?

domingo, 24 de agosto de 2014

Anônimos relembram: "Eu conheci River Phoenix" [Parte 2]



"Eu vi a Aleka’s Attic, uma vez, quando eles abriram para um show gratuito do Psychedelic Furs no Bandshell. Tínhamos bebido, e isso foi também há uns... 13 anos? Então, eu não me lembro de muita coisa. (...) De qualquer forma, eu me lembro de naquele momento pensar que eu estava "supostamente" gostando do Aleka’s Attic, porque eles eram esta enorme família famosa e talentosa e ... e eu sinceramente gostava das crianças Phoenix porque eles compravam na loja de quadrinhos em que eu trabalhava e eram todos brilhantes, engraçados e educados ... mas ... bem, talvez isso fosse um show precoce para eles, ou alguém estivesse doente, ou algo assim ... porque eu me lembro de eles não serem tão bons como nos comentários que eu li na web sobre eles."

(Postado por Lorena em 11 de março de 2004, no Snarkland)



"Vi a Aleka’s Attic abrir para uma banda que eu gostava. Foi o Psychedelic Furs? INXS? Eu não faço ideia.  Após o show, fomos para aquele lugar vegan. "Coney Island"? "Casa no carne"?

De qualquer forma, River Phoenix estava sentado sozinho no balcão e eu realmente só queria ir até lá e dizer: "Ei, eu acho que você é ótimo. Talvez não tanto com a coisa da banda, mas lá está você."

Eu nunca fui muito bom de conversa, então isso nunca aconteceu. (A mesma coisa aconteceu há algumas semanas com Paige de "Trading Spaces". Eu nunca sei o que dizer). A coisa é, se eu soubesse que ele estaria morto em poucos anos, eu teria criado coragem para dizer "oi" ou para fazer aquela coisa de acenar com a cabeça ou coisa parecida."

(Postado por Heath em 24 de maio de 2004,
no Snarkland) 
 




"Uau! 20 anos. Nas poucas vezes em que eu encontrei River, ele foi um cara legal. Eu nunca o conheci como você, mas eu me lembro dele e de sua família também. Em 92-93 meu pai e eu estávamos morando na Costa Rica. Papai comprou um bar e restaurante ligado a um hotel em Puntarenas. O único com AC! Depois da escola, todos os dias, eu ia trabalhar lá, limpando, cozinhando, etc.  

Toda vez que a família Phoenix ia para aquela parte do estado ou voltava para sua fazenda após Cabo Blanco, eles vinham lá. É uma boa recordação para mim conversar com River, seu irmão e suas irmãs. Eles eram as únicas pessoas próximas, da minha idade, no momento, que falavam inglês. Eu frequentava uma escola privada em que todos os alunos falavam espanhol. Eu não quero soar como um gringo, mas quando você é um adolescente em uma terra estrangeira, qualquer coisa que seja familiar é querida. 

Essas dúzias de vezes em que conseguia falar com eles eram apenas isso. Nós nunca conversamos sobre fama ou qualquer coisa de Hollywood. Era legal ... Lembrar os pontos e os tempos positivos na vida de alguém é umas das melhores maneiras de homenagear sua passagem."

Por Maxwell Adam Diamond, em junho de 2013 (no blog de Will Wheaton ) 



"Vinte anos .. meu Deus. Obrigada, Wil. Agora me sinto ainda mais velha :P

Eu conheci River naquela época, de (oh Deus, demais) muitas festas da Flórida, e uma ou duas em Hollyweird. Ele ERA uma boa pessoa. E ele também era brilhante e apaixonado, e criativo, e caramba, o menino sabia cantar. Ele ficou muitas vezes triste, magoado e irritado sobre as mesmas coisas que ainda me deixam magoada e irritada - injustiça, traição, hipocrisia. Ele era dedicado e leal, e teimoso.

E é assim que eu sei que ele ainda teria sido próximo de você. "Família", seja de sangue ou percebida, significava o mundo para ele. Ele não teria criticado a sua necessidade de ficar longe de seu estilo de vida. Ele teria dito algo como: "Sim, eu realmente sinto falta daquele cara ... No mínimo, não o censuro ... na verdade, ele é o único inteligente".
 


E sim, eu tenho 99,99% de certeza de que, se o incidente tivesse sido apenas um susto e não o negócio real, ele teria sido diferente aos 43 do que era aos 22 anos. Inferno, eu sou, e eu não tive sequer um susto.

Ele nunca foi o maluco desperdiçado da festa; ele era sempre aquele comandando o grupo na grande mesa dos fundos, contando histórias e rindo de piadas estúpidas. Foi lá que eu o conheci. Falando sobre utopia e distopia, como as coisas devem ou não ser em um mundo perfeito. As pessoas não se reuniam em volta dele porque ele era OMG River Phoenix .. bem, sim "eles" o fizeram. Mas e os que permaneceram ali? Não, eles ficavam porque ele era incrível. 


Ele é a razão por que eu me tornei uma vegetariana há três anos, lol. Ele é parte da razão pela qual eu entrei no resgate de animais.

Há um monte de gente que vai ficar muito destroçada nos próximos três meses. Eu estou com lágrimas nos olhos agora e eu o conhecia apenas perifericamente.
 


Estou muito feliz que você tenha recusado esse artigo estúpido [Will havia sido convidado para falar sobre River numa revista]. Tenho certeza que todo mundo que o amava vai fazer o mesmo. Eu sei que eu nunca vou ler isso. Eu amo River demais  em minha memória para desonrar-lhe exatamente com o tipo de merda sensacionalista de Hollywood que ele mais odiava.

Abraços a você. Se você ainda se lembra da guitarra que ele lhe ensinou, toque "Blame it on Your Heart" para ele. Ele adoraria isso."
 


Por KellCrow, em junho de 2013 (no blog de Will Wheaton)

 

10 comentários:

  1. Adoreiiiii especialmente o último depoimento, quando a pessoa diz, que River o fez se tornar vegetariano, ajudar os animais....para mim isso é exatamente o motivo no qual eu o amo tanto, não tem uma pessoa que conheceu river (pessoalmente ou não) que nn tenha parado para refletir e começado a enxergar questões importantes como essas com outros olhos...me tornei vegetariana depois de encontrar esse blog á 2 anos atrás e para mim foi a melhor decisão da minha vida...MUITO OBRIGADA POR ISSOO RIVER, ACREDITE EU ME LEMBRO DE VOCÊ A CADA TOFU QUE COMO! rsrs Amor eterno ao melhor ser humano que já habitou esse planeta, hoje e sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leiah

      Eu também adorei o último depoimento, e todo o amor e admiração que ela expressa. River era tão inspirador, tão autêntico, que mesmo quem nunca o viu, como nós, se sente tocada por sua presença.

      E que bom que você se inspirou nele e conseguiu fazer uma mudança tão grande em sua vida! River ficaria feliz com isso...

      Beijos.

      Excluir
  2. coisa linda o nosso river, todos falam dele com tanto carinho, ele era um garoto especial de verdade......... Nao é a toa que desperta tanto amor nas pessoas, muitas que nem o conheceram, river era muito idealista, ele sonhava com um mundo perfeito, nao sei se ele gostaria de viver no mundo e hj em dia........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Anônimo, ele sonhava com um mundo perfeito e tentava fazer sua parte nessa mudança, né? Tão bonito acalentar sonhos grandiosos e conseguir inspirar outros a sonhar com ele...<3

      Beijos.

      Excluir
  3. River era incrível, simplesmente a melhor pessoa da qual já ouvi falar! O que eu não daria para ter uma recordaçãozinha dele, mínima que fosse, como a dessas pessoas?! Encontrá-lo em alguma loja de revista em quadrinhos ou vê-lo no fundo de um bar contando piadas. Às vezes é simplesmente inconcebível para mim que ele não esteja mais aqui, e quando eu percebo a verdade, caio em um estado de pura tristeza, é assim que eu estou me sentindo agora.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nanda,

      É interessante como podemos sentir falta de alguém a quem nunca encontramos, né? Mesmo sem essas lembranças que outros guardam dele, eu me sinto assim quando penso em River: alguém que me é essencial, que faz parte da minha vida e de quem sempre sentirei falta. O mundo ficou tão vazio quando ele se foi...ele era uma parte muito bonita da (minha) vida.

      Beijos.

      Excluir
  4. Meu deus!! Como eu queria ter apenas visto o River.... Todos falam que ele é uma pessoa maravilhosa!! Cada dia que passa e eu descubro mais coisas sobre ele cada vez eu me encanto mais... :) E o ultimo depoimento, ela disse tudo e que bom que ela pratica algo que ele defendia!!
    P.S : Femme eu achei linda a foto que você postou no dia do aniversário do River!! Queria muito ter dito isso no dia mas, alguns contratempos não deixaram eu entrar no blog e ver a homenagem... :( Eu me emocionei :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Clarice!

      River consegue encantar mesmo, e quando leio depoimentos assim fico muito feliz porque eles só comprovam o que pensamos dele, né? Menino lindo, generoso, interessante, instigante! <3

      Aquela foto da família do River toda feliz (menos John que parece que nunca sorri), me arrebatou! Queria eternizar aquele momento, preservá-lo para sempre...

      Beijos!

      Excluir
  5. Uma coisa que achei muito legal é ver que ele é fã de quadrinhos,(nessa segunda foto,ele está segurando um mini poster do batman), também vi em outras fotos ele com camisa de personagens em quadrinhos,acho que ele colecionava bastante quadrinhos ele é nerd rs, que coisa linda.

    ResponderExcluir
  6. Rio de Renascimento(S.M)19 de outubro de 2017 às 06:10

    River,
    o garoto/homem que me ensinou tanto mesmo não estando mais aqui... Aquele que me guiou até o veganismo, ao ativismo animal e ambiental, que me fez rever meus ideias e caminhos de vida, e que por mais cruel que seja me fez pegar mais ranço da carreira de atriz que um dia pensei em seguir... (River Phoenix e Greta Garbo destruíram aquela fantasia tola sobre fama e holofotes que ainda teimava em viver. Sou muito agradecida por isso).
    Sou uma pessoa melhor depois de ti e levarei teu nome e ideias por resto da vida, tua briga agora é minha!

    ResponderExcluir