?

domingo, 23 de novembro de 2014

"Minha Relação de Amor X Ódio com River Phoenix": Pop Matters/2009 [Parte 3]



PARTE 3
 
Por Kellie M. Walsh, em 21 de setembro de 2009


Eu não conhecia River Phoenix. Eu não sabia nada sobre sua vida ou as circunstâncias dela, exceto o pouco que eu tinha lido em revistas. No entanto, eu me senti confortável, justa mesmo, para julgá-lo não por quem ele era, mas por quem eu achava que ele era, por quem eu esperava que ele fosse baseada apenas em informações pobremente recolhidas quando ele era um adolescente. Phoenix tinha crescido, mas a minha percepção dele não tinha crescido com ele. Nem tinha um monte de manchetes.

Se eu soubesse o que sei agora, talvez eu não tivesse sido tão dura. Eu não tinha visto como ele tinha passado a mentir em entrevistas em formas fantásticas ou como sua sensibilidade e cortesia típicas tinham sido largamente substituídas pelo desprezo e desdém. Eu não sabia que seu uso de drogas era um segredo conhecido em Hollywood. Eu ainda não tinha convivido com o vício de um amigo próximo. Se eu soubesse melhor, talvez eu tivesse sido mais gentil. Talvez eu não tivesse ficado tão chocada.

River Phoenix pisou na bola. Ele realmente, realmente vacilou. Ele tinha 23 anos de idade, e ele tomou uma decisão ruim, e essa má decisão lhe custou a vida. Eu não acho que ele levou isso em consideração, antes; acho que ele só agiu. Como a maioria dos jovens de 23 anos e a maioria dos viciados, ele não pensou, ele simplesmente fez. 

Eu retiro a sua responsabilidade? Não. Querendo ou não, ele considerou os resultados possíveis, ele carregou a arma, colocou em sua cabeça, e puxou o gatilho. Mas também acho que se deu ênfase demais em resposta. Belushi preparou o seu caminho para uma morte prematura; Cobain, literalmente, colocou uma arma na sua cabeça; mas Phoenix desrespeitou a expectativa popular, e ao fazê-lo, foi em grande parte esquecido. Apesar de todo o elogio da crítica aos seus talentos, apesar de todas as dedicatórias e homenagens que se seguiram por meses depois, hoje Phoenix é reduzido a um aleijado, uma piada de mau gosto em um episódio de Family Guy. Sua morte ofuscou sua vida. 

Eu li muito sobre Phoenix nas últimas semanas. Eu sei mais sobre ele agora do que eu jamais soube enquanto ele estava vivo, mas eu ainda não sei realmente quem era River Phoenix. Depois de ler e ouvir pessoas próximas a ele falarem, eu não tenho certeza se muitos deles realmente sabem. Mas, como a co-estrela e ex-namorada Martha Plimpton apontou, Phoenix não era uma metáfora ou um Messias: "Ele era apenas um menino, um menino de muito bom coração, que estava muito fodido e não tinha idéia de como implementar suas boas intenções."


Logo no início, Phoenix se tornou o garoto propaganda do idealismo e da vida saudável, e ele simplesmente não conseguia afastar essa reputação. O mundo queria que ele fosse um ícone; em vez disso, teve um anti-herói, uma série de contradições que Ian Parker adequadamente descreveu em The Independent como "o usuário de drogas de vida saudável ... a estrela infantil com sex appeal, o filho milionário de pais não-materialistas, o ator que na verdade queria ser um músico, o vegan que comia barras de chocolate, o estudante que largou os estudos e podia sapatear, e o sábio que não sabia quase nada."

Em outras palavras, Phoenix era humano. Quando eu tinha 18 anos, e por um longo tempo depois, eu não levei isso em consideração. Como um amigo meu sugeriu, quando Phoenix morreu, eu reagi como se ele fosse um adulto. Agora, olhando para trás, percebo que ele era apenas mais um garoto estúpido.

Eu sinto falta daquele garoto estúpido.
.
Quando eu olho para trás, para aquele filme sentimental, meloso, que veio a definir a minha adolescência ou para a ode lírica a um confuso andarilho narcoléptico, eu sinto falta dele. Eu sinto falta do que ele era.  Eu sinto falta do que ele fez. Eu sinto falta do que eu imagino que ele poderia ter se tornado. My Own Private Idaho foi uma conquista monumental, mas Phoenix ainda estava em gestação. Ele ainda não tinha dado um grande desempenho. Ele ainda não tinha estrelado um grande filme.

Eu não era uma ativa de River Phoenix. Às vezes, eu nem sequer gostava dele. Eu o odiava por ser perfeito, depois eu o odiei quando ele mostrou não sê-lo. Ele simplesmente não conseguia me agradar.

Mas, sem que ele soubesse, Phoenix e eu crescemos juntos. Nós tivemos brigas; tivemos tréguas. Participamos de dezenas de festas do pijama. Mais tarde, ficamos bêbados; nos drogamos. Tivemos alguns bons momentos. Nós nunca nos conhecemos, mas eu reagi a sua morte tão pessoalmente e tão visceralmente como se o tivéssemos. River Phoenix teve um papel mais significativo em algumas das minhas mais preciosas memórias de infância do que algumas das pessoas que eu realmente conhecia, e quando ele morreu, aquele garoto bonito com o cabelo perfeito e o nariz arrebitado que costumava me irritar, levou um pedaço de minha infância com ele. 

 
 Fonte: Pop Matters, em setembro de 2009

17 comentários:

  1. Femme sobre as "contradições" de River.... quando ele fala sobre a barra de chocolate...você acha que de certa forma o River sentia uma pressão em ser vegan? Eu li em uma entrevista em que o diretor diz que quando ele(R) estava longe dos seus pais ele encontrava no chocolate e coca-cola uma zona de escape...............
    Aliás ótima matéria!! <3 :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leiah,

      Olha, eu acho que a pressão era interna, vinha do próprio River, sabe? Ele, como perfeccionista, queria sempre dar o máximo, e ser um vegan era importante pra ele. Afinal, foi River e seus irmãos que pediram aos pais para a família deixar de comer carne, né? E, numa entrevista, River conta que disse aos pais que se iam fazer isso, deveriam fazer mesmo, e por isso eles deixaram de comer todos os produtos animais (como o queijo, que seus pais adoravam!). Mas, como todo ser humano, ele era contraditório, e toda escolha custa um preço, né? É difícil ser tão rigoroso, especialmente quando se é adolescente e se está experimentando tudo...rs...

      Beijos!

      Excluir
    2. Eu amo o River !! Amo, amo, amo, amo, e queria muito ter dado o colo que merecia, acariciado aqueles cabelos, ter sido o amigo que ele foi em Conta comigo e dizer que eu queria entender o que o olhar dele falava. Eu te amo River !!

      Excluir
  2. A vida é complexa, os seres humanos são complexos; por mais que se escreva, se analise e se tente descrever River, isso sempre será impossível, porque ninguém conhece ninguém, todos temos segredos.

    A única coisa que eu sei é que eu acredito em River, aos meus olhos, ele não conseguia ser falso nem que quisesse, ele era único e verdadeiro em cada gesto, em cada palavra, e em cada olhar; a culpa não foi dele se alguns tolos preferiram se deixar enganar por um conto-de-fadas hollywoodiano sobre o qual ele não tinha poder algum.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nanda

      Que lindo o que você escreveu, Nanda! Os olhos de River dizem tanto, eles nos falam de um mundo do qual só vemos vislumbres, falam de tanta dor e tanto amor, e revelam profundezas e mistérios. E tudo isso não pode ser descrito em matérias artificiais e tolas escritas por quem nem sequer se importava...

      Beijos!

      Excluir
  3. Acho que ninguem nem a propria familia conheceu o river completamente, ele era um ser que abrigava muitas contradiçoes, ele queria absorver tudo da vida , provar tudo , e era muito sensivel, tudo isso contribuiu com certeza pro caminho que ele seguiu......Uma coisa que eu nao entendo é que se o uso dele de drogas era um segredo aberto em hollywwod pq todo mundo agiu como se fosse uma grande surpresa ele ter morrido daquele jeito? Ele andava com pessoas que se drogavam e é claro que ele tbm iria fazer isso, afinal ele era jovem e todo jovem quer se inserir a algum grupo...... Será que a familia dele tbm nunca notou que tinha algo errado com ele? Sao perguntas que talvez nunca vamos poder responder..... Acho que a familia dele entrou um pouco em negaçao do problema dele, pq eu li uma entrevista com o irmao dele alguns anos depois da morte do river e o jornalista pergunta sobre o problema do river e o irmao dele responde que nunca houve nenhum problema .... E isso nao é bem verdade..... Se o riv nao tivesse problema nao precisaria se encher de drogas, usar todas essas porcarias...... Nos ultimos filme s do river da pra ver o que as drogas estavam fazendo com ele........ Assistam um sonho e dois amores e dark blood, as drogas estavam afetando o muito..... Só cego que nao via isso !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Em Hollywood todo mundo faz uso de drogas, sejam drogas prescritas ou não. Essa é uma prática tão comum lá, e ainda mais nos anos 80, que descobriu-se hoje que os próprios estúdios forneciam drogas aos artistas, e computavam estes gastos nas suas planilhas! Então, por que a surpresa com a morte de River? Porque, apesar de ser uma prática disseminada e tão comum lá, só uma pequenina parcela dos artistas chega a morrer de overdose. A maioria usa e abusa e continua viva e atuante.

      Já sobre a forma como Joaquin responde sobre River, é perfeitamente compreensível que ele JAMAIS vá discutir qualquer coisa sobre seu irmão com a mídia. Esta mesma mídia carniceira, nojenta, inescrupulosa e cruel que tratou seu irmão como um lixo, inventou mil mentiras a seu respeito para lucrar com isso e sapateou sem dó nem piedade nos sentimentos de todos eles. Nem sei como ele ainda fala com a imprensa.

      Excluir
  4. My Own Private Idaho matou River!

    E Keanu não precisava se sentir culpado. River preferiu os músicos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bu!

      Olha, no fundo, acho que River preferia o risco, seja na arte ou na vida! E a vida sorvida assim, de um gole só, sem pesar nem medir, sem avaliar consequências, devia ser um grande atrativo para alguém criativo e irrequieto como ele, né?

      E Keanu sempre sentirá falta dele...e eu também. <3

      Bom te rever, Bu! :)

      Beijos!

      Excluir
  5. Queridos participantes:

    Este blog é apenas a expressão de um grande AMOR e uma enorme admiração por River Phoenix.

    Então, pela enésima vez: não disseminem "lixos tabloidianos" por aqui. Depois reclamam quando apago essas besteiras sem sentido e sem fonte...tsc, tsc.


    ResponderExcluir
  6. Oi Femme!! Eu também acredito no River , desde quando eu o vi pela primeira vez na televisão , seus olhos dizem TUDO !!! Hollywood é assim mesmo, cada hora a mídia se dedica a falar de alguém , temos vários exemplos ... E naquela época infelizmente fizeram isso com o River
    ... Gostei do final da matéria , apesar de não pensar como a autora rsrs
    Beijos !

    ResponderExcluir
  7. Oi Femme, oi gente. Tudo bem que chocolate contem leite, mas achar estranho porque River, sendo vegan, comia chocolate não faz sentido, porque chocolate é muiiiiito bom. E também tem aqueles amargos que não tem ou tem pouquíssimo leite.
    A autora do texto perdeu muito tempo julgando River, ele era bom demais viu, era um chocolate todo. Algo pra se saborear, sujar a boca e lamber os dedos. A gente que ama River deve é lembrar aos outros que ele existiu, viveu e fez muita coisa, que era uma pessoa diferente, e merece respeito e amor. Não adiante tentar entende-lo ou classifica-lo. Quando a gente olha para dentro de nos mesmos, de verdade, aí então passamos a entender o River, porque cada pessoa é única, e no final tudo é a mesma coisa. Como ele mesmo dizia: Todos somos Um.

    ResponderExcluir
  8. Nossa como eu queria ter nascido nessa época afinal tenho 14anos e também sou muito auto consciênte o quanto River foi e é importante para muitas pesseos afinal ele me fez enxergar oque e o verdadeiro amor ele me fez querer amar as pessoas porque acima de tudo apesar de eu ser bem jovem ja sofri o bastsnte para dar valor a vida os momentos felizes e ao amor que hoje em dia e difícil encontrar nas pessoas por causa do Rio eu vejo isso agora eu ate me emociono de falar como uma pessoa feito eu que nunca o conheceu pessoalmente consegue sentir o amor transmitido por ele so de assistir os filmes dele e triste o fato de que uma pessoa tao maravilhosa tenha partido tao cedo mas enfim eu so gostaria de ver ele por um minuto e agradecer pelo que ele me fez ver e pelo que ele me ensinou e ensina e que com certeza eu vou passar isso para os meus filhos pra que eles saibam a importância que esse ser tão lindo teve na minha vida e que eu o amo e vou amar sempre afinal eu o amo prqueRiver e amor ! Beijos femme obrigado por compartilhar esse amor tao lindo conosco beijos !♥♥

    ResponderExcluir
  9. Feliz natal Rio!!! Xoxo <3

    ResponderExcluir
  10. Feliz Ano Novo River!!! Xoxo <3

    ResponderExcluir
  11. ''Mas eu ainda não sei realmente quem era River Phoenix"
    Incrível como essa frase traduziu o meu fascínio por ele. s2

    ResponderExcluir
  12. O que me deixa com pé atrás com o Joaquim é que me dá a impressão que ele tenta proteger a mãe dele, ele desmentiu o River quando o River disse que foi abusado quando criança. Eu não acho que River mentiu. tem uma entrevista que o repórter pergunta se a infância dele foi boa e ele diz: boa não sei, no mínimo interessante.

    ResponderExcluir