?

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

"O Rio Está Subindo" [Parte 2]: Vegetarian Times/1988

.


PARTE 2:

A família teve sua visão de Hollywood há cerca de 10 anos atrás, em seus últimos dias na Venezuela. A família tinha pouco dinheiro quando eles deixaram a comunidade religiosa e River, junto com sua irmã Rainbown, muitas vezes tomaram as ruas, restaurantes, aeroporto e até mesmo áreas de espera para cantar para as pessoas, entretendo-os ao tentar ganhar um dólar. River começou a tocar violão desde antes de ter 5 anos, e seu talento tornou-se cada vez mais evidente para Arlyn e John. De volta aos Estados Unidos, a família foi direto para Los Angeles, onde Arlyn teve um emprego em uma empresa de radiofusão para conseguir a entrada coletiva da família pela porta de Hollywood.

"Nós não estávamos indo pelo glamour ou pela fama toda", diz Arlyn. "Nós estávamos indo para mostrar o talento das crianças, que era tão óbvio para nós, e transformar isso em alguma coisa e ajudar a fazer a mudança, ao mesmo tempo. É por isso que nós fomos."

Eles não estavam com medo de que as crianças não partilhassem a sua visão, ou talvez a perdessem de vista quando as festas brilhantes e intermináveis começassem a recebê-los, ameaçando transformá-los em pirralhos de Hollywood?

"Não", diz Arlyn. "Eu sabia que eles não iriam entrar na cena de Hollywood. Nós tínhamos nosso próprio negócio para cuidar, e ele não é Hollywood. É fazer a mudança no mundo".

O negócio de River é fazer a mudança, também. Ele é claro sobre esse ponto. "Se eu não achasse que poderia ser uma parte de um movimento que poderia influenciar", diz ele, "e ser uma parte de ajudar e mudar, se eu não pudesse ajudar através do que eu estou fazendo, eu não faria isso. Mas eu estou vendo que por esta posição nesta carreira, em que eu tenho essas entrevistas de revista, em que eu posso ser um exemplo, e eu acho que é importante. Em todas as entrevistas que eu faço, eu digo algo sobre ser vegan."

"Eu não quero parecer como se eu fosse um salvador. Eu sou apenas uma parte muito pequena de qualquer coisa, mas eu acho que é importante estar envolvido. Estou interessado em meditação e encontrar realização espiritual. Mas eu sair e dedicar minha vida à vida monástica na selva seria, afinal, abandonar o mundo, e a consciência estaria em um nível egoísta. Eu acho que posso fazer muito mais coisas boas para este planeta, se eu estou aqui fora."

River ainda é jovem. Será que ele compartilha a confiança de sua mãe que ele vai ser capaz de suportar as pressões que Hollywood coloca em jovens - pressões que os fazem crescer rapidamente, perdendo os seus sonhos e ideais no processo?

"Estando lá fora", diz River devagar, olhando para os carvalhos gigantes no gramado "você pode errar, e tudo pode ser destruído. Eu estou ciente disso, mas eu não acho que vou entrar nisso. Talvez eu tenha sorte, eu não sou muito atraído por tudo isso agora. Acho que vou ser forte o suficiente, mas eu vejo que há essa possibilidade."

"Você realmente não pode fazer planos sobre coisas como estas, no entanto. Você vai com o fluxo, mas ainda contra a corrente, não para o ego disso, mas para a opinião disso. A única coisa que eu tenho para mostrar é como eu vivo. A coisa vegan é uma das coisas principais. Eu sou uma pessoa pacífica, eu acho que é demonstrado através de como eu vivo. Eu não comecei a ter problemas. Mas o tempo vai dizer."

River tem se mudado muito ao longo dos anos. Ele nasceu no Oregon, foi com a família para a América do Sul quando era uma criança, e tem vivido em inúmeras cidades da Califórnia. Ele viajou, às vezes com apenas uma parte da família, para diferentes países para filmar no local. Pouco antes do Dia de Ação de Graças passado toda a família se mudou para a Flórida, onde agora reside. Eles queriam deixar o cenário de Hollywood e reviver os ideais sobre a vida no país.

As tardes de inverno são quentes da Flórida, e River passa horas na garagem, debruçado sobre a nova guitarra de 12 cordas. Suas mãos são quadradas e fortes, e depois de tantos anos elas estão acostumados a tocar os acordes que soam bem para ele. Ele tem a guitarra ligada a um amplificador, e os ritmos de rock ecoam no quintal. Ele não está na escola (foi educado em casa a maior parte de sua vida), e ele diz que não está interessado em trabalhar até o verão. Esses dias, ele está principalmente por aí, viajando um pouco, esperando que um baixista leia os anúncios que ele colocou em torno do campus da Universidade da Flórida. "Procura-se", lê-se no aviso. "baixista com sangue novo por dentro de rock and roll progressivo, jazz. Para gravações demo." River está à procura de um amigo para tocar com ele.

Se ele não tivesse a carreira de ator, River acha que ele poderia ser um músico. Ele é impulsionado para isso. "Eu amo música", diz ele. "É uma parte tão grande de mim." A lista de seus músicos favoritos é longa e eclética, ela começa especialmente com Squeeze e U2. Mas o resto de sua lista de leituras é como a lista de uma estação de FM do início dos anos 70. "Eu gosto de jazz, música folk, Bob Dylan. O velho Bowie e a antiga Roxy Music para adormecer. Eu gosto da música antiga de Steely Dan e algumas do Pink Floyd. O antigo Led Zeppelin, também. Os Beatles são minha Bíblia: nem preciso dizer. E eu gosto de música clássica. "

A música moderna decepciona River, e ele não gosta muito do que é produzido comercialmente. Seu gosto nos livros e filmes mostram também que River tem um pé em uma época diferente. Ele parece um pouco frustrado por isso, e diz coisas como "os filmes hoje em dia. .. livros hoje em dia. .. música hoje em dia."

Ele não vê muitos filmes novos, preferindo as espirituosas e inteligentes comédias clássicas, e ele gosta de grandes dramas. Mas seu idealismo aparece mesmo aqui. "Eu não vi Cry Freedom [sobre Steven Biko, um mártir negro sul africano], mas ele está no topo da minha lista como um filme de verdadeira consciência. E eu gostei de Brazil. Eu gosto de filmes intensos. Você já viu Irmão Sol, Irmã Lua? É sobre São Francisco. Senti um renascimento depois que eu vi isso."

Ele não encontra tempo para ler, embora ele desejasse, mas de alguma forma ele pegou um monte de informações sobre questões de saúde e política. Os romances que ele leu, ou gostaria de ler, são aqueles com os quais as crianças cresceram há 15 ou 20 anos atrás: O Apanhador no Campo de Centeio e Franny e Zooey de JD Salinger, Siddhartha de Hermann Hesse, Ilusões de Richard Bach, Crônicas Marcianas de Ray Bradbury, A Kill a Mockingbird, de Harper Lee.

Quanto aos seus próprios filmes, ele é ardoroso o suficiente para ser seletivo sobre os scripts que ele aceita, e ele está muito feliz com os resultados. "Eu não sinto nenhuma necessidade de investir em um filme a não ser que eu tenha uma paixão incrível por ele", diz ele. "E um que não apenas vai ser bom para mim, mas que eu possa estar orgulhoso dele - que seja um benefício para a sociedade. Eu sempre espero que o filme seja, se nada mais for, uma parte da boa arte e influencie as pessoas em um bom caminho."

Até agora, não houve comprometimento no trabalho do River, e ele não está pensando em mudar o seu registro. Mesmo quando era criança, ele nunca fez comerciais que aprovasse o pão branco, e quando ele estava em Sete Noivas, a família garantiu que ele não tivesse que ir à pesca ou que usar uma touca de pele de animal.

River ainda escolhe com cuidado, esperando que os ideais que ele vive se reflitam nos personagens que ele interpreta. Ele gostava de seu personagem Chris Chambers em Conta Comigo, dirigido por Rob Reiner. "Chris era uma vítima da mentalidade de sua cidade, mas ele era uma boa pessoa. Ele era um grande amigo, ele era leal e ele não era um idiota, e nem apenas um grande idiota de 12 anos de idade. Ele era um cara doce, esperto e inteligente. Um bom caráter."

O último filme em que ele trabalhou foi O Peso de Um Passado, de Sidney Lumet (Lumet dirigiu Dustin Hoffman em Tootsie, vencedor do prêmio da Academia do Oscar). River interpreta o filho de pais cujos atividades antimilitares mantiveram-nos em fuga há anos. River gosta do personagem, mas o vê como uma vítima, também.

"Nos dramas, as crianças geralmente são vítimas, seja dos seus pais ou da sociedade" River explica. "Eu quero ficar longe disso. Seria maravilhoso ver alguém já com uma realidade claramente estabelecida a partir daí e, talvez, ir além disso, mostrar o que pode acontecer."

Ele não pode dizer exatamente que tipos de filmes ele gostaria de fazer ou que tipo de trabalho vai ser o próximo. Teatro seria interessante, talvez, e possivelmente dirigir, em algum momento. Ao contrário de muitos atores, ele não está pensando em com quem ele gostaria de trabalhar. "Eu gostaria de trabalhar com Rob Reiner de novo", ele diz: "Talvez só um papel de coadjuvante em um de seus filmes. Mas geralmente eu não penso assim. Eu acho que o tempo vai dizer, e se eu for bem, eu vou encontrar as pessoas certas e trabalhar com elas em algum ponto."

Externamente, o River tem poucas dúvidas sobre si mesmo, como indivíduo e como membro da família Phoenix. "Eu sou definitivamente uma pessoa", disse ele. "Eu me sinto muito seguro como um indivíduo. E tenho orgulho da minha família e do que fizemos juntos. Eu sou um produto da minha família, como todo mundo. Estas são as minhas raízes."

"Eu só quero viver minha vida. Atuar é o que eu amo fazer, e funcionou desta forma. Eu não sei se é o plano perfeito de Deus ou qualquer outra coisa, mas para mim, eu não apenas amo fazer isso e tenho uma grande satisfação com isso, mas também posso trabalhar minhas crenças lá dentro, eu sou livre para acreditar no que eu faço, e eu posso compartilhar essas crenças com os outros. Não como uma forma de pregação, não por outras impressões, mas apenas por aquilo que faço. Eu acho isso muito gratificante."

Após o almoço - tabule, nori, salgadinhos de milho azul, omelete de tofu, molho de tahine- River e Rainbown, como irmão e irmã em qualquer família, levam o jipe da família para pegar as outras crianças na escola. De volta para casa, River corre para o quintal para se balançar na corda pendurada em um dos carvalhos. "Ei, olha isso!" ele grita. Enquanto Rainbow observa, River dá risadas, saltos altos e se pendura. Um Phoenix em ascensão.


Fonte: Vegetarian Times, em março de 1988

2 comentários:

  1. A cada entrevista eu fico mais apaixonada ...rs

    As questões sociais era sempre o foco, estão em todas as entrevistas. Era algo que fazia parte dele e da família, como um órgão do corpo.

    E sempre tão maduro, fico abismada com as respostas dele em relação a papéis, a carreira como todo e com natureza dele. Não parece um adolescente falando.
    Não vemos adolescentes de hoje em dia falando assim, na verdade, eu nunca vi um garoto tão sábio...rs

    ResponderExcluir
  2. A cada entrevista eu fico mais apaixonada ...rs

    As questões sociais era sempre o foco, estão em todas as entrevistas. Era algo que fazia parte dele e da família, como um órgão do corpo.

    E sempre tão maduro, fico abismada com as respostas dele em relação a papéis, a carreira como todo e com natureza dele. Não parece um adolescente falando.
    Não vemos adolescentes de hoje em dia falando assim, na verdade, eu nunca vi um garoto tão sábio...rs

    ResponderExcluir