?

sábado, 5 de abril de 2014

"Minha Própria Entrevista Privada": Seventeen/1993

 



Por Malissa Thompson,

É quase meia-noite e eu estou sentada no frio, em um fardo de feno numa laje encharcada de chuva perto de Los Angeles, onde o filme The Thing Called Love está sendo filmado. O vento corta através da minha jaqueta de couro como se fosse chiffon. Minhas botas estão endurecidas de lama e os dedos dos pés congelados estão prestes a cair.  Nas últimas cinco horas eu estou usando um sorriso, ligeiramente apertado, que eu espero que declare: "Eu sou inofensiva, na verdade ... não há problema em falar comigo.

River Phoenix está encostado em uma cerca de madeira à alguma distância. Ele sabe quem eu sou. Eu já estive aqui antes ... tentando conseguir a entrevista que ele está prometendo há quase dois meses.

Os sapatos de River não estão enlameados, por sinal. E ele parece muito confortável em uma camisa grossa xadrez Pendleton, calças jeans e uma jaqueta de couro. Estrelas de grandes filmes como este conseguem vantagens como trailers quentinhos e cappuccinos para descongelá-los. Visitantes - como eu - não.

Peter Bogdanovich acabou de dirigir River em um tempo cantando ao vivo. Hoje à noite, o trabalho de River, como James Wright, um cowboy que toca guitarra, é disputar Miranda (Samantha Mathis) afastando-a de seu principal concorrente Kyle (Dermot Mulroney). Este é um país de música country onde a grande maioria dos compositores vêm para Nashville para arranjar alguma fama e fortuna, ou pelo menos um contrato de gravação. 
  
No momento, porém, é hora da comida, e River está passeando no meu caminho. Acho que ele me reconhece, mas eu não posso ter certeza por causa da massa de cabelo emaranhado caindo em seu rosto.  Eu me levanto e estou quase chocada quando o esguio de vinte e três anos joga o braço em volta do meu ombro e diz: "Obrigado pela visita." De repente, minhas zilhões de perguntas evaporam como o núcleo de um balão estourado. Não que isso importe. No momento em que River avista o meu gravador, o cowboy legal fica francamente gélido. "Você não espera que eu faça isso agora, não é?" ele pergunta rispidamente. "O que você acha que eu faço para viver, afinal?"

Bem, vamos dar uma olhada em seu currículo. Desde 1986, quando estrelou como o líder de um grupo de pirralhos de uma cidade pequena em Conta Comigo, até 1989, quando interpretou o estudante sério de piano em O Peso de Um Passado, você foi aperfeiçoando a idéia da América do menino do ladoDepois, em 1991, sua doçura começou a fritar com a sua versão de um homem fantasioso implacável em Dogfight, seguido por seu desempenho fascinante como um prostituto adolescente narcoléptico em My Own Private Idaho. Então, basicamente, Riv, você foi de um sério e gentil garoto para um  protagonista ousado, irritado, bruto. A descrição de seu trabalho atualmente? Permanecer um dos mais quentes jovens atores na face do planeta.
Será que isso consegue resumir, River? Volto aos meus sentidos quando observo o esquivo passo para seu trailer para beliscar algum mix ou tofu frito, e eu, ah, sou deixada em pé no frio.
  
Três semanas mais tarde, eu estou de vooooolta (teimosa é o meu nome do meio). Estou dentro do estúdio Paramount e eu tenho certeza de que River está pronto para fluir (metaforicamente falando). Ainda assim, horas se passam antes de eu conseguir topar com River no carrinho de comida. Sabendo que ele é um fumante inveterado, eu trouxe cigarros como material de suborno.
.
 
.
"Eu sei que isto não tem sido fácil para você", diz ele, me penetrante com aqueles profundos olhos azuis de bebê.
 
"No filme você não é um cara muito legal", eu digo. "Eu estava começando a pensar que não era uma atuação".
Mas, aparentemente, uma atuação é tudo o que é. "Ninguém é muito fácil de estar por perto quando eles supostamente são terrivelmente egocêntricos", explica ele, se arrastando para um canto remoto do palco. 
"Você parece muito mais orientado do que quando nos conhecemos, eu digo, lembrando-o da noite em que eu vi o funk-punk alternativo da sua banda Aleka's Attic, em um clube em Nova York. "Oh, eu provavelmente estava mergulhado em espuma", explica ele. "Nós tínhamos estado na estrada por muito tempo."

assustador fazer a transição para a música country?" Eu pergunto.
"Eu estou totalmente nisso por causa de sua forma de raiz", diz ele. "Mas eu não estou fazendo este filme para ter o reconhecimento de minha música. "
 
"Mas", eu argumento, "Você escreveu a música "Lone Star State of Mind" para o filme, e você canta." (Seu canto, embora sublinhado com raiva, soa incrivelmente urgente e doce).
"Essa música é uma ode à solidão e à preservação de sua independência", diz ele.
 
Privacidade é algo pelo que River anseia. Mas crescerndo no centro das atenções, ele teve dificuldade ligado a isso. Isso e amizade.  "Com uma fama como a sua, deve ser difícil encontrar meninas em quem você pode confiar", eu digo. "A amizade é muito escassa," River admite. "Eu não sou muito disponível. Estou com as pessoas quando estou com elas. Quando não estou, eu não envio postais, eu não telefono."

"A sua família é tão excêntrica quanto eles parecem?" 
"Eu nunca li nada e pensei, 'Oh yeah, isso é o que foi.' Eles foram sensacionalizados."
"Isso é verdade sobre você também?"
 
"Eu tento mentir tanto quanto eu posso quando eu sou entrevistado. É psicologia reversa. Acho que se você mentir, eles vão imprimir a verdade."  

.
A visão do meu editor jogando fora esta entrevista de repente vem à mente. "Será que isso me inclui?" Eu pergunto nervosamente.  "Eu não vou mentir para você agora", diz ele lindamente. "Eu quero que isso seja saudável para você. Eu sei que isso tem sido difícil." 
.
Sim, difícil, eu penso quando eu desligo o meu gravador. Sabendo que a entrevista está oficialmente terminada, River visivelmente se ilumina. Momentos depois, ele faz jus à sua reputação nos sets como um sedutor, quando uma amiga de Samantha Mathis chega ostentando um penteado mal tingido. "Eu estou loira agora", diz ela timidamente. River, fingindo não perceber, sussurra: "Você parece lindaaaaaaaa."
.
Quão facilmente ele sorri quando ele não é o centro das atenções. "Parece-me", eu digo, "que você só quer ser deixado sozinho para fazer o seu trabalho e viver em paz." O ator balança a cabeça com entusiasmo. "Mas, River", eu murmuro baixinho enquanto pego minha bolsa, "o que você acha que eu faço para viver, afinal?" 

Fonte: Seventeen Magazine, em agosto de 1993.

28 comentários:

  1. Nossa é visivel como o River estava realmente "dentro" do personagem e como ele fazia questão que todos percebessem .....quando ele disse que nunca mandava postal ou telefonava.....o que é mentira levando em conta outras matérias que aqui foram publicadas que seus amigos diziam que ele sempre ligava e mantinha contato....rs River como sempre um poço de descubertas e um ator incrivel!! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o melhor é que ele dá a dica pra a entrevistadora, quando diz que não é muito fácil ficar perto de quem esperamos que seja egocêntrico..rs..assim como não estava sendo fácil para ela ficar perto dele. Mas o melhor é que ele conseguia encantar mesmo quando interpretava alguém difícil..<3

      Excluir
  2. pq ele tinha que ser tao lindo? Meu Deus as vezes acho que sou louca, como posso amar alguem, que nunca conheci pessoalmente? A cada coisa que eu leio me apaixono mais por ele, essa criatura tao linda, tao timida, tao doce...... nao sei explicar esse sentimento que se apossou do meu coraçao...... ele nao merecia ter um fim tao tragico, cada vez que vejo uma foto dele nao consigo segurar as lagrimas, é como se eu o tivesse conhecido de perto, como se fosse da familia, é lindo e ao mesmo tempo triste demais....... Amo demais esse menino e nada vai mudar isso.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também amo demais este menino, Camila...ele consegue se tornar íntimo e falar ao nosso coração mesmo anos após sua morte. Incrível.

      Excluir
    2. ele, o James Dean e o Elvis (jovem)...meu deus que trio kkk

      Excluir
  3. River era maravilhoso, tão generoso e simples, ler isso me faz sorrir e me faz pensar em outra pessoa que eu comparo com ele: Kurt Cobain.
    Nesse sábado fez vinte anos que ele se foi, é muito doloroso pra mim, passei o dia todo com o coração apertado, chorei tanto que no domingo acordei com os olhos inchados. Assim como River, ele deixou um vazio que nunca será preenchido, queria que eles tivessem se conhecido, conversado, seria maravilhoso pra mim ver meus dois ídolos juntos, eles tinham muito em comum.
    Às vezes eu também me pergunto se não sou maluca, ontem eu chorava descontroladamente, soluçava, nada podia me consolar da perda do Kurt, eu comecei a achar que estava louca, eu nunca o conheci, mas o amo tanto, isso é uma coisa estranha, é bom saber que não sou a única a ter sentimentos tão profundos por alguém que jamais vou conhecer. Eu não sinto vergonha em amar e admirar eles, foram pessoas especiais e únicas que sofreram por não se encaixarem nesse mundo.
    Vinte anos não são pouca coisa, não há um único dia no qual eu não pense neles e sinta sua falta.
    Femme, desculpe pelo texto, não pude evitar, Kurt é MUITO importante pra mim, estou chorando agora enquanto escrevo, acho que tu me entende, sente o mesmo pelo Rivie (assim como eu). Beijos

    Queria que estivessem aqui, saudade eterna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nanda

      Sim, eu entendo e respeito sua tristeza. As pessoas não morrem enquanto permanecem nas nossas memórias, no nosso coração. E certas pessoas especiais conseguem fazer parte da nossa vida mesmo estando distantes, inatingíveis. Elas expressam, com sua arte, algo pelo que ansiamos, e que desejamos tanto compartilhar...são nossos intérpretes, escrevem a nossa história junto com a deles. Tenho profunda admiração por quem consegue ter este nível de conexão com o humano, que chega a ser misterioso e surpreendente. River e Kurt, e outros gênios perdidos, são assim, mágicos tocando nossa alma com sua magia...

      Beijos, muitos.

      Excluir
  4. ANONIMO É COMO UM ESPIRITO SE TOMASSE ELE, LE AESTÁ SE EXPRESSANDO COMO A PERSONAGEM DO FILME NA ENTREVISTA....KKKKKKKKKKKK RIVER ERA UMA ONDA!!
    QUANDO NÃO ESTOU ,NÃO ENVIO POSTAIS ...E NÃO TELEFONO..RIVER,POR FAVOR NÉ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente .....rsrsrs Ele era um ator nato, que realmente vivia os seus personagens..é até engraçado ver ele assim tão egocêntrico, meio sério como o James..mais não adianta ele tentar nos enganar, nós sabemos que ele sempre ligava !! Rsrsrsr

      Excluir
  5. BOA TARDE FEMME É A PITT!RIVER SEMPRE INCRÍVEL,E UM ATOR MARAVILHOSO,EDUCADO,GENTIL,E COM FACILIDADE ELE ENCORPORA UM PERSONAGEM!LINDOOOOOO!COMO EU VI NUMA ENTREVISTA ANTIGA DAQUI MESMO:EU REZO PELA IGREJA DE RIVER PHOENIX!ELE ERA MAGNÍFICO. AMO RIVER PHOENIX!SEM MAIS PALAVRAS!BJS FEMME!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós o amamos, Pitt! River é demais, mesmo. <3

      Beijos

      Excluir
  6. River e a sua psicologia reversa....rs Serio, tem como não amar ele? E além disso, a repórter foi persistente! River elogiando a Samantha foi tão fofo!!! Femme, a repórter diz que levou cigarros de suborno( eu acho que ela deveria ter levado comida vegan...), porque ele era fumante inveterado! Isso é um exagero da parte dela não é?
    Estou muito feliz por você ter voltado a publicar com mais frequência os posts! Espero que você esteja melhor!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Clarice

      River era uma figura, né? Sempre tinha algo na manga, uma mágica guardad pra nos encantar, um menino brincando de gente grande, mas ainda "aprontando" das suas...rs...AMO! Sobre o cigarro, penso que é verdade: em quase todas as entrevistas dele adulto há referência ao fato dele estar fumando.Acho que ele devia ser igual ao Joaquin, sempre com um cigarro no bico...rs..

      E ele era mesmo um gentleman, mas aqui ele não estava elogiando a Samantha, mas sim uma amiga dela...rs..

      Eu estou tentando publicar toda semana, e espero poder manter isso. Fico feliz de vocês estarem sempre aqui, partilhando disso. :)

      Beijos!

      Excluir
  7. boa noite femme é a pitt!se vocês puderem ver once upon a time na terceira temporada o ator que faz o peter pan me fez lembrar muito o modo de atuar como de river o ator é feio mas,me fez lembrar ele!eu vi todos os filmes de river e eu digo o modo de atuar,de olhar,gesticular me lembra muito river.o ruim é que o rapaz é feio,talvez de primeira vocês digam que não mas,capturem a essência!será que finalmente nascerá um talento a altura!e será que irão aproveitá-lo?só o tempo dirá!que saudades de river!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum, ainda não conheci nenhum ator como o River, mas quem sabe? A vida sempre pode nos surpreender.

      Excluir
  8. gente e nada do documentário:too young to die..que tá difiçil achar

    ResponderExcluir
  9. femme tá muito difiçil,pensei que os fans australianos seriam mais atentos, mas não...meu Deus como tá difiçil achar!como tudo dele é!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que toda essa busca valha a pena, e não seja um desses documentários cheios de boatos...

      Excluir
  10. Femme vc sabe o que aconteceu com o pai do River? A mãe dele até foi no Oscar deste ano aconpanhando o Joaquin..mais dele(John) nunca mais ouvi falar!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Heart sempre acompanha os filhos ao Oscar, mas o pai é mais reservado. Mesmo antes da morte do River, ele já tinha escolhido este caminho, se afastando deste mundo do espetáculo. Dizem que ele se casou novamente (assim como a mãe de River), mas com certeza continua muito próximo dos filhos. De vez em quando Joaquin fala nele, sempre com muita admiração e amor.

      Excluir
  11. Femme adorei a matéria, muito obrigada mesmo!!! <3 Então...eu fui assistir o filme Garotos de programa e nem preciso dizer que achei incrível a interpretação do River nesse filme,,mais o engraçado foi que a cena que eu mais achei surpreendente e que me marcou de um jeito muito único foi a qual (não sei se você se lembra) o Mike e o Scotte estão em volta de uma fogueira e eles tem um dialogo muito bonito em que ele fala a seguinte frase "Eu te amo, e você não tem que me pagar por isso"............o irônico é que depois eu fui pesquisar e descobri que foi o river que escreveu essa cena e inclusive esse dialogo!!! Fiquei muito emocionada .......... :) Ele com certeza seria um diretor/roteirista incrivel........ esse filme foi tão bom principalmente pela participação do river..ele não se contentava em ser só um ator que lê as falas e ganha dinheiro..ele realmente amava a arte do cinema !! :) rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leiah

      MOPI é mesmo um filme incrível, e River se empenhou muito em toda a construção dele. Esta cena da fogueira é a mais famosa do filme, aquela que, para muitos, representa a essência dele. Segundo Gus Van Sant, cena chmava-a "um momento River Phoenix", o que demonstra que ele tinha plena consciência de sua imagem perante o público, né? Imagino quantas vezes ele não desejou estar livre da responsabilidade de ser "River Phoenix"...

      E ele, com certeza, arrasaria escrevendo e dirigindo! ;) E com seu entusiasmo e dedicação ao que fazia, além do talento inegável, quantos filmes incríveis não seriam lançados com sua marca? Nunca saberemos...

      Beijos!

      Excluir
  12. ele nasceu com o brilho ,a iluminação,o gift,otalento, quando é assim a arte de atuar flui naturalmente, por isso ele é o maior ator de todos os tempos

    ResponderExcluir
  13. https://www.youtube.com/watch?v=XzZD69I-_Kc
    femme vc já viu isso..muito emocionado!!

    ResponderExcluir
  14. Mocinho lindo misterioso..ai ai!!

    ResponderExcluir