?

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

[Crítica] 'Dark Blood', o Filme Inacabado de River Phoenix

.


Por Ard Vijn,


Ontem à noite, Twitch estava presente na primeira exibição pública do filme inacabado do diretor holandês George Sluizer, Dark Blood, estrelado por River Phoenix. Anteriormente, na quinta-feira, houve uma exibição para a equipe e a imprensa, que em seguida foi aplaudida de pé, durante muito tempo. E, de fato, após esta apresentação aconteceu a mesma coisa. Aconteceu de novo quando George Sluizer, que estava presente durante as duas exibições, terminou o Q & A depois.

Então 
Dark Blood é uma obra-prima que merece uma resposta tão forte? Bem ... não exatamente. A maior parte dele é linda, e partes dele são muito boas, mas é muito claro que o filme está inacabado, uma obra que estava em andamento. O aplauso é provavelmente mais um testamento da incrível história do filme. Vou elaborar.

A História:

Casados há muito tempo, ​​Buffy e Harry (Judy Davis e Jonathan Pryce) viajam através do deserto em seu Bentley, na esperança de reacender seu relacionamento com um fim de semana romântico. Quando o carro quebra no meio do nada, eles parecem condenados. Mas então eles recebem ajuda de um jovem eremita chamado Boy (River Phoenix), que por acaso vive lá.

Seu salvador pode facilmente levá-los de volta à civilização, mas constantemente adia isso, para o desgosto crescente de Harry. Em vez disso, o casal recebem aula após aula sobre como as ricas pessoas brancas pisaram a Terra e os índios locais. Pior ainda, Boy construiu um abrigo grande para esperar "o fim do mundo" e vê um futuro, para si mesmo, junto com Buffy ...






O Filme:

Dizer que Dark Blood tem tido uma história estranha é um eufemismo. Com mais de 80% do filme terminado e apenas algumas cenas internas por fazer, a famosa
estrela do filme River Phoenix morreu de uma overdose de drogas. A produção parou imediatamente, para nunca mais ser reiniciada.

A filmagem inédita desapareceu nos cofres de uma companhia de seguros, que, em 1999, decidiu queimar tudo para economizar em custos de armazenamento. O diretor George Sluizer ouviu falar sobre isso dois dias antes da incineração acontecer. Ele conseguiu organizar um roubo no meio da noite, e teve todos os 700 quilos de material do filme contrabandeados para a Holanda. Em suas próprias palavras: "Do meu ponto de vista, eu salvei o filme, mas de todos os outros do pontos de vista eu ... hem ... roubei ele."
 

No início deste ano, Sluizer, 80 anos, soube que sua saúde estava se deteriorando e ele provavelmente não viveria para ver 2013. Ele decidiu concluir a edição do filme em um todo assistível antes de sua morte. Dark Blood já começa com uma breve introdução falada pelo diretor, na qual ele afirma que a metragem inacabada era como uma cadeira com as duas pernas. "eu agora acrescentei uma terceira perna, e nós nunca  veremos a quarta, mas pelo menos a cadeira pode ficar de pé agora."

E isso ele consegue, embora de uma forma, às vezes, um pouco instável. Em determinados pontos o filme congela temporariamente, e a voz do diretor soa para explicar que está faltando em mais algumas cenas. Isso funciona, apenas, mas Sluizer não é o melhor narrador, e seu sotaque e trabalho de voz puxa você para fora da história a cada vez. Não ajuda que, a certa altura, Buffy lê em voz alta de um roteiro ruim para o qual seu marido deve fazer testes, e então, depois de uma hora, Sluizer uma parte igualmente piegas de seu próprio roteiro. Várias destas interrupções poderiam ter sido retiradas inteiramente, ou facilmente entregues com mais brevidade. Por exemplo, em um deserto cheio de pedras afiadas, nós realmente precisamos de uma explicação elaborada a respeito de porquê Buffy machuca seu pé?
 


Mas o filme em si é muitas vezes fascinante. Usando as locações de Utah ao máximo, Dark Blood contém um grande número de imagens de paisagens bonitas. Normalmente, em uma produção inacabada é o dinheiro que está em falta, mas neste caso, o oposto é verdadeiro. Todas as cenas exteriores tinham sido terminadas, significando que tudo que envolvia automóveis, lutas ao ar livre, fogo e as cenas de paisagem está incluído no filme. Apenas algumas cenas internas estão faltando.

Um problema maior do que cenas faltosas é que o filme em si não envolve
inteiramente o público. Não há realmente nenhuma personagem fácil de se torcer. Eu sou a favor de algum cinza em um filme, mas o casal descrito aqui é quase totalmente repugnante, e terminantemente estúpido para começar. Eu não vou estragar exatamente quão estúpidos eles são, mas esses personagens estão irritantemente no alto da escala, se perdendo uma vez atrás da outra, embora haja, você sabe, estradas.

Apesar disso, cada um dos atores tem seus pontos altos. Eu sempre fui um grande fã de River Phoenix desde Stand By Me, Mosquito Coast e Indiana Jones e a Última Cruzada. Aqui, novamente ele prova o quão carismático e envolvente ele conseguia ser na tela e que
maldito desperdício foi sua morte precoce. Jonathan Pryce faz parecer que o papel de Harry foi escrito especificamente para ele, um reservado e pomposo ator britânico com uma raiva fervente escondida dentro dele. Judy Davis tem alguns tropeços, mas ela dá conta quando o roteiro exige algo adicional ou mais difícil, e seu personagem se torna mais verossímil à medida que o filme prossegue.

No final, nós nunca saberemos o quão perto esta versão de Dark Blood é do que estava previsto inicialmente, ou o quão bom que o filme poderia ter sido. Na versão atual de Sluizer, trabalhando com o que ele tinha, ele ainda não pode cortar todos os cantos do jeito que ele queria. rangidos na estrutura, e a mensagem é agora entregue de uma maneira bastante desajeitada. Há também alguns erros de continuidade presentes (como a mudança da cor do cabelo de Boy
). No entanto, Dark Blood é certamente um filme interessante, e definitivamente vale a pena conferir se você é um fã de qualquer um dos criadores e atores envolvidos.
 

Os aplausos em pé nas últimas duas exibições certamente foram, em parte, para o filme, e o esforço e a aventura de colocar esta versão em uma tela. Mas foi principalmente uma recompensa para a tenacidade de seu diretor morrendo, e uma última chance de agradecê-lo por tudo que ele fez por nós durante os anos 50 no mundo do cinema.

Conclusão:

Esta versão de Dark Blood é um animal estranho. É quase polido o suficiente para ser considerado como um filme acabado. Quase.

As imagens, música e atores certamente tornam assistir a ele um exercício interessante. Mas na sua forma atual, não é uma obra-prima, e talvez nunca teria sido, ainda que River tivesse vivido até o fim da produção.
Ainda assim, este filme é recomendado, especialmente se você está curioso sobre o processo de filmagem e não se importa detectar uma emenda ocasional.

Dark Blood ainda não pode ser distribuído comercialmente devido a disputas legais sobre os direitos do original, mas foi mostrado três vezes no Festival de Cinema Holandês em Utrecht. Mantenha os olhos abertos, pois ele pode visitar um festival perto de você, e com toda a probabilidade, esta pode ser a única chance que você vai ter de vê-lo com o público.

 
 Fonte: Twitch Film, em setembro de 2012

48 comentários:

  1. Oi Femme,entao,como todos os trabalhos q ja assisti do Riv,é obvio q eu nao posso morrer sem assistir esse filme,mas me diga uma coisa,vc sabe se a familia Phoenix cedeu pelo menos um pouquinho a respeito do lançamento e do termino do filme???porque ate onde eu nao sei nao tinham terninado ainda ou eu to errada e nao to sabendo??rsrsrs
    bjssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Naty

      Eu também não posso perder por nada! Só esse olhar de River já diz tanto...

      Olha, a família não cedeu em nada, mas na verdade ela não tem nenhum poder de decisão com relação ao lançamento do filme. E existem muitas negocioações em andamento com quem tem este poder. E a mãe de River, que sempre tenta fazer a paz, mandou uma cartinha bem gentil pra Sluizer. Estou tentando achar a carta inteira pra postar aqui. ;)

      Beijos!

      Excluir
  2. Estou torcendo para que alguém nesse festival tenha filmado o filme.
    Claro que eu quero ver com uma qualidade boa de DVD e etc. Mas estou achando que esse filme não vai sair em DVD. Nenhum dos lados vai ceder...
    Deveriam deixa-lo como uma homenagem a River Phoenix,já que vão fazer 20 anos desde a sua morte. Ele ajudou muitos empresários de Hollywood a encherem os bolsos de dinheiro. E só pra constar, ainda ajuda!
    Cada filme desses que vende(eu comprei Stand By Me original) é dinheiro que vai pra todos eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renan,

      Hum, tenho boas novas, então! ..rs.. Na verdade, as negocioações estão bem adiantadas e existe uma enorme cha'nce do filme ser lançado em DVD! Os produtres assistiram ao filme e ficaram impressionados com a reação positiva da platéia. Foram longos minutos de aplausos em pé! Ou seja, uma boa perspectiva de lucro com o lançamento.

      Em breve teremos esta confirmação oficial, pode esperar.

      Ah, Renan, você viu o site que encontrei pra baixar filmes, o www.yesfilmes.org? Vi que tem "Snakers" legendado lá! Acredito que tenha alguns outros. :)

      Excluir
  3. DETALHE:ASSISTINDO NESSE EXATO MOMENTO RIVER NO CANAL TCM EM CONTA COMIGO,HAVERA REPRISES É SÓ VER PROGRAMAÇAO,LINDO LNDO LINDOOOOOOOOOOOOO!!!AI MEU CORAÇÃO!!!!!BJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, que massa!! Nem vou colocar lá pois tenho que sair daqui a pouco e se começar a assistir (mesmo pela milésima vez!) desisto!...hahaha...

      Excluir
  4. vou ficar de olho aki pra ler essa cartinha rsrsrs bjs Femme e obrigado!!!!

    ResponderExcluir
  5. AHHHH Femme qnto ao site passado ai em cima pro colega Renan eu tentei entrar la mas ja esta fora :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi que o site estava desatualizado, mas me parece que o material que já estava lá continua a disposição, não? Vou tentar baixar Sneakers e se conseguir, aviso!;)

      Excluir
  6. I saw cameras expose your life
    I heard rumors explode with lies
    I saw children in tears
    cry and crowd around the sight
    of where you had collapsed that day
    where your last breath and word
    had been sighed
    where your heart had burst
    where you had died

    I saw how they were lost in grieving
    all half believing you were gone
    the loss and pain of it
    crime and shame of it
    you were gone
    it was such a nightmare raving,
    "how could we save him from himself?"

    he's gone...we know..20 years without River phoenix... why?.
    REST IN PEACE RIO!

    ResponderExcluir
  7. Femme, você já recebeu os brindes por ter doado uma quantia ao filme??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não, mas a previsão é chegar agora em outubro! Ansiosa demais! :))

      Excluir
  8. ok to no aguardo sobre sneakers but tem brinde pra quem ajudou no filme dark blood???? q show,qndo chegar poe a foto aki pra gente ver Femme,eu te imploroooo,pena q minha situação financeira nao é tão boa ja q como te falei tenho varios animais em casa como cães,porquinhos da india,iguana enfim,tenho um gasto um pouco exacerbado para com eles,mas,são meus filhos e amo incondicionalmene,mas quero saber o q sera o brinde deve ser muito especial,parabens pra vc q terá eesa jóia pra eternidade!!!!bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Naty, infelizmente o site está mesmo desativado, mas estou tentando achar outros blogs que tenham filmes para baixar.

      Que legal que você tenha tantos bichos, eu adoro animais, mas os meus são comuns, tipo cachorros e gatos...hahaha...

      E sobre os brindes, é verdade! :) Pela minha doação, eu vou receber um DVD do filme e três fotos originais direto do set! Só espero que me mandem três fotos de River, e não de Judy Davis, né?! ..rs.. Ah, e meu nome também estará nos agradecimentos finais do filme! Não é emocionante?! :))

      Beijos!

      Excluir
    2. Não, Femme, pelos deuses..receber fotos de Judy Davis seria sacanagem demais..desculpa o termo, mas não haveria outro melhor..rsrs..seria rir p não chorar..rs

      Excluir
  9. Femme te achei ontem no FB mas nao tem a opção pra te mandar convite(ADD),vc ja tem muitos amigos la ou nao ker mais nenhum rsrsrs AHHH e achei a Aline Sodre tbm mandei convite pra ela hj vamos ver se ela vai me aceitar,como eu disse a Aline S.todos os q amam River me aquece o espirito por isso gosto de te-las por perto,sem contar q amigos de verdade nunca são demais e acredito sim q "QUEM CONHECEU RIV TEM O CORAÇÃO PURO,POIS SÓ ASSIM SE COMPREENDE ESTE ANJO TAO ILUMINADO COMO RIVER" O Q É SIM NOSSO CASO bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, não tem como me adicionar no facebook? Que estranho! Vou ver o que aconteceu.

      E concordo com você, o amor por River pode unir pessoas muito diferentes, que jamais se cruzariam de outra maneira. River sempre criando e fortalecendo laços...:)

      Excluir
    2. Concordo plenamente com vcs, meninas!

      Excluir
  10. ok e ainda to na espera da Aline Sodre,vamos ver se ela vai me aceitar,qqr coisa Femme la no fb meu nome é Naty Simoni ta?AAAH,eu tentei fazer uma doacao pro filme e nao consegui,só pro meu nome tbm sair nos agradecimentos finais q concordo com vc seria pra mim muito emocionante e uma HONRA mas axo q nao da mais,por isso eu nao dormi essa noite e vou chorar por um mes! :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Naty!

      Eu consegui baixar Sneakers legendado! :)) Ou melhor, meu irmão baixou em torrent e me passou. Ele não lembra o nome do site, mas alertou que nunca se deve clicar em "Baixar Download Grátis" ou "Acelerador de Download". Você corre grande risco de estar enchendo seu computador de vírus! Amanhã eu pedirei a ele pra olhar alguns sites pra reencontrar o site exato, tá?

      Agora vou rever meu filme! :))

      Excluir
    2. HJ O dIA PEDE UM FILME MSM TENHA ÓTIMOS MOMENTOS COM RIV!!!! ;)

      Excluir
  11. NÃOOOOOO ACREDITO!!!!eu não sei baixar nada pelo torrent masss meu irmão é q sabe tbm,se possivel me manda o link via msn q eu ja te adicionei la(naty simoni ou natalywood29) ai eu peço pro meu irmao baixar e converte pra mim!!!Qnto ao facebook vc viu la pq nao da pra te mandar convite??NÃO ESQUECE DO FILME Q EU VOU PIRAR!!!! thanx bjs

    ResponderExcluir
  12. Femme vc mora em sampa??pq eu estarei ai no dia 22 de novembro uma quinta feira no show do TEARS FOR FEARS de repente nós podemos nos conhecer e tomar um drink claro rsrsrs

    ResponderExcluir
  13. Femme eu estou perplexa!!
    estava eu ouvindo e desta vez prestando atenção na musica dos Beatles Hey Jude e cai das pernas qndo me dei conta de q essa musica é perfieita!!ela foi feita pro River,chorei horrores ouvindo a musica q os Beatles fizeram pra ELE praticamente!!!
    E a minha musica perfeita dos Beatles em relação à River é obvio q é a REAL LOVE e claro,choro horrores qndo ouço,sempreee!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Naty

      Ainda não tenho o nome exato do site, mas assim que tiver repasso aqui, ok?

      Olhei meu facebook e não tem nenhum problema. Vou te adicionar lá, então. ;)

      E eu não moro em São Paulo! ..rs.. Apesar de adorar Sampa.

      E eu também acho "Hey Jude" perfeita para ele. Só queria que ele tivesse seguido mais a letra...

      Acho que, de certa forma, os pais já o viam daquele jeito, mesmo antes dele nascer. Talvez, no desejo inconsciente de John e Heart, o destino de River já estivesse traçado. Neste caso, então, a música teria sido a trilha sonora da vida daquele que acabara de chegar, mas que já estava posto naquele lugar. Mas é claro que um destino só se define pelas mãos daquele que vive isso, né?

      Enfim...

      beijos!

      Excluir
    2. Pensei exatamente a mesma coisa esses dias, Naty Phoenix, como essa música nos parece descrever River e "as dores do mundo", q, segundo Samantha Mathis, ele parecia carregar nas costas. Mãe é algo sagrado mesmo, e Heart parece ter sentido q esse nome se encaixaria a River.

      Excluir
  14. femme poe o DVD no, hum, mercado...alternativo pra nós hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Maria, temos que pensar numa forma de "socializar" o filme (sem lucros, claro!)...rs... Afinal, se ninguém vai poder comprá-lo, essa será a única forma de quem não ganhar um DVD poder assisti-lo, né? ;)

      Excluir
    2. adorei a idéia da Maria rsrsrsrs!!!

      Excluir
    3. Femme kkkkkkkkkk sabe o anomimo ai de cima q escreveu "grude"pode deletar pq ele nao é anonimo porcaria nenhumma é o meu super namorado q MORRE de ciúmes do River,agora ele deu de participar do blog pra ver o q eu escrevo aki pode uma coisa dessas?? masss essa palhaçada vai acabar é ja,me desculpa o desabafo ta bjssss

      Excluir
    4. É mesmo, Naty? Ah, deixa o ciumento se expressar, então...hahaha...

      Excluir
  15. Não sei o que pensar sobre o filme a partir dessa crítica. Por um lado fala bem e pelo outro fala mal. Acho que o que torna o filme interessante para o repórter é a participação de River, já que ele declarou ser fã dele no texto, ainda mais, sendo o último filme dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sweet child,

      Eu penso que este filme é daqueles que valem mais pela história por trás das filmagens, os bastidores. Deve ser quase impossível ver este filme e não pensar que é o último filme de River, que o diretor o concluiu com a morte nos seus calcanhares, que Judy Davis era uma vaca, que há disputas e roubo envolvidos...enfim. Mas para mim, ele será sempre um tesouro, meio estropiado, lascado, faltando partes, mas de valor inestimável.

      Excluir
  16. PASSADO com essa historia de doação...ainda da tempo de fazer?? eu quero!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, não, Lucas. É que as doações eram uma forma do público expressar seu interesse, e assim o fundo holandês decidir investir os recursos que faltavam e exibir o filme no Festival de Cinema Holandês. E como, por questões legais não é possível comercializar o filme, ainda, creio que você terá que esperar que o filme seja lançado comercialmente mesmo...

      Excluir
  17. Algué, sabe ond posso encontrar o filme em português ou as legendas dele??

    ResponderExcluir
  18. Alguém, sabe onde posso encontrar o filme em português ou as legendas dele??

    ResponderExcluir
  19. Procurei tb mas não achei. Só consegui baixar em inglês pelo torrent.

    ResponderExcluir
  20. What up, Femme! Muito obrigada por criar esse blog, ele é o mais atualizado. Concordo c/ a maioria das suas opiniões, vc parece ser uma pessoa muito legal e boa de papo. É bom finalmente ter alguém p/ conversar sobre o River. Acabei de assistir Dark Blood, não gostei muito mas valeu a pena com toda a certeza pela atuação impecável do River. Incrível como ele é cauteloso nas suas atuações. Cada personagem tem um jeito e manias diferentes. Depois que terminou o filme eu quase chorei. Fui tomada por um vazio e uma angustia inexplicável, como se eu realmente tivesse perdido alguém muito próximo a mim :( O diretor Sluizer gostaria que o Joaquin Phoenix narrasse o filme mas ele se recusou. Eu acho que ele deveria ter aceitado. O River se doou e se dedicou de corpo e alma pra esse filme ( como sempre),acho que ele gostaria que o filme fosse finalizado da melhor maneira possível. Compreendo a dor e o eterno luto da família mas foram os filmes do *Rio* que o eternizaram. A família tb não autorizou o Doc em homenagem a ele: "My own Private River". O que é uma pena pois eu gostaria mt de assistir. Enfim, ele está dentro de cada um de nós e é assim que o mantemos vivo! Vou aparecer mais vezes por aqui. Mais uma vez mt obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, gaabs!

      Fico feliz de conhecer novos fãs do River. Isso mostra que o blog atingiu seu objetivo: ajudar a manter viva a memória de River Phoenix.Temos muito material de pesquisa aqui, afinal, são anos de postagens (e durante os primeiros, as postagens eram semanais!), e é sempre uma agradável surpresa ver que sempre tem gente nova chegando ao blog! É incrível ver o quanto River ainda mexe com tantos e de forma tão intensa! Ele ainda desperta tanto interesse! <3

      Então, seja bem vinda!

      Beijos!

      Excluir
  21. Gente, por onde vocês conseguem ver os filmes do River? Acho muito difícil encontrar os links para baixar por torrent, por exemplo. Queria a ajuda de vocês, por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no site tela de cinema tem varios filmes de river. só não consegui um antigo com lily tomly em que ele iria para guerra e também dark blood

      Excluir
  22. GOSTARIA MUITO DE ASSISTIR O FILME DE RIVER PHOENIX, ELE FICOU FAMOSOS TAMBÉM DEVIDO A ATUAÇÃO TALENTOSA COMO O JOVEM INDIANA JONES NO FILME DE 1989. LEMBRO BEM TINHA 9 ANOS QUANDO VI ESTE FILME. UMA PENA ELE TER IDO TÃO CEDO, ERA TALENTOSO, ACHO QUE ATÉ MAIS QUE SEU IRMÃO, JOAQUIM PHOENIX,( QUE É UM BOM ATOR) MAS CADA UM TEM SUA OPINIÃO. NÃO TIVE A OPORTUNIDADE DE ASSISTIR DARK BLOOD, UM FILME QUE ME REMETE A UM TEMPO EM QUE A INTERNET AINDA ENGATINHAVA NO BRASIL E EU NO ANO SEGUINTE DE 1994 , COM 14 ANOS CONSEGUI DELETAR UM COMPUTADOR POR COMPLETO, NA ÉPOCA USAVAM DISQUETE, AQUELES PEQUENOS E O COMPUTADOR NÃO TINHA ENTRADA PARA DVDR E NEM CDR, FOI ANTES DO 486. TENHO 36 ANOS. CASO ALGUÉM POSSA POSTAR OU VENDER. SEGUE MEU CONTATO: gabrielalves10@oi.com.br

    o carioca do centro do rj

    ResponderExcluir
  23. gabrielalves10@oi.com.br o carioca do centro do Rio de janeiro espera uma resposta da amiga que recebeu o dvd de dark blood, será que tem como ativar um link em que pudessemos ver o filme, sem comprar( já que ele não pode ser comercializado) ou será que alguém sabe se existe o título no mercado alternativo.

    ResponderExcluir