?

sábado, 29 de março de 2014

E se River Phoenix tivesse vivido? [Parte 2]: HitFix/2013

 

PARTE 2
  
TRÊS COISAS QUE PREVEMOS QUE TERIAM ACONTECIDO: 

1 - Ele teria seguido outros ramos além de interpretar jovens sensíveis

Phoenix encarnava com perfeição o arquétipo do jovem sensível que está tentando traçar um curso emocional através de um mundo doloroso, um nicho que caras como Johnny Depp e Leonardo DiCaprio foram muito felizes em preencher, na sequência da morte de Phoenix, e que Ryan Gosling está atingindo a quilometragem máxima de hoje.

A questão é que você só pode fazer isso por um certo tempo sem despencar em auto-paródia ou apenas ficando louco. Phoenix foi subestimado como uma presença cômica, e eu acredito isso teria mudado se ele tivesse tido mais uns cinco anos. Seu timing para a comédia era incrível, mas como ele nunca interpretou uma cena como uma "piada", ele fez até seus momentos mais absurdos parecerem reais. Nós nunca tivemos um senso de sua gama completa como artista, e teria havido tempo para que isso finalmente acontecesse.
 
2 - Ele teria vendido um monteeeeeeeeeeeeee de gravações

A música era uma parte significativa da vida criativa de Phoenix, e quando ele fez The Thing Called Love, de Peter Bogdanovich, ele acabou compondo e tocando muito de sua própria música no filme.
Isso era parte de sua vida desde quando ele era muito jovem, e ele estava em uma banda com sua irmã Rain chamada Aleka's Attic

Eu não sei se ele teria mantido aquela banda ou alguma versão da mesma, mas a música teria permanecido uma parte importante de quem ele era e se The Thing Called Love é alguma indicação, ele tinha valores genuínos como compositor. Nem sempre é bonito quando atores lançam álbuns, mas Phoenix parecia ser o tipo do cara que poderia facilmente ter feito o trabalho, especialmente considerando a base de fãs apaixonados que ele já tinha.

3 - Ele teria recebido um monteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee de Oscars

Essa indicação ao Oscar em 1989 foi apenas o aquecimento. Phoenix era amado pelos cineastas com quem ele trabalhava, os atores com quem trabalhava, e o público em geral. Ele não era alguém que parecia animado com o jogo de publicidade, mas ele também não tinha tanto medo disso que ele constantemente se auto-sabotasse, como alguns atores fazem.

Ele era político o suficiente para que ele pudesse ter jogado o jogo, sem abrir mão de nenhuma parcela de sua integridade, e porque ele trabalhou para cineastas como Sidney Lumet e Steven Spielberg e Peter Bogdanovich, ele teria tido o apoio de várias gerações de talento de Hollywood. Não há nenhuma forma dele ter se mantido trabalhando e não ter sido recompensado. Era apenas uma questão de conseguir o papel bem no ano certo, e considerando como ele estava no topo da lista de todo mundo em praticamente qualquer projeto em que ele fosse mesmo remotamente ideal, eu estou supondo que ele teria tido muitas oportunidades de levar para casa o prêmio mais conhecido de Hollywood.


  
Será que a história calculou o melhor?

Não. Perdemos algo especial quando perdemos Phoenix. Estranhamente, eu não acho que os 20 anos desde a sua morte são os mais dolorosos, mas sim os anos que viriam agora pelos 40 e poucos anos da estrela falecida. Vê-lo se tornar um homem, vendo como ele seguiu os seus gostos e os seus interesses, era algo que eu acho que a maioria de seus fãs estavam ansiosos para ver, e eu ainda me pergunto, às vezes, quando eu vejo um filme que ele poderia ter estrelado, como isso teria sido diferente com ele fazendo o papel.

Há muitos atores talentosos e ecléticos que trabalham hoje, mas ninguém que ofereça essa mesma combinação de talento e charme e carisma que Phoenix tinha. Eu não considero todas as mortes automaticamente trágicas , mas considerando que já faz duas décadas e ainda dói como se fosse fresca, acho que essa se destaca como uma das maiores tristezas que eu já vi essa indústria suportar durante o tempo que eu vivi e trabalhei em Los Angeles. 

Durante a Comic-Con, eu tive a chance de conversar um pouco com Lili Taylor, e ela era exatamente adorável, acolhedora e engraçada como você esperaria que fosse. Quando começamos a discutir Dogfight, que talvez seja o meu filme favorito de Phoenix, a reação que ela teve foi imediata e quase avassaladora. Eu vi lágrimas em seus olhos quando falamos sobre Phoenix e sobre a experiência de fazer o filme com ele, para o diretor Nancy Savoca. 

Há um momento marcante no filme, um ponto de virada para seu personagem, onde ele está olhando para ela cantar e tocar piano, e para ele é uma cena em silêncio, uma lenta conexão de como ele percebe quem é essa pessoa. Quando penso nesse momento, ele resume tudo o que foi maravilhoso sobre ele. É um momento de intensa e escancarada humanidade, uma pessoa que coloca a nu as coisas que todos nós lutamos para manter escondidas a cada dia. E esse seu dom obviamente deixou sua marca nas pessoas com quem trabalhou e nas pessoas que assistiram esse trabalho.

E se? Cara, eu gostaria que nós soubéssemos essa resposta.  

Fonte: HitFix, em agosto de 2013
 

33 comentários:

  1. simplesmente foda, esse cara veio pra ensinar algo, é como jesus ,seus ensinamentos , seu comportamento influenciariam pessoas...até nas drogas ele ensinou...dizendo:cuidado com elas..mesmo sem saber!!um ser extremamente especial..de novo...sem ele proprio saber

    ResponderExcluir
  2. Fiquei arrepiada...que tristeza ele ter partido tão cedo assim, e nos deixado só na saudade! Love you, River!

    ResponderExcluir
  3. boa tarde femme,é a Pitt!Que saudades de River que falta ele faz,Eu queria voltar no tempo e mudar essa história!Amo River,amo quem ele foi,e amo tudo o que ele fez!Bjs!

    ResponderExcluir
  4. A e é claro muito obrigada por ter feito esse blog e por postar tudo que você vem postando!Todos os dias entro pra ver se tem novidades!Bjs para você femme e para todos que entram no blog.Pitt!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pitt

      É um prazer poder partilhar com tantos fãs tudo o que encontro sobre River. E se isso ajudar outros a conhecê-lo melhor ficarei muito feliz!

      Beijos.

      Excluir
  5. É verdade Femme, a segunda parte do texto é a melhor! Fico imaginando o River subindo ao palco para ganhar o Globo de Ouro e o Oscar, acho que ia ser um dos melhores dias da minha vida! Acho que o River representaria bem qualquer tipo de personagem.. mocinho, vilão, pessoa comum.... qualquer um mesmo! Infelizmente, tudo fica na imaginação, na suposição, eu queria muito que isso tudo tivesse acontecido ou acontecendo!! Mas não precisaria ser isso, só de saber que ele está vivo e feliz já me deixaria feliz também!
    Beijos!
    P.S: Femme, estou muito feliz porque você está conseguindo fazer mais posts!! Eu amo ler os posts!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Clarice!

      River era tão incrível, uma mistura perfeita de talento, beleza e generosidade. Certamente ele poderia fazer qualquer papel, e nos fazer acreditar em cada um deles, e merecer reconhecimento trabalho após trabalho...saudade imensa dele!

      E estou tentando manter o ritmo semanal, apesar da dificuldade de responder aos comentários em "tempo real"...rs..

      E tem algo em curso que, se der certo, será muitoooo legal de postar! ;)

      Beijos.

      Excluir
  6. como nao chorar? river era extraordinario......como eu queria que as coisas tivessem sido diferentes, maldito é o dia que esse anjo tao lindo nos deixou daquela forma tao tragica....... Ele era diferente, tinha algo especial, adoro olhar suas fotos, mas ao mesmo tempo uma tristeza tao grande invade meu coraçao por saber que ele nao está mais aqui..... por que ele tinha que ir tao cedo? ele era um menino, só tinha 23 aninhos...... daria tudo pra velo agora, um homem maduro, nos seus 43 anos..... as vezes acho que sou louca, pq ele sempre esta no meu pensamento......como posso amar tanto alguem que se quer conheci ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Camila, eu sei o que é isso. Eu amo esse "estranho" há tanto tempo e nunca isso mudou. <3

      River não tem explicação, não tem razão, ele é uma força da natureza que tem o poder de mobilizar muito mais do que ele mesmo imaginava.

      Beijos.

      Excluir
  7. tava lendo umas das biografias do river, a do john glatt, fiquei espantada com alguns fatos sobrenaturais sobre nosso garoto, river ao completar 23 anos estava tendo um sonho recorrente e comentou com alguns amigos, nesse sonho os espiritos estavam vindo pra leva lo embora, ele chegou a dizer isso pro tutor dele, na infancia ele tbm tinha sonhos estranhos, acordava no meio da noite e corria pra mae dele, dizendo que os espiritos estavam querendo ele de volta, e a mae dele tentava acalma lo dizendo que eram anjos e que nao fariam nenhum mal a ele, sua ultima cancao escrita em utah enquanto ele filmava dark blood, falava sobre a morte e o outro lado da vida, ja li alguem dizendo que ele tinha uma fascinaçao morbida com a morte, parece que ele mesmo sabia que nao iria viver muito tempo, Conrad Montgomery que filmou mopi junto com river e era amigo dele, disse em um documentario, que durante as gravaçoes do filme, ele viu um demonio dançando sobre os ombros do river e foi justamente nessa epoca que o vicio em drogas pegou o river pra valer, pra completar ele morreu no halloween ,é de arrepiar.............

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São muitos fatos inexplicáveis, e muitas coisas em andamento sem que se saiba onde vai dar..

      Excluir
    2. Camilla(ou Femme) você poderia me dizer se essa biografia tem traduzida em port? Queria muito ler alguma bio dele, porém nunca encontro!! Obrigada

      Excluir
    3. Não, Ana Paula, que eu saiba nenhuma biografia dele foi traduzida para o português, ainda.

      Excluir
    4. Bom saber, pq acabei de adquirir "River Phoenix, a short life", em inglês. Mas como já comentei aqui em outro post, sou profa de inglês, então facilita. Aliás, Femme, caso precise de alguma mão em termos de tradução, podendo ajudar, estou à disposição, tá. Bjo e obrigada sempre por manter a memória de nosso Rio amado viva.

      Excluir
  8. há outros fatos sobrenaturais/espirituais sobre river: o a ator que trabalhou co river em IDAHO ,disse que quando river veio faze ro teste para o filme JIMMY , viu quando ele estava vindo a se encontrar com ele, uma aura muito branca o cercava , uma luz muito intensa, foi quando ele percebeu , que ali não era um ator qualquer, era um astro(mas o ator não percebeu que aluz tinha um significado maior,de que river era um veiculo de Deus ,para propagar por meio da midia o amor dele(Deus), foi esse o maior proposito de river na terra, era levar o amor de Deus a humanidade adoecida .

    há tb a imediata ligação e hipnose espiritual que ela causa no coração de alguns que olham pra ele no instante que o vê,em algum filme, principalmente em stand by me e Running On Empty, é algo extremamente fantasmagorico, não é pq ele é bonito ou um grande ator, mas algo espiritual que gera metanoia(mudança de mente),tem um amigo que fã hj, que disse que quando viu o filme Running On Empty na parte que toma r uma decisão se fica ou vai com os pais, que algo fez ele pausa o video e ele ficou quase 10 minutos olhando pra river, e simplesmente desabou em choro(ele não sabia da historia de river,apenas eu dei de presente a ele o fime),até hj ele não consegue explicar o que causou aquela sensação...tem vários casos no mundo assim..

    ele é algo inexplicavel...é tanto que foi cedo! estava olhando joaquim,gente ele não tme nem 5% do que rive rtinha, acho ele antipatico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha ligação com River começou em "Conta Comigo", e esse filme mudou a minha vida de um jeito que nem dá pra explicar, e desde então River nunca mais deixou de ser importante pra mim. Eu teria dado tudo pra que ele não tivesse partido...mas nada pude fazer. Agora, me restou manter esse blog e assim expressar meu amor eterno por ele...

      Excluir
  9. Ótima matéria, é sempre um prazer ler coisas sobre o Rivs.... FEMME você já viu o clip da musica stand by me- Ben E. King, no final aparece umas imagens do River tocando guitarra, dançando...é de partir o coração!! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leiah!

      Sim, eu vi este clip lindo, emocionante, simplesmente adoroooo..!

      Beijos.

      Excluir
  10. Puxa,Femme!Chega a doer a alma ficar imaginando tudo o que River poderia estar fazendo se ainda estivesse vivo!
    Queria poder voltar no tempo e impedir que aquelé junkie maldito cruzasse o caminho de River!Mas como isso é impossível,resta a nós,eternos fãs,lamentarmos sua perda,propagarmos sua obra e divagarmos como seria se ele não tivesse partido dessa vida tão cedo.... Beijos,querida Femme!
    P.S.:Aguardo ansiosa os próximos posts!Torcendo para que tudo dê sempre certo pra você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Saudosa Fã!

      Nosso River se manterá eterno enquanto sua obra e sua memória continuarem sendo preservados por aqueles que o amam, como nós. <3

      Obrigada pelo seu carinho, sempre! Aos poucos tudo se ajeita.

      Beijos.

      Excluir
  11. Femme eu estava vendo uns posts mais antigos do blog e me deparei com a história da Lizze Bravo.....no final da matéria ela diz que iria lançar um livro...você poderia me dizer se ela já chegou a lança-lo??? Muito Obrigada

    ResponderExcluir
  12. Respostas
    1. Oi, Mônica

      A Lizzie ainda não lançou o livro dela, que é sobre sua história com os Beatles. Espero que ela lance em breve.

      Beijos.

      Excluir
  13. Olá Femme e todos!

    Adorei o artigo Femme! Aliás, o blog todo é muito legal! Parabéns pelo trabalho! River era realmente especial, muito admirado e amado por muitos! É triste não tê-lo mais por aqui, mas ele seguiu com o plano divino e deve está junto a outros anjos agora..Acho que ele seria um sucesso enorme nas telas e na música!

    Acho que River deixou uma porta imensa aberta para o Leonardo Di Caprio que ficou com os pápeis em que River estava sendo cotado..Leonardo, por sinal, fez escolhas por alguns filmes com um apelo interessante e se diz ambientalista...acho que River mais que incentivou ele!

    Paz e amor ao River e a todos!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho sinceramente que se o river tivesse vivo o leonardo dicaprio não seria metade do que ele é hoje porque os pápeis seria do river começando pelo Titanic que fez o dicaprio subir na carreira,o próprio diretor do Titanic james cameron disse em uma entrevista em 1998 que admirava o river e o teria o escolhido para o papel, eu não estou dizendo que o dicaprio não é bom ator porque ele é ótimo ator,mais se River Phoenix tivesse vivo as coisas mudaria para o dicaprio,pois e river seria a primeiro em quase tudo cinema,ativismo ambiental,ativismo social,acho que as vezes parece que o Leonardo dicaprio sempre tentou maio "copiar" o river rsrs,ate algumas causas que e ele difendia o leo meio que tenta fazar igual!!!

      Excluir
  14. Acho que ele teria escolhido filmes tão bons com apelos e críticas sociais...estava vendo Children of God e lembrei dele...outros filmes tipo Ensaio sobre a Cegueira, O Jardineiro Fiel, Requiem para um Sonho, Tempo de matar, O Pianista, Diamantes de Sangue, Crash, etc...poderiam ter sido com ele....seria tão bom! Dicaprio fez ótimas escolhas, gosto muito do trabalho dele também ...a maioria dos filmes dele me lembram River... <3

    Muito amor ao River! Ele faz muita falta em todas as suas ações e iniciativas, tanto na arte como no apelo e ativismo social! :)



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dena!

      River teve, ainda em vida, muito reconhecimento e amor! Acho que ele teria seguido com boas escolhas, provavelmente se inclinando cada vez mais para o cinema de arte. Na verdade, não penso que ele gostaria de estrelar grandes bilheterias, que tirassem ainda mais sua privacidade, mas no fundo todo nós queremos reconhecimento e amor, né?..rs..

      E também acredito que ele teria investido cada vez mais no seu papel de ativista social. Isso o deixava muito feliz, lembro de um depoimento que postei aqui de um homem (que nem era fã) que dizia de sua surpresa ao ver River num pequeno ato de protesto socail, bem discreto, sem nada que lembrasse uma estrela. River em sua essência!

      Eu também acho Leonando DiCaprio um excelente ator. E ele já declarou que, quando River morreu, ele era, disparado, o seu herói! Achei tão lindo...

      Beijos! Seja bem vinda!

      Excluir
    2. Oi Femme!

      Muito obrigada! Seu blog é muuito legal...estou lendo coisas lindas e importantes sobre o River... ja me emocionei tanto...kkk a história dele em si, já é emocionante, né?

      Eu estava lendo sobre um filme que gosto muito que é o Sociedade dos Poetas Mortos e vi num forum que, em um dos depoimentos de Ethan Hawke, River gostaria de ter participado desse filme fazendo o papel do personagem Neil Perry no qual foi estrelado pelo Robert Sean Leonard e que River até fez uma música Dead Poets Society. No depoimento tbm diz que na época o diretor queria garotos desconhecidos. Então se isso foi em torno de 1989, River já estava no auge de indicação ao Oscar......Mas, puxa! teria sido lindo vê-lo no filme...Você sabe de algo sobre isso?

      Concordo com você que ele realmente selecionava os filmes dele para os segmentos mais artísticos e alternativos... já viu Dark Blood? Vi em um dos posts em que você mencionou que ainda não o tinha visto...

      Bjs bjs :))

      Excluir
    3. Sim, Dena, eu li isso sobre Sociedade dos Poetas Mortos. Acho que teria sido genial vê-lo neste filme, que é um dos meus prediletos! Mas nunca vi River falando nada sobre isso. É até difícil imaginar River sendo rejeitado, né?...rs...

      E, por incrível que pareça, ainda não assisti "Dark Blood"! Está guardadinho, me esperando. Mas um dia crio coragem e assisto!

      Beijos!

      Excluir
    4. Como e onde vc conseguiu "Dark Blood", Femme? Tb quero criar coragem de vê-lo.

      Excluir
    5. Oi, Bebel!

      Eu recebi uma cópia de "Dark Blood" direto da produção do filme por ter contribuído com a campanha de arrecadação de fundos que o diretor criou conseguir lançar o DVD! Cada valor doado equivalia a alguns "prêmios": para o valor que doei, eles prometiam a cópia do DVD e três fotos de River (do frame), mas essas nunca chegaram...

      Creio que o filme já se encontra na internet!

      Bj

      Excluir
  15. Muita sorte de quem o conheceu de perto. Quem dera eu ter sido uma delas.

    ResponderExcluir