?

sexta-feira, 13 de julho de 2012

John Boorman: "Toda vida que River tocou se tornou melhor por isso"




O premiado diretor John Boorman (de Esperança e Glória e Amargo Pesadelo) fala sobre a morte de River Phoenix:

Trecho retirado de Projections 3: Film-Makers On Film-Making, editado por Walter Donohue e John Boorman (Faber & Faber, 1994).

 
"River Phoenix e Federico Fellini morreram no mesmo dia. Rapidamente, comparações precipitadas foram feitas na imprensa. O jovem ator, interrompido com tantas promessas à sua frente, foi visto como trágico, enquanto Fellini tinha desfrutado de uma vida rica. Fellini tinha deixado um grande corpo de trabalho e por isso sua morte, de alguma forma, pôde ser aceita como adequada. Eu protesto contra isso. Eu me compadeço de filmes de Fellini desfeitos, os muitos projetos que estão perdidos para nós, porque o dinheiro não pôde ser encontrado na época.


O memorial de River Phoenix foi realizado no Teatro Cecil B.DeMille no Paramount Studios. Helen Mirren e Christine Lahti, ambas as quais haviam interpretado suas mães, falaram, como fez Peter Bogdonovich e Sidney Poitier, que leu a elegia de sua filha para River, uma efusão cósmica inspirada por sua crença de que a jovem estrela estava agora entre as estrelas e os planetas do firmamento, como um fragmento energizado capaz de abalar o Universo. Parece que muitas mulheres jovens viram o ecologista vegan como uma figura messiânica.

Eu não tinha trabalhado com River, mas nós tinhamos planejado fazer um filme juntos, Broken Dream, e eu vim a conhecê-lo bem. Todos tinham o mesmo conto para contar. Parecia que toda vida que River tocara, de alguma forma, se tornou melhor por isso. Ele tinha a capacidade de olhar para além dos vícios e pecados dos outros e tocar o que era melhor neles. Legiões de jovens em todo o mundo se levantaram para pranteá-lo. Ele tinha se tornado um símbolo da possibilidade de uma melhor forma de vida, um planeta mais saudável. Era a prova da maneira como os filmes podem conectar pessoas, concentrar as suas aspirações.

De muitas formas diferentes, River e Fellini eram porta-estandartes dos nossos sonhos, nossas esperanças de que, sob a superfície fria e frágil da vida quotidiana, houvesse um lugar mais rico, mais caloroso, que pudéssemos compartilhar e habitar."
 
John Boorman


Finalmente, notícias recentes informam que o diretor John Boorman conseguiu escolher um ator para substituir River no papel principal de seu planejado filme:

Caleb Landry Jones sonha com "Broken Dream", um filme inicialmente programado para River Phoenix

Por Linda Ge, em 22 de junho de 2012
 
Todos os jovens atores, provavelmente, sonham secretamente ser comparados a River Phoenix (ou James Dean, ou mesmo Heath Ledger), cuja morte prematura criou uma permanente e quase intocável imagem do falecido ator como o auge do talento jovem inexplorado, mas assumir um papel originariamente destinado a Phoenix deve estar em um outro nível completamente diferente. O Deadline informou que Caleb Landry Jones será o único a sentir esta surrealidade uma vez que ele foi escalado como o protagonista masculino em Broken Dream, que o diretor John Boorman queria filmar com Phoenix há quase 20 anos. Ele passou todo o tempo desde então procurando o ator certo para assumir o papel, e parece que ele finalmente o encontrou em Jones.

Descrito como "uma história de amor em um mundo futurista, pós-holocausto atômico", Phoenix tinha sido escalado para estrelar ao lado de Winona Ryder em 1993, e agora a busca é para encontrar uma protagonista para Jones.

 
Fonte: www.upandcomers.net

19 comentários:

  1. .
    Este material, na minha opinião, é um dos que melhor expressam o que River era e causava nas pessoas ao seu redor, não importa a distância em que estivessem dele. Estes trechos, especialmente, são incríveis e absolutamente pertinentes, para mim:

    "Todos tinham o mesmo conto para contar. Parecia que toda vida que River tocou, de alguma forma, se tornou melhor por isso."

    "Ele tinha a capacidade de olhar para além dos vícios e pecados dos outros e tocar o que era melhor neles."

    "River e Fellini eram porta-estandartes dos nossos sonhos, das nossas esperanças de que, sob a superfície fria e frágil da vida quotidiana, houvesse um lugar mais rico, mais caloroso, que pudéssemos compartilhar e habitar."

    Eu me reconheço totalmente nestas palavras. Não tiraria uma vírgula e assinaria sem hesitar. Lindas, exatamente como River foi...

    ResponderExcluir
  2. Meu River lindo... que saudade!

    ResponderExcluir
  3. Que demais, um ruivo, adoro ruivos :D!

    Ah, eu vi o Te Amarei até te Matar esse fim de semana, adooorei!!! O River tava muito fofo, mas acho que ele se identificou com o papel né, afinal, o menino era muito sentimental e meio hippie e tal (algo que lembro que era bem comum naquela época,tinha um 'segmento' jovem que gostava muito de magia e essas coisas).Adorei!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde você assistiu o filme, Maria? Foi no DVD ou passou na tv a cabo? Eu nunca assisti esse filme, mas parece ser muito bom!!Tô louca pra assistir!

      Excluir
    2. Ai, Maria, eu adoro este filme! É uma delícia, divertido, leve, bem construído e o personagem do River (Devo) é uma gracinhaaaa...AMO! Você tem razão, deve ter sido muito legal pra ele interpretar um hippie, cheio de amor pra dá...rs... sem falar que ele estava junto com Keanu, lendo o roteiro de MOPI, nos bastidores, né?

      Mas também fiquei curiosa: como você conseguiu assistir? Nunca vi na TV, não consegui comprar o DVD, nem vejo legendado na net...

      Excluir
  4. consegui baixar ele legendado de um site :)

    http://beingkeanureeves.activeboard.com/t28226906/download-te-amarei-at-te-matar-1990/

    tá bem la em baixo, os links do rapidshare (são 5 partes pq eu peguei a segunda opção,mas quando for rodar ele roda tudo junto,não precisa abrir cada uma).

    ResponderExcluir
  5. femme,a terceira parte (é isso?) pra mim deu certo... o link é esse https://rapidshare.com/#!download|524p5|169244261|TAMTATM_FORUM_FARRA_rip_by_Eudes.part3.rar|95000|0|0

    tem que clicar em save file to your computer - download... vai ver que tem um limite de tempo pra baixar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora tá dando certo, Maria! Deve ter limite mesmo, por que consegui baixar as duas primeiras sem problemas... Brigadão! :))

      Excluir
  6. Femme, eu tenho uma pergunta meio nada a ver, mas por favor não me leve a mal.Você sabe se cheirar cocaína, assim por muito tempo ou frequentemente, muda o nariz? Fica maior e deformado? Porque ontem eu tava assistindo tv, aí começou a passar a videografia do Red Hot Chili Peppers, e o que eu percebi foi que Frusciante na sua época jovem e menos louca tinha um nariz muito diferente do que é agora, não tava deformado como agora, era bem perfeitinho; não que eu fique reparando em tudo, mas o nariz mudava de mais o rosto dele!Parecia outra pessoa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, Anônimo, agora você me fez rir...rs... bom, não sou nenhuma expert no assunto, mas cheirar muita coca e por longo tempo, pelo que sei, destrói o nariz. Alguns usuários acabam tendo que usar por outras orifícios, alguns passam até a usar como supositório, de tanta fissura. Mas crescer o nariz nunca ouvi dizer...

      Excluir
    2. rsrsrsr...É, eu sou meio sem noção as vezes...
      Femme, vai demorar pra você colocar outro post?

      Excluir
    3. Tudo bem, foi engraçado...rs...

      Devo postar outra matéria hoje ainda, ok? :)

      Beijos.

      Excluir
  7. que eu saiba deforma, tem gente que usa 'placas' pra corrigir... mas talvez ele apanhou tb, vai saber no que se metia...

    femme,conseguiu baixar todo o filme?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, eu consegui baixar, mas ainda não vi se deu certo. Eu estou MEGA ocupada nestes últimos dias, mas vou tentar assistir no fim de semana. Obrigada de novo! :)

      Excluir
  8. Oi. faz exatamente três dias que me tornei fã de River,e sabe de uma coisa? sempre estou aquí no seu blog lendo alguma coisa;não tenho palavras para descrever essa coisa que me torna curiosa sobre sua vida.Estou vendo uma parte do filme: Um sonho,dois amores,definitivamente não há atores com este espírito,se há ainda não mereceu o destaque que deveria.Eu desejaria que o River não tivesse morrido,queria um final feliz sobre sua história.E Famme,andei lendo que pensa em desistir do blog.Olha não faça isso,ainda há pessoas que vão adorar este espaço.Um abraço para você.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Jaqueline!

    É sempre um prazer conhecer novas fãs de River, pois só assim seu legado estará sendo preservado para a eternidade, como ele merece.

    Com certeza quando você puder assistir outros filmes dele, sua admiração se tornará ainda mais forte, pois ele é simplesmente incrível. Eu amo todas as suas interpretações e nunca conheci nenhum ator como ele. Fico sempre extasiada qunao o vejo atuar.

    Mas não se preocupe, não pretendo largar o blog tão cedo, tenho um grande arsenal de matérias sobre ele pra traduzir e postar ainda.

    Além disso, há algo por vir nos próximos meses que será um presente pra os fãs: um tesouro nunca antes revelado que este blog terá o privilégio de apresentar ao mundo! :))

    Beijos e seja sempre bem vinda!

    ResponderExcluir
  10. Consegui ver o documentário do GNT sobre River Phoenix. Será que aquilo é verdade? Que ele resolveu consumir heroina e cocaina após ser deixado de fora do grupo de músicos escalados para tocar naquela noite? Ele estava rodeado de amigos e parentes ali, não faz muito sentido.
    Por outro lado qualquer um sabe que é um grande choque dar duro para chegar a um lugar e depois ser colocado em segundo plano...
    Também ví a entrevista de Milton Nascimento sobre ele e River Phoenix. Achei meio seco e incompleta a opinião dele sobre um cara que foi amigo dele. Talvez sejam os anos... em uma entrevista você tem que ser curto e breve e talvez ele não tenha se lembrado de muita coisa. O engraçado foi ele contando que fez um show e que a primeira música seria "River Phoenix(Carta A Um Jovem Ator)" e River chegou bem na hora de ele começar, e, ele(Milton Nascimento) ficou morrendo de vergonha.
    Pena que não estavamos na era digital naquela época. Já pensou termos vários videos e fotos dessa época, desse show?

    ResponderExcluir