de Peter Sellers, estando lá, ele próprio num filme sobre a morte. Mas enquanto Sellers sabia que a morte não estava longe quanto ele fez o filme, parece que Phoenix estava alheio à corda bamba em que ele estava andando.

The Thing Called Love, embora longe de ser o melhor filme de River, foi um filme pelo qual ele foi apaixonado e um que refletiu seus muitos e diferentes talentos. Centrado em torno do Nashville Bluebird Cafe, onde compositores de todo os EUA vêm para mostrar seu talento, o filme conta a história de quatro jovens aspirantes a estrelas (Phoenix, Samantha Mathis, Dermot Mulroney e Sandra Bullock) que têm os seus planos complicados por questões do coração. O diretor Peter Bogdanovich ficou tão impressionado com Phoenix quando discutiram o filme sobre o telefone que ele elencou o ator
lá e depois.

"River foi criativo e brilhante", disse Bogdanovich antes da morte de Phoenix. "Ele criou o personagem de The Thing Called Love. Ele influenciou o roteiro e as músicas, e foi uma inspiração para os outros atores. Ele teve uma grande coragem e não tentava ser agradável, ou ganhar o seu afeto. Ele não lhe dava muitos olhares cativantes. Na verdade, o estúdio ficou preocupado que ele não estivesse sendo simpático o suficiente."

Bogdanovich escalou Samantha Mathis porque "achava que ela era muito boa e muito forte. Eu gostava dela e River gostava dela também. E ela gostava de River." Questionado sobre o relacionamento deles no set, Bogdanovich responde de forma discreta. "Eu acho que eles se tornaram muito próximos. Sim, muito ítimos."

Bogdanovich queria que seu elenco estivesse em seus vinte e poucos anos, e buscou ativamente a participação deles. "Eu precisava de atores que haviam chegado a esta idade na década de 90", explica ele. "Eu queria saber os seus sentimentos sobre os personagens. Foi muito mais uma colaboração entre nós."

Phoenix e Bogdanovich também concordaram que não haveria sexo gratuito ou violência no filme.  

"Eu não concordo com sexo casual e gratuito e a forma como eles querem injetar toda essa fórmula em filmes quando a coisa nem se encaixa na história," Phoenix concordou. "Trata-se de fazer um trabalho honesto e verdadeiro. Daqui a 10 anos, talvez eu tenha que assistir a esse filme no vídeo com a minha filha, e eu odiaria que ela visse algo que compromete o espírito humano só por dinheiro." 

Depois da morte de River, Peter Bogdanovich admitiu: "Nós estávamos todos preocupados com a multidão que andava com ele. Los Angeles incomodava ele. Algo sobre ela desencadeava todas as partes mais difíceis de sua vida."

Quando Phoenix não estava fazendo filmes ou em uma excursão eventual com a banda Aleka's Attic, ele vivia em uma casa caindo aos pedaços perto de sua família unida, na Flórida. Mas esse tempo foi se tornando menos freqüente. Ele estava gastando mais e mais tempo em Los Angeles, e se ele estava à procura de drogas, quer seja maconha, ecstasy, heroína, cocaína ou a nova droga quente GBH - em LA elas sempre foram fáceis de encontrar.
 

Embora seja manipular a verdade sugerir que a vida de River Phoenix foi uma fraude, é verdade que ele abrigou contradições - e que as pessoas, por tempo demais, ou não viram isso ou optaram por ignorar isso.  

Mas então, como River admitiu a si mesmo, ele gostava de brincar com a verdade: "Dependendo do entrevistador e da publicação, eu minto o tempo todo", ele alertou a Alex McGregor.  

"Por um lado, isso me dá alguma variedade, e, por outro, eles vão mudar a verdade de qualquer maneira, então eu posso também dizer que eu gosto e, depois, possivelmente, eles vão chegar a verdadeira história por coincidência. Especialmente quando se trata de assuntos pessoais, eu minto, pois o que importa? Eu sou um tipo de mercadoria, meu nome não é mais meu." 

Não, o nome de River Phoenix já não é mais seu. Ele agora pertence aos fazedores de mito, para ser transformado em novo James Dean, a esperança perdida de uma geração perdida. A história real é, como Johnny Depp colocou: River Phoenix cometeu um erro. O problema é que foi um grande erro.


Fonte: Juice, em março de 1994  

41 comentários:

  1. e que grande erro, confiou demais nas pessoas dessa industria river!! não deveria ter feito isso, é um lugar satanico para um anjo estar, agora já era

    ResponderExcluir
  2. Mais um post interessante e que nos desperta curiosidade sobre River. Obs:mandei uma mensagem para seu e-mail,esperando ansiosa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lady Mike!

      Vou ver meu e-mail e te respondopor lá, tá?

      Beijos.

      Excluir
  3. Femme, desculpa comentar algo que não tem nada a ver com a matéria, mas como é sobre o River, acho que não tem problema. Eu não sei se já disseram aqui, mas senão, uma alma caridora disponibilizou o filme Te Amarei Até te Matar (legendado) no Youtube tá aqui o link: http://www.youtube.com/watch?v=3alAHcdW1Q0 para quem quiser ver.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, sweet child!

      Que ótima noticia! Eu só vi este filme uma única vez, porque jamais voltei a encontrá-lo nas locadoras, acredita? E eu simplesmente adoro este filme, ele é muito divertido, interessante, e o personagem de River é muito fofo...<3

      Obrigada pelo presente. :)

      Beijos.

      Excluir
    2. Oi Femme, Sério que você só viu esse filme uma vez? achei que você já tinha visto os filmes do River várias vezes! Talvez não tenha nas locadoras porque não é um filme muito famoso, que é os que geralmente tem nas locadoras, não sei.
      Eu ainda não vi, mas vou baixar para já deixar garantido caso minha internet caia ou fique fora do ar, porque eu fui ver MOPI online e começou a chover e a minha internet caiu bem no meio do filme.

      Que bom que você gostou! Nem imaginava que você ia se interessar achei que tivesse o filme em fita ou DVD, coloquei o link mais pro pessoal que assim como eu,acessa o blog e quer ver os filmes do River. Agora com a sua descrição do filme me deu ainda mais vontade de ver!

      De nada Femme , Eu que que agradeço pela sua dedicação ao blog e por me permitir saber mais sobre essa pessoa incrível e talentosa que é o River! Se não fosse pelo seu blog eu teria apenas pesquisado sobre ele e depois esquecido, deixado pra lá. Mas eu continuo acessando o blog a mais de ano (eu acho) e querendo saber mais sobre o River e ainda quero ver todos os filmes dele! Tudo graças a você!

      Beijos!

      Excluir
    3. eu baixei o TAATM se não acharem posso tentar disponibilizar

      Excluir
    4. sweet child,

      Eu já vi alguns filmes dele várias vezes, mas este só tinha visto uma vez...rs.. eu também salvei o filme aqui para ter para sempre. <3

      Ah, eu coloquei o link do filme lá na pagina do blog no Facebook, e, acredite, foi a postagem mais acessada até hoje. Acho que você (e quem legendou e postou lá) fez a alegria de muita gente, viu? :)

      E fico muito feliz de que você continue se interessando por River e pelo seu trabalho. Isso faz toda a diferença para mim. Espero que você consiga ver (e rever) todos os filmes dele, e conheça mais e admire ainda mais seu talento incrível e sua bela alma!

      Beijos.

      Excluir
    5. OI, Maria

      Eu também baixei para ter para sempre. :)

      Excluir
    6. Acho que as pessoas gostaram tanto da disponibilização do filme, porque é muito difícil achar filmes do River legendado ou dublado, eu mesma só achei três. Fico feliz de ter ajudado as pessoas a terem essa alegria, mas os créditos são para a menina que postou o filme no youtube, eu fui só a intermediaria.

      Imagino a sua alegria pelo interesse das pessoas pelo River, devido ao seu amor e admiração por ele e o trabalho que você tem para manter o legado dele vivo através do seu blog. Mesmo o River sendo uma pessoa reservada, acho que ele gostaria do seu blog, é informativo sobre o trabalho dele e sobre a sua vida pessoal, de uma maneira respeitosa e honesta, e uma excelente forma de demonstração do seu amor por ele.

      Ah Femme, espero mesmo que eu consiga ver todos os filmes do River, porque eu realmente quero muito.

      Excluir
    7. Na verdade, a Maria já tinha trazido os links para este Te Amarei Até Te Matar, mas era dividido em quatro partes e eu mesma nunca consegui baixar todas. Sempre dava um problema e acabei desistindo. Agora, no Youtube não tem como dar errado..rs..

      Hoje eu postei o link de "A Costa do Mosquito" no Facebook. Depois vou colocar "Quebra de Sigilo" também. :)

      Excluir
  4. Lindo demais River! Meu amor!

    ResponderExcluir
  5. Assisti o filme semana passada e gostei muito, o River é muito lindo!

    Layane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Layane

      O River está mesmo lindo, em todos os sentidos, físico e emocionalmente. O Devo é um personagem tão gentil, carinhoso e deliciosamente fora do ar! <3

      Excluir
    2. Eu sou suspeitíssima para falar do Devo pq acho que River está numa das fases mais lindas fisicamente, com aquele cabelo fofo longo..ai ai! Te amarei até te matar é show de bola. Humor negro, eu como boa sagitariana amo o gênero. Ainda tem o Keanu Reeves de quebra. Vu adquirí-lo, assim como estou adquirindo aos poucos todos os outros filmes do River, no Mercado Livre. Já achei "Uma noite na vida de Jimmy Reardon", nas Lojas Americanas, comprei, claro, e comprei "O peso de um passado"(Running on empty), no Mercado Livre. Comprei a R$19,00, lacrado, gente!

      Excluir
  6. Oi Femme!Sou novata por aqui!Descobri teu blog após assistir a esse filme no Megapix e isso já tem pelo menos 2 meses.E que grata descoberta,guria!
    Sempre que posso dou uma passada por aqui e acabo lendo matérias muito interessantes!
    Em sua breve passagem por este mundo River deixou um enorme legado!..e que falta esse guri nos faz..
    Obrigada por teu incrível trabalho,Femme!Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, Saudosa fã!

      Que bom conhecer mais uma fã que ainda se delicia com o talento e as grandes e inúmeras qualidades do River!

      É um prazer contribuir para que o legado de River não seja esquecido, e manter um espaço em que todos os fãs, novos e antigos, possam reencontrá-lo através de suas próprias palavras e das mémorias que ele deixou.

      Seja bem vinda! :)

      Beijos.

      Excluir
  7. Que droga e essa?...ghb?? nunca ouvi falar!..acabei de fazer 21 anos agora em outubro,em 93 eu tinha 1,e estava a comecar a caminhar para a vida,ja river estava a morrer,isso so faz pensar como as coisas na vida sao efemeras!isso so me faz ver que temos que dar valor para as pessoas que amamos e viver a vida ao maximo porque nao sabemo o dia de amanhã...abencoado sejas river jude phoenix...ate sempre ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Portugal

      Essa foi uma droga famosa nos anos 90, que alguns pensaram que ele tinha usado, antes de saírem os testes toxicológicos.

      A vida é feita de momentos e temos que viver como se cada dia fosse o último, né? Acho que River tentou viver assim, dando tudo de si, e buscando o máximo da vida. Pena que terminou tão cedo...

      Excluir
  8. Oh, my god, parei na foto e esqueci de ler a matéria,vou ter que voltar lá em cima !kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk... já conseguiu ler, afinal??..rs..

      Excluir
    2. kkkkk...essa foi ótima..acho q não acontece só com vc, hein, Anônimo..rs..

      Brincadeirinha, Femme! A gente lê TUDOOO!! rs

      Excluir
  9. Olá, Femme!
    Realmente tenho que dizer que amo seu blog. Sou uma grande fã de River e acho suas traduções das matérias ótimas, além das novidades que você sempre tenta trazer para nós.
    River é um desses atores, cantores e,principalmente,uma daqueles seres humanos que merecem ser lembrados para sempre. E acho ótimo existir pessoas como você que ajudam nisso.
    Falando sobre isso, eu achei uma matéria, de fonte confiável, sobre o Viper Room e a Samantha Mathis fala sobre o clube e sobre ele lá.Tem até uma foto dela.
    Postei no meu blog como curiosidade, afinal, infelizmente farão 20 anos que ele não está mais aqui conosco.
    Se quiser dar uma olhada na entrevista, é essa aqui: http://a-letrentista.blogspot.com.br/p/artigos-raros-traduzidos.html e tem o link original dela depois!
    Achei que iria te interessar muito, afinal descobrir mais coisas sobre o River é sempre um prazer.
    Beijos e continue com seu ótimo trabalho! Você está de parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ella

      Fico feliz de você gostar das traduções que faço, pois confesso que acho muito difícil traduzir a fala de River, que parece jorrar, cheia de jogos de palavras, referências a vários assuntos paralelos, e coisas assim. Eu posso até imaginá-lo falando tudo rapidamente, gesticulando, andando...rs...lindo.

      Sobre a matéria com a Samantha, é muito interessante mesmo, e a fot é linda! Na verdade, eu já a conhecia, mas não a traduzi porque não fala muito sobre River, e quando fala o enfoque é o efeito de sua morte sobre o clube, né?

      Sabe, como eu pesquiso sobre River há alguns anos, acabo encontrando muita coisa que não dá pra usar naquele momento. Mas achei demais você traduzir artigos raros, parabéns, é um grande trabalho. :)

      Obrigada por participar deste blog, e se importar com River. <3

      Beijos .

      Excluir
    2. É verdade, é bem difícil traduzir a fala do River já que ele adorava tentar enganar os jornalistas. Você faz um ótimo trabalho mesmo!
      Então, Femme se você não se importa, eu tenho uma pergunta:
      Em um artigo com a Samantha Mathis de 1996 o autor fala que ela raramente sai de casa e que nunca voltou para o Viper Room, só que nesse artigo que eu achei ela mesma fala que depois de um ano voltou para lá. Eu queria saber o que você acha sobre isso, quero dizer, você acha que ela nunca voltou ou que ela voltou?
      No artigo do Viper Room tem até uma foto dela lá, mas eu fico confusa mesmo!
      Sei que não afeta em nada, mas é uma coisa no qual sempre fiquei curiosa e como você sabe MUITO sobre o River, queria saber o que acha disso!
      Desde já obrigada e mais uma vez parabéns pelo ótimo trabalho!

      Excluir
    3. Pois é, Ella, nunca saberemos com certeza o que é verdade e o que é mito.

      A mídia distorce tanto e absolutamente tudo que chega a esse ponto absurdo: publicar "verdades" opostas! River estava certíssimo quando fez graves críticas às distorções frequentes.

      Então, enfim, só podemos imaginar o que teria acontecido. E para mim, não faz muito sentido pensar na Samantha, que três anos após a morte de River, pensava nele e nisso todos os dias, voltar ao lugar onde ele morreu. Imagina as lembranças terríveis do que ela chamou um "pesadelo" interminável! Eu acho isso inimaginável, simplesmente.

      Ah, e a foto dela no artigo deve ter sido tirada antes da morte dele, pois dá pra ver que ela estava feliz ali, né?

      E obrigada pelas palavras gentis e de incentivo. Isso me estimula ainda mais a continuar. :)

      Beijos.

      Excluir
  10. Femme,gostaria de saber se a mensagem chegou ao seu e-mail.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida!

      Tive algumas dificuldades de me conectar nestes dias, mas vou responder hoje mesmo, tá?

      Beijos.

      Excluir
  11. Mais lindo desse mundo! Meu amor!

    ResponderExcluir
  12. oi gente encontrei o download do ''dark blood'' neste site aqui quem quiser


    http://vdownload.eu/watch/12857039-dark-blood-1993-2012.html

    ResponderExcluir
  13. Vi o link no Face. Achei muito bom. Aproveitando o assunto, alguém tem algum link do filme "Garotos de programa" ? Foi um filme q eu só assisti uma vez, e tenho muita vontade de assistir de novo, mas não acho p/ alugar nem p/ vender.
    Muito obrigada
    Vicky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vicky

      Deve legendado ter no Youtube também. Se achar ponho o link no Facebook, ok?

      Beijos.

      Excluir
    2. Quem procura acha!.....rsrs......Achei no Youtube. Mas há mto tempo eu procuro esse filme e não achava nada. É recente a postagem no Youtube, então não estou tão lerda....rsrs. A imagem tá ótima e legendado. Aqui vai o link: https://www.youtube.com/watch?v=aINPfBQwyN0
      Obrigada pela atenção, Femme!
      Bjs
      Vicky

      Excluir
    3. Que ótimo, Vicky! Este filme é um dos meus preferidos, lindo, intenso e inesquecível. AMO, simplesmente.

      Eu tenho este filme, mas vou aproveitar e pôr o link no Facebook pra quem ainda não viu. ;)

      Beijos!

      Excluir
  14. River falando sobre um futuro que ele nunca teria, junto à filha que ele jamais pôde ter. :(

    "Daqui a 10 anos, talvez eu tenha que assistir a esse filme no vídeo com a minha filha, e eu odiaria que ela visse algo que compromete o espírito humano só por dinheiro."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Femme, foi ótimo vc citar isso. Na hora que li essa reportagem me veio a dúvida: quem está falando isso, River ou o diretor?

      Excluir
    2. Oi femme,curiosidade minha você sabe se essa foi a única entrevista em que ele mostra vontade de ter filhos?

      Excluir
  15. Por falar nisso...momento alfinetada. A Sue Solgot moscou, hein! Mais de 3 anos namorando River e nem pra providenciar um herdeiro dele..Putza vida..rs

    ResponderExcluir
  16. Bem,ele fala (daqui a 10 anos talvez eu tenha que assistir esse filme com minha filha)então se tivesse vivido neste tempo teria entre 33 34 anos já estaria maduro,no ano 2003 e 2004 ou 2005 ele já teria começado sua própria família com esposa filhos cachorros e gatos rs. O que vocês acham?

    ResponderExcluir