?

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Diretores falam sobre River Phoenix [Parte 1]

                         
             River e Peter Weir nas locações de "A Costa do Mosquito"


Phil Alden Robinson, diretor de "Sneakers" (1992):

"Ele era extremamente talentoso. Ele se importava profundamente com seu ofício. Ele gostava de arriscar. Ele gostava de cavar mais fundo e... exigir mais. Ele era um ator extraordinariamente sincero."

"Ele conseguiu fazer algo muito incomum para um ator. Ele podia retratar uma grande sensibilidade e muita vulnerabilidade e ainda continuar emocionante de assistir. Não havia nada de mole nele quando ele fazia isso. Isso surgia da força. Isso é uma grande tragédia." (The New York Times, 1993)


Peter Weir, diretor de "A Costa do Mosquito" (1986):

simplesmente a expectativa de que iria trabalhar com ele novamente. Recentemente eu pensei em um próximo projeto: 'Oh,.... não, não há River.' É a sua singularidade que se foi. Acho que foi Billy Wilder que disse, quando morreu o (diretor) Ernst Lubitsch, "Ow, não há mais filmes de Ernst Lubitsch." Eles eram exatamente seus filmes. Agora não há mais personagens de River Phoenix." (Première, 1994)


Rob Reiner, diretor de "Conta Comigo" (1986):

"É tão triste. Toda vez que vejo a cena quando ele desaparece no final do filme, é de arrepiar.

"Eu nunca pensei que River ia ser a pessoa que teria dificuldades - ele era um bom garoto e ele era tão talentoso. Ele teria sido [como] Johnny Depp ou Leonardo DiCaprio Foi uma perda tão trágica..." (Digital Spy, 2011)


Peter Bognadovich, diretor de "The Thing Called Love" (1993):
  
"A sua agente ligou para o estúdio e disse, 'River Phoenix está muito interessado em fazer este filme.' Neste momento o estúdio me ligou - eu estava em Nova York - e disse: 'O que você pensa sobre River Phoenix?'  E eu disse: 'Jesus, ele seria ótimo. Ele é um ator maravilhoso. Ele pode fazer qualquer coisa." (The Standard-Examiner, 1993)

"Eu o amava muito. Ele tinha um talento maravilhoso." (The Financial Times, 2002)

"Eu estou muito feliz que River tenha pedido para estar no filme, e que fizemos o filme. Foi o último filme ele completou antes de sua trágica, e na minha opinião, morte acidental. Isso foi um golpe absolutamente terrível, sua morte. E uma perda terrível, porque ele tinha muito potencial e por isso muito futuro e este filme, eu acho, mostra que tipo de protagonista fascinante ele teria sido, porque este é realmente o seu primeiro papel maduro. E essa foi uma tragédia terrível." (No DVD"The Thing Called Love - A Look Back")


             River e Sidney Lumet no set de "O Peso de Um Passado"


Sidney Lumet, diretor de "O Peso de Um Passado" (1988):

Peter Bognadovich entrevista Sidney Lumet
:

Como você conviveu com River Phoenix em Running on Empty?

"Eu o adorava. Foi simplesmente alguns meses extraordinários
trabalhando com ele. Naomi Foner, que eu acho que é realmente uma roteirista ótima, maravilhosa, tinha escrito uma cena realmente falsa no filme: o personagem de River senta-se ao piano na casa da menina e começa a tocar uma pequena sonata de Beethoven, em seguida, ele se torna consciente dela atrás dele e ele vai para um boogie-woogie. Antes de começarmos, eu tinha dito a Naomi: "Sabe, este é o velho José Iturbi, nós não somos esse quadrado. Nós não somos apenas música clássica -. isso é tão condescendente - é a única coisa tola que você escreveu e vamos nos livrar disso." Durante os ensaios, Naomi resisitu - ela queria isso e então eu disse: "OK, eu não vou dizer nada. Nós vamos tentar ensaiar e ver qual é a sensação depois." Com toda certeza, assim que eu comecei a enquadrá-lo, River disse: "Naomi, sabe, isso realmente é - isso é muito brega". A visão deste garoto de 17 anos de idade argumentando com esta roteirista de primeira classe, com o dobro de sua idade, foi tão fascinante. Sabe, esta pureza dele simplesmente ofuscava tudo. Naomi não podia resistir a ele: ela disse, "OK".

Com River, era sempre sobre a cena toda ou o filme todo, ele sempre estava pensando em toda a obra. Isso era muito incomum, você não acha, para um ator jovem - ou para qualquer ator? 

"Com certeza. E falando sobre takes antecipados, Deus, ter que passar dois takes com ele seria surpreendente." (Do livro "Who The Devil Made It" (1997), vide Rio's Attic)
.

George Sluizer, diretor de "Dark Blood" (1993):

"Nós éramoss muito próximos. Meu filho, por vezes, disse: "Você parece mais próximo de River do que de mim". Ele não dizia isso como um sinal de ciúme..."

Sluizer descreve Phoenix, que estava destinado a um futuro brilhante, como "uma pessoa um pouco frágil" por causa de sua juventude conturbada e seu uso de drogas.
 
"Mas ele não era, na minha visão, autodestrutivo", diz ele. "Do meu sentimento, foi absolutamente um acidente naquela noite, misturar coisas que não se misturam."

A infância difícil refere-se aos anos de formação de Phoenix no culto religioso dos Meninos de Deus. O diretor diz que eles discutiram alegações generalizadas de abuso de crianças dentro do grupo. "Ele falou sobre os abusos", diz ele.
 
"Antes de filmar, eu lhe pedi para ir para Utah por quatro ou cinco dias comigo, sozinho, para que pudéssemos entrar mais em contato. Então, obviamente, durante a caminhada e a escalada nas montanhas de Utah por conta própria, antes de qualquer equipe ou outras pessoas estarem lá , ele, em certos momentos, iria me dizer algo sobre esse período.
 
"Eu não vou entrar em detalhes - revelando algumas coisas que ele me disse em particular - mas, obviamente, ficou claro que não era sempre muito fácil e ele teve um tempo difícil quando era criança." (BBC, 2012)
 

18 comentários:

  1. Já tá todo homenzinho nessa foto... Charmoso todo...

    ResponderExcluir
  2. Acho que muita gente sente o mesmo que o Rob Reiner disse sentir, toda vez que vê a cena que o River(Chris) desaparece no final do filme, é realmente muito triste, só pelo filme já é triste e o fato do River ter morrido a deixou mais triste ainda.

    Femme você acha que o George Sluizer era realmente tão proximo ao River assim? É impressão minha ou ele disse indiretamente que o River sofreu abuso sexual? vc acha que isso aconteceu com o River?

    Eu tenho que dizer, River está absolutamente lindo nessa foto com Sidney Lumet ! Iluminou meu dia!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, sweet

      Olha, eu acho que o George sluizer realmente ficou muito próximo do River, aliás, era uma característica dele ficar muito amigo dos diretores e atores mais velhos com quem trabalhava. E sobre abuso sexual na seita, o próprio River revelou que se tratava (no caso dele, pelo menos) em estimular as crianças a terem relações sexuais com outras crianças. Isso o fez sofrer. Mas eu acho que eram vários tipos de abusos, por exemplo, ser usado para mendicância, viver em péssimas condições, não ter privacidade...

      E concordo que river está lindo nas duas épocas! :)

      Excluir
  3. é obvio q ele sofreu abusos, o que seria mais do que um motivo para sua familia sair dessa seita(Crianças de Deus) e claro crianças q sofreram abusos sexuais costumam ter probremas com drogas quando adultos. isso na verdade nos faz entender muitas das atitudes e conflitos de River Phoenix.

    ResponderExcluir
  4. Os elogios ao talento de River parecem ser inesgotáveis. Não importa quanto você pesquise, sempre tem mais alguém brindando efusivamente ao seu talento raro, à sua arte singular.

    Mas uma coisa que sempre me chama a atenção é o amor que ele despertava nas pessoas. River foi tão amado por tanta gente em sua curta vida que fico impressionada. Os mais velhos sempre falam dele com admiração, como uma espécie de ideal de "filho perfeito", os mais jovens com admiração e certa inveja, mas todos parecem se render a ele. Sidney Lumet expressou muito bem isso quando disse, "a pureza dele ofuscava tudo." Acho que não era só a Naomi que "não podia resistir a ele"...rs...

    Eu simplesmente adoro ler estes depoimentos.

    ResponderExcluir
  5. Ah, uma grande notícia para quem queria assistir algum filme do River! :) Alguém (obrigada por isso!) legendou e postou "A Costa do Mosquito" no Youtube. Basta procurar em "Filme Completo - The Mosquito Coast - Legendado". Imperdível!! ;))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ja to la rsrsrs obrigado a vc e
      à esse anonimo !!!

      Excluir
    2. Aproveite, então! ;) River adorava esse trabalho, e o considerava um dos melhores de sua carreira. Ele está MESMO brilhante.

      Excluir
  6. Femme, creio que não existe 'estimular crianças a ter relações', isso é um abuso, tendo em vista que a criança não tem discernimento para isso. No caso, acho que o cara lá da seita os usava para as suas perversões.E como eu já reltei aqui, vi um documentário da seita e isso ocorria,sim,era comum,e muitos dos integrantes desenvolveram distúrbios, ficaram violentos, mataram ou se mataram quando crescidos. O que me faz pensar que isso teve uma grande influência na morte do River, porque esses traumas não se esquecem,e creio que fazem parte da vida da pessoa praticamente a cada dia. Imagina para ele quando alguem falava sobre namoro, virgindade ou quando tinha relações com a namorada?Acho que quem sofre abusos sempre tem isso "a tona",e, como nossa sociedade fala disso o tempo todo, é praticamente impossível se livrar de um pesadelo desses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria,

      Talvez eu não tenha me expressado bem, mas 'estimular crianças a terem relações entre si' já é um tipo de abuso sexual, e eu não neguei isso, pelo contrário. E o próprio River confirmou isso como algo abusivo.

      Agora, o que eu não posso afirmar é que River foi submetido a sexo com adultos (como muitos acreditam), pois não me parece que os pais dele iriam aceitar que um adulto usasse seus filhos sexualmente, mesmo que fosse o líder da seita. A própria forma como eles reagiram quando foi determinado o uso do sexo para atrair adeptos ricos para a seita me parece indicar isso. Ora, se eles abandonaram a seita por se recusarem a tal, por que admitiriam algo ainda mais grave e com seus própris filhos? Eu, particularmente, não acredito que John e Heart aceitariam isso. Mas, como sempre em questões tão íntimas, nunca saberemos a verdade toda.

      Excluir
  7. conclusão:River é O CARA pra todos até hj!!!amei a matéria Femme,obrigado por mais um pedaçinho da história do Riv!!!!LINDO LINDO LINDOOOOOOOOOOOO!!bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Naty!:) Todos expressam a mesma admiração enorme pelo talento e capacidade de trabalho de River. E todos falam que o amam, também. Isso é que mais raro: unir os dois tipos de elogios, o profissional e o pessoal. Lindo, talentoso e adorável. River era mesmo um príncipe...

      Excluir
  8. Femme,o filme é lindo,porem eu achei q tem um pouquinho da vida q River realmente teve,no caso do filme,o pai vivia tentando encontrar um bom lugar pra se viver em paz,mas ele não se encontrou em lugar nenhum!!
    Tragico,porem,emocionante a atuação dele,ele realmente estava envolvido diretamente com o personagem e por isso creio eu,da amizade com Harison Ford,acho q ele se identificou bastante com o q viveram no filme,pro Riv que ja tinha visto um filme parecido,é o q eu acho!!! bjs Femme!!

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Sim, Naty, existem muitos paralelos e isso deve ter sido sentido pelo River também. E acho que aquele peso que o personagem dele sente, de "salvar" o pai, ele também sentiu.

      Infelizmente, este foi um filme que foi mal recebido pela crítica, o que decepcionou muito o River. Mas certamente trouxe grandes reflexões para ele e uma experiência que engrandeceu seus trabalhos futuros.

      A cena do River chorando qdo o pai... enfim, foi de partir o coração. Que ator fantástico ele era, nossa! Não havia nada que ele não pudesse transmitir só pelo olhar. Incrível, genial, arrasador.

      Beijos!

      Excluir
  9. os fundadores secretos ou ocultos da seita são grandes magnatas da industria da musica e cinema dos EUA , faz parte do projeto MK ULTRA(controle mental por meio de abusos) , alguns atores eram recrutado nessa seita nos 80, e river foi uns dos primeiros..com certeza deve ter impactado a mente de river...é uma longa historia e obscura tb, river deve ter sido molestado por adultos sim, faz parte do projeto, o pai e mãe acho que nem sabiam disso, é oculto, só a parte do sexo criança com criança foi mostrado, mas era mais que isso
    lambram: o grande problema de hollywood sempre foi e sempre será a pedofilia.

    ResponderExcluir
  10. e digo mais: river sabia demais....a morte dele po estar relacionado a quantidade de informação que ele sabia, que como michael e outros estavam começando a falar demais

    ResponderExcluir
  11. É complicada essa discussão sobre abuso sexual, eu mesma nunca tive acesso, pelo menos até hj, a algum material confiável em que River se posicionasse a respeito, Femme, vc já teve, né? está mais embasada p falar a respeito, mas no final das contas concordo c o q vc fala, nunca saberemos ao certo nada sobre isso, é algo de foro íntimo e a familia dele se resguarda como pode de td, principalmente qdo o assunro é River.

    ResponderExcluir
  12. Lindos os depoimentos, Femme. Obrigada mais uma vez, de coração. Onde mais teríamos acesso a tanta coisa boa? Bjo enorme, Flor!

    ResponderExcluir