?

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Entrevista com Peter Bogdanovich sobre River Phoenix/2012

 


Por Nicki Richesin,


Se a Geração X teve um herói, este foi River Phoenix. Em cada performance vulnerável, ele parecia incorporar os pensamentos e preocupações de uma geração inteira. Em 27 de setembro, Dark Blood o último filme em que Phoenix apareceu , mas nunca concluíu, vai estrear no Festival de Cinema da Holanda, em Utrecht. Quase 19 anos depois de sua morte, o diretor holandês George Sluizer irá desvendar o último filme de Phoenix.

Eu encontrei Phoenix uma vez em turnê com sua banda Aleka's Attic em um clube num metrô abandonado em Knoxville, Tennessee. Durante uma passagem de som antes do show, a multidão entoava: "River! River!" Notei um moleque desalinhado, um leve musgo espanhol cobrindo seu rosto. Quando ele olhou para mim envergonhado, ele disse: "Eles não têm nenhuma idéia de que sou eu." Então eu me dei conta de que o garoto para quem eles estavam gritando (River! River!) estava em pé ao meu lado. Fiquei tão chocada que mal conseguia falar, mas naqueles poucos momentos vislumbrei uma pessoa reservada oculta, um jovem que desejava o anonimato, mas se sentia obrigado a se apresentar para o seu público admirador, exatamente como ele teve que fazer quando era criança nas ruas de Caracas, Venezuela.

Irmão mais novo de Phoenix, Joaquin também criou I'm Still Here, um olhar perturbador de como a fama distorce a identidade de uma pessoa. Em muitas representações luminosas de River Phoenix de jovens homens, muitas vezes com problemas - o que deixou uma impressão marcante foi The Thing Called Love. Com seu último filme que estrelou e concluíu, Phoenix roubou a cena como um homem doce e jovem chamado James Wright tentando tornar-se um cantor de música country em Nashville. Falei com o diretor Peter Bogdanovich sobre a produção de seu filme e  e os últimos dias horríveis após a morte de Phoenix.



   Peter e River no set de filmagens de The Thing Called Love


Nicki Richesin: Em 1993, você dirigiu um filme incrivelmente encantador The Thing Called Love com River Phoenix as estrelas então relativamente desconhecidas Sandra Bullock e Dermot Mulroney. Você lançou River Phoenix como um garoto rebelde, uma espécie de bad-boy-tentando-o-bom--retorno em James Wright. O que inicialmente o atraiu para River como protagonista e como você o encontrou trabalhando com ele em seu filme?

Peter Bogdanovich: Quando estávamos preparando o filme, nós pensamos que ele era um nome grande demais e que ele não estaria interessado já que isso é essencialmente escrito a partir do ponto de vista de mulheres. River queria cantar em um filme e isso lhe daria a chance de cantar. Quando falamos ao telefone, eu disse: "Eu tenho apenas uma pergunta para você. Você nunca jinterpretou um personagem com essa margem para ele. Como você faria isso? "E ele disse, "Silêncio." Eu pensei que esta era uma resposta tão brilhante.


NR: Há uma cena marcante no filme, quando James vê Miranda Presley (interpretada cativantemente por Samantha Mathis) se apresenta no famoso bar Bluebird de Nashville. Ele diz: "Isso foi tão comovente" e isso meio que parte seu coração, ouvi-lo proferir esta frase. Ele é orgulhoso e vulnerável e apaixonado, mas há essa determinação triste no rumo dele. Esta fala foi improsivada ou você orientou Phoenix para revelar tudo isso naquele momento?

PBEssa foi uma improvisação. Samantha Mathis rompeu com John Leguizamo, depois de trabalhar com  River. Eles eram muito apaixonados. Eles se apaixonaram quando eles se beijaram na traseira do caminhão.


NR:  Por que foi importante para você dirigir este filme sobre um amor jovem condenado e numa espécie de reviravolta sobre o tema: uma garota da cidade grande que vai para uma pequena cidade para tentar se tornar algo?

PB:  Eu gosto de música country e pessoas jovens. Eu gostei do enredo básico e pensei que era uma boa história de quatro garotos que tentam fazer isso. Eu fui atraído para a idéia.



NR:  Como você acha que River alcançava tal intensidade na tela?


PB:  Ele realmente entrava nisso. Eu não encontrei com ele até que ele foi para o papel. No momento em que ele veio para a Califórnia, ele estava no papel. Eu pensei que ele estava um pouco nervoso, um pouco difícil. Eu não conheci o verdadeiro River Phoenix até depois das filmagens. Eu descobri que ele era mais como Huck Finn. Ele era adorável e uma grande ajuda na filmagem. Ele tinha o que Hemingway chamou de "um detector de merda embutido". Tivemos dois roteirstas para o roteiro e ele iria reclamar se ele não gostasse das falas, mas ele era glorioso para se trabalhar.
 

NR: Como você se sentiu quando descobriu que ele tinha morrido?


PB:  Ele foi correto durante as filmagens. Eu tinha um encontro com ele em 01 de novembro, um dia depois que ele morreu. Quando falei com ele algumas semanas antes, ele disse que ele estava limpo e estava limpo há 3 ou 4 meses. Fiquei devastado com sua morte. Nós tínhamos acabado participar do Festival de Cinema de Viena e isso foi apresentado com grande sucesso. Saímos de Portofino por alguns dias e no vôo de volta para Los Angeles, eu estava conversando com um amigo, o roteirista Robert Towne. Ele estava delirando sobre Johnny Depp e eu estava delirando sobre River Phoenix. Quando pousamos, Bob me disse que não tinha certeza, mas ele tinha acabado de ouvir que River tinha morrido. Minha assistente me encontrou no aeroporto para me dizer. Eu senti como se tivesse sido atingido na cabeça. No dia seguinte, fui até a casa dele e Joaquin chorou nos meus braços. 


NR: O que você acha que será o legado de River Phoenix?

PB: Ele era um ator brilhante. Um ator muito talentoso e um doce de pessoa. Eu acho que um  jogo indecente estava em ação no seu último dia. Alguém passou cocaína ou heroína não diluída para ele. Algo letal. Eles decidiram não prestar queixa disso. Ele não fez muitos filmes e por isso ele não teve a chance de viver o seu potencial. Tony Curtis disse: "É impossível calcular o nível de inveja em Hollywood." Eu acho que a inveja matou
ele.

 

Fonte: Huffington Post, em setembro de 2012

29 comentários:

  1. UAU!!!Amei esta frase''A INVEJA MATOU ELE'' falou tudo!!
    Femme,mais uma materia mostrando quem foi River,amei,sai do chão,obrigado por mais esta lição!!!no more words to say!! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naty, eu também adoro estes depoimentos falando do talento incrível e das qualidades de River como ser humano! Acho tão comovente ver como ele deixou estas memórias em tantos que trabalharam ou conviveram com ele, e que continuam amando-o e admirando-o tão profundamente até hoje.

      Excluir
  2. Não entendi o que ele quis dizer com a inveja matou ele? ele estava se referindo a pessoa que deu as drogas para ele ou as pessoas que viviam em Hollywood?

    Eu não acho que a inveja tenha nada a ver com a morte dele. Eu acho que o que provocou a morte dele foi os motivos que levaram ele a usar drogas e sua própria personalidade, por ser uma pessoa aparentemente muito sensível. É muito difícil para uma pessoa assim, viver nesse mundo em que a gente vive, as coisas ruins afetam muito mais as pessoas sensíveis do que as outras pessoas e eu acho que ele sofria de depressão que é uma doença muito séria. Acho que ele tinha uma dor vinda da época da sua infância difícil e isso se agravou por ele ter se tornado um ator famoso. Enfim eu acho que ele tinha muitos problemas, não acho que sua morte tenha uma única causa ou um único responsável, acho que foi um conjunto de coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sweet child,

      Eu concordo com grande parte do que você disse. River realmente teve uma infância difícil, muitas responsabilidades sobre ele, um grande senso de justiça e humanidade que deve tê-lo feito sofrer muito com este mundo cruel, desumano e injusto em que vivemos. Mas River não era só tristezas ou problemas. Ele se divertia muito, tinha uma família e amigos que o adoravam, muito reconhecimento pelo seu trabalho e pôde contribuir para os projetos sociais em que acreditava. No fim das contas, acho que ele teve uma boa vida. Ele viveu mais em 23 anos do que muitos viverão em 100 anos!

      Mas, quanto à sua morte, ficou claro que Peter Bognadovich culpa um certo sujeito que entregou naquela noite a droga pura, sem diluição, portanto mortal, a River. E pelo jeito, atribui intencionalidade ao ato dele. Eu, particularmente, não acredito nisso. Para mim, ele não é um assassino, mas certamente sua presença foi essencial pra morte de River, inclusive por ter tentado impedir que ele fosse socorrido logo.

      Então, acho que sua morte foi mesmo "acidental", no sentido de não ser uma consequência lógica de seus atos ou inevitável... mas, sim, como lindamente escreveu Jorge Luis Borges: "Destino, tal é o nome que damos à infinita operação incessante de milhares de causas embaralhadas."

      E o destino de River foi surpreendente até o fim.

      Excluir
  3. Femme, eu não acho que a vida do River era só tristeza, eu até ia falar sobre os pontos que eu acho positivos da vida dele e outras coisas também, mas já era de madrugada quando eu deixei o comentário e eu já ia ir dormir.

    Esse diretor é louco? porque o John teria inveja do River? ou porque iria querer matá-lo? não faz o menor sentido! Nunca à uma conclusão sensata de um fato, quando só se conhece um lado da história. Se fosse o contrário as opiniões seriam as mesmas? Não! não seriam. Eu acho que quando você muda a sua opinião dependendo de qual lado da história você ou alguém que você gosta está, é porque você está errado!

    Femme, você pode explicar essa história de "ter tentado impedir que ele fosse socorrido"? outra coisa que eu já queria perguntar faz tempo: Como sabem que foi o John que deu a dose fatal de drogas para o River? tinha mais alguém com eles no banheiro? ou só tinha os dois, então ficou claro que foi ele? quem afirmou isso?
    Os familiares do River, fora o pai que eu já sei, culpam o John pela morte do River? você já leu ou viu o John falar especificamente sobre esse momento em uma entrevista? Queria ouvir a versão dele dessa história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sweet chlid,

      O Peter Bognadovich não é louco. Ele é muito sério e respeitado. Creio que se ele disse algo que nos soa tão estranho deve ser porque ele deve se referir a fatos e/ou pessoas que nós, meros fãs, não temos acesso nenhum. Mas não podemos esquecer que ele conheceu pessoalmente pessoas que estiveram diretamente envolvidas na tragédia. E que ele ouviu em primeira mão os relatos de Samantha, Joaquin e Rain já no dia seguinte, quando as lembranças ainda estão claras. Depois, ele relatou tais fatos publicamente, e ninguém nunca desmentiu o que ele disse. Não sei se o que ele diz é verdade, mas com ceteza ele tem informações que nós não temos, então não podemos julgar se ele é louco ou apenas alguém que sabe mais, muito mais, do que nós. Mas a realidade às vezes é mais estranha que a ficção.

      Sobre Frusciante, não sei quem o acusou a primeira vez, mas podemos imaginar que foram pessoas próximas a River, porque o pai dele afirmou isso com toda convicção embora não estivesse presente. Logo deve ter ouvido isso de Joaquin, Rain ou Samantha. Ou de todos eles. Alguns presentes dizem que foi seu "amigo junkie". Além disso, todos os amigos se afastaram de Frusciante após a morte de River, como confirmado por ele mesmo, porque ele "cheirava a morte."

      Só uma correção: eu não disse que "ele tentou impedir que River fosse socorrido", mas sim que fosse "socorrido LOGO." Ou seja, ele atrasou o socorro. Isso está no relato de Samantha a Peter, e também em várias reportagens da época, quando testemunhas afirmaram que "um homem" tentou afastar Samantha de River quando ele desmaiou, dizendo que ela "deixasse ele em paz", pois "ele ficaria bem". Samantha disse então que entrou correndo no clube para pedir ajuda a Joaquin e Rain, e só então o socorro foi chamado. Samantha ficou extremamente indignada com a postura deste amigo junkie, e claramente o culpou pela morte de River, mas Heart se recusou a fazer qualquer denúncia. A polícia, inclusive, chegou a abrir uma investigação por homicídio, que foi encerrada depois.

      Eu nunca ouvi o Frusciante falar daquela noite. Mas é impressão minha ou você está cada vez gostando mais dele?

      Eu, sinceramente, estou ficando cansada de discutir isso. :/

      Excluir
    2. Quando disse louco, foi só uma maneira de dizer que eu achava que ele estava errado ao afirmar isso. Não quis ofende-lo, não o conheço, portanto não posso afirmar nada sobre ele.

      Eu nunca duvidei que essa história fosse verdadeira, mas só sabia de uma parte, então queria saber tudo(na medida do possível) para poder ter uma opinião concreta sobre isso. Quando eu perguntei quem fez essas afirmações, era porque eu queria saber se tinha mais alguém presente, que tivesse falado o que aconteceu de uma maneira completa não só algumas partes. Por exemplo agora com o seu relato eu fiquei sabendo coisas que antes eu não sabia.
      Você conhece River a muito mais tempo do que eu, e obviamente sabe extremamente mais dele do que eu, eu percebi o quanto você é fã dele, por isso pergunto as coisas pra você, porque no que você diz eu confio, não gosto de procurar sobre ele em outro lugar, porque não tenho muita certeza se é verdade, então sempre que tenho uma dúvida eu pergunto pra você, porque você eu sei que vai falar a verdade. Eu não sei se você percebeu mais não foi só sobre esse assunto que eu perguntei para você, se você ler meus comentários anteriores vai perceber. Eu sempre respeitei a sua opinião e as das outras pessoas que comentam aqui, e eu intencionalmente sempre digo "eu acho" antes de dizer alguma coisa para deixar claro que é a minha opinião e não uma verdade absoluta, e que eu não certeza, pois não conheço bem tudo que envolvia River e nunca quis botar minha opinião acima da de ninguém.

      Femme,você está errada, eu não estou gostando cada vez mais dele. E eu não sou fã do Frusciante, não sou fã do Red Hot, e tenho que dizer: eu nem sabia quem ele era,até esse ano, eu só me interessei em saber sobre ele, por ter lido sobre ele aqui no blog, mais precisamente pela ligação dele com River, a mesma coisa com Flea eu tbm pesquisei sobre ele por ter lido sobre ele aqui no blog, o único da banda que eu conhecia, e só o nome, era o Anthony, portanto não a motivo nenhum para que eu goste dele, certo?

      Eu não falo sobre isso o tempo todo, pelo menos não intencionalmente, eu só falo sobre isso quando a um poste relacionado ou comentários sobre isso.

      Eu não sabia que meus comentários te incomodavam. Nunca quis ofender ou desrespeitar River,eu o admiro muito por isso sempre acesso o blog, por isso tenho a imensa vontade de ver todos os filmes dele. Me desculpa, Não deixo mais comentários no blog. se você quiser não entro mais aqui. É uma pena.

      Excluir
    3. sweet child,

      Primeiro, eu não disse que vc só discute sobre isso, ou que fala disso o tempo todo, até porque eu respondo tudo o que vc comenta, então sei que não é verdade. Neste caso, em especial, vc me pareceu "indignada" demais com o Peter, o que me surpreendeu. Daí minha pergunta sobre Frusciante, mas jamais quis fazer patrulhamento sobre seus gostos.

      Quando disse que estava ficando cansada de discutir isso não estava me referindo a você, especificamente, mas às váias vezes que isso foi discutido aqui em detalhes, inclusive atraindo alguns fãs de Frusciante que deixaram comentários ofensivos a River e aos fãs dele. Talvez você não saiba disso porque eu apago todos imediatamente.

      Então, não são os seus comentários que me cansam, mas este assunto, pois percebi que esta discussão sempre acaba se transformando num "julgamento" improvisado. Temos promotores, advogados de defesa, juízes, vítima e réu (os quais, curiosamente, invertem de posição dependendo de quem julga a história). Mas, a rigor, não temos os fatos completos. Então, tudo é mero "achismo". E isso, sim, me incomoda porque é uma discussão estéril e sem fim, entende?

      Portanto, que fique claro: vc é muito bem vinda aqui, como sempre, assim como todos os fãs de River. E, inclusive, os fãs de River que também são fãs de Frusciante! :) Eu defendo a liberdade de expressão. A única coisa inaceitável aqui são ofensas a River, coisa que vc nunca fez. Então, sinta-se à vontade para comentar, mas nem sempre as pessoas vão te responder como vc quer. :)

      Depois eu publico o relato completo de Peter Bognadovich aqui.

      Beijos.


      Excluir
  4. Oi Femme eu juro q eu tentei encontrar palavras pra esclarecer a duvida da nossa amiga Sweet Child,mas,só sei q eu entendi perfeitamente o vc explicou acima e oncordo plenamente com todas as suas palavras,mas eu não consegui achar as palavras certas pra tentar ajuda-la a entender,se eu tentar va dar mais nó ainda na cabeça dela,EU NÃO SEI ME EXPRESSAR EM PALAVRAS Q ÓDIO!!!Me desculpem meninas,mas, eu tentei,juro bjs pra vcs duas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naty, não se irrite com isso...rs... às vezes as palavras adequadas para descrever o que pensamos ou sentimos somem mesmo, mas isso é um exercício diário. Mas eu entendi o que você tentou dizer. ;)

      Beijos!

      Excluir
    2. Naty, obrigada por me tentar ajudar a entender, eu entendi o que ela disse só queria saber a história de uma maneira mais precisa. É normal não conseguir explicar alguma coisa, quem nunca Disse: "Eu sei, só não sei explicar" rsrs e você é muito simpática!

      Beijos

      Excluir
  5. Apesar de eu ser loucamente apaixonada pelo River, não atribuo a culpa da morte dele ao John. Se um pessoa viciada chega e pede alguma droga a um mais viciado ainda é claro que ele vai dar, ou alguém acha que o cara que ta doidão vai falar assim: "Não River, isso faz mal a saúde; não vou te dar droga alguma". Claro que não!!! Não sou nenhuma fã do John Frusciante- inclusive as únicas pessoas de que sou fã são River e Ayrton Senna- mas sinto pena do John as vezes, o cara chegou no fundo do poço, fez de tudo pra se reerguer, tenta fazer o trabalho dele e ser feliz e ainda tem gente chamando ele de assassino! E isso é uma coisa muito triste porque eu tenho certeza que ele ainda pensa nisso e sente culpado, pois fizeram acreditar que ele é culpado!!
    Antes eu também achava que ele era culpado, mas percebi que ele não teve culpa, ele, como o River, também foi uma vítima, vítima das drogas- que não tenho palavras para expressar o quão terrível é essa substância. A diferença é que ele sobreviveu, mas também chegou bem perto da morte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Só uma correção: nenhum relato sobre aquela noite diz que River "pediu" a droga, mas vários dizem que Frusciante a ofereceu a River dizendo "Tome isso, Você vai se sentir fabuloso!" Não sei se é verdade, mas entendo perfeitamente que o pai de um garoto morto aos 23 anos chame o fornecedor da droga letal de "assassino". Embora Frusciante possa ter sofrido, penso que a dor de perder um filho é incomparável. A maior dor do mundo, incurável, insuperável, indescritível. E, no final, Frusciante está vivo e River está morto, o que eu sempre lamentarei. Esta diferença é TUDO.
      .

      Excluir
    2. É claro que a diferença é tudo, pois a morte é algo irreversível.Mas o que estou tentado dizer é que mesmo se Frusciante tivesse oferecido a droga, River não era obrigado a aceitar. Se River usou a droga foi por momento de fraqueza, já que ele era dependente.E Frusciante também era dependente, então como a droga fazia-o se sentir "fabuloso", ele iria oferecer ao amigo que estava triste-segundo relatos- e já tinha usado algumas vezes. E no depoimento que eu vi ( Últimas 24 horas de River Phoenix) mostrava que River tinha pedido a droga, mas isso é uma coisa que nunca saberemos ao certo... O importante é que mesmo com todas as fofocas e gente tentando tirar a reputação de River, isso nunca aconteceu porque as pessoas não são bobas e sabem quando alguém é verdadeiro e sincero.

      Excluir
    3. Para mim, Chris Chambers deu a resposta ideal para tudo isso: afaste-se dos amigos que levam você para baixo. No conto que deu origem ao filme Conta Comigo, ele ainda compara certos amigos a pessoas se afogando que se agarram no seu pescoço e levam você para o fundo com eles. Faltou um Chris na vida de River...:(

      Excluir

  6. É muito lindo ver como este diretor fala de River: "Ele era adorável". "Ele era um ator brilhante e um doce de pessoa." Ele realmente descreveu River como eu imagino ele. Um amor de pessoa e um grande profissional.

    Femme, eu concordo com você. Esta discussão sobre Frusciante cansa, só dá problemas. River morreu e nada vai mudar isso. Mas eu não suporto esse Frusciante, para mim ele foi uma péssima influência para River. Mas cada um acredita no que quiser.

    Obrigada por mais este post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. River desperta os melhores sentimentos naqueles que tiveram a sorte e o privilégio de conviver com ele.

      Beijos.

      Excluir
  7. Chorando ao ler isso :-(

    River eterno!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô, Aline, eu sei...

      Especialmente no mês de outubro, né? :(

      Excluir
  8. Vai ter uma homenagem pro River aqui amanhã ? (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Femme, qual o seu e-mail? Pode me passar? Eu gostaria de compartilhar algo hehe

      Excluir
    2. Oi, Victória

      Eu não sei sobre amanhã, mas sempre me lembro dele nesse dia... :(

      Meu e-mail é femmesol@gmail.com

      Beijos!

      Excluir
    3. hoje dia 31 sem comentarios mais estou assistindo (the thing called love) ele esta cantando Until Now ''ai que saudade''

      Excluir
  9. Olá a Femme e a todos!

    Também sou mais uma admiradora do amado River...achei lindo o blog e o discurso do diretor. River sempre foi admirado por todos...E sabe, concordo com o diretor...River despertava muita admiração e na minha opinião, acho que havia muita inveja dele sim...nesses meios (Hollywood) tem muita inveja e concorrência mesmo...me desculpem pela minha opinião....mas eu nunca havia lido ou obtido mais informações sobre o que poderia ter acontecido com ele naquela noite e fiquei mais triste ainda .não gosto do Frusciante e mesmo tão leiga sobre tudo, também não consigo gostar do Flea..sei lá...só meus sentimentos...desculpem qualquer coisa....envio paz e luz para nosso River e para todos!

    Beijos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Que bom conhecer mais uma fã do River! Seja bem vinda...

      E que bom que vc gostou do blog, ele é feito com muito amor e mesmo não mantendo hoje a mesma frequência de atualizações, ainda reflete o meu imenso AMOR por River!

      E com certeza River era alvo de muita inveja (o que muitas vezes vem junto com a admiração intensa), e sensível como ele era, devia sentir "certas vibrações estranhas" em sua direção...mas ele era da paz e também gerava muito amor nos que o rodeavam, né?

      Espero que vc aproveite bemmm o blog!

      Beijos!

      Excluir
  10. River lindo..vc é inesquecível..esteja onde estiver...cada vez mais depoimentos que só comprovam o quanto vc era querido. Só lamento que o dia 31 de outubro de 1993 tenha existido..poderia ter sido excluído do calendário mundial.

    ResponderExcluir