?

domingo, 8 de julho de 2012

River Phoenix e a Música: "Estranhos Dias" - US Magazine/95

.
.


Por Roberta e David Ritz,


Embora constantemente atuando até a sua morte, River era também um músico apaixonado. Música, na verdade, foi seu primeiro amor, que remonta aos dias em que ele cantava para o culto. Mais tarde, ele pegava o violão nas locações, praticando e escrevendo músicas. No início de 1987, as habilidades de Phoenixna  música chamaram a atenção de Chris Blackwell, chefe de inovação da Island Records, que lhe ofereceu um contrato de desenvolvimento.

"Quando River tocou pela primeira vez para Chris e eu", diz Kim Buie, seu representante artístico na Island: "eu achei que ele era excelente. Aos 17 anos, ele era muito sofisticado musicalmente. Suas letras, no papel, podiam ser lidas como poesia. Ele era um guitarrista muito melhor do que ele jamais se deu crédito."

Tomando Phoenix sob sua asa, Buie o ajudou a formar uma banda, Aleka's Attic, que incluiu Rain Phoenix nos teclados e vocais. A banda era muito aplicada quando Phoenix tinha tempo de folga, mas os anos 80 e início dos anos 90 foram um período muito ocupado para ele, na atuação. Os membros da banda tentaram acomodar sua agitada agenda de filmagens. mas surgiram conflitos, resultando em uma ruptura em 1991.

"River e eu ficamos amigos, e entre agosto e outubro de 93, quando ele morreu nós conversamos pelo menos cinco vezes", diz Buie, "Ele estava sempre escrevendo músicas. Ele definitivamente tinha o seu próprio estilo musical, o que eu acho que é o sinal de um verdadeiro músico. No início, ele era o agradável, quase cantor/compositor de folk. Depois, ele estava entrando em material mais abstrato, em camadas, mudanças complexas de acordes, utilizando duas pontes. ele estava definitivamente pronto para fazer um álbum."

A Island Records atualmente tem uma pilha de fitas demo e músicas de estúdio da
Aleka's Attic nos cofres da empresa. A única canção lançada pelo grupo, "Across the Way", faz parte de Tame Yourself, um álbum de compilação de 199, feito para beneficiar a organização dos direitos dos animais PETA. Co-escrita por Phoenix e dois membros da banda, a música tem um ritmo meio etéreo, um sentimento quase psicodélico. As letras criam uma série de imagens obtusas: "Eu uso a minha língua, vestindo a capa / O boné está fora, meus laços desfeitos / Bem-vindo ..."

Phoenix gostava de combinar sua música e sua ética, tocando em shows em benefício da PETA e uma série de outros grupos e causas, incluindo a Anistia Internacional. Ele achava que uma das qualidades redentoras do estrelato era que lhe dava a celebridade e o dinheiro para apoiar suas causas favoritas de uma forma grande. (Por exemplo, ele comprou centenas de hectares na Costa Rica para preservar florestas tropicais locais). Eventualmente, porém, a compensação parecia cada vez menos valer a pena, e pelo início dos anos 90, ele estava mais desdenhoso de Hollywood do que nunca.

Discutindo o cenário de filmes Los Angeles com a Rolling Stone, no outono de 1991, ele disse: realmente projetado, penso eu, para despojar você e misturar você. É como um abate, como o homem invisível.
Você começa a se desintegrar, e você só sente que está sendo absorvido para esta grande bolha de glitter. Eu simplesmente não consigo ficar."

No entanto, ele sempre gostou da companhia de músicos que ele respeitava, como Michael Stipe, Gibby Haynes dos Butthole Surfers e Flea, o baixista do Red Hot Chili Peppers. Durante as filmagens de My Own Private Idaho em Portland, Oregon, em 1990, Phoenix fez amizade com Flea, que teve um pequeno papel no filme. Por noites a fio, River, Keanu Reeves (também baixista) e Flea se fecharam na casa que estavam tomando emprestado ao diretor Gus Van Sant. Foi Flea, de fato, que se sentou no banco da frente da ambulância que levou o corpo de River para Centro Médico Cedars-Sinai na noite em que ele morreu.

"River adorava ficar junto do Red Hot Chili Peppers", relata um velho amigo de River do meio musical. "Eles eram seus grandes amigos e Flea era o seu companheiro. Eu me lembro como River ficava feliz quando ele estava com os Peppers. Seu rosto sorridente me dizia: Aqui é onde eu quero estar."

"River trabalhava duro para agradar a todos", continua o amigo. "Este foi um grande problema. Algumas das pessoas que o rodeavam, que eram parte da cultura de drogas, o influenciaram profundamente."
 





Um pequeno relato sobre a inspiração para criação da Aleka's Attic ("O Sótão de Aleka"):

Quando a família Phoenix se mudou para Gainesville, Florida, River encontrou amigos que compartilhavam o mesmo amor pela rock music. Eles tocavam a noite inteira sessões juntos e logo formaram uma banda chamada  Aleka's AtticO próprio River pensou no nome. "Aleka é um filósofo, um poeta", disse. "O sótão é um lugar de encontro, onde ele vive e ele tem uma sociedade secreta. Eles vêm visitá-lo e ler suas obras. Ele então morre e eles se encontram de forma irregular e continuam as leituras de suas obras, a partir do que aprendem a sua própria, e enchem-se com esta nova paixão pela vida. e eles a expressam através da música e formam uma banda. Nós colocamos isso em um cenário de conto de fadas." A primeira canção da banda, Aleka Dozy Encircles, conta este conto de fadas. 

"A música é um oásis na minha cabeça", disse ele. "O processo de criação é tão pessoal e gratificante." (Rio's Attic)


Fonte: US Magazine, em outubro de 1995

44 comentários:

  1. Quando River morreu eu tinha 11 anos recém completos. Não tomei conhecimento do fato. E com imensa vergonha declaro que nunca vi um de seus filmes.
    Por ser muito fã de Joaquin, resolvi pesquisar sobre seu irmão e acabei encontrando este blog. Me apaixonei por River! São tantas coisas positivas a dizer sobre o que todos esses artigos postados aqui me mostram dele que nem me arrisco a começar. Mas algo me deixou bastante chateada - e ainda me deixa, pra ser honesta. Na única entrevista que o pai de River deu, postada aqui em 2010 e em Abril último, descobri, pelos comentários, que a droga que matou River foi dada pelo guitarrista John Frusciante, supostamente amigo de River.
    Sou fã dos Chili Peppers desde os 12 anos de idade. Em Julho de 2002, li uma entrevista de John na revista Mtv e me apaixonei por ele. Um cara tão positivo, iluminado, cheio de boas vibrações, que viu a própria morte tão de perto e sobreviveu, não só pra contar, mas também pra viver como nunca antes e mostrar a todos que isso era possível.
    Fiquei triste. Decepcionada. Ainda gosto de algumas de suas músicas mas sua atitude egoísta diante da morte do amigo me fez nunca mais querer saber dele. Me pergunto como ele conseguiu dormir naquela e em todas as outras noites mas a resposta é óbvia: drogas. Mas agora que ele está limpo, em nenhum momento passou pela cabeça demonstrar enfim um pouco de tristeza pela perda de alguém que chamava de melhor amigo? Como Flea, esse sim amigo de River, conseguiu encarar John todos esses anos sabendo da culpa pela tragédia?
    No fundo do meu coração eu espero que o pai de River tenha, de alguma maneira sobrenatural, perdoado esse cretino pra poder viver em paz porque ele ainda está aí, vivo, saudável, começando a constituir família... um desperdício de espaço na terra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acredito eu (quero acreditar) que ele tenta, hoje, fazer o melhor para 'compensar' todo o mal que fez... infelizmente ele só se tornou 'incrível' depois de muito tropeçar. Mas sei que a banda teve um baque devido a morte do River (ate nem lembro mas o Frusciante não se afastou um tempo depois?). Eu tb gosto das músicas e tal, mas é difícil acreditar que o cara está lá...espero que ele se esforce muito para fazer algo positivo pelo planeta, porque tirou alguem que faz muita falta...

      Excluir
    2. Anônimo,

      Você não imagina a minha emoção e alegria quando li seu depoimento. De certa forma, isso faz todo esse trabalho valer a pena. Ver pessoas que nunca tiveram a chance de assistir um filme de River tornando-se fãs dele através de suas entrevistas e dos artigos escritos sobre ele é muito especial. Significa que são fãs de sua ética e de ser humano maravilhosos que ele foi. Tenho certeza que você irá se tornar ainda mais fã depois de vê-lo representar brilhantemente. Ele ilumina a tela inteira.

      Quanto ao Frusciante, isso ainda me deixa triste e irada até hoje, sabe? Como eu já disse antes, não acho que ele é uma pessoa ruim, mas o considero covarde no enfrentamento de suas responsabilidades. Porém, devo dizer que parte de mim também se sente mal por julgar alguém quando não estou na pele dele. Sei que, no lugar dele, eu nunca mais conseguiria dormir. Ele consegue? Que pesadelos o acordarão durante as madrugadas frias? Eu não sei, mas sei que não desejaria este inferno para mim.

      Por outro lado, repare na descrição intrigante que River faz do que seria Aleka's Attic em sua imaginação. De certa forma, não deixa de ser uma mensagem para nós. Então, que River viva através de nossas criações e talentos. Acho que ele adoraria isso...

      Beijos! E seja bem vinda.

      Excluir
    3. O Flea pode até ter ficado decepcionado com o Frusciante, mas eu acho que ele passou uma borracha nessa mágoa, porque depois desse acontecimento já vi várias fotos deles se divertindo e se dando bem.Ah! Inclusive o John é até padrinho da filha mais nova do Flea, e ela deve ter uns 7 anos!

      Excluir
  2. Não li o artigo ainda, mas as fotos da banda só me fazem perceber uma coisa: ELES SENTIAM MUUUITO FRIO! :P

    há muitas deles encasacados até o pescoço e encolhidos, ahahha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Maria!..hahaha..

      Imagino especialmente o sofrimento do River no frio de certas partes do EUA ..rs.. alguém que passou a infância na América do Sul, sob o nosso sol intenso (já que ele fala que morava perto da praia), se acostumar com o frio intenso .. ainda bem que depois ele voltava pra Flórida, bem quentinha, né? :)

      Excluir
  3. Femme, eu tava assistindo o "The E! True Hollywood History" do River e algo me chamou atenção, mas ao mesmo tempo não intendi. Lá pelo final do programa passa o cara do pronto socorro que fez os procedimentos para salvar o River, aí ele disse que quando levou o River para a ambulância, ele e os outros caras do pronto-socorro só foram entender e saber que era o River Phoenix porque ele falava: "Vamos, River! Você consegue!Você consegue!". Aí pelo que entendi ele falou que era o próprio River falando para ele mesmo. Que era o próprio River tentando se animar. Mas aí depois eu pensei e me parece que ele tava inconsciente...Não sei...Mas nessa parte esse cara não mencionou o nome de ninguém ao não ser do River. Então ao meu ver era o River que falava isso. O que você acha, Femme?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não era o River falando, era um dos socorristas. Ele foi o único que reconheceu River e ficava incentivando-o a reagir, entende? Na verdade, eu acho que River já estava morto... :(

      Excluir
  4. Femme,como você acha que o River seria hoje com 41 anos, fisicamente falando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LINDOOOO! Ora, se Joaquin está gatérrimo aos 37, quase 38, eu acho que a genética falaria mais alto. Gritaria, na verdade. :)

      Além disso, eu sempre achei o John um cara muito interessante, e mesmo aos 40 e tantos ele era bem bonitão, né? ..rs..

      Mas antes que Bu venha reclamar aqui, eu reafirmo que acharia River o máximo até do avesso!...kkk...

      Excluir
  5. .
    Eu estava pensando aqui... de certa forma, nós somos a "sociedade secreta" de River, né? Nós lemos a sua obra e nos inspiramos para criar a nossa própria.

    Só falta a gente formar uma banda! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade... Sabe que esse comentário me lembrou a explicação do River sobre o nome da banda Aleka's Attic...rsrsrs...Só o River pra ter umas idéias assim...Eu lembro que eu tive que ler umas 2 ou 3 vezes pra conseguir entender de onde raios ele tirou esse nome!!

      Excluir
    2. Mas, criatura, é exatamente disso que eu estou falando! ...kkk... Você não leu o artigo até o fim, foi? A explicação de River sobre o nome Aleka's Attic está no final, por isso meu cometário. ;)

      Excluir
    3. Ah, sim! Eu li, só que eu tinha esquecido...

      Excluir
  6. Eu acho que ele estaria mais ou menos assim(nos meus pensamentos): ele ia deixar o cabelo curto( tipo o cabelo de MOPI e Sneakers), ele teria engordado um pouquinho(não de gordura, porque ele tinha uma alimentação super saudável;teria criado um pouquinho mais de "corpo",sabe?Mais forte- mas só um pouquinho...O tipo musculoso não é muito o estilo de River). O rosto continuaria perfeito...Mas claro que teria POUQUÍSSIMAS-QUASE IMPERCEPTÍVEL marquinhas. E eu sei que muito a gente aqui no blog não vai muito com a cara do Johnny Depp, mas eu tenho que citar ele como o exemplo: O CARA VAI FAZER 50 ANOS ANO QUE VEM E TÁ GATÃO!! Eu acho que com o River seria assim, só que MUITO MELHOR, porque primeiro a genética já ajuda e segundo que ele se alimentava bem e alimentação é uma das grandes ajudas para envelhecer bem!!! Ah, sim Femme, tenho que concordar, o senhor John Phoenix era bem bonitão...rsrs...

    ResponderExcluir
  7. Bem, pra começar, vou deixar de ser anônima senão até eu me confundo, rs.

    Oi Femme, fui eu que deixei aquele primeiro comentário lá em cima. Estou adorando seu blog justamente pelo que você disse, aqui eu estou conhecendo o verdadeiro River. A descrição que ele faz do nome da banda é fantástica, me lembrou Sociedade dos Poetas Mortos, que eu adoro.

    E eu também acho que ele se pareceria com o Johnny Depp, só que mais "limpinho", rs.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Peregrina!

      Eu também adoro este filme, Sociedade dos Poetas Mortos. Eu queriq eu River tivesse feito este filme, seria fantástico, né?

      Ah, eu adorei seu nick, lindo demais..rs..

      Excluir
  8. Femme, eu fui assistir aquela entrevista do John Frusciante de 1994 e tenho que admitir que foi muito difícil pra mim assistir aquilo. Senti pena dele...E olha que ele é uma pessoa que eu não simpatizo, pelas razões que não precisam ser mencionadas de novo. Ele estava irreconhecível, só os ossos, falava cada besteira e ficava se contorcendo...Parecia um possuído! E o que mais me doeu foi saber que o River convivia com esse tipo de gente. Que já ficou na situação que Frusciante ficou. Eu, sinceramente, não conseguiria ver o River nessa situação...

    ResponderExcluir
  9. Anõnimo, antes de tudo: River NUNCA chegou ao estado deplorável que o Frusciante chegou! Ele usava drogas, claro, mas não há nada que indique que River chegou aquele nível de vício em que se perde a noção de tudo e sua vida passa a ser vivida exclusivamente em busca das drogas, como o próprio John admitiu ter chegado nesta época.

    John Frusciante era um junkie assumido, chegou ao fundo do poço, seu corpo, sua mente e sua vontade estavam totalmente tomados pelos efeitos abusivos da droga, foi internado algumas vezes, e fugiu, pois nem aceitava ajuda.

    River, pelo contrário, estava ainda no domínio de sua vida, basta ver que ele continuava trabalhando e dando conta de decorar as falas imensas do seu personagem em Dark Blood, cumpria seus compromissos profissionais, que incluiam dar entrevistas nas quais se expressava com clareza e inteligência, e nunca cortou os laços com a família. Sua namorada e sua mãe se revezaram no set de Dark Blood, por exemplo.

    Portanto, penso que é um erro acreditar que River tenha virado este verdadeiro zumbi que o Frusciante virou neste vídeo. Isso, inclusive, é considerado um dos motivos pelos quais River morreu de uma dose que para um viciado como Frusciante era assimilável. Ou seja, porque o corpo de um junkie aguenta muito mais drogas do que o de uma pessoa "limpa" ou que está em uso de poucas substâncias.

    Aliás, algo que pouco se comenta, mas a própria autópsia revela que River tinha um corpo saudável, de peso adequado e que não tinha nenhuma marca de picadas de agulha, como é comum nos junkies pesados.

    Portanto, alivie seu coração: River nunca chegou a este estado lastimável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom ler isso...Frusciante tava numa situação deplorável mesmo...

      Excluir
  10. Respostas
    1. Ops, bem lembrado: preciso mesmo aparar as minhas asas que estão enormes! ;)

      Excluir
  11. Respostas
    1. Ahhh, uma ótima descoberta para nós, Bu!

      Lembra que você perguntou sobre a veracidade daquela foto do River morto, se era montagem ou algo assim? Pois bem, o Padre Estaban garante que o rosto de River estava perfeito, exatamente como era em vida. Ele afirma que River parecia um anjo ... e os canalhas o transformaram naquela foto grotesca, para chocar mais.

      Este padre é aquele mesmo que ajudou os Phoenixes a sair da Venezuela no navio e depois teve a tristeza de conduzir a cerimônia de adeus do River em 93. Infelizmente, ele foi morto em 2010.

      Este depoimento dele está na biografia do Barry C. Lawrence, "In Search of River Phoenix: The Truth Behind The Myth". A Aline S. está lendo e me contou esta parte.

      Excluir
    2. Femme, você sabe como se faz para comprar uma biografia do River? E qual é a mais confiável?

      Excluir
    3. Anônimo, não sei exatamente qual a mais confiável, mas a que traz mais dados, mais fotos inéditas e mais depoimentos de amigos é essa mesmo do Larry C. Lawrence que citei aí em cima. Ele fez uma pesquisa bem extensa e parece que se tornou fã de River mesmo, até participa até hoje de discussões sobre ele.

      Procura na Amazon, que sempre tem. E se você tiver um Kindle, este livro já está disponível, ok?

      Excluir
    4. Fico aliviado lendo isso Femme, quer dizer, já era de se imaginar que aquela foto horrível tinha sido modificada de um jeito ou de outro porque, aquilo não é o River que nós conhecemos.

      Como assim ela está lendo? Ela fala inglês? Tem versão traduzida? Tem na internet? Queria muito isso ler isso.

      Excluir
    5. Bu, ela está lendo a versão original. Ela lê e fala inglês perfeitamente, pois ela foi educada lá.

      E que eu saiba não tem versão traduzida. Infelizmente.

      Excluir
  12. Femme, o Padre Estaban, que ajudou a família Phoenix a sair da Venezuela foi assassinado. Você sabe como foi isso?
    Eu já tinha lido algo sobre um amigo da família ter sido morto naquele link que te mandei, mas não sabia que era o mesmo padre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu sabia sobre a morte dele em 2010, mas não sei nada sobre as circunstâncias. parece que foi um assalto, ou algo assim.

      Em 2008, Padre Esteban passou a frequentar um fórum sobre River e sempre se disponibilizava a responder perguntas sobre a infância dele na Venezuela. Ele disse lá, certa vez, que tinha fotos de River cantando nos cultos da igreja, mas não estava conseguindo encontrá-las. Infelizmente as pessoas preferiam mandar e-mails, então eu nunca pude ler as perguntas e respotas. Infelizmente só encontrei isso depois da morte dele.

      Excluir
  13. Nao acho q devem culpar o frusciante da morte do phonyx o john comcertesa sofre com isso so nao espressa mais q vcs querem q ele fassa se mate

    ResponderExcluir
  14. Além de poder saber mais sobre o River, esse blog me fez amadurecer (pelo menos por agora) em uma questão: não julgar sem saber direito as coisas.

    Eu mesma critiquei de maneira desrespeitosa Frusciante nesse blog e tbm o culpei pela morte de River. Mas depois analisando melhor essa situação, mudei de ideia e me arrependi por ter feito esses comentários, pelas seguintes razões:

    Não sabemos se John não sofreu pela morte de River e sua participação na mesma. Ele ficou anos recluso, onde pode ter sofrido muito por isso, e ele fazia um uso abusivo de drogas, e pessoas nessas condições não tem uma noção real das coisas,e nem total controle sobre suas atitudes.

    River era um homem adulto e sabia perfeitamente bem o mal que as drogas podem fazer a alguém. Uma vez que ele não foi obrigado, fez uso delas porque quis. Eu sei que as vezes a gente faz algo sem querer por influência dos outros (já aconteceu comigo).Por mais difícil que seja a gente ainda pode dizer não, então no final das contas a escolha é nossa, e toda escolha tem suas consequências e infelizmente a de River resultou em sua morte. O próprio pai de River disse que ele estava tentando sair das drogas ou seja ele já fazia uso de drogas a um bom tempo antes de sua morte. Ele fumava maconha desde a adolescência e com o consentimento dos pais (eu acho) e mesmo sendo uma droga mais leve, ainda assim é uma droga.

    Quero deixar bem claro que não tenho intenção nenhuma de insultar ou julgar River, nem de "inocentar" Frusciante. Só que eu acho, que muitos aqui no blog veem river como uma pessoa perfeita, de modo que tudo de ruim que envolve ele seja culpa de outra pessoa. Eu entendo que com as qualidades que ele possuia, ele seja visto como sendo superior, especial,etc... e era mesmo, um ser único. Mas temos que lembrar que ele era um ser humano e os um seres humanos são sujeitos a falhas e erros e com ele não era diferente. Assim como para John Frusciante. E eu realmente acredito que se deve saber os dois lados da história para ter uma compreensão exacta sobre ela.

    Eu compreendo bem que todos que amam River tenham uma magoa em relação ao John, mas acho que deve ser lembrado que se o River era amigo do John é porque ele viu algo de bom nele se John fosse um cretino ele não seria amigo dele.

    OBS: Desculpa pelo tamanho do comentário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, sweet child, minha posição é um pouquinho diferente da sua.

      Eu continuou achando que Frusciante se esquiva de sua responsabilidade quando "finge" não se importar com a morte de River. Ora, ele foi o único amigo que disse que foi melhor River ter morrido, e isso é uma das coisas mais ofensivas e absurdas que já ouvi. Afinal, River era um jovem, cheio de talento, generosidade e amor ao próximo e nada justifica alguém dizer uma barbaridade dessas. Eu fiquei indignada e chocada com isso.

      Mas, uma coisa que acho curiosa é que me parece que se usa dois pesos e duas medidas ao julgar os dois. Assim, quando se trata das ações de Frusciante, as pessoas costumam justificar alegando que ele era um junkie, logo não sabia o que estava fazendo. Mas quando se trata de River, lembram logo que ele era adulto e sabia perfeitamente o que estava fazendo e os riscos de suas escolhas. Ora, e Frusciante também não era um adulto? E ser um junkie não foi escolha dele também? Então, por que ele não tem que responder por suas escolhas também?

      E, veja, eu concordo com você que River escolheu correr o risco ao usar drogas, mas isso não significa que quem deu aquela dose absurda de drogas para ele não tenha nenhuma responsabilidade no caso. Afinal, será que River tinha consciência de que lhe estava sendo dada uma dose letal? Será que ele não se sentiu seguro por estar recebendo a dose de um amigo que amava?

      Fora isso, só reforçar que, para mim, usar drogas não é indício de "imperfeição moral ou ética". Eu mesma conheço muita gente que não usa nada e não tem um pingo de caráter ou de boas qualidades, e vice-versa. Assim, o fato dele escolher usar ou não drogas não faz River subir ou cai no meu conceito. As qualidades que me fazem admirá-lo continuam existindo independente disso. ;)

      E eu nunca esqueço que River odiava a auto-piedade, logo, imagino que ele não gostaria que ninguém o visse como uma "vítima", um ser digno de pena também. Tenho certeza que ele nunca fugiria à responsabilidade pelas suas escolhas.

      E pode escrever seus comentários sem nenhuma preocupação com o tamanho, o importante é se expressar livremente. E é sempre legal discutir sobre River, mesmo quando a gente discorda. ;)

      Beijos.

      Excluir
  15. Talvez eu tenha me expressado mal, dando a entender algo diferente daquilo que eu quis dizer. Então vou tentar explicar melhor:

    Eu não quis dizer que River era culpado e Frusciante inocente, só tentei dar uma opinião imparcial sobre o assunto. Como vc mesmo disse, parece ser usado dois pesos e duas medidas para julgar os dois, eu achei que isso estava sendo feito nos comentários aqui, sempre colocando River como vitima e Frusciante como o vilão. Tenho certeza que se fossem fãs do John seria o contrário e não acho isso certo. Não existem duas verdades e sim diferentes opiniões. E para deixar claro, não estou do lado nem de um, nem do outro, não estou culpando ninguém e nem inocentando ninguém. Acho sim que Frusciante errou e teve sua parcela de culpa e tbm acho que River foi uma vitima, mas não de Frusciante e sim da vida que ele teve.
    Acredito eu, que se não é por diversão as pessoas usam drogas para fugir da realidade, dos problemas, aliviar uma dor, etc.. E ninguém quer fugir de uma realidade boa. Eu li aqui no blog que ele teve uma infância difícil, e essa é uma época muito importante, que deixa marcas para sempre.
    Eu não julgo River por usar drogas, nem acho que isso seja defeito de caráter ou ética. O que me faz vir sempre ao blog, é por admirar ele como pessoa, já que só vi apenas um filme dele. quando eu disse que ele não era perfeito, não foi uma critica, muito pelo contrário, eu quis dizer que ele tbm comete erros, mas como ninguém é perfeito, o fato dele cometer erros não faz dele uma pessoa ruim.

    Como eu já disse anteriormente, eu entendo a sua magoa e a de outros fãs do River em relação ao John, e se eu entendo é porque para mim tem fundamento, logo não estou isentando John de sua culpa. Não quis dizer que ele não sabia o que estava fazendo. E concordo com vc, ele deve responder por suas escolhas assim como todo mundo. Só que algumas questões são mais complexas do que parecem.

    Quando eu li a entrevista que foi antes de ver o vídeo eu fiquei com raiva dele, e achei ultrajante suas declarações sobre River, mas quando eu vi o estado que ele estava naquela entrevista eu não levei muito a sério o que ele disse. Se vc reparar a maneira que ele se comporta durante a entrevista, dar para ver que ele não está em um estado normal, totalmente lúcido para dar uma resposta pensada. Mas ainda assim eu achei ele frio no que ele falou sobre River. Eu já li Frusciante dizer diversas vezes que não se importava em morrer, e me pareceu que ele achava isso, porque ele não considerava a morte uma coisa ruim. Talvez por isso ele tenha feito aquela infeliz declaração sobre River. Ainda assim foi algo horrível de se dizer.

    ResponderExcluir
  16. river era mistico , no principio de jesus todos esses iluminados acabam sendo perseguidos e mortos .
    lembra do sensitivo que viu um demônios dançando nos ombros?
    quem vcs acham que estava influenciando aquela atriz judy dark blood a fazer aquilo com river? era espiritual, é o lado obscuro de hollywood, e river era iluminado não aceitava regras malignas ditadas por hollywood ,ele afirmava isso sempre, foi quando começou a perseguição maligna pra fazer ele se destruiur nas drogas,e usava cargas emocionais pra isso como: pressão, exigencias, a atriz de dark foi usada pra pra mexer com o emocional dele, que é resposta melhor que aquela historia que quando o diretor mandou cortar e as luzes e apagaram ,sua silhueta apareceu em trevas e arespsota da camera dizendo quem era que estav por trás disso tudo era um era espiritual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, você sabia que esta última cena de River em Dark Blood, que tanto emocionou quem assistiu, simplesmente sumiu?! Pois é, George Sluizer revelou numa entrevista que, estranhamente, esta cena não foi encontrada em nenhum dos rolos do filme que estão em seu poder. Mistério...

      Excluir
  17. eu fiquei sabendo... aquela cena que no documentário é um protótipo , não é como realmente aconteceu; pra quem viu era uma cena mistica,ele caminhou um pouco em frente as cameras e saiue sua imagem parecendo um fantasma continuou andando por poucos segundo, deixando o câmera em estado de choque, já er a um presságio da sua morte, depois d eum dia horrível com judy e o diretor e ele levaria outro golpe que o levaria ao acalento das drogas , a vetação dele na banda na boate aquela mesma noite, claro, há uma conspiração por trás da morte de river pode ser: inveja, espiritual, informação demasiada da seita children of god, e por não querer se vender a hollywood ou seja as suas regras(claro isso é pra quem entende o que tá por trás de hollywood, é assustador).

    mas continuando, queria muito essa cena, acho o contraste incrivel do diretor quando viu no começo da sua carreira, uma aura branca e no final uma aura negra, simbolizando a morte.

    ResponderExcluir
  18. a sociedade secreta de hollywood não aceita consciencia como "curi curi" em seu cast, aind amais sendo essa consciencia o seu maior astro na epoca

    ResponderExcluir
  19. According to the 2013 book, Running with Monsters, by Phoenix’s friend Bob Forrest, Phoenix had spent the previous days on a massive drugs binge with Red Hot Chili Peppers’ guitarist, John Frusciante: “[River] stayed with John for the next few days, and probably didn’t get a minute of sleep. The drug routine stayed pretty consistent for all of us. First, smoke crack or shoot coke directly into a vein for that 90-second, electric brain-bell jangle. Then shoot heroin to get a grip and come down enough to be able to carry on a conversation for a few minutes before you start the cycle again,” Forrest wrote.https://www.theguardian.com/film/2018/oct/25/the-untold-story-of-lost-star-river-phoenix-25-years-after-his-death

    ResponderExcluir
  20. We did two songs. One is called "Bought Her Soul" and is the second song on the album. When I recorded the song, I said to River "Make sounds with your voice, I'll burn it reversely about this song, but you are not allowed to hear the melody."

    Then he made sounds into the microphone while I was recording, listening on headphones. This is another voice in the background beyond my voice. It's perfect for music. We were cosmically together.

    Bought Her Soul, seemed to be driven by a powerful emotion https://www.frusciantenews.com/2013/10/john-frusciante-biography-part-3-before.html

    ResponderExcluir
  21. https://nypost.com/2013/09/22/river-phoenixs-final-hours/ The night he died, “River and John stumbled in” to the Viper Room, Forrest writes. Also there were Phoenix’s brother, Joaquin, and sister Rain; his girlfriend Samantha Mathis; Red Hot Chili Pepper Flea, also a close friend; and Depp. As soon as Phoenix and Frusciante arrived, Forrest writes, cocaine was passed around.

    He was alarmed by Phoenix’s condition.

    ResponderExcluir
  22. A guitarist friend” handed him a cup and told him, “Hey, Riv, drink this — it’ll make you feel fabulous.” River didn’t know what was in it, but since he had taken this friend to rehab twice, he could guess it wasn’t ginger ale… In the drink was a dissolved speedball: a mixture of cocaine and heroin. River at once felt unwell, “What did you give me? What the fuck is in it?” he shouted.https://medium.com/@jocwriters/the-curious-death-of-river-phoenix-88e47a0fa24b

    ResponderExcluir
  23. https://medium.com/@jocwriters/the-curious-death-of-river-phoenix-88e47a0fa24b Very interesting read.

    ResponderExcluir