?

sábado, 21 de julho de 2012

"Nós Todos Vivemos Descendo o Rio": Out Magazine/1994

.


Um repórter tenta fazer sentido do Phoenix que ele conheceu

Por James A. Baggett
 
 
Quem se importa se River Phoenix era gay ou hetero? Eu não me importo, e eu o conheci. Mais ou menos. Como o editor de uma revista teen de cinema durante o final dos anos 80, eu estava numa função em que chamava pelo primeiro nome a maioria dos meninos das bilheterias de Hollywood:  Johnny, Robert, Christian, Charlie, Val, Mateus, Dweezil, os Coreys, todos os bacanas, e - como todos os outros jornalistas homo perseguidos em Nova York - River. O anti-garanhão, discretamente intenso, fisicamente dotado, politicamente correto, tocando numa garage band, ativista dos direitos dos animais, filho de hippies, o bebedor de chá-de- ervas River Phoenix.

Desde que o ator de 23 anos caiu morto em frente à entrada do Viper Room, na Sunset Strip, Los Angeles, no último Halloween, a sexualidade de Phoenix tem sido o assunto da conversa entre gays e heterossexuais nos coquetéis em todo o país. A especulação logo perdeu contato com a realidade. "Uma coisa boa que eu tento manter em mente," Phoenix me disse durante a nossa primeira entrevista, no início de 1988, de não me perder. Eu tento não ser pego em toda esta cena e me deixar levar. É tão intenso lá fora, às vezes. É tão fácil se desviar e ficar envolvido com o espelho e as revistas que levam você para longe, para alguma terra que não é realmente real. Isso é muito ruim, porque eu sei que eu tenho um valor para muitas pessoas lá fora que são pessoas reais ... Então, eu tento, pelo menos, ser real."

Real o suficiente para os expectadores esquisitos reconhecerem em Phoenix seu próprio desejo e o desejo refletido na tela. Real o suficiente para Gus Van Sant lançar Phoenix em My Own Private Idaho como o andrógino prostituto punk das ruas, Mike, que confessa em lágrimas, ao lado de uma fogueira, ao personagem de Keanu Reeves, "Eu só quero te beijar, cara". Real o suficiente para Phoenix ser indicado a um Oscar por seu papel coadjuvante em O Peso de Um Passado (Running on Empty) de Sidney Lumet. Bastante real para os homens gays projetarem a sua sexualidade em Phoenix assim como fizemos com James Dean desde sua morte prematura quase 40 anos atrás. ("As pessoas dizem esses nomes para mim", disse Phoenix, "como James Dean. Quer dizer, eu já vi partes de À Leste do Éden, mas eu não sei muito dessas coisas.")

Uma noite quente de primavera, há alguns anos, eu me juntei a Phoenix e sua então namorada Martha Plimpton para seu baile de formatura. Durante o jantar no Nirvana em Nova York (nós éramos todos vegetarianos) River me perguntou se eu me importaria que ele me fizesse uma pergunta pessoal. Martha o chutou por baixo da mesa, antecipando um interrogatório inadequado.

"Claro," eu disse a ele.

"Quando você começou a perceber que você era gay?" ele perguntou, sério.

"Bem, eu sempre me senti diferente dos meus três irmãos, mas quando eu cheguei à adolescência eu sabia que eu era atraído por outros meninos", eu respondi.

"Como você pode dizer se uma pessoa é gay?" "Você não pode."

"O que dois caras realmente fazem quando eles têm sexo?" Eu disse a ele. "O ato em si é provavelmente mais banal do que sua imaginação poderia levar a crer", acrescentei.

"Você se preocupa com a AIDS?" , perguntou ele. "Sim", respondi, "Mas eu não sou uma pessoa casual e eu sempre pratiquei sexo seguro."

"Como você sabe o que é seguro e o que é inseguro?"

E assim continuou durante toda a noite. Senti, na época - e em alguns graus ainda hoje - que ele estava me fazendo essas perguntas porque ele podia fazê-las (talvez pela primeira vez na sua vida), sem estar vinculado a uma bicha para saber sobre a vida homossexual no século 20. Eu era seguro. Eu era obviamente gay. E nós estávamos com a sua namorada.

Claro que mais do que alguns meninos deram um passo desde a sua morte para anunciar que eles tiveram relação homossexual com Phoenix. Há ainda um boato particularmente revoltante circulando em Hollywood que relaciona sua overdose suicida com um medo de que a sua relação com um produtor do sexo masculino estivesse prestes a ser revelada na imprensa.

Por que os gays e as lésbicas se sentem compelidos a fazer de Phoenix
um  legítimo ícone gay? Será que estamos tão desesperados por modelos que tentamos justificar a nossa sexualidade através de cada figura sexualmente ambígua que percebemos ser solidária? E como podemos permitir que os tablóides joguem toda a culpa pelo abuso de substâncias de Phoenix e sua morte sobre uma suposta homossexualidade reprimida?  

Responder às duas primeiras perguntas é simples e algo que Phoenix sabia até mesmo aos 19 anos: "Acontece quando você é humano em sua atuação", disse ele. "Isso é o que eu acho que o realismo é - você sente que você conhece alguém por que o personagem é uma pessoa autêntica, uma pessoa que não é totalmente um ator. Outra coisa também é que as pessoas, em algum grau, não querem abrir mão de algo que você representa."

Quanto à questão das drogas, a overdose de Phoenix é menos um subproduto preocupante de seu sucesso cedo em Hollywood do que é um lembrete de que as drogas são mais fortes do que as pessoas, independentemente de raça, profissão, sexo, idade, localização geográfica, nível sócio-econômico - e predisposição sexual. Ponto.
 
"Às vezes, eu fico realmente com medo de que eu possa ser levado pra longe das minhas intenções originais, do que posso fazer uma vez que eu entrei na posição que estou entrando", Phoenix me contou a última vez que falei com ele. "Você pode destruir a si mesmo e à sua mente e às pessoas ao seu redor, porque você fica tão envolvido em seu trabalho. Há um limite tênue entre viver de acordo com sua ética e tentar ser um bom exemplo e tentar fazer deste planeta um lugar melhor." 


Fonte: Out Magazine, em fevereiro/março de 1994

15 comentários:

  1. Será?? Mas eu prefiro acreditar que não, a questão é que River era apenas muito curioso!Lembro de uma matéria de uma revista que River entrevistava Gus Van Saint...Ele perguntava cada bobagem que eu ria sozinha aqui em casa...A cor preferida, a sobremesa preferida, até a palavra preferida FONETICAMENTE falando ele perguntou...Só o River mesmo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, pelo que entendi, o autor está reclamando dessas especulações, e atribuindo isso a boatos e ao desejo dos homossexuais de ter bons representantes da causa, digamos assim. Mas se River era ou não, isso não teria a menor importância.

      Eu tenho esta entrevista, um dia eu vou traduzi-la e postar aqui.

      Excluir
  2. Femme, tb entendi que o autor coloca todas estas especulações como sendo sem fundamento. E concordo com ele, apesar de que ser gay ou não pouco importa, o talento e a energia especial de River conquistam a todos nós, ainda hj. Por favor, Femme, poste esta entrevista com Gus algum dia, deve ser interessante!
    Grata, seu blog é uma joia aos amantes de River, nenhum outro site se compara ao seu em termos de conteúdo traduzido, raridade que deve ser mantida.
    Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcela!

      Vou postar a entrevista do River com o Gus Van Sant em breve, ok? O James Franco disse até que foi a melhor entrevista que ele já leu. :)

      Obrigada pelos elogios ao blog! Aliás, fiquei em dúvida, você é mesma Marcela que foi uma das primeiras a frequentar este espaço? Ou é outra Marcela?

      Beijos, seja você quem for. :)

      Excluir
  3. Oi tudo bem? Meu nome é Henrique, sou do RS. Ano passado, na comunidade do River Phoenix (Orkut) eu postei uns materiais lá de revistas escaneadas (Bizz, Mad, Cinemim), não se se eras tu Femme, com quem eu trocava mensagens lá.

    De qualquer maneira, esse blog é excelente, tu estás de parabéns, valeu !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Henrique!

      Seu comentário tinha ficado preso como spam, não sei porquê. Só vi agora.

      Obrigada pela participação e pelos elogios! Faço tudo por amor a River, ele merece, né? :)

      Beijos e seja bem vindo!

      Excluir
  4. Femme, você sabe onde posso encontrar aquela cena deletada de MOPI que River tá com Keanu tipo num balcão aí ele começa a rir histericamente e depois para do nada? Já tentei achar nas cenas deletadas do youtube, mas não consegui...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ter no youtube, mas agora estou sem tempo pra procurar...

      Excluir
  5. Oi Femme, sou a mesma Marcela, continuo por aqui, sempre, mas tenho fases mais silenciosas, eu acho. De qualquer forma, mesmo quando eu sumir das palavras, saiba que estou presente nas leituras de tudo que vc disponibiliza por aqui, sempre grata. Beijoca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Marcela. Fico feliz de saber que desde o início você está aqui, acompanhando o blog. Agora temos mais companhias, né? :)

      Beijos!

      Excluir
  6. Acabei de assistir "Conta comigo" e me emocionei muito com a frase final quando ele fala:" Nunca tive amigos como quando tinha 12 anos e meu Deus, alguém já?". E é verdade,quando tinha 12 anos, eu e mais duas amigas éramos inseparáveis, vivíamos umas na casa da outra,sentávamos coladas na sala de aula, falávamos por telefone todo santo dia, e quando brigávamos não bastava uma hora para estarmos grudadas de novo! E olha que agora tenho 15 anos e a relação mudou muito; pode até parecer pouco tempo, mas mudou... Uma dessas duas amigas foi pra outra cidade para estudar- mas quando ela vem pra nossa cidade não aquela mesma coisa, é distante- e a outra, ainda continuamos muito amigas, mas nada se compara de quando tinhamos 11-12 anos, ainda mais que ela tá com um namorado agora...Tudo que eu queria era ter aquela nossa amizade de antes... :((

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sentimento que Conta Comigo provoca é incrível memso, é um filme que mexe com todos de todas as gerações.

      É engraçado pensar que vidas tão diferentes, de tatos lugares diferentes sejam afetadas por este belíssimo filme. Não importa as nossas origens, ele sempre mexe com nossas recordações da infância, né? Ele é tão profundamente humano...

      Excluir
    2. Nossa,acho que foi este filme que vi um trecho no instagram e me emocionei muito!!!

      Excluir
  7. dizem que ele era bissexual!! ás vezes eu noto na sua sensibilidade algums perguntas de bricadeira com amigo, que não é normal d eum homem fazer como: qual sua cor preferida, que tipo de roupa vc gosta de usar,etc...a maioria dos amigos dele era gay : michael R.E.M, keanu que demonstrava ser apaixonado por ele, o diretor de idaho, produtores amigos dele e tc..ele se sentia vontade nesse meio, se ele fosse gay, seria uma qualidade, pois todos os gays são inteligentes, sensiveis, educados(nem todos), muito talentosos..eu ficaria feliz de saber disso...o gay americano é muito masculinizado, diferente do brasileiro que a maioria é efeminado. mas o que importa é river, o maior ator de sua geração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. psicologo,

      Não acho que River escolhia suas amizades se baseadno nas orientações sexuais delas. É verdadade que ele tinha muitos amigos gays (o que muitos artistas são), e também é verdade que ele também tinha muitos amigos heterossexuais. E não acho que isso seja uma "qualidade" ou um "defeito", é só uma característica, como tantas outras. O que importa mesmo é algo mais profundo, mais consistente, que fala sobre a integridade e o caráter de alguém. Isso é que o torna um ser diferenciado, como River, não sua orientação sexual.

      Abraço.

      Excluir