?

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

"Por que Ainda Sofro Por River": Samantha Mathis, 1996

.


Depoimento de Samantha Mathis


A estrela de Broken Arrow falou pela primeira vez sobre seus sentimentos sobre River Phoenix, seu namorado na época da sua morte trágica.

Samantha Mathis acompanhou seu namorado, River Phoenix, quando ele cambaleou no lado de fora de uma boate de Hollywood e se debruçou no chão frio. Ela segurou sua cabeça quando ele caiu inconsciente.

O ator River Phoenix, de apenas 23 anos, nunca se recuperou. Ele morreu cerca de uma hora após ser levado ao Hospital Cedars-Sinai, de Los Angeles. Apesar de um estilo de vida supostamente saudável, ele morreu de uma overdose de drogas.

Desde então, Samantha tem permanecido em silêncio sobre os angustiantes acontecimentos daquela noite fatídica do Halloween de outubro de 1993 e os efeitos que isso teve sobre sua vida.

Ela apenas seguiu com sua carreira de atriz, com aparições em filmes como Mulherzinhas, Jack e Sarah, e O Presidente Americano e, ao mesmo tempo manteve um baixo histórico de entrevistas de cunho pessoal.

Ela raramente é vista saindo para socializar e nunca retornou ao The Viper Room, a boate da moda de propriedade de Johnny Depp na Sunset Boulevard, onde River Phoenix caiu desacordado.

Mas, aos 25 anos, com a sua carreira no cinema dando um outro salto à frente com um papel importante em Broken Arrow, com John Travolta e Christian Slater, Samantha decidiu falar sobre suas lembranças da noite da morte de River e as emoções que a lembrança provoca.

"Eu certamente relembro a noite em que ele morreu como um pesadelo", ela diz com franqueza. "É um pesadelo que nunca vai acabar. Ele tinha ido ao clube só para tocar sua guitarra e se divertir, mas sua vida no momento parecia estar sob tanta pressão."

"Ele tinha muito trabalho e isso parecia pesar ele. Ele pegou os problemas do mundo em seus ombros, e não conseguia livrar-se dos sombrios humores da depressão."

"Mas ele nunca quis morrer. Isso estava tão distante de sua mente e, juntos, nós dividimos uma vida amorosa e cuidadosa. Infelizmente, há um sentimento entre algumas pessoas em Hollywood de que elas são, de alguma forma, invencíveis. Como eles, River começou a achar que nada poderia atingi-lo."

"Em certa medida, o súbito mal estar e morte dele naquela noite será sempre surreal para mim. Eu ainda não consigo acreditar. Passei um ano pensando nisso - um ano terrível, e a sua perda é uma daquelas coisas que, ainda hoje, é muito difícil de aceitar."

Samantha está falando com calma e clareza, em uma suíte do Four Seasons Hotel, em Beverly Hills, a apenas três quilômetros do local dos dramáticos acontecimentos daquela noite.

Mas Samantha está lutando nos últimos anos para ter uma natureza completamente diferente. "A morte de River foi uma experiência de mudança de vida para mim," ela diz. "Nós todos sabemos que quando alguém morre isso nos faz olhar para a vida diferentemente. Ver alguém tão jovem e amoroso, e cheio de vida, desmoronar e morrer mudou todas as minhas prioridades. Sabe, isso me fez ver o que é realmente importante e o que não é. Finalmente, eu realmente tive que aprender a rir da vida, também. Caso contrário, tudo pode se tornar demais."

Samantha, que co-estrelou ao lado de River em Um Sonho, Dois Amores em 1993, sabia que suas performances em filmes como Stand by Me e My Own Private Idaho o fizeram ganhar reconhecimento como 'o novo James Dean'. Dean morreu em 1955 em um acidente de carro depois de estrelar em apenas três filmes e ainda é lembrado como um gênio trágico cuja promessa nunca foi cumprida. Mas de River, que foi contratado para estrelar ao lado de Tom Cruise em Entrevista com o Vampiro, Samantha tem memórias mais pragmáticas.

"Ele teve tempo para todos os problemas e todas as possibilidades", ela diz, "mas eu aprendi a ser muito mais egoísta na minha perspectiva. Eu sou egoísta com o meu tempo e o que faço com ele. Eu também sou egoísta sobre o meu trabalho e quais os filmes que eu escolho para trabalhar.

"E se eu não quero fazer alguma coisa, eu nunca me critico por não fazê-lo. Eu cuido de mim mesma e das minhas necessidades, porque a vida é muito curta. Eu não faço nada porque eu preciso fazer."

É óbvio que, embora as palavras, surpreendentemente, fluam livremente para alguém que optou por não dizer nada sobre o assunto até agora, Samantha ainda está machucada e fragilizada pela morte repentina de River.

"Eu penso nele todos os dias", diz ela simplesmente. "É estranho vê-lo nos seus filmes ainda vivendo e respirando. Eu liguei a televisão no fim de semana e Te Amarei Até Te Matar estava passando, e lá estava ele. Eu sou grata por poder vê-lo assim, mas ao mesmo tempo, é muito estranho e eu nunca estou muito certa sobre como explicar minhas emoções."

"Eu estou muito mais em paz sobre River, agora. Mas ainda é estranho. Tenho a sensação de que sempre será."

O que normalmente teria sido um período difícil de luto foi agravado pela cobertura, muitas vezes cruel, da imprensa. "Eu fiquei com nojo", diz ela. "Quando River estava esperando na casa funerária para os amigos dizerem adeus, alguém do National Enquirer entrou sorrateiramente e o fotografou em seu caixão. E ele correu. Como essas pessoas convivem com elas mesmas?!"

A tragédia da morte de River Phoenix está obviamente muito presente para ela. "Eu penso nisso todos os dias", diz ela, os olhos enchendo-se rapidamente de lágrimas. Ela conheceu Phoenix quando tinha 19 anos. Quando ela e o então namorado Christian Slater chegaram em uma festa, Phoenix estava indo em direção à porta. "Eu o vi, e simplesmente soube", lembra ela.

Quando eles trabalharam juntos em 1993, em Um Sonho, Dois Amores, foi Phoenix quem foi à sua procura. Ele disse a amigos que sua cabeça "iria explodir, se não conseguisse segurar a mão dela." Mathis foi igualmente tocada. "Ele era uma pessoa extasiante e feliz", diz ela.

Mathis admite que "conhecia o suficiente" o estilo de vida sofrido de Phoenix para saber que havia um problema. "Eu tentei dar o meu melhor para ajudá-lo", diz ela. "E por um tempo, eu sempre tive o mesmo pensamento, 'E se eu tivesse feito isso, em vez disso?' Agora eu estou tentando superar isso."

Ela prefere lembrar Phoenix no seu melhor. "A memória mais legal que tenho dele é quando descemos para a propriedade da sua família na Costa Rica, e nós comemos mangas no café da manhã. River tinha elas, naquele momento, pingando em cima dele. Quando ele comia, ele comia com as mãos. Para mim, ele vai ser sempre aquela bela bagunça pingando."


Fonte: OK! Weekly, em junho de 1996

44 comentários:

  1. sem comentarios.... This is great!!

    ResponderExcluir
  2. Tocante e ao mesmo tempo chocante o comentário dela...deve ter sido uma barra mesmo, deve ser muito complicado viver com esse " peso" nas costas de não ter conseguido ajudá-lo e se sentir-se impotente diante disso. Nossa... muito comovente.


    Rafaela

    ResponderExcluir
  3. "A morte de River é um pesadelo que nunca vai acabar." Nestas palavras, ela disse tudo. Imagina a dor eterna de reviver esta morte a cada dia, lembrar todos os dias de alguém tão amoroso, tão especial que somiu assim de repente de sua vida... a solidão de quem vive uma dor desse tamanho é incomensurável. Triste por ele, por ela, por nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha opinião ele foi envenenado com alguma bebida "batizada" pois mês no com drogas em seu organismo, segundo a autópsia, ainda não seriam o bastante para matá-lo. Entretanto, nunca se conseguiu descobrir o que continha a tal bebida marrom que lhe foi oferecida naquela boate maldita.

      Excluir
  4. Ainda espero uma biografia dele aqui :D... ele é um dos poucos de quem eu compraria uma biografia.
    Acho ele sensacional,como todos os admiradores,não há palavras para descrevê-lo...
    (e olha que quando ele morreu eu tinha 2 anos...)
    Mas ele é um dos meus ídolos.E River precisa ser lembrado,e conhecido para sempre...
    Conheci o River com o filme Conta Comigo.Depois de anos eu fui prestar atenção nele (!) e desde esse tempo eu me apaixonei XD
    Gostaria que-se você conseguisse-tivesse mais matérias do Conta Comigo,pois eu realmente amo aquele filme.É como o River,algo muito especial e que não há como descrever,só sentir...

    beijos,parabéns pelo blog e obrigada por ele =D

    ResponderExcluir
  5. Oi, Anônimo, eu também adoraria que tivessem lançado a biografia dele aqui, mas não qualquer uma: eu queria a do Barry C. Lawrence, que tem o prefácio do William Richert. Ela é a mais completa e precisa, além de ter milhares fotos inéditas.

    Bom, quanto a 'Conta Comigo', este é o meu filme predileto de todos os tempos! Incrível o impacto que ele teve sobre mim, e como mudou significativamente a minha vida. Até hoje ele me emociona. Como você disse, é algo inexplicável, indescritível. Não se assiste ilesa a este filme.

    Michael Jackson dizia que o cinema era a maior das Artes porque um único filme poderia transformar toda uma vida. Ele estava certo.

    Vou tentar atender seu pedido. Não será nenhum sacrifício...rs...

    Beijos! E obrigada por partilhar do blog.

    P.S. Afinal, porque vocês não escolhem "nome" (em comentar como) e colocam um, mesmo que inventado?! Vou acabar misturando todos os "Anônimos!"...rs...

    ResponderExcluir
  6. oi,nossa incrivel este depoimento de samantha...
    deve ter sido horrivel conviver cada dia sofrendo
    do jeito q ela sofreu...eu ja fico tão triste quando leio,assisto algum comentario/entrevista falando sobre a morte do river...
    ahhh femme adorei esta frase do michael jackson...e concordo plenamente com ele...
    ``stand by me```´e o melhor filme d todos,pelo menos no meu ver...é o q eu mais gosto
    e esse filme sempre q eu o vejo...mexe comigo...me deixa nostalgico,choro muito sempre quando vejo ao filme...é tocante...
    e todas as cenas em que river aparece,é estranho
    o q sinto...não da p explicar...é incrivel...

    ResponderExcluir
  7. Bruno, eu entendo o que você está dizendo, também me sinto assim.

    Sabe, depois que River morreu eu levei muito tempo para conseguir assistir 'Stand By Me' novamente. Aquela cena final, especialmente, com River dando adeus e desaparecendo aos poucos, partia meu coração.

    Este filme é tão especial para mim, que mundou meu mundo. Tenho uma dívida de gratidão com ele e com River por ter me dado Chris Chambers também. Amo muito os três.

    ResponderExcluir
  8. E a Martha Plimpton que River namorou anos?nunca vi ela falar dele e como terminaram antes do River procurar a Samantha...

    ResponderExcluir
  9. Já vi declarações de Martha sobre River, depois da sua morte. Mas tem muita coisa tabloidiana, só vale a pena postar se for fonte segura.

    E entre Martha e Samantha existiu a Sue Solgot, com quem ele chegou a morar junto. Ela veio ao Brasil com ele e Heart em 92.

    ResponderExcluir
  10. Olá, achei por acaso esse blog e achei demais!
    O Stand by me sem dúvida marcou várias pessoas de várias gerações.
    Quanto a River é estranha a relação que as pessoas tem com ele, quase todos tem o mesmo tipo de sentimento quando ouvem a história de vida dele, o que ele foi e como se foi.
    Um sentimento de pena e de amor. Como pode um homem tão inteligente ter se matado? Tão talentoso, com ideias tão nobres, por que ele falava uma coisa e fazia outra? Mesmo assim eu não consigo encarar ele como culpado por tudo que aconteceu.
    Li algumas reportagens das ex namoradas dele e as duas primeiras falaram que deixaram ele pelos mesmo motivo, elas o criticavam por ele falar uma coisa sobre a vida e fazer totalmente o oposto (uso de drogas), li inclusive uma frase dele falando sobre isso, que ele se contradiz muito no que diz, que não teria mais nada a fazer a respeito, era o fim.

    ResponderExcluir
  11. ...Se um dia a gente se encontrar e eu confessar que vi um filme tantas vezes pra desvendar os olhos seus...!Sinto River muito próximo a mim,espiritualmente,um dia estava desenhando e começou a passar na tv um video do stand by me e qdo dei conta o desenho que criei era identico com o do final do clip...há coisas no céu e na Terra que a nossa cla filosofia jamais poderá explicar.

    ResponderExcluir
  12. Carol, seja bem vinda. Fico feliz que você tenha gostado do blog. :)

    Agora, quanto às suas opiniões sobre River, vamos lá...rs...

    Primeiro, eu não acredito que River "se matou". Para mim, ele foi morto. Não intencionalmente, claro. Mas foi. O amigo que deu a River aquela superdosagem que, segundo o legista, continha OITO vezes a dose de cocaína capaz da matá-lo + OITO vezes a dose de heroína capaz de matá-lo foi o responsável. Ora, muitos usam drogas e estão vivos. E River não tinha como saber que aquela era a dose que o mataria.

    Aliás, é isso que a Samantha deixa claro nesta entrevista. River estava deprimido, mas amava a vida. Ele não se matou.

    Com isso, não quero dizer que River não usasse drogas. Claro que usava. Mas se você puder ler as entrevistas dele que estão postadas aqui, verá que ele tinha uma fragilidade emocional evidente. E que ele reconhecia que as tentações eram imensas. Ele repete isso em vários momentos, quase como um pedido de socorro que ninguém pôde ouvir.

    Quanto às entrevistas das suas ex, tenho muito cuidado com isso. Sabemos que os tablóides publicam regularmente palavras que nunca foram ditas. E elas são retransmitidas ad infinitum. Nojento. E quando River morreu, infelizmente, isso virou uma praga. Então, não posso opinar sobre as que você leu, pois não sei quem publicou...

    Mas, para mim, River era tão contraditório quanto todos somos. A diferença era que ele se sentia responsável por levar uma mensagem, esta era sua "missão". E foi sob o peso imenso dessa (auto)cobrança que ele sucumbiu.

    Michael Jackson compôs uma música, "Will You Be There" que me lembra muito, muito mesmo, River. Especialmente neste trecho:

    "Mas eles me disseram [que]
    Um homem deve ser leal,
    E caminhar quando não for capaz,
    E lutar até o fim,
    Mas eu sou apenas humano...

    Todos tem controle sobre mim,
    Parece que o mundo
    Tem uma missão para mim.
    Estou tão confuso,
    Você mostrará para mim?
    Você estará lá por mim?
    E se importará o suficiente para me tolerar?"

    É isso. Espero que você volte, adoro discutir sobre ele. :)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo, realmente, todo mundo parece ter uma história especial com River, né? Eu também me sinto assim. Ele tem o dom de provocar essa sensação indescritível, algo mágico, sem nome, sem razão, que apenas se pode sentir. River mexe tanto com a gente, que não há como explicar esse mistério.

    ResponderExcluir
  14. Eu gostei da entrevista do pai dele,acho que é a que mais esclareceu. Que ele 'se perdeu' e estava indo pro lado de tudo o que ele era contra,mas porque as coisas 'puxavam' ele, como você disse no comentário,é difícil evitar.

    Também não acho que ele se matou,mas acho que não era forte o suficiente prá 'vencer o sistema'.

    Mesmo assim,acho que sentimos uma mistura de fascínio e 'idolatria' por ele :}.

    ResponderExcluir
  15. Oi, Maria,

    Sabe, o que fragilizava River, na minha opinião, era o senso de compromisso que foi colocado sobre os seus ombros. Pelos pais, pela mídia, pelos fãs, e principalmente, por ele mesmo. Um menino, e já tão sério, tão empenhado em fazer a diferença. É muitíssimo peso pra uma criança carregar, né?

    Então, nosso amor por ele não pode ser limitado por isso. Seria injusto. Não me importa se ele era imperfeito (todos somos, afinal), mas me importa muito o tanto que ele, generosamente, nos deu de si mesmo. Por isso, para mim, ele era "o cara." E continua sendo.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. A fama,o dinheiro,o cinema de Hollywood e as más amizades sugaram River até a sua morte.De uma inocência,uma bondade tremenda,a alma e o corpo de River não suportaram as drogas,ele tinha uma pureza tamanha,ambas confrontavam-se entre si.
    É,foi doloroso...Na minha concepção creio que morte de River foi uma catástrofe,grosseira e árdua.Sensível,ou River viveria sem as drogas,ou elas tirariam ele da vida,infelizmente foi o que aconteceu,porém,ele deixou a sua atuação brilhante nos filmes,o seus suaves protestos para a preservação das florestas e os direitos dos animais,a sua voz e musicalidade junto com os integrantes da banda Aleka's Attic e os seus sonhos...River tinha muitos sonhos,um deles era comprar parte da Amazônia.Quem sabe algum dia,alguém realize-os,os seus sonhos estão livres para serem executados por alguém que como ele era sensível e apaixonado pela natureza.Eu tenho River como um ídolo,nunca o conheci e acredito que poucos fãs tiveram essa oportunidade.Mesmo ele estando morto,tenho uma admiração pelo o que ele foi e o que ele deixou,é algo inexplicável,como uma pessoa pode adorar,respeitar e amar alguém que nunca conheceu realmente? A única coisa que sei é que um sentimento verdadeiro.

    ResponderExcluir
  17. Oi, então o se matou que me referi não era que ele quis morrer, literalmente. Mas sim pelo fato de ele usar drogas, afinal todos sabemos que quando usamos isso estamos sujeitos a morrer mais facil e rápido do que o normal. Overdose é muito comum quando se muda o comprador. Ele morreu porque ele era usuario de drogas, se ele não fosse não teria usado aqueles que ofereceram a ele e quem sabe estaria ainda vivo. Ele sempre pregou o não uso de drogas, coisas animais, preservação do meio ambiente, por isso foi lamentável como aconteceu a morte dele, uma pessoa que pregava o não uso dessas coisas morrer exatamente pelo uso delas.
    Espero que tenha conseguido me expressar melhor agora ;)

    ResponderExcluir
  18. Eu entendi, Carol. Mas continuo achando que "se matou" indica 'intenção'. Por exemplo, quem fuma cigarro também aumenta suas chances de morrer, né? Mas ninguém diz que "ele se matou" se o fumante morrer de câncer de pulmão. E nem se alguém que tem um trabalho estressante morrer de doenças cardíacas, né?

    Na verdade, pensando bem, de tudo o que River pregou, ele só foi contraditório sobre o uso de drogas, certo? Afinal, ele realmente lutava pela preservação do meio ambiente e os direitos dos animais (e gastou milhares de dólares nisso). Aliás, tem um artigo aqui no blog escrito por uma militante dos direitos dos animais e do meio ambiente, em que ela propõe que River seja visto como um modelo a ser seguido. E olha que foi escrito depois da morte dele..rs..

    Assim, o fato dele usar drogas não nega todo o seu discurso, mas apenas uma pequena parte dele.

    Eu entendi que a intenção de River era não se tornar um modelo negativo pra quem se espelhava nele. E isso acaba sendo um gesto de generosidade, né? :)

    ResponderExcluir
  19. Sempre quis ler algo sobre o que ela pensava desde esse dia muito triste que perdemos o grande River. Gostei muito de ler! Valeu!

    ResponderExcluir
  20. Oi, Ju, seja bem vinda! :)

    O blog tem bastante material sobre River, a idéia é reunir o máximo de entrevistas e outros materiais publicados sobre ele. Aproveite!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  21. Olá Femme, eu vim falar diretamente com vc, mas preciso usar o post, então vamos lá.

    Eu sou fã de River, amo o trabalho dele a espiritualidade e a incrível força que a presença dele traz. Sinto que hoje em dia não se façam mais atores com tamanha grandiosidade.
    Dói pensar num talento tão puro ser perdido antes de ser plenamente vivido. Além disto vejo nele uma das personalidades mais intrigantes que já habitaram este mundo. Jamais canso de vê-lo ou ouví-lo...

    Sabe, hoje foi um dia bem atípico pra mim... é engraçado como coisas do destino sempre veem ao nosso encontro.

    Ontem conversava com uma amiga sobre ir em busca dos sonhos, largar tudo e viver de música(férias nos dão mto tempo ocioso para pensar nos rumos que a vida toma). Música que entrou em nossas veias desde muito cedo, via Michael Jackson.

    Sim, sou Michaelomaniaca desde os 5 anos. Sofri cada dia de minha vida desde aquele 25/06 e assim como esta minha amiga, ainda não me recuperei do acontecido.

    Estou perdendo o fio da meada né ?! Mas é um dos efeitos que me causam estes 2 gênios que de algum modo nos deixaram cedo demais.

    O fato é que depois da tal conversa com minha amiga algo ficou mexido em mim. É difícil seguir os sonhos, ir em busca do que se quer sem pensar no que se deixa para tras.
    Então eu pouco dormi na noite passada e quando acordei(quase as 3 da tarde), eu, que quase não vejo televisão, sentei no sofá e procurei algo bom para assistir. Na Megapix estava passando The Thing Called Love. Meu triste dia de chuva, ficou ainda mais sombrio. É indescritível a sutileza oculta naquele filme e toda a mensagem pragmática que ele me ecoa.

    O mundo as vezes conspira para nos mostrar algo.
    Vendo o filme, me lembrei da dolorosa entrevista da Samantha Mathis sobre River...
    E foi assim que cheguei ao seu blog, que estranhamente tem como dona, alguém (aparentemente), fã de Michael Jackson, meu maior ídolo, a pessoa para quem dedico minhas canções e boa parte da minha existência.

    Acho que isso pode querer dizer algo, ou ser simplesmente um destes acasos da vida, onde pessoas se cruzam.

    Enfim, quero apenas dizer que foi um prazer conhecer alguém que compartilha dos mesmo ídolos que eu.

    Ahhh mto obrigada pelo post da entrevista e desculpe a viajada que eu dei aqui viu, sou meio movida pela emoção de vez em quando.

    Bjos

    ResponderExcluir
  22. Oi, mapplehead!

    Poxa, não acredito que finalmente encontrei alguém que ama River e MJ, como eu!..rs..

    Sim, como você percebeu, eu sou uma grande fã de MJ também, e tenho, inclusive, um fórum dedicado a ele, o MJ Dreamer, para o qual faço muita pesquisa e tradução.

    Sabe, eu vejo tantas semelhanças entre eles, em especial o efeito de adoração que causavam naqueles à sua volta, a gentileza, a generosidade, a vulnerabilidade, o desejo de curar o mundo. Não é à toa que o manifesto que River escreveu se chama "We Are The World"!

    E tem momentos que que leio algo feito pra um e percebo que poderia perfeitamente se encaixar no outro. Duas figuras tão belas, geniais e com uma tragédia dentro. Duas perdas sem tamanho.

    Imagino como não deva ser pra você ter esses dois como ídolos, dois gênios que deram à alma pela sua arte, sendo uma artista! ..rs.. E tendo que pesar as escolhas e o custo delas.

    Mas não posso deixar de desejar que você siga o seu coração. Afinal, a vida é tão breve para que a gente opte pelo conforto... não, eles nunca fariam isso, não é? ;)

    Beijos! Fique bem.

    ResponderExcluir
  23. River foi um sonho que acabou num pesadelo!!!

    ResponderExcluir
  24. Eu me emocionei muito com essa entrevista, Samantha é certamente uma pessoa MUITO forte, eu a admiro por isso. Se eu estivesse no lugar dela seria muito provável que eu não aguentasse, eu sou muito emotiva (embora por fora eu me demonstre uma pessoa mais firme), se a pessoa que eu amo morresse assim e na minha frente eu não sei o que poderia aconter comigo, eu poderia morrer junto.
    Muito obrigada mesmo por essa entrevista com a Samantha, era uma entrevista que eu realmente queria ler!

    ResponderExcluir
  25. Desculpe eu me entrometer, mas eu li o que a Mapplehead escreveu eu me identifiquei haha, já tive dias assim também (do jeito que ela descreveu)... e eu queria falar que eu também sou muito fãn do Michael Jackson, mas dele sim eu me lembro perfeitamente do dia da morte :/, diferente do River que eu não tinha nem nascido quando ele se foi.

    ResponderExcluir
  26. Espero que algum dia vc leia todos os comentário que eu fiz aqui no seu blog, rs! Eu tenho comentado em quase todos os postes, se vc tiver paciência, e claro vontade de responder todos eles algum dia eu ficaria realmente grata! (:

    ResponderExcluir
  27. Victória,

    Eu vou responder aos seus comentários, assim que minha cabeça parar de girar ...rs... acabei de chegar de viagem, mas prometo que farei isso, ok?

    Fiquei feliz de saber que você também é fã do Michael Jackson!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  28. Adoro o River Phoenix mesmo ele tido nos deixado, pois ele não está longe não.
    Tenho o filme dele '' Explorers, viagem ao mundo dos sonhos'' .
    E foi pra lá que ele está agora no céu onde é um sonho estar com DEUS o nosso pai celestial e eterno.
    Assustei quando soube que ele morreu foi um golpe de faca no coração que senti mesmo sem brincadeiras.
    Sou mais uma fã dele oro por ele e tenho ele no meu coração pois é lá que ele continua vivo, nos nossos corações.
    Até hoje me dói sabendo disso mesmo que o tempo passe parece ontem.
    Adoro ele e continuo adorando pois quem é fã, ou admire não importa o tempo e onde está , mas sim a fidelidade sou fão ontem, hoje e sempre serei de RIVER PHOENIX.
    um dia todos nós nos encontraremos não importa onde, pode se ter certeza não estamos longe um do outro, seja familiar ou amigos vamos seguir em frente pois o fim mesmo alguns com medo da morte eu não tenho mesmo o amanhão está nas mãos de DEUS. ASSIM SEJA . BJS Thais Cristiane Scopim de são carlos sp.

    ResponderExcluir
  29. Queria que colocassem mais postagnes dele e na tv sobre ele , pois não temos muito sobre ele. principalmente na tv onde muitos sabem quem é river mas não sabem de tudo sobre ele a vida dele e poderia uma idéia minha fazer um documentário ou um filme sobre ele. bjs Thais Cristiane Scopim de são carlos sp Pensem nisso por mim e pelos fãs.

    ResponderExcluir
  30. Que lindo ler isso! Sempre amei o River e passei anos da minha vida buscando ler tudo que saia a seu respeito mesmo depois da sua morte, essa semana por algum motivo que desconheço ele voltou a povoar meus pensamentos como quando eu era menina e me peguei assistindo entrevistas dele no youtube e biografias, sem querer cheguei aqui nessa entrevista da Samantha. Nunca tinha visto ela falar absolutamente nada a respeito dele, mas sempre imaginei o quão difícil deve ter sido para ela viver uma situação tão horrível de ver seu namorado morrer da maneira que River morreu. Fiquei extremamente tocada e emocionada com o que li aqui. Amo o filme Um sonho dois Amores e se torna tão nítido o amor que eles sentiam um pelo outro ali, os olhos deles brilham de admiração um pelo outro. Uma perda que eu (uma mera fã no Brasil) continuo sentindo sempre, imagina para os que tiveram o privilégio de conhece-lo pessoalmente, não consigo nem imaginar o tamanho do buraco que ele deixou nessas pessoas, porque o que existe em mim não é pequeno não. Muito obrigada por publicar essa entrevista e nos dar a oportunidade de dar voz a Samantha Mathis sobre River.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Unknown, esta entrevista também me emocionou muito, tanto que foi até difícil traduzi-la de tantas lágrimas que me trouxe. Ver Samantha Mattis expressar sua dor imensa ainda alguns anos após a morte de River me fez ter certeza de que esta foi uma perda realmente avassaladora para ela, também.

      Sei que alguns fãs põem em dúvida a postura de Samantha, mas basta ler suas palavras aqui para ver que sua tristeza e sua dor são inquestionáveis. A morte de River deixou um vazio na vida dela que nada pode preencher. Veja que esta entrevista foi dada três anos após a morte dele, mas ela diz que ainda "pensava nele todo santo dia".

      Eu imagino como seja sobreviver a isso, esta perda súbita e incompreensível, que se dá na sua frente, sem que você possa evitar. Se para mim, uma fã, isso nunca acabou, imagina para ela... muito, muito triste mesmo.

      Finalmente, seja bem vinda ao blog. Aqui se encontram muitos que sentem falta e AMAM River com todo o seu coração. Sinta-se à vontade para estar entre nós. ;)

      Beijos!

      Excluir
  31. Olha essa era uma entrevista que eu estava esperando mt pra ler. Muito emocionante cara. Mesmo que ela siga com a vida dela, essr tipo de dor persiste pra sempre. E se pra nós que somos fãs, não estavamos no convívio do River, já é doloroso, imagina pra ela que além de ser namorada, ainda presenciou tudo. Uma das melhores matérias`, parabéns mais uma vez Femme!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Luiz, esta entrevista é muito comovente mesmo. Imagino a dor que ela carrega até hoje, pois este tipo de vivência não se apaga nunca. Ela é outra que traz esta marca da tristeza em sua expressão até hoje.

      A morte de River feriu muitos e tão profundamente que é até difícil de expressar. Eu até evito pensar nisso pois fico triste até hoje se paro pra pensar que ele nunca mais estará aqui...

      Excluir
  32. Penso que River só queria Ser Feliz, não deixaram ,ele Morreu ...Pena que as pessoas esquecem de um cara que apenas queria ser feliz,mas que todos o sufocavam com seus problemas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, muita carga para carregar, muito desejo de servir ao próximo e a sensibilidade de sentir a dor dos outros. River merecia mais.

      Excluir
  33. Muito triste. Nem consigo imaginar o desespero, o tamanho da dor dela e dá família. Ter assistido tudo, ter que lidar com a imprensa e todo sua total falta de respeito e pior, ter que suportar a falta dele todos os dias. Foi barra.
    Mas essa lembrança dele comendo manga é fantástica, deve ter sido lindo, ele todo lambuzado ..rs

    ResponderExcluir
  34. PRISCILA DAIANE:RIVER PARA MIM É ESSÊNCIA,VIDA,ALMA,ELE NÃO SAI NUNCA DA MINHA MEMÓRIA DESDE OS MEUS 10 ANOS,HOJE COM 30 ELE ESTÁ MAIS VIVO DO QUE NUNCA E EU ACABEI ENCONTRANDO A FOTO QUE TIRARAM DELE NO CAIXÃO,CHOREI E PENSEI ELE ERA LINDO DEMAIS,DOCE,INTELIGENTE E ÚNICO,SE PUDESSE VOLTAR NO TEMPO EU SEI QUE TODOS DESTE BLOG TENTARIAM APAGAR AQUELE DIA 31 DE OUTUBRO DE 1993 E QUE ELE NUNCA TIVESSE USADO NADA.MAS,A GENTE TÊM QUE ENTENDER QUE ELE FEZ A SUA ESCOLHA E ELE TINHA MATURIDADE PARA OPTAR PELO NÃO USO DAS DROGAS,NÃO SABEMOS O QUE SE PASSA NA MENTE DE CADA UM E PRINCIPALMENTE NA ALMA DE RIVER,A MORTE NÃO FOI O FIM PARA ELE,MAS,TALVEZ O COMEÇO DE TUDO,DE ENTENDER O SEU CAMINHO.HOJE EU ACHEI ESSE BLOG E AS PESSOAS AQUI NO TRABALHAM FALARAM QUE EU TINHA QUE TIRAR ESSE HOMEM QUE JÁ MORREU DA MINHA CABEÇA!GENTE EU VIVO A MINHA VIDA E AMO VIVER,E ACHO QUE TUDO ACONTEÇE AO SEU TEMPO.EU RESPONDI A ELES."ELE NÃO ESTÁ MORTO O CORPO MORREU A SUA ALMA ESTÁ A ALEGRAR NOSSOS CORAÇÕES E NA HORA CERTA CADA UM DE NÓS VAI SE ENCONTRAR COM ELE."EU VOS DIGO AMIGOS NA HORA CERTA!EU ACREDITO EM ALMAS E OUTRAS COISAS ASSIM,E QUERO DEIXAR O MEU AMOR AO RIVER NESSE BLOQ.BJS!PITT!

    ResponderExcluir
  35. Olá! Estou adorando seu blog! River Phoenix era uma alma especial,iluminada,evoluída. Marcou a minha vida também. Penso que não é justo culpar só John frusciante como causador daquela tragédia. Quem conhece um pouco da vida do John sabe, que ele já foi e voltou do inferno inúmeras vezes por conta da heroína. Vejo duas vitimas quando penso em toda história. Talvez ele já tenha pago nessa vida, o preço da dor infinita que causou pela inconsequência de seus atos. Bjos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra!

      Que bom que vc está curtindo o blog! Fico feliz sempre que novos fãs do River se encontram aqui, e podem partilhar este amor. Este blog é para aqueles que amam River e querem preservar a memória dele.

      Seja bem vinda.

      Beijos.

      River era

      Excluir
  36. Sabe,eu descobri River através do filme Garotos de Programa,em que ele contracena com Keanu Reeves. Eu fiquei realmente impressionada com o talento de River, foi quase que instantâneo compará-lo ao James Dean(qual sou muito fã) River provocou sentimentos que apenas Dean conseguiu,emoções fortes,choros e saudade.
    Eu comecei a procurar seus filmes e sua história e acabei por me tornar mais uma fã. River me tocou de uma forma que apenas dois dos meus ídolos conseguiram James Dean e Jim Morrison,realmente ele toca de uma forma meu coração,ele parece saber o que eu sinto,mesmo que ele já tenha morrido a mais de duas décadas. Ás vezes eu me pergunto se ele não tivesse morrido...

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. 2019 e cá estou eu.
    Há 31 anos sou fã do River. Lembro claramente da primeira vez que assisti Stand By Me e como inexplicavelmente me senti dominada pelos olhos do River. Foi aquele filme que deu o Boom no meu coração. E sua beleza não fora a primeira coisa que me chamou a atenção, mas sim a maturidade em lidar com as situações e com os problemas dos amigos. Eu queria um amigo como ele. Na verdade, eu queria um amigo como ele até hoje. É tão raro. Desde então, o River foi se tornando aquele marco inexplicável que invadiu meu coração, mas meu amor ficou guardadinho por tantos anos e eu evitava ao máximo pensar ou procurar saber sobre a morte dele, pq além de na época eu só ter 9 anos qd ele partiu, eu só queria pensar em como o personagem dele me tocou e em como eu queria lembrar do River. Cada filme que assisti com o passar dos anos, foi um novo golpe no meu coração. Que me fragilizava e me deixava com a sensação de impotência angustiante. Como ficar pensando "droga, eu queria ter podido impedir esse dia fatídico". Algo impossível de acontecer. Acho que todos nós, temos um pouco do trauma da Samantha. E também acho que vamos ter que conviver com essa dor pro resto de nossas vidas.
    Tantos anos se passaram e eu nunca me permiti ficar em luto por ele, mas esse ano, não sei explicar o motivo. Só consigo pensar, sonhar e reviver tudo que aconteceu e o quanto eu o amo até hoje.
    Fico feliz em ter encontrado esse blog. Não sei se ainda está ativo, mas seria bom conversar com mais pessoas que compartilham do mesmo sentimento que eu.

    ResponderExcluir