?

domingo, 15 de junho de 2014

"Dogfight: O Meu Filme Preferido de 1991"




Por Patrick Bromley,

Às vezes, um filme encontra você no momento em que você precisa ver isso. Eu tive essa experiência quando eu vi pela primeira vez Dogfight de Nancy Sovoca, estrelado por River Phoenix e Lili Taylor. Todos os homens deveriam ser obrigados a assistir este filme antes de completar 18 anos.

Antes de se empolgar com o título ou supor que Dogfight é sobre pilotos tipo Top Gun, vamos revelar os detalhes da trama: o filme se passa em 1963, em San Francisco, na noite antes de  Eddie Birdlace (Phoenix) e seus amigos
da Marinha dos EUA serem enviados para o Vietnã. Em sua noite na cidade, eles montaram um jogo chamado de "Dogfight" [briga de cachorros], em que cada um deles procura a mulher mais feia para levar para uma festa.  O fuzileiro com a garota mais feia ganha o dinheiro. Eddie conhece Rose (Taylor) em uma loja de café. Rose é tímida e introvertida; ela é quase o oposto de Eddie, que é confiante, a ponto de ser abrasivo. Eddie convence Rose a ser sua garota para a luta de cães.

Rose é muito deselegante e obcecada com a mensagem da música dos artistas folk da década de 1960  - coisas de fácil zombaria para os fuzileiros navais. A primeira meia hora é a 'luta de cães', e o que se segue é o que eu gosto de chamar de filme "andando e falando' (outros exemplos são Antes do Amanhecer e Antes do Anoitecer), onde dois personagens se conhecem e gostam um do outro, compartilham seu tempo e, na maioria das vezes, seguem caminhos separados.

Espero que eu não tenha feito Dogfight parecer lição de casa. Não é. É muito curto e se move a um ritmo constante. O que impede o filme de ser sentimental são o diálogo e as performances. É impossível não gostar de Lily Taylor neste filme. Seu personagem pode ser demasiadamente santo (se eu fizer a Dogfight alguma crítica, é isso), mas as pessoas devem ter muita sorte de ver o mundo de seu ponto de vista. 
 


River Phoenix está incrível aqui. Ele é tão vivo (sem trocadilhos) neste personagem que é impossível ignorá-lo, em qualquer de suas cenas. Ele parece realmente o que faz esse cara ter crédito. Phoenix faz um ótimo trabalho de equilibrar Eddie "o idiota" e Eddie "a alma perdida." A busca gradual da decência oculta de Eddie é o que torna a história muito gratificante.

Os temas são particularmente interessantes. Dogfight é um dos melhores filmes já feitos sobre a mentalidade 'bro'. A genialidade disso é que o diretor Nancy Savoca é uma feminista, ou seja, vemos o comportamento 'brothers' através dos olhos de uma mulher, e o quanto estúpido e feio que ele realmente é. Para crédito de Savoca, ela tenta entender a perspectiva de seus personagens masculinos também - eles são velhacos, claro, mas eles têm as suas razões. 

Como um romance, Dogfight funciona; Rose traz à tona o melhor da natureza de Eddie (que ele não tem permissão para mostrar entre seus amigos da Marinha), e Eddie a Rose confiança e fé em si mesma. Eles são um casal pouco convencional, mas eles equilibram um ao outro muito bem. Savoca tem alguns outros bons toques que você pode pegar assistindo repetidas vezes; observe como Rose parece mais atraente a medida que o filme avança, espelhando como o personagem de Eddie a vê. E isso foi 10 anos antes de O Amor É Cego!
 
Dogfight é composto de grandes cenas, incluindo um dia ampliado com Eddie e Rose indo jantar, se soltando em um café em que Rose quer um dia apresentar sua música popular, e partilhando um primeiro beijo em um game. Eddie e Rose passam a noite juntos e o filme chega aos pequenos detalhes perfeitos, como a forma como eles vestem a música, a falta de jeito com que tomam a decisão de dormir juntos e o puxa/encolhe da manhã seguinte, quando você sabe que tem que sair, mas não quer. A última cena, no entanto, é o meu máximo! É a perfeição absoluta, e uma das melhores imagens finais da história do cinema. Trata-se de um gesto que significa mais tematicamente do que qualquer linha de diálogo. 


 
Então, por que eu sinto que eu vi esse filme no momento em que eu precisava vê-lo? Vi Dogfight quando eu estava perto de me formar na faculdade. Eu tinha passado quatro anos em uma fraternidade, e os paralelos da "fraternidade" entre os fuzileiros navais e eu e minha fraternidade "irmandade" eram assustadores. Senti-me muito como Eddie na época, um bom garoto perdido em montes de merdas causadas ​​pelo pensamento coletivo de seus pares. 

Homens no final da adolescência, e início dos 20 anos, muitas vezes caem nesta armadilha, fazendo coisas que nunca fariam por conta própria, a fim de sentir como se eles pertencessem a alguma coisa. A maioria acabará por crescer para além disso, mas ver Eddie amadurecer diante de nossos olhos é um alívio. Eu amo como Savoca não se limita a condenar os fuzileiros navais, também. Eles estão prestes a ir para o Vietnã. Eles não estariam felizes; o humor negro e as atitudes que compõem suas personalidades são adequados. Eles estão com medo e apego aos laços que desenvolveram em campo de treinamento que vai fortalecê-los quando em combate. 

Dogfight me deixou abalado, envergonhado e um pouco vulnerável. Era como se o filme estivesse me dizendo para crescer um pouco e lembrar quem eu era antes de ser da Fraterniidade Douche. Mais importante, eu precisava de um abraço e ele me deu um.

Fonte:  www.fthismovie.net, em  janeiro de 2013

22 comentários:

  1. Esse texto é lindo.... E o filme é maravilhoso, Lily e River formaram um casal perfeito! E a temática do filme é excelente!!! Femme, eu li a respeito de você escrever e a Heart ter curtido... Nossa, você deve ter sentido uma felicidade...
    P.S: eu amo o blog, aqui é um lugar em que nós podemos compartilhar nossa admiração pelo River, e sua dedicação em sempre estar conversando conosco faz toda a diferença e é por isso que eu sempre comento e participo!!!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Clarice

      Eu adorei este texto porque é escrito por um homem que, de alguma forma, foi profundamente tocado por este filme. E River, mais uma vez, consegue se conectar com o outro de forma duradoura, impactante...fico sempre encantada com o poder de sua arte.

      E a Heart realmente me surpreendeu e me deixou emocionada demais! Na hora nem acreditei. <3

      E o blog, como sempre digo, ele só faz sentido se tiver quem leia e participe. Na verdade, sempre achei estranho comentar em blogs e não receber respostas, como se as palavras caíssem no vazio. Afinal, este é um meio de comunicação, e quem lê e escreve também merece ser lido e respondido, e suas palavras, certamente, são parte da beleza deste trabalho. Então, fico feliz e agradeço por sua presença constante e interessante.

      Beijos!

      Excluir
  2. Eu amo esse filme, uma das melhores interpretações de River, e a Lili também estava incrível!!! Femme você sabe onde encontrar esse filme legendado ou dublado? Eu só consegui assisti-lo em inglês ...e mais uma vez muito obrigada por postar tantas coisas maravilhosas sobre River, vocé não tem ideia de como isso faz diferença pra mim !! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leiah

      Eu também adoro este filme, ele é cheio de nunaces que só se observa vendo repetidas vezes. Mas não sei onde encontrá-lo legendado ou dublado. Só sei que repete muito num canal pago (que não sei qual é!..rs..).

      E postar sobre River me enriquece e fico MUITO feliz de saber que ele ainda faz tanta diferença na vida de tanta gente, como eu e você. Só por isso vale a pena continuar. <3

      Beijos!

      Excluir
  3. Amei esse texto, cheguei ao final agradecendo por não ter revelado muitos detalhes do filme porque, para minha vergonha, ainda não assisti!
    Mesmo assim, a essência dele está presente, estou ansiosa pra ver.
    Uma noite dessas vou me enfiar embaixo dos cobertores e olhar, esse frio que está fazendo no Rio Grande pede um bom filme e um leite de soja bem quentinho!

    Bjoss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Nanda, jura que não assistiu ainda?! Então, que prazer será para você quando você vier a fazer isso! Este é um desses filmes despretensiosos, mas cheios de pequenas magias, excelentes interpretações, música perfeita...que eu poderia voltar a assistir mil vezes!

      Há um momento que ele não comentou, e que sempre me faz chorar: quando ela canta pra ele ao piano. A música diz tudo pra mim ali...e River, sem dizer uma palavra, consegue dizer tudo.

      Enfim, dá até certa inveja de você...rs...tem algo bom à sua espera, garota! Aproveita o frio que o filme aquecerá seu coração..

      Beijos!

      Excluir
  4. Femmeeeeee, eu sigo uma senhora no Facebook, que é jornalista e já entrevistou um monte de personalidades internacionais(PS ela é amiga da Lizie Bravo, que contou um relato sobre o River aqui) , eu estava no ask dela e perguntei sobre o River e ela disse que já o entrevistou.....pensei que seria bem legal se ela aceitasse dar um relato para página contanto como foi a experiencia , ou só passando a entrevista para que você a publique aqui!!! Se você tiver interessada posso passar o Facebook e o ask dela(te mando por e-mail, qual é mesmo??)!! rs Bom eu fiquei animada quando descobri, mais se você não se interessar; sem problemas, mais se sim, espero que ela colabore..rs!!! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leiah!

      Claro que tenho interesse,talvez seja uma das entrevistas já postadas aqui, mas talvez ela possa mesmo relatar seu encontro (profissional) com ele,o que seria bem interessante, né? Tomara que ela seja disponível, como a Lizzie! :)

      Ah, e meu e-mail é femmesol@gmail.com.

      Beijos!

      Excluir
  5. Olá Femme! Obrigado por mais um post. Realmente, esse é um filme que deveria ser assistido por todos os jovens em formação, é educativo (desde que se tenha sensibilidade o suficiente para absorver sua real mensagem). Apesar disso, acredito que são as atuações que tornam o filme tão especial. A dureza e sensibilidade de Birdlace que River consegue passar, e a ingenuidade e inteligencia de Rose que Lili interpreta, são características que se não trabalhadas com perfeição, podem parecer incompreensíveis por serem contrarias, por isso o filme se torna épico. Abraços Femme, tudo de bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lucas!

      Concordo plenamente com sua avaliação: as interpretações são primorosas!

      River consegue passar esta ambiguidade do personagem de uma forma tão natural, que é impossível não se comover e torcer por ele, apesar de suas atitudes questionáveis. Transmitiu a fragilidade por trás da força "bruta", sem parecer piegas ou forçado. Genial.

      E a Lili também foi especial. Uma doçura unida à uma força, uma presença que nos faz desejar que ela consiga o que quiser, inclusive seu par improvável, mas ainda assim, ideal naquele momento, o Birdlace.

      De certa forma, um personagem ajudando o outro a desabrochar, cada um com um mundo a conquistar. Lindo.

      Beijo!

      Excluir
  6. Femme já enviei o email ...ah e a Samantha Mathis me respondeu no Twitter , fiquei muitoooooo feliz rs!!! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leiah, vi sim. Desculpa a demora.

      Aquela jornalista é bem conhecida no meio do cinema. Valeu!

      Beijos.

      Excluir
  7. Aliás, Femme, ja ouviu falar no Musical que foi adaptado do filme Dogfight em 2013? eu li algo sobre, mas nao tenho muitas informações...

    ResponderExcluir
  8. Realmente achei muito legal esse post !!
    Mas eu nunca assisti esse filme , eu procurei na Internet dublado ou legendado mas não acho!
    Você tem alguma ideia de algum site que tenha??
    Desculpe o incômodo (hahahaha...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pink Rosa!

      Não sei onde tem este vídeo traduzido, mas passa ás vezes na TV, num canal a cabo. Se alguém souber e quiser ajudar, seria lega!

      Boa sorte na sua busca!

      Beijo.

      Excluir
    2. Gente, quando não acho na net pra baixar, recorro ao Mercado Livre da vida e compro o dvd.Não sei se há o Dogfight, estou para comprar Running on Empty (O peso de um passado) e The Mosquito Coast (A Costa do Mosquito). Ah! Recebi hj o livro "River Phoenix, a short story", em inglês, mas como sou profa de inglês, beleza. Comprei no Mercado Livre. Bjos em todos!

      Excluir
  9. ola, eu queria saber como vc viu o filme, se foi por DVD ou algum site onine, obrigada :)

    ResponderExcluir
  10. ola, eu queria saber como vc viu o filme, se foi por DVD ou algum site onine, obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bia!

      Eu assisti este filme na TV mesmo, num desses canais pagos. Já vi mais de um vez!

      Excluir
  11. Para quem perguntou onde assistir dogfight,bem vai no Google coloca o nome apostando no amor vai aparecer imagens vídeos etc, clica em vídeos no 4 vídeo já vai está cara do river no vídeo Dailymotion,esse é o site o filme é em inglês mais está legendado e está dividido em duas partes,part1/2 part3/4 caso termine de assistir a part1/2 e não mostre a part3/4 vai até a conta da dona dos vídeos o nome é (karen fontona) clica ai vai descendo os vídeos até chegar no vídeo 276 é a part3/4, só tem em inglês mais esta com a legenda,eu também já procurei para tentar assistir dublado,pois quero muito ver dublado já vi um pedacinho de segundos no YouTube e fiquei com a vontade de ver a voz dele em português soa muito linda, mais ainda não consegui encontrar,porém se eu conseguir encontrar eu venho aqui e falo para vocês.

    ResponderExcluir
  12. Oi femme Assisti esse filme é super amei antes não tinha coragem de assisti os filmes do Rio por q fica a pensa nele mais tive coragem e assisti esse é muito bom esse filme queria q ele tiverse namorado a Lili pós fizeram um par muito lindo se eu tivesse q paticepR de um filme queria q fosse esse kkk não custa nada sonha pós me machuca muito sabe q ele morreu parece q eu o conhecia e algo q não sei explicar queria te conhece para nois passamos horas falando sobre ele pós as amizade q tenho ninguém conhece ele e não posso nem comenta obgada por posta coisas linda sobre o rio

    ResponderExcluir