?

sábado, 15 de dezembro de 2012

Vídeo: River Phoenix e Sky numa passagem de som da Aleka's Attic


Um momento de River e Sky na passagem de som, em Blacksburg, VA, no Main St. Cafe (um café vegan) e lar de Virginia Tech.





Em certo trecho do vídeo, Sky escreve:

"Rivie me perguntou se eu consertei a sua guitarra, que quebrara na noite anterior em Chicago. Sabendo que ele iria precisar dela em Blacksburg, eu fiquei acordado e consertei ela, enquanto Kenny e Blake dirigiam feitos loucos pela rodovia 77 sob a chuva da Virgínia."


Depoimentos de Sky "Phoenix" sobre River:

Muitas revistas têm contado e recontado a história de como um artigo em um jornal local sobre River e as outras crianças Phoenix (que foram aparecendo em vários shows de talentos), foi enviado para a amiga de escola de Arlyn, Penny Marshall (na época estrelando Laverne and Shirley). Isso levou um funcionário da Paramount a sugerir à família que eles ligassem caso alguma vez visitassem a Califórnia, mas não para fazer uma viagem especial. Tal sugestão, é claro, levou à família Phoenix imediatamente a empacotar suas coisas e se mudar para Hollywood, a fim de "realizá-lo". Foi seu amigo e benfeitor Sky que financiou a viagem para Hollywood. Ao longo dos anos, Sky não foi só um amigo próximo de River, mas ele gerenciou sua banda e foi seu assistente pessoal, cuidando dos assuntos do dia-a-dia de River. Ele também atuou como cão de guarda para filtrar a atenção indesejada da mídia e para proteger a privacidade de River. Vivendo no Rancho Micanopy com a família Phoenix, Sky foi um dos de amigos do "círculo íntimo" de River.

"Eu me apaixonei por River quando o vi tocar violão aos sete anos e cantar "You Gotta Be a Baby" em todas as línguas que você pode imaginar. Tudo, em latim, espanhol, francês, russo, swahili ... pelo menos 20 línguas."

"River foi definitivamente alguém que era um adulto aos sete anos. Você poderia ter uma conversa com ele, como você poderia ter com uma pessoa de 30 ou 40 anos de idade."

"Eu acho que, quando ele completou 19 anos, ele tinha uma banda e queria ser um pouquinho criança. E ele foi. Eles costumavam tocar no andar de cima no sótão enorme acima da sala de banda. Às vezes, nós saíamos em turnê, e ele tinha muita diversão. O único momento em que nós iríamos usar o nome dele era se fizéssemos um show beneficente para, tipo, a floresta ou os povos indígenas ou o câncer ou Bill Clinton. Ele queria sair com seus pares, porque ele geralmente estava saindo com todas essas pessoas dos set de filmes que eram mais velhos. Ele estava sempre saindo com pessoas mais velhas."

"Ele era um vegetariano estrito, um vegan, mas não se tratava de saúde, isso era sobre não matar .... Esse é um ponto muito importante."


Fonte: www.skyphoenix.com

20 comentários:

  1. Detalhe pro River fofo roendo a unha em 0:30!!hahaha... Ele era tão normal!!
    E Femme, você sabe por onde anda o Sky? Ainda se tem alguma informação dele? Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. River era mesmo lindoooo, muito sem glamour, carregava instrumentos, agia tão naturalmente quanto qualquer um ali, né? Adoro este despojamento dele.

      O Sky, de vez em quando, lança pequenos vídeos do River. Vamos aguardar que ele lence mais e mais, né?

      Beijos.

      Excluir
  2. Poxa,foi muito rapido,eu podia passar horas vendo o dia dia dele,pena q ele ficou mais de costas do q de frente pra camera com aquela carinha linda.
    Sem mais palavras porque tudo o q eu diria Femme,vc ja disse logo acima,o q resumidamente ELE ERA SIMPLES,se houver mais desses videos do Sky,posta para nós,bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah,ja ia me esquecendo!!
      Femme,qual é a data em q este video foi gravado???Vc sabe me dizer??
      brigadinha bj

      Excluir
    2. Naty, também é uma pena que a qualidade do vídeo esteja muito ruim, né?

      Eu não sei a data porque o Sky não informou isso, mas deve ser entre 90 e 92, acho...

      Beijo.

      Excluir
  3. ai amei eu já tinha visto esse video no youtube, adoro ver ele na intimidade quando ñ esta atuando é muito lindo agente querer saber da vida e da intimidade de quem é importante pq só de ver uma noticia nova ou um video como este eu fico feliz e naty phoenix eu vi ''Silent Tongue'' no youtube aqui ta o link só q ñ esta legendado http://www.youtube.com/watch?v=hlyd1dKVwps

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Jude muuuuiiito obrigado msm,nao tem importancia qnto a legenda pq da pra quebrar um galhinho com meu ingles rsrsrsrs,agradeço de coração vou assistir agora msm bjssssss

      Excluir
  4. Oi femme,tudo bem?
    Sou nova por aqui.
    Antes de mais nada, parabéns pelo seu trabalho/hobbie de pesquisa em torna da vida de River Phoenix.Você tem prestado um excelente serviço para toda a comunidade de fãs de língua portuguesa desse incrível artista e ser humano, que por uma pegadinha do destino,já não se encontra mais entre nós.
    Tenho acessado o blog há algum tempo para "reconhecer" um pouco do River Phoenix, pois na época em que ele morreu eu era apenas uma adolescente de 12 anos e com o passar dos anos qualquer lembrança dele se apagou de minha memória. Lembrava apenas do nome River phoenix. Certamente eu me recordo bem de que ele era um gatinho e lembro de suas fotos estampadas em revistas juvenis da minha época. Mas eu, nunca fui muito desses tipos de ídolos de revistas, etc...
    A verdade é que estou, atualmente, fascinada pela história do River Phoenix. Retornei a ele através do Joaquin Phoenix. Do posterior para o anterior. Já li quase tudo que tem na net.É impressionante isso, pois como ele já morreu, tudo o que tinha para ser escrito sobre ele já congelou no passado e, atualmente, pouco tem se falado sobre ele na imprensa especializada. Você conhece muita coisa sobre o River e eu, sem querer ser inconveniete, gostaria de te perguntar algumas coisinhas em torno das quais eu não acho nenhuma informação:
    Por onde anda o pai dele? Ele faleceu?
    O River não é lembrado como um ícone do cinema. Ele foi se apagando da memória do "inconsciente coletivo" após a sua morte. Por que será?
    Tem alguma notícia sobre um documentário sobre a sua vida e obra? Acho que ele mereceria ter um projeto que o catapultasse novamente para os olhos de um público mais contemporâneo. Para que sua arte fosse revisitada com mais ênfase e intensidade.
    Acho que sua importância como um talento bruto e sua atuação tão visceral, natural, selvagem e comovente deveriam ser mais disseminados nos tempos de hoje. Vinte anos de ausência não é pouco tempo.
    Mas, meu doze anos, parece que foi ontem...

    Abraços e parabéns pelo blog.

    Vou me identificar por aqui como Rose Gainsbourg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rose!

      River tem esse mistério: um dia, ele ressurge das cinzas e nos encanta outra vez. Mesmo que tenha se passado 20 anos. Embora, no meu caso, ele nunca tenha ido, mas ficou bem guardado até que este blog me permitiu compartilhar meu amor e admiração por ele sem sentir um buraco negro se abrindo à minha frente. É por isso que me dedico tanto a ele e me faz tão bem saber que muitos podem (re)conhecer e reencontrar River através dele. Obrigada por ser parte disso.

      Bom, vamos às suas perguntas, embora eu não tenha respostas definitivas.

      1. O pai de River está vivo, e mora atualmente na Califórnia. Há relatos (não confirmados) de que teria se casado novamente e tido mais filhos. Mas ele continua sendo muito ligado aos filhos que teve com Heart. Joaquin já fez várias declarações sobre como adora o pai, precisa falar com ele quase todo dia e o considera um modelo de pai.

      2. Há muitas hipóteses para River não ter se tornado um mito, como todos esperavam. Em parte, isso se deve à postura de sua família e seus amigos, que por muito tempo se recusaram a falar sobre ele publicamente. Assim, muita coisa deixou se ser publicada sobre ele. Por outro lado, a mídia reagiu com muito ódio e desprezo ao fato de River ter morrido por overdose, assim contrariando a imagem do "bom menino" que ele tinha. Com isso, muito do seu trabalho como um artista excepcional ficou soterrado debaixo das montanhas de lixo espalhadas sobre sua vida pessoal. É como se eles sentissem que foram enganados, e de certa forma, "matassem" River outra vez. Cometeram contra ele o que se costuma chamar de "assassinato de caráter".

      Aliás, há um artigo que postei no blog em junho/2012 que trata disso: "Por que River Phoenix não se tornou o James Dean de sua geração?"

      3. Existem alguns documentários sobre ele, mas nenhum completo. Sempre ficam lacunas, perguntas sem respostas, ou respoetas duvidosas, ou pessoas sem credibilidade (como Corey Feldman) que ganham espaço devaneando sobre ele. George Sluizer pretendia usar o material inédito de Dark Blood para fazer um documentário sobre o método de trabalho de River, que ele achava surpreendente, mas infelizmente nunca levou isso adiante. De toda forma, River está aos poucos voltando à memória popular, como quando foi lançado o "My Own Private River", do James Franco, ou agora quando do lançamento de Dark Blood.

      Concordo plenamente que o trabalho excepcional de River merecia bem mais atenção e aplausos do quwe recebeu até hoje. Certamente ele foi um artista extraordinário, dotado de uma capacidade de empatia que muitos nem conseguem alcançar. Artistas como river merecem a Eternidade na história da Arte. Eles SÃO a Arte!

      Obrigada pelas palavras gentis sobre River e sobre o blog. E seja muito bem vinda. E volte sempre. :)

      Beijos.

      Ah, você pode escolher colocar o nome quando for postar. ;)

      Excluir
  5. acho que River não viu quem Bill Clinton era,ainda bem, porque o cara era um traste,seria uma decepção!

    ele não nasceu nos EUA, não? acho ele muito diferente das pessoas de lá, bom demais pra eles...acho que ele tem muito de latinos (principalmente de povos indígenas)...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria

      River nasceu nos EUA, no Oregon, mas com dois anos veio para a América Latina, então com certeza deve ter muitos traços culturais nossos, né? Essa afetividade, esse despojamento, o calor humano, a generosidade, acho que são marcas muito associadas aos latinos.

      Concordo com você, River tinha uma delicadeza de alma que devia fazê-lo sofrer muito num país em que ser "o melhor" ou o maior é a meta.

      Lembrei agora que ele disse num entrevista que sua família era muito dramática, todos falavam ou gritavam ao mesmo tempo ...rs...

      Excluir
    2. Nossa, Femme, nunca havia ouvido nada sobre a família dele ser mto dramática. Senhor, o milagre de uma informação inédita sobre River sempre emocionante, por pequena q seja. Essa info foi demais..cheguei a imaginá-lo dizendo isso soltando uns risinhos, aquilo q era raro vermos nele em fotos. Amei a repeortagem, viu. Vale dizer que sempre ouvi falar em Sky Phoenix mas só vim saber quem era realmente através do blog, obrigada sempre!!

      Excluir
  6. Obrigada pela resposta, Femme.
    Espero que o futuro reserve à memória de River Phoenix o devido reconhecimento do seu mérito como artista e como jovem sério e comprometido com causas importantes para o desenvolvimento sustentável do planeta. Isso num tempo em que assuntos dessa natureza estavam apenas em início de discussão política. Suas intenções eram muito boas, entretanto, ele era apenas um jovem, um jovem extraordinário. Era um cara de posições firmes, ávido e que estava em busca. Fascinante esse menino. Absolutamente... fascinante.

    Beijos e até,

    Rose Gainsbourg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rose,

      Você foi perfeita e expressou exatamente o que penso e desejo sobre River. Fico muitíssimo feliz quando pessoas como você, com sensibilidade e agudeza de espírito, reconhecem o fascínio atemporal de River. Ele merece cada palavra. Obrigada por elas.

      Uma curiosidade: este nick, Rose Gainsbourg, é por causa da música "La Petite Rose", do Serge Gainsbourg? ..rs..

      Beijos!

      Excluir
    2. Este nick tem relação com Serge Gainsbourg. Fiquei pensando em como eu poderia me identificar de forma criativa, então fiz essa alusão à esse gauche do cancioneiro francês. Apenas gosto do Gainsbourg e estava ouvindo, por acaso, um vinil dele.
      Ai,meu Deus, nada a ver com o River Phoenix. Mas é assim mesmo... Tudo, no final das contas, se entrelaça, se conecta.

      Obrigada e beijos...

      Rose Gainsbourg

      Excluir
    3. É verdade, Rose, sempre há um sentido, sim. Nada é por acaso. ;)

      Excluir
  7. é verdade femme as caracteristicas da personalidade dele é bem latino, era muito simples na forma de vestir, a maneira brasileira de se relacionar, muito aberto, diferente da cultura americana..e

    ResponderExcluir
  8. Gentee! Aquilo que ele faz nos momentos iniciais é pegar um celular?? Naquela época acho que já tinha aquele tijolo, ou não?? rs Pior que na imagem parece ser menor que aquele tijolo que usávamos..rs Enfim, aceito suposições..rs

    ResponderExcluir
  9. É verdade... todos atores mais velhos com que ele trabalhou falam com admiração e maturidade de River Phoenix. Tanto que ele não gostava de Los Angeles(desculpa não sei se escrevi certo) e quando ele foi pro Viper Rom primeiro a preocupação com seus irmãos mais novos mais ele queria desestressar do clima do filme e a cena que ele pediu pro diretor adiar pro final ele fez nesse dia. Consigo entender River Phoenix ele tinha uma alma pura velha sabia mas era um jovem sujeito as más influencias de Hollywood. E infelizmente ele confiou em alguem louco que não estava se preocupando com River. Eu li que ele falou com um colega que achava que estava tendo uma overdose. Se nesse momento agissem para evitar a morte dele ele estaria vivo. Uma fatalidade. E River Phoenix era maior que James Dean. Que eu admiro. Só não teve a oportunidade de fazer seu disco finalizar ele e fazer os filmes que estavam programados pra ele fazer. Já imaginou Titanic com river phoenix. Só podemos sonhar. River era uma pessoa especial e unica. Que cometeu o erro de confiar na pessoa errada. Mesmo que fosse um parceiro dele. Como ele mesmo falou los Angeles era uma má influência pra ele. Como o diretor Sluizer falou estoj voltando pra cidade má má e má. Se não me engano Sluizer destacou muito isso. Infelizmente a cidade má acabou com u grande ator um grande homem um talento que não pode atingir seu potencial mas encantou milhões de pessoas.

    ResponderExcluir