?

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

River Phoenix nos bastidores de "My Own Private Idaho"



O diretor Gus Van Sant conta como convenceu Keanu Reeves e River Phoenix a fazer "My Own Private Idaho":

"Keanu Reeves e River Phoenix eram os nossos atores favoritos da época que se encaixavam nesse projeto, então só para o caso deles estarem interessados​​, enviamos roteiros para ambos. Eu descobri que ele iria fazer isso isso em grande parte através de outros cineastas que, quando eu me deparava com eles, diziam: "Parabéns, River não fará nada depois de seu próximo filme porque ele vai fazer o seu filme." Eu não ouvi isso diretamente dele até um pouco mais tarde. Então, de repente, esses caras estavam no filme." (The Guardian, 2009)



Van Sant fala sobre a diferença entre dirigir River Phoenix e Keanu Reeves:

"Keanu fez peças de Shakespeare", observa Van Sant, "então ele tem uma determinada orientação, e um conhecimento de Shakespeare, enquanto que River nunca tinha feito nada como isso." Apesar de Phoenix e Reeves serem amigos íntimos, ele os considerou muito diferentes de dirigir. "Eu falo muito sobre a definição", diz o diretor sobre seu próprio estilo, "eu falo sobre os personagens que eu conheci e que são como os personagens do roteiro." Reeves, ao que parece, procura por detalhes. "Keanu viria com as coisas por conta própria, coisas específicas a respeito de porque Scott iria virar as costas para seu amigo, e a responsabilidade que ele tem com seu pai, e como é ter essa responsabilidade, de ter um pai que lhe dá muito - e depois o leva embora."

"River era totalmente diferente", disse Van Sant continua. "Ele tem esse tipo de
qualidade de Mozart de simplesmente se enterrar completamente em pesquisas. Ele faz isso através de uma espécie de osmose. Tudo o que você dá a ele alimenta esta planta que está crescendo para além da informação que ele tem. Ele grava as coisas em fitas, e fala com as pessoas, ele tem suas próprias fontes. É mais tátil:  River vai criar algo fora da mídia mista - filme, escritos, gravações, pessoas falando, toda essa coisa selvagem..Com Keanu, você dá a ele um livro, ele vai ler o livro. River pode ler parte do livro, e se ele ficar interessado ele vai ler o livro inteiro. Keanu vai ler o que você der a ele como se você estivesse lhe dando instruções: ele vai segui-las." (Elle, outubro de 1991)



River Phoenix como visto no set de filmagens:

E assim, enquanto Keanu fala sobre rock e Van Sant sobre fricções na chuva fina, River continua esparramado em uma fileira de cadeiras, alheio, dormindo contente. O intenso jovem ator, que conseguiu uma indicação ao Oscar por seu papel em Running on Empty, deu-se por completo ao seu alter ego narcoléptico. Os visitantes do set são orientados a não se aproximar dele, em respeito a sua concentração estilo 'método'. Parece uma boa idéia. Além disso, quem iria querer acordá-lo? (US Magazine, novembro de 1991)



O primeiro encontro de Udo Kier com River:

"Eu fui a uma festa e conheci Gus Van Sant. Ele veio até mim e disse: "Sabe, você é um dos meus atores favoritos. Estou fazendo um filme com River Phoenix e Keanu Reeves, e gostaria como que você participasse, se você gostar, Hans. É claro que, se você for alemão, seu nome nos filmes é sempre Hans. Simples". Então, ele me mandou o roteiro, eu li o roteiro, e eu estava com medo, eu estava com tanto medo, pensando: "Tenho que ir para a cama com Keanu Reeves e River Phoenix?!" Meus amigos na Alemanha disseram: "Foda-se! Eles são ídolos adolescentes na América! Todo ator americano adoraria poder fazer isso! Incrível ter sexo com Keanu Reeves e River Phoenix!" (...) Então eu vim para Idaho, e eu estava sentado em um restaurante quando encontrei Keanu Reeves e River Phoenix, e Gus me apresentou, e River foi íncrivel. Ele disse: "Hans, sente-se perto de mim!" E Keanu não entendeu nada. De qualquer forma, para encurtar a história, eu fiz o filme e eu me diverti muito." (A.V. Club, 2011)



Van Sant conta como River escolheu Bill Richert para interpretar o personagem Bob:

"Ele (Richert) estudou teatro na década de 1950 e nunca tinha feito isso, mas River, que atuou com Bill em Uma Noite Na Vida de Jimmy Reardon, achou que este grande agitador com um milhão de aventuras era perfeito para fazer Bob. Bill Richert esteve com algumas das mulheres mais bonitas que você já viu em sua vida. Ele está sempre entrando e saindo de relacionamentos tempestuosos. River adora as grandes histórias de Bill como 'O Tempo Em Que Eu Quase Morri em Nova York', e River adora contar histórias também. Eles podem ficar nisso indefinidamente, por horas seguidas. Uma vez na casa de Bill, em Malibu, houve, parece, 24 horas seguidas de histórias entre eles." (Boston Phoenix - outubro de 1991)



Keanu Reeves fala sobre como foi trabalhar com River:

"River é um ator denso. Cara, ele é o melhor", diz Keanu sobre sua co-estrela catatônica. "Sim, ele me ajuda. Ele foi muito inspirador. Ele é inteligente e ele tinha um monte de insights e eu meio que entrava na onda, várias vezes. Eu não sei o quanto eu dei a ele. Seu personagem, Mike, é, tipo, totalmente distante de tudo. Ele está sobrecarregado. Ele sabe como agitar, no entanto. Mike é um batalhador forte." (US Magazine, novembro de 1991)

"Mas eu gosto da história e da idéia do filme, e eu sabia que River queria fazer o filme, então eu decidi fazê-lo. É divertido trabalhar com River. Ele tem um grande senso de humor. Quando ele fica frustrado com alguma coisa, ele realmente me faz rir."

Como vocês passavam o tempo entre os takes?

"Com todas as coisas bobas. Quando River está entediado, ele faz imitações. Ele pode falar com um sotaque estranho e fazer seus personagens alemães ... Ele sempre me faz rir. Ele poderia se tornar um comediante.


"Eu realmente admiro River. Ele pode interpretar papéis sérios e excêntricos muito bem. Ele ganhou o  Independent Spirits Award. Você sabia? Ele é ótimo."  (Cinemateen, 1992)



Rain Phoenix, irmã de River, conversa com a produtora Laurie Parker sobre o compromisso que ele demonstrou durante a produção:

"Eu acho que, para o meu irmão, ser capaz de traduzir isso para as pessoas - os sentimentos que ele tinha, a tristeza que sentia, satisfazer estas pessoas, sabendo que essas vidas existiam - estas crianças que foram abandonadas e não tinham família e não tem um senso de "eu" - isso era importante para ele, contar a história deles." (Nos extras do DVD "My Own Private Idaho" lançado pelaCriterion Collection, 2005) .  

19 comentários:

  1. Eu gostaria de poder ouvir uma dessas histórias que o River contava, sobre o que será que ele falava? Mas acho que eu provavelmente nem prestaria atenção na história, ia ficar só admirando ele!

    Nossa que raro! Alguém da família do River, falando sobre ele depois de ele ter falecido.
    A declaração da Rain, foi muito bonita e tocante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu também adoraria ouvir as histórias do River! Imagino que tendo tido uma vida rica em experiências, elas deveriam ser muito divertidas e interessantes. E o melhor: pelo jeito erle era também um ótimo ouvinte. :)

      Excluir
  2. Pense num filme e numa interpretação de tirar o fôlego! O River arrasou e demonstrou uma extrema maturidade como ator, um efetivo domínio de suas habilidades físicas, emocionais e intelectuais para uma a construção de um personagem real, humano,tocante. Ele sabia o que tava fazendo. Conhecia o seu ofício, ainda que de uma maneira não convencional, pois sua formação como ator se deu atuando, no exercício do seu trabalho no cinema e na televisão. Esse menino era o cara!

    Uma salva de palmas para o indie River.

    Abração, Rose Gainsbourg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, Rose, este filme é marcante. River era brilhante, e tinha essa genialidade de criar durante o próprio exercício da atuação. Ele era um ator intuitivo, que se entregava sem reservas, daí sua verdade aparecer tão límpida aos nossos olhos. E neste filme, neste personagem, isso fica ainda mais transparente pois Mike também está emocionalmente nu, exposto, vulnerável. Seguramente, um trabalho irretocável do River.

      E concordo plenamente, River é mesmo O cara! :)

      Beijo.

      Excluir
  3. NOSSA!!!!!! Rose Gainsbourg, Arrasou no seu comentário!
    Disse tudo, sem mais palavras, o melhor comentário que eu já li aqui!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sweet Child,

      Que gentileza! Não exagera. A galera por aqui arrasa. Para com isso! rs

      Beijos... Rose Gainsbourg.

      Excluir
    2. Rose Gainsbourg, Eu sei que meu comentário pareceu exagerado, mas é verdade, você descreveu com exatidão o trabalho do River como ator, o talento único dele.

      Excluir
  4. Que bela postagem! Adorei especialmente a descrição que o Keanu faz do River, falando com tanto prazer do seu senso de humor e de seu talento. E fiquei emocionada com as palavras da Rain, ela e o River eram muito ligados, deve ser difícil para ela falar sobre isso, como é para o Joaquin.

    Femme, obrigada pelo trabalho imenso que você tem, pesquisando e traduzidno tanta coisa interessante para os fãs de River.E esse foi nosso presente de Natal!

    Beijos e continue seu belo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo reconhecimento e pelo incentivo, Anônimo. Faço com todo prazer por amor a River! :)

      Eu também adorei a declaração do Keanu, dá pra vislumbrar um River divertido e ótimo companheiro de cena. E quanto a Rain, certamente ela nunca falará sobre ele sem uma tristeza no olhar. Eles estavam muito tempo juntos, até por causa da banda. A saudade deve ser eterna.

      Beijos.

      Excluir
    2. Femme, falando no Keanu, você disse um vez (se não me engano)que um dia ia publicar todas as declarações dele sobre o River aqui no blog, mas que era dificil, por ser muito triste. Então, eu gostaria de pedir pra você publicar, porque eu gostaria muito de poder ler essas declarações e acho que muita gente que acessa o blog tbm, já que eles eram tão amigos seria bom saber o que o Keanu falou sobre ele, ia dar pra conhecer um pouco mais do River.

      Excluir
    3. É verdade, sweet child, eu estou preparando esta postagem há algum tempo, mas como quero postar algumas declarações dele que não estão na net, são de revistas antigas que tenho guardadas, se torna um pouco mais trabalhoso. Mas acho que vai valer a pena a espera.

      Excluir
  5. Olha, Femme, eu tô até ficando preocupada, viu? Como eu redescobri o River Phoenix recentemente, eu tô tentando me atualizar de tudo o que há sobre o River: sua história, sua filmografia, seus ideais, etc. Então o que eu digo por aqui, sai de mim como um deslumbre. Eu até me sinto invadindo, de certa maneira, um território de quem já o conhece bem e o cultiva há mais tempo.
    Ele é tão encantador como personalidade que você quer prolongar o que lê objetivamente, com outras pessoas, pra saber outras opiniões, se aproximar de quem também está nesse encantamento junto com a gente.
    Estava pensando comigo, os adolescentes de agora não têm mais esses ícones tão legais, conscientes e charmosos hoje em dia. Tudo parece hiper fabricado. Não sei...
    Apenas lamento que o River tenha morrido. Sem dúvida, ele queria tocar o perigo, faz parte da natureza de quem está "crescendo", se encontrando e de quem tem uma personalidade forte, desafiadora, questionadora e livre.
    Agora pronto, tô vindo aqui sempre. Tô comentando e tudo. E agora, José? rs

    Beijão a você Femme que trabalha na manutenção da memória desse fofo do River.

    Rose Gainsbourg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas, Rose, isso é ótimo! River me deslumbra sempre. :)

      Não se sinta uma "invasora", mas sim uma participante muito bem vinda. Seus comentários são ótimos, consistentes e interessantes. Na verdade, é um privilégio para qualquer blog ter bons comentaristas, pois isso estimula o trabalho de mantê-lo vivo, e o mais importante, acrescenta à divulgação do legado do artista. São pessoas como você que tornam este trabalho gratificante. ;)

      E quanto a River... ah, ele desperta mesmo essa admiração e curiosidade sem explicação, que nos toma e nos faz embarcar numa jornada riquíssima, muito mais do que se espera de um "ídolo adolescente". É tão difícil aceitar que River morreu quando ele ainda consegue despertar tantos sentimentos e emoções! Eu particularmente vejo o River como você: um espírito livre, corajoso e desafiador. Alguém disposto a pagar o preço de traçar seu próprio caminho. Alguns nunca conseguirão passar de meros coadjuvantes na sua própria história, River sempre foi a estrela.

      Espero vê-la muitas e muitas vezes discutindo River aqui!

      Beijos.

      Excluir
    2. Se junta Femme e Rose Gainsbourg, é só comentário bombástico, no melhor sentido. Vcs 2 são uma atração a parte no blog..rs. Gente, quantas vezes vou ter que dizer que esse espaço é simplesmente divino. Às demais River adictas, que possamos cada vez mais interagir através desse elo fofo que é River. Esse homem transcendeu qualquer plano espiritual com sua arte e seu brilho próprio. Daí estarmos nós aqui hj exaltando td de bom que ele nos deixou sem nem ter ideia do quanto. Bjos, amados(as)!

      Excluir
  6. River sempre tao fofo: "Hans, sente-se perto de mim". Ah se ele dissesse isso pra mim... Hahaha... Mas brincadeiras a parte, esse filme é um show de atuaçao, hein. Nunca assisti ele todo, so assisti as tres primeiras partes no youtube e apenas por esse começo deu pra perceber a qualidade do filme e sem falar que o meu galego ta lindo demais... Afff, o River é sempre lindo, mas nesse filme ele ta muito perfeito... O corte de cabelo dele ta lindo! Vou assistir o filme todo pois acho que vale a pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale muito a pena assistir o filme todo, Anônimo! E reassistir e assistir de novo muitas vezes porque o filme é riquíssimo, e tem nuances que você vai descobrindo aos poucos...rs...

      E River sempre adorável com os que o cercavam. Ele é demais.<3

      Excluir
    2. Jesus, além de gentil, educado, pra nós, fofo, lindo. Eu vou é comprar esse filme pra ter sempre que as saudades apertarem mais.

      Excluir
  7. Ola Femme!!!Mas é impressionante como ninguem tem uma pontinha de maldade pra falar do Riv,é inacreditavel o jeito como as coisas aconteceram,eu acredito q no mundo jamais havera alguem com tanta beleza externa e interna como River tinha,Ele era tudo isso numa pessoa só,e Deus na sua misericordia o levou antes mesmo q esse ser iluminnado pudesse sofrer como ele sofria,por muito mais tempo,hj eu entendo o porque de tudo isso,mas ainda nao conformei,eu tenho esse filme e confesso q a beleza e a intensidade dele nesse filme fica dias na minha mente,vou falar o q né,o filme é com River Phoenix,teria como dar errado??JAMAIS
    Femme um beijo enorme e um feliz ano novo pra vc,nunca deixe de ser essa Femme apaixonada,tem varias pessoas q sofrem dessa mesma doença pelo Riv rsrsrsrsr bjs bjs bjs Happy New Years!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naty, isso era o melhor de tudo: River tinha uma luz, um brilho, que, embora deixasse ofuscados os mortos de inveja, iluminava todos que sabiam (e ainda sabem) reconhecer a beleza e a delicadeza de uma alma. E nem se preocupe, River sempre estará no meu coração. :)

      Feliz 2013 pra você também, querida!

      Beijos.

      Excluir