?

terça-feira, 14 de agosto de 2012

River Phoenix entrevista Gus Van Sant: "Meu diretor e eu" [Parte 4]

.

River Phoenix entrevista Gus Van Sant: "Meu diretor e eu"- Interview/91


PARTE 4 - FINAL


RP: Como você se sente sobre o sexo no cinema hoje?

GVS: Eu não vejo porque isso é um problema, porque há um monte de morte, então ...

RP: Por que o sexo ser classificado como algo tão extremo como a morte, ou algo tão negativo?

GVS: Bem, deve ser mais positivo. Mas é o mistério. Sabe, os homens ficam constrangidos pelo sexo porque eles não entendem isso. Eles podem vir a enfrentar a morte e usá-la como um ícone. E eles podem usar o amor como um ícone, ou mesmo o sexo, mas o envolvimento real daquele momento íntimo - o momento sexual - é de alguma forma constrangedor, porque talvez não entendemos o que seja isso.

RP: Então, o que você faz sobre isso?

GVS: Bem, nos meus filmes eu tento estar consciente de que as pessoas não entendem isso. E eu apenas tento caminhar nessa direção e dizer: 'Bem, isto é isto'. Mas mesmo quando fizemos a nossa cena - sabe, quando você está no meio de tudo - foi difícil de fazer.

RP: Bem, quando se tratava disso, estávamos apenas fazendo isso. Nós estávamos, tipo ...

GVS: Você está só tentando, tipo ...

RP:  Foder.

GVS: Apenas fazê-lo do ponto de vista dos parceiros envolvidos em relações sexuais. Essa é a maneira de contornar isso. E você pode chegar lá e fazer a câmera ser não um voyeur, mas um participante, às vezes você pode sair com um pouco mais. Mas é ainda um problema por causa das nossas próprias percepções do sexo. Quer dizer, eu fico envergonhado com certas coisas. Ser "bad" é parte disso, embora isso não tenha que ser assim, e acho que outras culturas sabem disso. Mas nossa cultura é consideravelmente tensa.






Em um restaurante do aeroporto

RP: O que mais? Vamos falar de favoritos.

GVS: Yeah. O que significa isso?

RP: Qual é o seu carro favorito?

GVS: Meu carro favorito? Bem, eu tenho um BMW 528E
1982. E, geralmente, o carro que eu tenho é o meu carro favorito. [risos]

RP: Qual o seu feriado favorito do ano?

GVS: Provavelmente o Halloween.

RP: Qual é a sua marca preferida de café?

GVS: Eu costumo comprar Medaglia d'Oro espresso.


RP: A razão por que eu estou perguntando seus favoritos é por que eu não tenho nenhum. Eu estou sempre dividido na decisão. Mas é tão legal ser capaz de ouvir as pessoas fazerem isso, e você é o tipo de cara que pode muito bem dizer: 'Este é o meu favorito." Qual é o seu artista pop favorito?

GVS: Eu acho que teria que ser Warhol. Ele era uma espécie de [Frank] Capra do movimento de arte pop. Com o projeto de Warhol que eu estou trabalhando, eu estou tentando fazer uma correlação entre o começo de
Warhol de 1950 a 1960 e depois intercalando com o Warhol posterior do anos 80 -  e suas relações com os artistas mais jovens, como Jean-Michel Basquiat e Keith Haring. Percebi que você se parece muito com Warhol quando ele tinha, digamos, de 18 a 25 anos. Seria um trecho, mas você conseguiria ter sucesso interpretando o Warhol jovem.

RP: Qual é sua cor favorita?

GVS: Verde. É o meu nome do meio.

RP: Qual é a sua cidade favorita na América?

GVS: Portland.


RP: Você tem uma relação favorita que você teve. Sexual? Você não tem que mencionar nomes.

GVS: Se eu tenho uma favorita? Yeah. A primeira foi a favorita. Mas nem sempre, na verdade.

RP: Quantos anos você tinha?

GVS: Trinta e dois.

RP: Essa foi sua primeira vez?

GVS: Não foi minha primeira relação sexual. Foi a primeira que foi realmente, tipo...

 
RP: Que você amou?

GVS: Veja, eu trabalhei todos aqueles outros anos, então eu tinha que agarrar isso.

RP: Uau, uau. Qual é o seu ano favorito?

GVS: Eu não sei. Provavelmente o ano passado.


RP:  1990 é o meu ano favorito também, o que apenas significa que ele foi coerente e decente, e OK. Qual é a sua palavra favorita?

GVS: Minha favorita o quê?

RP: Palavra. Foneticamente falando. Oh, eu sei que você tem uma.

GVS: [pausa] Deus, eu não consigo pensar em uma.

RP: Como 'carrossel' ou 'irregular'?


GVS: Eu gosto de palavras em italiano porque são engraçadas. Nós estávamos na Itália, e um grande caminhão passou por nós, e ele se chamava - era uma marca - Bindi. B-i-n-d-i. Bindi. E isso era o mesmo que chamar chocolates de Hershey. Em vez de dizer 'Hershey', eles dizem 'Bindi."

RP: [Risos] Qual é a sua sobremesa favorita?

GVS: Hum, eu não tenho uma. Bolo de chocolate.

RP: Qual é o seu favorito ...

GVS: Isso é tudo. Vamos parar.

RP: Só mais uma. Quem é o seu entrevistador favorito?

GVS: River Phoenix.

RP: Ah, isso é uma boa resposta.



Fonte: Interview Magazine, em março de 1991 

8 comentários:

  1. O River tá tão River nessa foto! Espontâneo... Gosto de ver ele assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele tá muito fofo mesmo! :)

      Com esse olhão lindo bem aberto olhando diretamente para nós...rs...

      Excluir
  2. Olá gostaria de lhe agradecer por manter esse blog maravilhoso,estava procurando documentário sobre a vida de River e encontrei no youtube,infelizmente está em inglês,seria ótimo se você conseguisse editá-lo e traduzi-lo,bem é só uma dica,obrigada mais uma vez!
    http://www.youtube.com/watch?v=5NSxuYK6tRk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Obrigada pelo incentivo, o blog me dá muitas alegrias, especialmente quando aparecem mais fãs de River para compartilhar dele. ;)

      Já sobre o documentário, eu sinto muito, mais não sei traduzir nada de ouvido. Os vídeos legendados postados aqui no blog foram uma colaboração maravilhosa da Sheez, uma fã do River que, infelizmente, não se dispõe mais a fazer isso. :(

      Mas tenho uma boa notícia: a Juh (grande fã!) tem um canal no youtube chamado River Phoenix Brasil que tem um documentário legendado sobre ele e também o E! True Hollywood Story dele! Procura lá, tá? :)

      Beijos. E seja bem vinda.

      Excluir
  3. Que saudade de comentar nesse blog!

    Me identifiquei com o River nessa entrevista em uma coisa: tbm não tenho quase nada favorito. Se essa entrevista fosse comigo, eu não conseguiria responder a maioria das perguntas.

    Imagina a cara que o River fez quando o Gus disse que a 1ª vez dele tinha sido com 32 anos rsrs.

    Curioso o Gus achar na época da entrevista o Halloween seu feriado favorito, agora deve ser o pior feriado de todos, com certeza.

    Eu acho que o River só perguntou pro Gus quem era seu entrevistador favorito, para o Gus responder que era ele rsrsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, sweet child,

      Eu adorei esta entrevista por que River deixa aparecer um pouco dele também, quando responde algumas das perguntas que ele mesmo faz.

      E eu estava sentindo mesmo sua falta aqui! :)

      Excluir
  4. É verdade, River nessa entrevista sempre dava uma opinião sobre suas próprias perguntas. O título deveria ser: River Phoenix entrevista GVS e ele mesmo... rsrsrsr

    Sério? Que bom! achei que minha ausência nem tinha sido notada rsrs.

    Eu estou sem net desde maio, mas na 1° oportunidade que eu tive de entrar na net, a 1° coisa que fiz foi entrar aqui no blog. Eu li quase todos os postes desde maio, só não deu para comentar.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, sweet child! Fico feliz.

      Eu gosto muito quando os participantes do blog comentam, discutem, enfim, participam mesmo. ;)

      Beijos!

      Excluir