?

sábado, 2 de agosto de 2014

Dirk Drake, tutor e amigo, fala sobre River Phoenix



"River foi criado para considerar as pessoas pelo seu próprio valor  - para descobrir o que era bom sobre eles, extrair e expandir isso. E River se expôs a ficar desapontado e sobrecarregado porque ele era muito amoroso e solidário."

Após a chegada da família de volta na Flórida, em 1979, Arlyn procurou e contratou Dirk Drake, um jovem local com um passado naval que tinha acabado de completar seu mestrado, como tutor para River e do resto de seus filhos. "John e Arlyn tinha uma desconfiança do ensino formal", lembrou Drake. "Eu acho que foi por causa de suas próprias experiências ruins com a educação pública quando eram crianças."

Falando dos cinco filhos de Phoenix, Drake disse: "Sua educação foi nas ruas do mundo. Essas crianças tinham Ph.D.'s antes elas tivessem dez anos. Eu sabia o quão especial essas crianças eram porque tinham sido criadas com tais ideais especiais".

Drake, que, inclusive, já havia trabalhado na indústria do cinema ele mesmo como um consultor histórico, foi convidado por River para se mudar para a propriedade da família Phoenix em 1987. Apesar de ficar por apenas alguns dias de cada vez, Drake viu em primeira mão o efeito que a fama de River foi tendo em seu aluno.  

"River odiava estar na capa da [revista] Tiger Beat," disse ele. "Puxar uma camiseta extravagante para baixo e expor um mamilo, ele ficava totalmente envergonhado de fazer isso, mas ele entendeu que era parte de tudo isso - a missão, o propósito, o trabalho. Mas ele,  ao mesmo tempo, também achava isso ridículo. Isso é uma forte pressão quando você é um rapaz autoconsciente de dezesseis anos." 


Conforme River crescia, o papel de Drake lentamente mudou de ser um conselheiro e um tutor para ser um dos amigos mais próximos de River. Eles passavam longas horas juntos e participaram de muitas festas e shows beneficentes juntos, por exemplo.

River nunca esqueceu a amizade e apoio dado a ele por Dirk Drake. Em troca,  River fez tudo o que podia para ajudar o amigo - quando Drake estava passando por um divórcio difícil, por exemplo. River também escreveria uma música para Drake chamada "Mardi Gras in Dublin". 
 

Após a morte de seu amigo, Drake afirmou: 

"River ficava dizendo: 'Eu sinto que estou indo embora'. Ele disse que os espíritos estavam vindo para buscá-lo e quem estava lá em cima estava puxando-o para longe. Eu nunca o levei a sério quando ele disse coisas assim. Eu gostaria de ter levado".

"Se alguém com coração e mente tivesse prestado atenção, teriam visto que isso era demais para ele e ele não tinha para onde ir. Fomos todos culpados. Estávamos todos prolongando uma mentira."
 

"Penso nele e sinto por meu amigo,
sua família, e nossas memórias todos os dias.

Espero que a cura se faça
para uma nova força a cada dia.

Paz & Amor."

.
(Dirk D. Drake, em 19 de dezembro de 1997, em mensagem postada na Seção "Phoenix Remembered" do site "Rio's Attic" )
 
Fonte: www.river-phoenix.org

15 comentários:

  1. Meus Deus, de boca aberta com isso!River: sinto que estou indo embora..o espiritos estão vindo me buscar!! como eu digo esse cara era alguem espiritual que encarnou,que veio trazer uma mensagem que era ele mesmo(a pessoa) a mensagem era o amor de Deus, as drogas só foi um pretexto usado para retira-lo do mundo,depois da mensagem dada...tem algum coisa estranha(espiritual) nesse garoto, pq ele causa as mesmas sensações em todas as pessoas que depara com ele , em uma foto, filme ...a pessoa está bem lendo sobre ele, até que descobre que ele morreu..uma depressão gostosa toma o ser da pessoa , é uam sensação de como estivessemos vivido com ele lado a lado..é algo inexplicavel...pelo nome river phoenix vemos que esse não é um ser comum...realmente ele é um phoenix ,sempre ressugirá nas almas das pessoas..ressucitará

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tbm ja tinha lido sobre isso e fiquei pasma, river sabia que ia morrer, numa das biografias dele a assistente dele relata uma conversa que ela teve com a mae dele , em que a heart conta que o river quando era pequeno tinha pesadelos, ele acordava no meio da madrugada e corria pra ela dizendo que os espiritos queriam leva lo embora , que eles o queriam , e a mae dele dizia pra ele nao se preocupar pq eram anjos e que nao lhe fariam mal nenhum......o problema do river era espiritual, em um documentario sobre o river que eu tenho gravado conrad montgomery , que é um ex menino de rua e participou de mopi e se tornou muito amigo do river , disse que durante as filmegens ele aconselhou o river a se vigiar, pq ele tinha um demonio dançando em seus ombros.... Foi justamente nesse filme que o vicio do river piorou, ele ja vinha experimentando com a cocaina , com bebida , mas nesse filme ele misturava e usava de tudo, e nunca conseguiu se libertar disso..... O carater do mike ficou com ele e o jogou no vicio, eu acredito sim em forças demoniacas, e o river era um menino iluminado , tinha uma presença magnetica, o diretor e amigo pessoal dele que interpretou o bob no filme, relatou que na primeira vez que encontrou com o river na escolha dele pro papel de jimmy reardon, ele viu uma luz envolta dele , o river era um menino iluminado, o milton nascimento tbm relatou algo nos olhos dele que ele queria desvendar, e ficou tremendamente impactado por sua presença na tela.........

      Excluir
  2. Amei a reportagem Femme, e obrigada por voltar a postar aqui no blog, já estava morrendo de saudade!

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nanda!!

      Estou de volta, querida, também estava morrendo de saudade do blog e de vocês, mas não pude evitar o longo tempo de "exílio"..rs..

      De toda forma, ainda teremos muito o que compartilhar aqui, e tentarei de todo coração não atrasar tanto, tá?

      Beijos!

      Excluir
  3. Amei a reportagem Femme, e obrigada por voltar a postar aqui no blog, já estava morrendo de saudade!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Femme, que saudade..... Estou muito feliz porque voce voltou a postar.... :) Não some por muito tempo!! Nunca tinha ouvido falar do Drake, mas ele teve uma grande importância para o River e sua família!! O cabelo do River criança era muito fofo.....
    Beijos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Clarice!!

      Querida, eu também estava com saudades do blog e de vocês, prometo que tentarei muito não ficar mais tanto tempo sem postar, tá?

      O Drake é uma figura que esteve perto de River por muito tempo, e que certamente fazia parte de seu círculo íntimo. E ele parece amar muito seu "pupilo", o que me faz ter consideração por ele também.

      E o cabelo do River sempre foi lindo, né? Um liso com volume, com brilho, que combinava muito com ele. Lindo como ele. <3

      Beijos!

      Excluir
  5. UALLL me emocionei muito com esse depoimento....ainda mas na parte que ele fala sobre os espiritos "puxando"River...É tão estranho sinto tanta falta dele , sem mesmo ter conhecido ...Muito Obrigada Femme!! E vê se não nos abandona mais, ficou quase um mês sem postar, já estava ficando desesperada pensando que tu não ia voltar!rs Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leiah!

      Eu também sinto muita falta do River, ele faz parte da minha vida de uma forma meio mágica, profunda e inexplicável.

      E eu demorei mesmo muitoooooo, mas prometo que tentarei não ficar tanto tempo sem postar, tá? Eu volto sempre! ;)

      Beijos!

      Excluir
  6. Poxa, acabei por me identificar mais ainda com a sensibilidade de de River.
    Estava com saudades das postagens!
    Obrigada, Femme!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Salem C,

    A sensibilidade de River é uma das suas características mais marcantes, né? AMO!

    Estou de volta e espero ficar...rs...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Femme, tudo bem?
    Eu estava pensando que não existe um site que concentre tudo que River disse, em poesias, musicas, entrevistas. Dá para fazer um livro as coisas que ele falou, muita coisa só se encontra em inglês, como aquele programa em que ele participou com Raul Julia. Acho que seria legal se aqui no site existisse um espaço assim. Um beijo e obrigada pelo River Phoenix Forever

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana Paula,

      No blog existem muitas coisas ditas por River, já que tento postar todas as suas entrevistas e alguns vídeos legendados também. A intenção é postar ao máximo tudo sobre ele, sejam coisas autorais, sejam matérias sobre ele. Penso que assim podemos ter um visão ampla de e sobre River, não?

      Beijos.

      Excluir
  9. Porque uma pessoa tão boa, como ele, teve que ter um fim tão trágico ?

    ResponderExcluir
  10. Sem palavras para comentar. Perplexa com a declaração de River sobre seu fim. E ainda há quem não acredite nessas coisas.

    ResponderExcluir