?

sábado, 4 de agosto de 2012

River Phoenix entrevista Gus Van Sant: "Meu diretor e eu" [Parte 2]

.

River Phoenix entrevista Gus Van Sant: "Meu diretor e eu"- Interview/91 


PARTE 2

River Phoenix: Todas essas mudas para diferentes projetos que você tem - Even Cowgirls Get the Blues, o filme de Andy Warhol - estão começando a crescer. Isso é realmente emocionante para você?

Gus Van Sant: Sim, eles são inspiradores, eles são, como, minhas histórias favoritas. My Own Private Idaho pode ser a única das minhas histórias pessoais que eu  poderia contar, embora, naturalmente, eu tenha um punhado de Shakespeare no meio dela. É a capacidade de, na verdade, fazer alguma coisa sobre essas coisas agora que é inacreditável. Eu estava exatamente dizendo a Tom [Robbins] ontem à noite que a primeira vez que o encontrei foi em uma noite de autógrafos em 1984, e eu estava em uma longa fila de pessoas com Walt Curtis, que escreveu Mala Noche, e nós éramos somente fãs. E Tom estava autografando livros e você esperava que ele fosse escrever, tipo "Para Gus. Felicidades, Tom '. Eu era um cineasta, e eu realmente queria filmar Even Cowgirls Get the Blues. Eu tinha feito um curta-metragem de uma história de William Burroughs, mas eu não tinha influência ou poder, ou qualquer dinheiro. Eu provavelmente conseguia, em média, tipo US $ 100 por semana fazendo uma coisa ou outra, e então eu estava sem dinheiro e sem carteira. Mas eu disse para Tom: "Se algum dia eu conseguir o dinheiro, eu quero voltar para você e fazer o filme. 'Ele disse, 'Isso parece bom ", e autografou o livro. Achei que isso nunca iria acontecer, mas eu poderia muito bem dizer isso. Portanto, agora é um prazer poder ter o tipo de apoio para fazer coisas de sonho como aquele.

RP: Você estava interessado em cinema na Escola de Arte?

GVS: Sim, me formei em cinema. Eu mudei de pintura após meu primeiro ano, porque eu pensei que talvez uma carreira na indústria cinematográfica fosse uma carreira mais endinheirada do que a de um pintor.

RP: [risos] Uma suposição segura.

GVS: Foi uma segurança de proteção. Mas, também, os filmes eram mais complicados, e eu praticamente dominava - pelo menos na minha opinião - a pintura. Mas fazer cinema era um grande mistério, e eu pensava que para chegar a qualquer lugar no negócio eu teria que trabalhar muito duramente e esquecer a pintura por um tempo. E foi isso que eu escolhi fazer.

RP: Será que alguns de seus quadros - em especial os mais recentes - conceitualmente influenciaram Idaho?

GVS: Sim, porque você sabe que aqueles pinturas são de Idaho. O deserto de Idaho, é isso que eu estou pintando. As montanhas Sawtooth e uma estrada que leva a uma casa que às vezes voa no ar e cai sobre a terra. Então, de certa forma, a história de My Own Private Idaho é a versão cinematográfica das pinturas. Porque as pinturas são sobre a casa, e elas são sobre o amor, eu acho. E elas são sobre relacionamentos e tumultos. Algo a ver com a minha educação em uma família de classe média. E esta é, como em geral, em forma de caixa, de telhados vermelhos, uma casa branca de US $ 17.000 se quebrando em uma estrada. E uma estrada simboliza a jornada da vida, e o horizonte é o futuro.

RP: É depois que você articula e identifica as imagens como símbolo? Ou é algo em que você pensa antes?

GVS: Não, eu acho que é algo que eu percebo após o fato. Eu era obcecado com a casa da minha família e onde morávamos quando eu tinha cerca de seis anos, que era no Colorado. Porque eu acho que é onde eu primeiro vivi, sabe? Esse é o meu conceito de casa. Em seguida, nos mudamos, e eu provavelmente não gostei de me mudar. Então a casa quebrando na estrada é como a minha destruição daquela casa que eu sinto falta. Mas quando eu pintei as pinturas, eu nunca pensei, 'Oh, eu perdi a minha infância, e agora estou mostrando como que a infância foi destruída em 10 milhões de bits "- embora eu possa interpretá-las dessa forma e, depois, ser uma espécie de surpresa .

RP: Isso está chegando muito perto da casa.
 

GVS: Mas a estrada também - houve uma série de viagens. Minha família mudou-se muito, cerca de cinco ou seis vezes, quando eu era criança. Assim, a estrada simboliza a viagem de ida e volta em todo o país: do Colorado a Illinois, a San Francisco, a Connecticut, ao Oregon.

RP: Por que você se mudava tanto?

GVS: Meu pai estava se tornando empresário...

RP: A escada do sucesso?

GVS: Isso. E ele conseguiu se tornar presidente.

RP: Presidente do quê?
 

GVS: Da 'McGregor Doniger Roupas Esportivas'.

RP: Ótimo!

GVS: E realmente aquela coisa amarela que você usa é um McGregor. Isso é muito simbólico, na verdade, mas não foi planejado dessa maneira. As jaquetas
McGregor  eram muito populares na década de 1950 - eu deveria mostrar isso no filme. Ontem você estava deitado dentro de um saco de dormir White Stag  e meu pai foi o presidente da White Stag. É por isso que nos mudamos para o Oregon. Ele mudou a sua presidência da McGregor para White Stag.

RP: Uau. Então, o que é seu pai está fazendo agora?
 

GVS: Ele está no negócio da moda - ele tem uma empresa de roupas femininas chamada Intuition.

RP: Mas ele também faz a sua contabilidade, certo?

GVS: Sim.

RP: Devemos apagar isso?

GVS: Não, não. Você pode me perguntar qualquer coisa.
 
 .
Continua...
 

Fonte: Interview Magazine, em março de 1991

18 comentários:

  1. Muito bom... River está lindo nessa foto com o Gus. No que será que ele está pensando? kkk
    Parece tão pensativo....
    Ele tinha esse negócio de incorporar os personagens, aí não sei se o Van Sant conheceu o River sem vestígios do Mike. Isso se eles deixaram de se ver depois que terminou as filmagens.... Digo isso porque talvez ele passava a maior parte do tempo dentro do personagem, enquanto estivesse ligado a um filme e às vezes demorava pra sair totalmente. Nessa entrevista, acho que o River está fora do personagem que estava interpretando, ou não? Estava quase terminando de fazer MOPI...


    Achei legal ele fazer a entrevista, pra variar... Ver o que ele vai perguntar, né. Já o entrevistaram tanto que eu quis que o River se tornasse o entrevistador. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, eu acho que nessa foto estava acontecendo alguma coisa lá por perto e ele tava tipo: "Meu Deus, o que esse cara tá fazendo?" com aquela jeito calmo dele...

      Excluir
    2. Krika, realmente o River se transformava mesmooooo no personagem, a ponto de ser difícil saber onde terminava um e onde começava o outro...rs...

      E sobre sua amizade com Van Sant, ela se manteve até o dia da sua morte. Segundo ele, a perda de River foi ainda mais difícil de enfrentar por que River ligava pra ele, no mínimo, uma vez por semana, desde que o filme terminou. River tinha esta coisa linda de manter os laços de amizade muito apertados, ele raramente se afastava de algu´ém. Por exemplo, o ator que fez o irmão dele, Zoião, em Conta Comigo disse que River se tornou um irmão para ele, na vida real.

      Ou seja, mesmo quando a gente não via, ele cultivava esse amor incrível que tantos sentem até hoje por ele...

      Excluir
  2. muito obrigado pelo blog...por favor nao pare...é um presente incrível a todos os fãs brasileiros do River...é fantastico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. POxa, Lucas, obrigada. :)

      Fico muitooo feliz com cada novo fã que vem aqui pra compartilhar sua admiração e seu amor por River. E eu não pretendo parar tão cedo, tenho muito material pra postar ainda, em poucos anos de vida River deixou uma marca muito expressiva e impactante. E não deixe de vir e dividir conosco suas idéias e sentimentos sobre ele, tá?

      Beijos. E seja bem vindo!:)

      Excluir
  3. Femme, você conhece Edie Sedgwick? Estou perguntando isso pelo River ter citado Andy Warhol...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, conheço sim! Eu assisti um filme biográfico chamado Factory Girl, com Sienna Miller no papelo de Edie.

      Agora fiquei curiosa: quem seria a atriz escolhida para contracenar com River (no papel de Andy Warhol) interpretando Edie?

      Excluir
    2. O que isso, Femme? É um papel que o River ia fazer?

      Excluir
    3. Ele ia fazer o papel do Andy num filme, né? Tingiu o cabelo de uma cor loira quase branca....
      Eu também vi o filme com a Sienna Miller, ela deu um show de interpretação no papel da Edie, nas horas angustiantes de seus problemas com drogas e problemas emocionais que a musa de Andy Warhol tinha.... O elenco foi bem escolhido.

      Eu pensei na Samantha Mathis no papel da Edie Sedgwick... Imagina ela e o River juntos mais uma vez. Ela seria uma boa escolha.... E também poderia ser uma outra atriz... Tem outra que foi conhecida nos anos 90, esqueci o nome. Mas pensei na Samantha, daria uma boa Edie Sedgwick.

      Excluir
    4. Anônimo,

      Andy Warhol foi um grande artista multimídia, que se destacou especialmente nas artes plásticas. Van Sant achava que River parecia com ele quando jovem, e convidou River para interpretá-lo num filme escrito por ele.

      Como a Krika bem lembrou, estas fotos nas quais River aparece com os cabelos na cor "loiro platinado" são exatamente dos testes que ele estava fazendo para escolher a cor ideal do cabelo deste personagem. Aliás, River estava bem empolgado com este filme, segundo Van Sant. Mas, infelizmente, não houve tempo para que ele fizesse o filme...

      Excluir
    5. Krika,

      Será que a Samantha conseguiria transmitir toda a exuberância da Edie? Confesso que achei a Sienna Miller tão perfeita, que até tenho dificuldade de imaginar outra pessoa no lugar dela. Mas claro que teria que ser outra, acho que Sienna devia ser bebê naquela época, né? ..rs..

      Na verdade, eu não gosto muito do Andy Warhol, nem acho River parecido com ele, seja fisicamente (River dá de um milhão!), nem no caráter ou na condução do seu trabalho. Mas ele é um perdonagem interessante, isso eu não nego. E River teria dado outro show neste lugar. ;)

      Excluir
  4. Compartilho da mesma opinião do Bob Dylan, para mim, Andy Warhol foi o verdadeiro cupado pela morte precoce da Edie, linda.

    A Sienna foi perfeita, o jeito da fala mesmo ficou igual. Assim como River, Edie brilhava, é aquela luz que você tanto fala, Femme, sabe?

    E eu também adoro Velvet Underground e, toda vez que eu escuto, me lembro dela. Enfim...

    ResponderExcluir
  5. e eu boiei na conversa -__-

    fui procurar sobre essa mulher, mas pelo que vi foi mais uma das vitimas das ideologias e confusoes que muita gente passou no pos IIGM dos EUA,aliado aos ideais hippies,etc. Pena que sempre tem uns malucos (no caso o Warhol) pra supervalorizar o lado esquisito e complicado dessas pessoas,muitas vezes sem ver que isso é um sofrimento deles. A vida dela pareceu bem dificil...

    ResponderExcluir
  6. Eu também fui pesquisar sobre esse tal de Andy Warhol e nem na China que o River parecia com ele! Eu, hein? Nunca vi homem mais esquisito!!Uma mistura de Edward- Mãos de tesoura e Calígula! Deu foi medo!!Que cabelo era aquele dele?

    ResponderExcluir
  7. A Samantha poderia fazer o papel, mas não sei se ela o faria tão bem quanto a Sienna fez. Eu mencionei ela, fiquei pensando como seria. Ela é boa atriz, na minha opinião. Mas nunca vamos saber se ela teria participado desse filme... Provavelmente seria outra atriz, mas na minha cabeça seria a Samantha.

    E eu não consigo imaginar o River encarnando Andy Warhol... Mas gostaria muito de vê-lo num personagem desse! Concordo com vc, Femme. O Anônimo já disse aí, nem de longe os dois se pareciam. Não tem nada a ver com ele, mas mergulhar nesse universo do Warhol não seria problema nenhum pro River, não tenho dúvidas que ele iria arrasar na interpretação. Andy Warhol é tão estranho... Realmente era esquisito!

    E também acho que esse cara teve uma parcela de culpa na morte da Edie. Não foi diretamente culpado na morte dela, mas de certa forma a estragou. Ela entrou nessa porque quis, ela gostava dele, o tinha como amigo. Só que ele parecia não prezar tanto a amizade com ela. Acabou sozinha, abandonada, envolvida com drogas. Era uma mulher frágil, vulnerável. No filme, ela parecia ser ingênua, uma pessoa meio infeliz....

    ResponderExcluir
  8. A Edie parecia tão vulnerável, e infelizmente muitas vezes pessoas talentosas e sensíveis, mas frágeis demais, se tornam facilmente "vítimas". Do mundo, dos outros, de si mesmo. E morrem assim.

    Já o Andy Warhol parecia, além de esquisito, meio egocêntrico demais, né? Tudo girava em torno dele, bem o oposto de River, por isso seria mais interessante ainda assistir esta transformação. Van Sant disse que River não se empolgou nada com "Milk" (que ele também queria que River gravasse), mas se interessou muito por este de Warhol.

    E outra coisa que me ocorreu: estes vários projetos com que River já tinha se comprometido demonstra que ele realmente nunca se preparou para parar de filmar. Ele respirava arte, seja música, seja cinema. Acho que ele não conseguiria mesmo viver longe dessa ebulição do mundo artístico. Ele era um artista com todo seu ser. Um artista magistral.

    ResponderExcluir
  9. Pois é, era apaixonado pelo que fazia. O pai dele pedia para ele sair dessa profissão, dar um tempo. Mas era mais forte... Ele amava o que fazia, música e depois ficou deslumbrado com o mundo do cinema. River Phoenix nasceu para atuar, e ele mostrou isso. Quem sabe, se ele não tivesse morrido poderia ser um dos poucos grandes atores de hoje. Não se vê atores como ele. E nunca vai existir outro igual.

    ResponderExcluir
  10. É verdade, Krika. É dificil encontrar alguém que se dê tanto ao seu trabalho, tanta vontade, tanto empenho, tanta dedicação aliados a um talento imenso dá numa mistura insubstituível. Nunca existirá outro igual.

    ResponderExcluir