?

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Diretores falam sobre River Phoenix: Première/94

.


Na Première de março de 1994, o artigo "Uma Vida Breve" trazia depoimentos de alguns que conviveram com River. Aqui estão as reflexões de alguns de seus diretores.


Waris Hussein, diretor de "Surviving" (1985):

"Eu trabalhei com River quando ele tinha treze anos em um filme para TV sobre o suicídio adolescente chamado "Surviving". Seu pai era um homem muito calmo. Em uma cena, River não estava se entregando. Ele não estava concentrado. Nós tentamos por cerca de dez takes. Seu pai chamou-o à parte. Isso foi feito de uma maneira muito tranquila, mas eu podia sentir que havia um monte de "é melhor você começar a fazer direito", esse tipo de atitude. Era uma forma muito sutil de autoridade. Eles estavam muito ansiosos para ele ter sucesso."


Joe Dante, diretor de "Viagem ao Mundo dos Sonhos"(1985):

"River veio originalmente para ser o garoto do outro lado dos trilhos. Mas nós queríamos River para fazer o garoto cientista. Era uma espécie de personagem nerd, e esta era a última coisa que ele jamais iria querer ser. Foi uma homenagem à qualidade de sua atuação que ele tenha dito, "Ok". Ele tinha de usar óculos e cortou seu cabelo curto. Sempre que havia meninas ao redor, ele iria tomar rapidamente os óculos e tentar o visual mais legal possível."

"Havia sempre uma qualidade de estranho nele. Eu acho que ele deve ter sentido algo assim, pois sua família era incomum e seu nome era incomum. Em "Viagem ao Mundo dos Sonhos" tudo tinha que ser feito de forma especial para ele. Ele tinha que ter um almoço especial, seus pais não o deixavam usar material de couro. Ele tinha que explicar constantemente para as pessoas e justificar isso. River, penso eu, entre todas as crianças, queria crescer mais rápido. Ele não gostava da idéia de ser um menino."


Rob Reiner, diretor de "Stand By Me" (1986):

"Eu me lembro que na cena em que ele fala sobre como a professora havia roubado o dinheiro do leite, ele teve que chorar. Ele não foi tão bom como eu sabia que ele poderia fazer, e eu disse a ele: "River, pense em alguém em sua vida que você considerou muito e que o desapontou. Você não tem que me dizer quem é, apenas pensar sobre isso." E a cena seguinte, ele fez a tomada que está no filme, quando ele chora assim. Depois que fizemos isso acontecer, ele ficou realmente abalado. Ele estava chorando, e eu cheguei até ele e o abracei. Ele não tinha muita técnica - você simplesmente via este tipo de naturalismo cru. Você acabava de ligar a câmera, e ele iria dizer a verdade."

"Ele tinha quatorze anos, e seus hormônios jorravam, e ele estava sempre dizendo: "Eu quero encontrar uma menina." Um dia, ele apareceu para trabalhar de manhã e tinha esse grande sorriso no rosto, na noite anterior ele tinha perdido a sua virgindade. Uma amiga da família - eu acho que ela tinha cerca de dezoito anos - levou River para o quintal onde tinha uma tenda. Ele disse: "Ela foi muito paciente comigo e me disse o que fazer." Eu pensei: essa pode ser a maior história sobre perda da virgindade que eu já ouvi." Porque não foi apenas a grande experiência, mas foi feito neste romântico e incrível cenário durante este lindo verão em Oregon, e ele estava fazendo um filme. Fiquei com a sensação de que ele estava procurando e confuso sobre as coisas e inseguro. Eu vi muito de mim mesmo ali."


William Richert, diretor de "Uma Noite na Vida de Jimmy Reardon"(1988):

"As pessoas não pensam sobre o fato de que River é filho de missionários. É por isso que deram nomes aos seus filhos de semideuses - sabe, Summer ou Rain. Essas pessoas eram revolucionárias. River cantava com seus irmãos e irmãs e ele organizava este pequeno grupo e cantavam nas ruas de Westwood. Ele manteve todos próximos a ele. Ele assumiu a responsabilidade por toda sua família. Quando River era obrigado a permanecer mais tempo, o seu irmão iria ligar, sua irmã iria ligar, às vezes sua mãe ligaria: "River está aí ainda?" Ele apareceria, e meia hora mais tarde outras cinco crianças iriam aparecer. Era como um show de jogral."


Peter Bogdanovich, diretor de "Um Sonho, Dois Amores" (1993)::

"O estúdio não foi muito generoso com a festa de encerramento, e assim Samantha Mathis e River a fizeram. Havia um karaoke lá. Todo mundo começou a dizer, "Peter tem de cantar." River estava dizendo: "Venha, venha". Assim, devido a River, levantei-me e cantei, o que eu normalmente não teria feito. Eu cantava "My Way", é claro. Olhei para River algumas vezes enquanto eu estava cantando, e ele estava tão cheio de alegria e orgulho. Era como se eu fosse seu filho ou algo assim."


Nancy Savoca, diretora de "Apostando no Amor" (1992):

"A coisa que eu pensei que era interessante era que seu personagem em Apostando no Amor era tão oposto a ele. Ele era o amante da paz, conservacionista, e, em seguida, ele interpreta um fuzileiro que está morrendo de vontade de ir para o Vietnã e atirar em algumas rodadas."



Fonte: Première, em março de 1994

Um comentário:

  1. Adoro ler comentários sobre ele. São sempre tão pessoais e eu sempre fico imaginando a cena.

    Obrigada =)

    ResponderExcluir