?

domingo, 26 de setembro de 2010

"Uma Grande Família Hippie: River Phoenix e Companhia Avançam em Hollywood": Life/1987

.


Por Susan Peters,

Eles não são como os habituais membros do mundo do showbizz. Apenas quatro meses atrás, depois de receber os cheques pelos quatro papéis em três filmes do verão, a família Phoenix alugou uma escola vazia perto de Los Angeles por US $ 1.500 por mês. Eles desmontaram as armadilhas Havahart (soltando os roedores no deserto), compraram seis colchões d'água e passaram a residir em uma casa pela primeira vez em 20 anos.

No entanto, não importa o quão extravagante seja seu estilo de vida, John e Arlyn Phoenix (que escolheram seu sobrenome a partir da ave mítica) estão criando um grupo de atores mirins de sucesso. O filho River, aos 16 anos, o mais velho de cinco filhos (e o mais conhecido desde seus papéis em Conta Comigo e A Costa do Mosquito), aparece este mês em Uma Noite na Vida de Jimmy Reardon. Rainbown, 14, faz sua estréia no cinema em julho, em Maid to Order. Leaf, 12, é uma criança de Key West que descobre um náufrago soviético em Russ, um lançamento de agosto. A irmã de Leaf no filme é interpretada por sua irmã Summer, 9, que disputou e venceu Liberty, 11, para o papel. "Eles são garotos talentosos", afirma Richard Benjamin, que conheceu o grupo quando ele estava dirigindo o próximo filme de River, Espiões Sem Rosto. "E os pais têm incutido neles um senso de moralidade."

O brilho da vida-nas-câmeras contrasta com a cena vivida na cozinha industrial da casa dos Phoenix. Há Arlyn, 42, lendo as páginas do livro de receitas para pessoas que amam os animais. "Queijo tofu, por favor", grita Liberty. "Eu vou lamber a tigela", fala Summer. Leaf e Rainbown imitam a chef Julia Child. River faz suco de trigo. Os vira-latas da família, Justice e Sundance, esperam sobras. Eles e os seus donos são "vegans" que não consomem produtos animais. "A paz não se aplica apenas a seres humanos", explica Arlyn.

Mais tarde, o clã se senta para o espaguete de trigo integral e salada. Pai da "Nova Era", John, 40, declara: "Estamos muito gratos." River acrescenta à oração: "Abençoe a cozinheira". A fé da família é, reconhecidamente, amorfa. "Eu não sei se o Ser Superior tem forma de homem, mulher ou medusa," diz River. "Mas quando penso em meus pais e nos seus diferentes mundos e como eles se conheceram e tiveram filhos - tem de haver algo lá em cima!"

Arlyn Dunetz era secretária em Manhattan, casada com um analista de sistemas, quando, em 1968, cansou de sua vida. "Eu larguei meu emprego, deixei meu marido e fui para a Califórnia", diz. John (que se recusa a revelar seu sobrenome porque ele não gosta dele), era restaurador de móveis escolares abandonados quando ele deu carona a Arlyn em Los Angeles. Ambos "buscando algo", eles decidiram viajar juntos. River nasceu em Madras, Oregon, em casa, naturalmente, com os amigos da família lá para recebê-lo. "Ele nasceu sob um estrondo de aplausos" diz Arlyn. Depois de se mudar do Oeste, se juntaram a uma comunidade cristã com sede em Pikes Peak, no Colorado, abandonaram as drogas psicodélicas e viajaram como missionários da seita Meninos de Deus para, entre outros lugares, Crockett, Texas, onde Rain nasceu.

Rainbow (ela decidiu aos 11 anos que "Rain era meio triste") lembra de estrear como intérprete em praças da América do Sul: "Nós costumávamos cantar e distribuir panfletos." Mas depois de dois anos na Venezuela, a família quis sair da seita. "O cara ficou louco. Ele queria atrair discípulos ricos através de sexo", diz Arlyn. "De jeito nenhum." Um padre arranjou a passagem deles para a Flórida em um navio cargueiro.

Naquela época haviam mais crianças. Libertad Mariposa, que havia nascido em Caracas em julho, foi renomeada Liberty Butterfly. Aos quatro, Joaquin, nascido em Porto Rico, perguntou: "Posso mudar meu nome para um como o dos outros?" Arlyn disse, "Pergunte a seu pai." John, que estava juntando folhas, disse: "Escolha outro nome." O menino escolheu Leaf.

Quando Arlyn estava grávida de três meses de Summer, Jonh machucou as costas. Ele vinha trabalhando como jardineiro, e o casal não sabia como dar conta das despesas. "Achávamos que nossos filhos podiam cativar o mundo", diz Arlyn. Eles escolheram o nome de Phoenix para simbolizar uma nova esperança. Os dois mais velhos (então com nove e sete anos) começaram a cantar em concursos de talentos. Um amigo enviou um artigo sobre as crianças a Penny Marshall, da série de TV Laverne & Shirley. Um funcionário da Paramount escreveu que a família deveria ir lá caso eles algum dia fossem a Los Angeles. Eles deixaram a Flórida e partiram num furgão de nove anos de idade, com a janela de trás quebrada. "Eu disse a mim mesmo: você deve estar louco", lembra John. "Mas as estrelas estavam tão brilhantes naquela noite. Achei que tudo daria certo."

"Pensei que iria tocar violão e cantar com a minha irmã, que estaríamos na televisão no dia seguinte", afirma River. "Nós éramos tão ingênuos." Arlyn trabalhou como secretária na NBC, onde um colega de trabalho recomendou um agente. Aos 11, River estava na CBS no elenco de Sete Noivas para Sete Irmãos. "Parece uma porcaria repetitiva agora, mas depois de tudo, estar em uma série era ótimo", afirma River, que hoje faz um papel de 350.000 dólares. Os outros seguiram junto. Liberty e Summer na TV com o filme Kate's Secret, Rainbow em Family Ties, Leaf em Spacecamp.

"Sabemos que as pessoas acham que os pais nesse estágio são vagabundos", diz John, que tenta aprender rapidamente seus encargos profissionais. "As crianças começaram a crescer tanto que a melhor coisa que eu posso fazer agora é ajudá-los a fazer o que quiserem. Estou aprendendo com a bunda de fora." Mas as crianças ainda ficam juntas. Como River coloca, "eu tenho um carregador de bateria aqui - eu volto para a família e plugo dentro de mim. Eu sempre vou querer passar muito tempo no Acampamento Phoenix".


Fonte: Life Magazine, em agosto de 1987

3 comentários:

  1. Achei linda a parte em que a mãe comenta q River nasceu sob aplausos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, Maria Helena. River nasceu e vivceu entre aplausos. Gostaria que eles fossem eternos como seu talento.

      Excluir
  2. Cada entrevista mostra o quão ele era amado.
    E achei fofo ele dizer "eu sempre vou querer passar muito tempo no Acampamento Phoenix".... esse acampamento parecia ser muito divertido mesmo ...rs

    Os pais eram seus maiores fãs, " achávamos que nossos filhos poderiam cativar o mundo"...estavam certos.

    Obrigada =)

    ResponderExcluir