?

sábado, 8 de junho de 2013

"River Relembrado" por Peter Bogdanovich: Première, 2001 [Parte 4]



PARTE FINAL:
 
Por Peter Bogdanovich,

Na tarde seguinte, fomos todos ver o amigo de River, Harrison Ford, em seu filme recém-lançado, O Fugitivo. Foi muito divertido ver esse filme com River - seu desfrute audível e fisicamente evidente do trabalho dobrou o prazer. Naquela noite, River bebeu muita cerveja e ficou um pouco barulhento no corredor. Samantha ficou chateada e foi para a cama cedo. Embora ele não estivesse fora de controle, ele claramente estava bebendo demais - ou estava animado demais sobre alguma coisa.

Depois, minha esposa, Louise, me diria que River tinha sido muito gentil com a sua amiga Carrie, que estava lá na comemoração com a gente. Naqueles dias, Carrie estava um pouco acima do peso, mas quando ele a conheceu, River olhou para ela por um longo momento e depois disse com grande intensidade, "Você é tão bonita!" Carrie nunca se esqueceu disso. Ele foi muitíssimo engraçado e encantador com eles, referindo-se ao filme de Van Sant como “My Own Private Potato." Ele adorava o talento de seu irmão Joaquim na atuação, dizendo que Joaquin era muito melhor ator do que ele. Quando River ficou um pouco mais alto com a bebida, a certa altura, e solicitou "47 garrafas de cerveja" por meio de serviço de quarto, Carrie ficou brava e disse que ele estava pondo em risco a sua vida e deveria ter mais respeito pelo seu próprio grande talento. River foi rapidamente acalmado por estas observações, e jurou que não iria tocar em nada, uma vez que ele chegasse em casa novamente na Flórida, para onde ele estava indo em seguida. Dallas acabou por ser o último lugar em que vimos River vivo.

Poucos dias depois, eu falei com ele por telefone. Ele disse que estava se sentindo bem, trabalhando em um álbum com sua irmã Rain. Ele disse que eu deveria dizer a Carrie e a Louise que ele havia mantido sua promessa - ele voltara a ter uma vida saudável, ele me disse. Ele teve que implorar para não ir à apresentação de nosso filme no  Festival de Cinema de Montreal porque ele estava realmente voltado para o álbum, para cantar e tocar música. Ele esperava que eu compreendesse. O filme também tinha sido convidado para o Festival Internacional de Cinema de Viena, mas ele estaria filmando seu novo filme, Dark Blood, por essa época. Depois disso, ele ia fazer Entrevista com o Vampiro, e havia dois ou três outros grandes filmes em que Iris Burton estava negociando. Ele parecia muito feliz por estar em casa. Sam estava lá, também. 

O filme foi elogiosamente recebido em Montreal, pelo público, pela imprensa, e por alguns dos meus colegas. Vários críticos - os quais foram atropelados pela transformação de River - disseram que estavam guardando seus elogios na expectativa do iminente lançamento do filme. Como se viu, The Thing Called Love nunca foi lançado em Montreal nem em muitos outros lugares. Após a sua decepcionante experiência no sudoeste, o filme foi, para todos os fins e efeitos, engavetado.

River e eu falamos animadamente por cerca de meia hora ao telefone quando ele estava filmando Dark Blood. Ele parecia muito claro e completamente centrado. Ele disse que tinha estado limpo de qualquer tipo de substância há três meses e estava se sentindo muito bem. O filme era pesado, ele disse, mas interessante. Um de seus colegas de elenco não se dava bem com o diretor, o que era uma chatice, mas ele amava Jonathan Pryce. Eu disse a ele que minha esposa e eu estaríamos chegando a Los Angeles por volta do Halloween. River observou que ele estaria lá na época e que poderíamos ver uns aos outros. Marcamos um encontro para jantar na noite de 1º de novembro.

O filme foi tão bem recebido em Viena que quase tentei alcançar River para lhe dizer que sucesso especial ele tinha sido com a crítica e o público. Mas eu sabia que as chances de rastreá-lo eram pequenas, e nós estaríamos vendo um ao outro em breve. Nós viajamos para Los Angeles no Halloween, sem escalas de Gênova, acompanhado por Robert Towne e sua família. Enquanto eu elogiava River, Towne falava com entusiasmo de um jovem ator com o qual ele estava trabalhando chamado Johnny Depp. 




Quando chegamos ao aeroporto de LA, Bob e sua família se separaram de nós por um tempo. Justamente quando nós estávamos nos aproximando da saída onde os recepcionistas esperam, nós nos esbarramos novamente. Bob parecia perturbado e confuso. Ele disse que odiava me dizer isso, mas ele tinha acabado de ouvir alguém falando e eles disseram: "Não era uma pena que River Phoenix esteja morto?"  Eu quase ri. "Mas isso é impossível", eu disse, e Louise encolheu os ombros, como se fosse um boato louco. Minha mente estava disparada: Poderia ser? Um acidente de carro? Uma luta? Não, não era nada. Mas quando eu vi que a minha assistente de longa data, Iris Chester, estava esperando seriamente por nós com o motorista, percebi que alguma coisa tinha que estar errada: Iris nunca tinha vindo ao nosso encontro em um aeroporto. Iris disse que não queria que eu visse na TV, mas River havia morrido naquela noite. Parecia ter sido algum tipo de overdose de drogas. Foi o que aconteceu enquanto estávamos no avião. Ele tinha caído na calçada em frente ao Viper Room, um clube de co-propriedade de Johnny Depp. 

No momento em que cheguei em casa, estava ficando tarde, mas eu liguei para Sam. Ela parecia paralisada. Tudo tinha acontecido tão rápido, ela disse. Ela suspeitava que River tinha tomado algumas drogas no início da noite, mas não tinha certeza disso. Eles não tinham planejado sair para o Viper Room - apenas passar, dizer Olá, deixar Joaquin e Rain, e depois voltar para a casa dela. Mas River trouxe sua guitarra, sabendo que alguns amigos estavam tocando lá, e realmente queria tocar com eles. Relutantemente, Sam disse, ela cedeu.

Depois de um tempo, ela viu River com um amigo dele que ele tinha dito a ela que era um junkie., e um segurança estava abrindo uma porta lateral para eles. Ela não sabia se eles estavam sendo expulsos ou saindo por vontade própria. Evidentemente, o junkie tinha dado a River algumas coisas que não combinaram com aquilo que ele poderia ter tomado. River se queixou de que ele não estava se sentindo bem, mas seu amigo lhe disse que ele estava apenas sendo paranóico. 

Preocupada, Sam seguiu para a calçada para ficar de olho neles, acendeu um cigarro e caminhou três metros de distância para dar privacidade a eles. Quando ela se virou, River tinha começado a ter convulsões, então ele caiu na calçada. Seu amigo disse que ele estava ótimo, que apenas o deixasse em paz.  Sabendo que não podia ser verdade, Sam disse, e que algo estava terrivelmente errado, ela tentou fazer com que River ficasse de pé, mas ele parecia ter desmaiado. Ela correu para o clube para alcançar Joaquin e Rain. Joaquin ligou para o 911, enquanto Rain e Sam tentavam ajudar River. Depois, Joaquin e Rain tentaram, sem sucesso, reanimar River. No momento em que os paramédicos chegaram lá, ele tinha tido uma parada cardíaca. Embora eles tentassem várias vezes reanimá-lo, já era tarde demais. Ele foi declarado morto no hospital.

Sam disse que Joaquin e as suas irmãs estavam tomadas pelo sofrimento, e que Heart estava sendo incrivelmente forte, sustentando todos juntos. Como ela fazia isso, Sam disse, ela não sabia. Nós conversamos mais um pouco, comigo tentando dizer algo sobre a indestrutibilidade do espírito. Eu prometi que a primeira coisa na manhã que faria seria ir até a casa onde todos estavam hospedados.

Quando eu cheguei, alguns amigos estavam na cozinha fazendo sanduíches. As crianças parecia devastadas. Heart, como Sam havia dito, estava surpreendentemente no controle. Nós nos abraçamos por um longo momento. Ela disse que sua principal preocupação agora era ajudar os outros filhos por isso - eles eram todos dedicados a River, com adoração - e isso era tão terrível para eles que ela não podia realmente mostrar como ela se sentia. 

Sam e eu conversamos por um tempo, sozinhos. Ela chorou. Ela e River tinha se falado muito, disse ela, ansiosos para ver um ao outro. Ele tinha estado totalmente limpo, disse ela. No minuto em que ele chegou a LA, as más influências surgiram, as tentações o alcançaram. Uma vez que ele tinha estado fora de tudo por mais de três meses, ele estava muito mais vulnerável do que se nunca tivesse parado. 

Joaquin estava com um cigarro na sala de estar. Nós não tínhamos nos conhecido antes, mas Joaquin disse que River havia falado bem de mim. Quando ele tentou falar de seu irmão, Joaquin desabou; relembrando os terríveis últimos momentos, ele começou a soluçar e não conseguia ir adiante. Abracei-o. Ele se apoiou em mim e não parava de chorar. 

Houve um memorial para River, alguns dias depois, no estacionamento do Teatro Paramount. Sidney Poitier foi muito eloquente e comovente, assim como Ethan Hawke e muitos outros. Em um talk show não muito tempo depois, o anfitrião pediu ao veterano astro Tony Curtis para comentar sobre a morte de River Phoenix. Lembro-me de Curtis dizendo enigmaticamente que era "difícil de compreender quanta inveja" havia em Hollywood. A observação ecoa. 

Samantha tinha muitas recriminações sobre essa última noite horrível, mais especialmente contra o junkie.  Mas Heart não ouviria nenhuma delas. Não havia nada que pudesse trazer o corpo de River de volta à vida, Heart parecia sentir, e ela se concentrou totalmente na continuidade da vida do espírito de River e em ajudar os seus filhos a superar a tragédia e aprender a viver com o seu irmão de uma forma diferente. Sua força e abnegação foram inspiradoras.  Futuramente, houve processos contra o espólio de River porque sua morte aconteceu durante uma filmagem. A desumanidade empresarial não conhece limites. Alguns anos mais tarde, Liberty, a irmã de River,  deu a Heart seu primeiro neto: um menino. Eles o chamaram de Rio - o espanhol para River.

Não se passa uma semana sem que eu pense em River Phoenix, geralmente desejando que eu pudesse ligar para ele e contar-lhe o que estava acontecendo, ou ouvir o seu entusiasmo enquanto planejamos outro filme ou se ele escreveu outra música. Ele era uma alma antiga, e é claro que ele nunca vai realmente partir, mas isso não significa que eu não sinta terrivelmente a falta dele nesta vida: um menino adorável, um amigo leal, um poeta de coração, um verdadeiro artista. 

Fonte: Première, em janeiro de 2001 

38 comentários:

  1. Chorei agora!!! River era um menino tao bom, tao doce, mais se deixava levar pelas pessoas que ele acreditavam ser suas "amigas".... como Curtis disse ha muita inveja em Hollywood!!!...... é tao estranho eu me sinto tao triste, apesar de nem ter conhecido River, agora imagina a dor pra pessoas que conviverão com ele! :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônimo

      River era uma alma generosa, um menino inocente que acreditava que podia acolher e ajudar todos com seu amor e sua generosidade. Sua sensibilidade era um dom, mas era também uma via pela qual se podia atingi-lo.

      Eu sinto falta dele, e sinto como se ele tivesse partido ontem. É estranho? Talvez. Mas é daí? River merece muito mais!

      Beijos.

      Excluir
  2. muito dito nesses texto, prova que river foi assassinado(tenho certeza que eles sabem disso) assim como michael jackson, morto pq iria divulgar as atrocidades da nova ordem mundial que está por vir em seu ultimo show( seus proprios irmãos afirmam isso , la toya, jermaine, que o governo(iluminatti) americano matou michael por saber demais e divulgar isso.
    river mesmo sem saber era mais vigiado(por ser o maior na epoca) em hollywood que obama em sua epoca, o fato de estar separado de seus irmãos e um desconhecido ter entregado a droga para que matassem river(não a credito na versão que o roqueiro deu a droga, tá muito além disso, é como doctor murray apenas um bode expiatorio) tenho certeza que river consciente como era faria tal idiotice de se drogar com a quantidade de droga que tinah em seu sangue, é nitido, só um idiota não vê..

    fatos:
    river era contra nova ordem mundial
    seus ideais irritavam a elite de hollywood
    era extremamente invejado
    não queria seguir as regras de hollywodd
    o experimento que ele passou na children of god chamado de mk ultra mind control por meiod e abuso não deu certo
    a children of god , fazia parte da elite ou seja da cia estrela de hollywood era recrutado de lá
    river estava começandoa falar demais sobre o assunto children of god
    ele se negou a ser um puppet de hollywood ,isso é perigoso, aind amais ele, por ser um astro, que nadava contra a corrente num mundo satanico que é hollywood
    estava na cara que river seria o proximo, infelizmente foi....



    o que escrevo aqui, parece loucura, mas é o que acontece em hollywood(industria do cinema e musica), espero que não fiquem assustado, é a regra em hollywood, não fz o que eles querem ,então é apagado:whitney, michael, farah,diana,amy winehouse,amanda bynes,etcc.. e river que era um ser ilumiando em meio as trevas...parece mentira, mas o que escrevo aqui é pura verdade, tenho uma certeza em mim,que eles sabem disso, mas são proibidos de falar

    ResponderExcluir
  3. prestem atenção na inteligencia da divulgação da imagem distorcida de river e o meio de leva-lo a morte sem ser percebido que foi um assassinato, mas uma overdose, de mais um drogado em hollywood; é muita inteligencia e astucia gente, desses caras!eu fico de boca aberta de vez em quando!

    ResponderExcluir
  4. É sempre muito triste lembrar sua morte,ser humano sem igual,sempre botando todos com o astral lá em cima,independente de sua aparência,I Love You River Forever!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Femeee, mais uma vez venho parabeniza-la por mais um artigo incrível, onde mais uma vez, nao me controlei e chorei.
    Simplesmente FENOMENAL, só vc pra continuar lembrando o mundo de que um GÊNIO como River ja existiu na face da Terra.Obrigado por mais uma matéria emocionante e sábia como esta,bjs bjs bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e detalhe, pra gente Ele(Riv) é e sempre será eterno! :)

      Excluir
    2. Oi, Naty

      Foi um belo relato do Peter Bogdanovich, que, com certeza ama muito o River. Achei muito generoso da parte dele compartilhar isso com o mundo, são detalhes dos quais nunca saberíamos e que só reforçam a minha admiração por ele. As grandes qualidades de River, seu talento, sua generosidade e entrega total à arte realmente merecem ser preservadas e conhecidas de todos. Fico sempre feliz de poder contribuir um pouquinho que seja para isso. ;)

      Beijos.

      Excluir
  6. Femme, essa semana li num dos posts antigos, que River tinha dois canários na varanda de sua casa. Não vou negar, fiquei chocada, não consegui acreditar no que li, porque sempre pensei que ele fosse contra essas coisas, que ele prezasse pela liberdade dos animais.

    Não estou alegando que ele não os amasse, tenho absoluta certeza de que amava, mas eu como vegana (ou quase, rs), sei que todos os animais têm direito à liberdade, até o menor passarinho tem esse direito. É que simplesmente não combina com River essa história de pássaros presos, engaiolados, ou até mesmo soltos na varanda da casa; ele era tão evoluído, falava de controle de natalidade na década de 90 (coisa que até hoje as pessoas têm verdadeiro horror), como ele tão sensível e amoroso não via a dor desses pássaros que não podiam voar livres?

    Como alguém que luta pelo direito dos animais pode tirar de outros seu direito mais básico: a liberdade?
    São conflitos que essa questão trouxe a minha mente e que me tiraram o sono.
    Eu amo River e o admiro muito, ele é uma inspiração pra minha vida, o exemplo da pessoa que eu quero ser ( principalmente nessas coisas ligadas aos direitos dos animais), quero que saiba que nada do que eu falei aqui é para ofender River ou julgá-lo, ele fez mais para melhorar esse mundo do que eu sou ou serei capaz de sonhar fazer.

    Isso aconteceu alguns dias atrás, e eu fiquei pensando de devia escrever aqui e compartilhar o que eu estou sentindo (principalmente porque eu sei que a maioria das pessoas não vai me entender, vai me achar é maluca), e também porque no fundo do meu coração eu sei que River jamais iria querer ferir ou prejudicar um animal de qualquer maneira, ele devia ter motivos para tê-los em casa.

    Enfim, gostaria que me desse a tua opinião sobre isso, por que ele tinha esses passarinhos e etc, porque foi a única coisa que já me magoou sobre River, eu fiquei realmente triste e a tua opinião é importante pra mim.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa pelo texto aí em cima, rs.

      Sobre a matéria, é a parte mais bonita e também a mais triste, chorei lendo. River sempre com essa doçura e esse dom de ver além das aparências, a cada dia eu tenho mais certeza de que ele é um anjo.
      Obrigada mais uma vez.:)

      Excluir
    2. Oi, Nanda

      Fiquei pensando no que você disse e, embora não saiba a resposta exata, só posso imaginar que tenha alguma boa explicação para isso. Talvez fossem pássaros resgatados (do tipo que tiveram as pontas das asas cortadas e não podem voar alto, o que os tornam alvo fáceis de predadores), ou algo assim. Afinal, alguém que nem comia mel pra não "explorar" as abelhas, não iria simplesmente prender um passarinho para usufruir dele.

      E River não era um mero ambientalista de discurso, basta ver que ele convivia com o pessoal do PETA, tinha amizade com eles, os recebia em sua casa, participava de seus eventos. Ora, sabemos que a PETA jamais aceitaria algo assim, e, no caso, rapidamente teriam se afastado dele, provavelmente até denunciado ele publicamente. Acredito, portanto, que deve haver alguma boa explicação para isso.

      E sobre o relato do Peter, este foi um dos artigos mais difíceis de traduzir para mim porque é tudo tão íntimo e tão comovente, e posso ver o verdadeiro River, com qualidades e fragilidades humanas, lutando para viver de acordo com seus ideais e seus sonhos. E posso ver sua vulnerabilidade e sua dor pelo desejo de corresponder ao que esperavam dele, a eterna cobrança para que ele não falhasse, que fosse perfeito e maduro e consciente e tudo isso numa idade em que todos estão, de certa forma, "autorizados" a experimentar e tropeçar ...

      Mas que bom saber que ele foi tão amado e tão respeitado e que sua luta e sua gentileza e seu brilhantismo foram reconhecidos e são lembrados até hoje. Ele fez por merecer.

      Beijos.

      Excluir
  7. Nanda eu tambem vi essa materia e confesso que fiquei surpresa!!! Alias eu acho que ninguem realmente conheceu o verdadeiro River, pois eu tambem li em uma materia que ele dizia que nn usaria drogas, pq ele nn queria acabar coma a sua vida e bem.... nn foi isso que aconteceu...
    Eu nn quero julgar o river ou dizer que ele é falso, Meu deus, Longe disso..rs eu quero dizer que ele era um menino muito indeciso e confuso, provavelmente pelo fato dele ter um coraçao muito bom e deixava se influenciar pela opniao das outras pessoas!! :(
    Mas apesar de ter vivido tao pouco, foi o suficiente para mostrar o mundo quem ele era e seu enorme talento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Concordo com você. É sempre bom ouvir a opinião dos outros sobre algumas coisas, por isso pedi a da Femme, também não tenho por objetivo julgar River. Só quero tentar entender melhor essa história, que é MUITO importante pra mim.
      Obrigada por compartilhar a tua opinião. :)

      Beijos.

      Excluir
    2. Oi, Anônimo,

      Sabe, assim como River disse um dia que não usaria drogas, ele disse também, numa de suas primeiras entrevistas, que não sabia se algum dia sucumbiria à sedução desse mundo, pois todo ser humano é vulnerável. Na verdade, nós estamos todos mudando a cada dia, mas quando você é famoso, acaba escravizado ao que disse um dia, pois todas as suas palavras ficam "eternizadas".

      River usava drogas, é claro, mas isso era algo da intimidade dele, ele não queria influenciar outras pessoas negativamente, e não havia meio de revelar isso sem gerar muita confusão.

      Eu, particularmente, não acho que ele era mais confuso do que qualquer um de nós, e também não me parece ter sido um homem indeciso. Acho que ele era alguém que queria mais da vida, que experimentava seus limites e que era pressionado o tempo todo para ser perfeito, ser "um exemplo", e isso é muito cansativo para um jovem. Então, na sua intimidade, ele se permitia viver outras experiências e buscava se conhecer melhor. Infelizmente, numa dessas buscas ele naufragou...

      Mas, como você disse muito bem, antes "ele mostrou ao mundo seu enorme talento". Por isso, estamos aqui ainda hoje falando dele, né? ;)

      Beijos.

      Excluir
  8. gente river era um pós-adolescente, morreu criança com 23 anos, ele era tão sábio e adulto pra sua idade que as vezes não lembramos disso, ele estava se descobrindo ainda e era um ser humano vulnerável, muito sensivel, essas pessoas assim tendem a ser levados por outras, as drogas não influenciou em nada em sua consciencia, ele continuou sendo quem era, as drogas era um orgasmo,um gozo de servia de fuga para o maior astro do cinema daquela epoca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo totalmente com você, aqui. River era quase um menino, estava se descobrindo ainda quando sua breve vida terminou. E sua vulnerabilidade o tornava alvo de pessoas que acabam sugando sua vida e sua energia.

      Excluir
    2. Femme, vc disse TUDO o que eu venho refletindo ao longo dos anos no sentido de descrever quem era River e o que o levou à morte. Não tiro uma vírgula de tudo o que disse. Psicólogo, vc tb não ficou atrás em sua feliz reflexão. É reconfortante saber que muitos que o amam verdadeiramente têm essa maturidade quanto ao que aconteceu a nosso amado River. Essa entrevista de Bodganovich foi simplesmente a melhor coisa de tudo o que vc vem postando, acho, ou uma das melhores, no mínimo. Bjos

      Excluir
  9. Nossa, só... Nossa.
    Como é bom saber sempre um pouquinho mais sobre o River e o ponto de vista e lembranças das pessoas que viveram ao seu redor. Acho que nunca vou me cansar de vir aqui e agradecer por esse blog.
    Adorei essa matéria e as palavras do Peter. Eu adoro The Thing Called Love e e foi ótimo saber sobre o processo por trás das filmagens, as façanhas do River e a total encarnação do personagem. Apesar de uma coisa ou outra dar uma apertadinha no meu coração, eu morri de rir com o "My Own Private Potato", imaginando ele falando isso.
    No fim de cada matéria sobre as lembranças que as pessoas tem dele, meu sorriso vai murchando aos poucos, ao me dar conta do fim, do "é isso". Lá no fundo não posso deixar de querer que não fosse só isso e que nada daquilo tivesse acontecido - Deus, acho que todos gostaríamos -, mas é a vida e ai de mim tentar desvendar cada mistério que a circula.
    De qualquer jeito, é sempre um prazer vir aqui e ler tudo isso, acompanhar os comentários - adoro! - e ver o que todo mundo tem a dizer.
    Obrigada mais uma vez, Femme, uma boa semana para você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice

      Uma das coisas que me encanta no River é como ele conseguiu se manter tão adorável na memória dos que o conheceram de perto (ou de longe). As lembranças do tempo que eles passaram com River são tão frescas, tão amorosas e sua partida ainda tão sentida que não há como não perceber o quanto ele foi precioso para eles. Lembrei de Gus Van Sant dizendo que River era "a pessoa preferida" de um monte de gente. Eu vejo isso nesses relatos pessoais.

      Achei ótimo saber detalhes dos bastidores porque esse filme só foi disponibilizado após a morte dele, e as críticas acabaram ficando contaminadas por este olhar que veio com a sua morte. Os críticos tentaram entender o filme sob a ótica de um River junkie, sem controle sobre seu trabalho. Daí vem o diretor e nos diz: ei, eu estava lá e não foi nada disso! Um reconhecimento tardio, mas necessário.

      E no fim, impossível não se emocionar com a saudade evidente do Peter, que também é a minha, om seu desejo de tê-lo por perto, ainda vivo, criativo, generoso, entusiasmado, nosso poeta que partiu tão cedo para além das estrelas.

      Enfim, é isso, e posso dizer que ainda muito mais nos espera aqui, nesse espaço que é todo dele, uma expressão bem pequena do meu amor e admiração e da minha gratidão eterna por tudo o que ele me deu.

      Obrigada por participar disso.

      Beijos.

      Excluir
  10. Muito obrigada Femme, suas palavras me acalmam, mesmo eu sabendo que River nunca iria querer prejudicar um animal, eu sempre penso no pior em relação às pessoas que eu mais amo, e ninguém sabe o quanto eu amo e admiro esse menino.

    No dia que eu li sobre isso, eu quase pirei, mas depois eu percebi o quanto eu fui boba, e agora que tu disse essas coisas, tudo está claro na minha cabeça.

    Obrigada mais uma vez por este espaço onde podemos conversar, tirar dúvidas e falar sobre River, isso é muito importante pra mim.
    Beijos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nanda,

      Obrigada por fazer parte disso e ser mais uma a contribuir para a "eternidade" de River. Sem os leitores interessados nele, nada desse trabalho faria sentido. É nosso encontro, por ele e pelo seu legado, que dá sentido a este blog, mais do que tudo.

      Beijos.

      Excluir
  11. olá femme gostei muito da matéria mais só sobre as filmagens pq oq acontece depois ñ gosto nem de ler é como vc falou, ''pra mim é como se tivesse sido ontem''
    e ñ gosto desse assunto afinal quem gosta né mais oq nos consola é ficar só com as boas lembranças na mente certo?como por exemplo esse filme ''the thing called love que eu tenho e assisto o tempo todo e repetindo sempre as melhores partes como na musica do milto nascimento '' vi um filme tantas vezes para desvendar os olhos teus'' e ñ sei se só eu penso assim mais alguns filmes de hoje em dia são meio sem brilho e sem a arte que passava emoção antigamente, adoro os filmes do river por isto que é o meu ator favorito e penso que heart é uma atriz pq fez arte quando deu a luz a river q era uma joia rara q ñ se encontra em qualquer esquina por ai , e nesse século 21 eu vejo atores atuando e cantores cantando e eu ñ sei se eu rio ou se eu choro pq quando vejo penso comigo que concerteza ñ se fazem mais atores e nem cantores como antigamente hoje em dia a criatividade acabo e são poucos os bons por isso é tenho preferencia por filmes antigos pq me toca mais e river era unico e hoje em dia só tem copias e mais copias mesmos cabelos as letras de musicas as mesmas a atuação uma bosta mais criatividade e emoção q é bom nada uma pena e psicólogo sobre ''illuminati'' vc tirou as palavras da minha boca eu tmb sempre estive com essa história na mente já vi um video falando sobre isso e concordo totalmente com vc bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, jude

      Eu sempre ficou triste quando leio sobre a morte de River, e me emociono com a saudade de sua família e seus amigos, mas infelizmente isso é um fato, né? Eu queria poder mudar o fim dessa história, mas se não deu, que pelo menos a gente possa conhecer os detalhes bonitos dela. ;)

      Beijos!

      Excluir
  12. jude é uma certeza que eu tenho, os illumiantti(governo americano e senhores do mundo)matou o maior astro de hollywood na epoca;tudo foi bem orquestrado, ele era perseguido sem saber por eles é como eles costumam fazer..

    ah pq isso psicologo? ah, pelo mesmo motivo que eles matam todos, pregar contra as leis dos illumianttis deve ser apagado;quais são as leis: guerra, devastação de florestas, buraco na camada de ozonio, fome, preconceito racial, amor, paz..
    veja todos que pregaram isso o que aconteceu, forma perseguidos e mortos: river phoenix, john lennon, michael jackson, whitney houston, raul julia, mahatma gandhi, Martin Luther king e outros que virão...
    river er amais que isso, ele estva divulgando e falando mal d eum projeto ilegal da cia que era os children of god, de nde river tinha saido, desculpe heart phoenix , mas sabemos que toda sas dicas de hollywood em relação a river veio dos children of god, river tinha passado por ume xperimento chamdo mk ultra mind control, para num futuro proximo desencadeasse a mente de river multipla personalidade, é um projeto secreto que estava introduzido em alguma seitas, heArt phoenix sabe dessa historia, mas como ela diz, river saiu a tempo QUE EU NÃO ACREDITO,river fala com muita tristeza, e foi tão serio que ele ficou até os 14 anos sem querer sabe sobre sexo, se o experimento desse certo river seria um puppet show de hollywood, mas graça a Deus não funcionou e se tivesse falhado aconteceria o mesmo que aconteceu com amanda bynes(leia sobre ela), o experiemnto geralmente começa afalahar ao 27 ou 30 anos o cerebro nãoa guenta tanto trauam a pessoa acaba se drogandoe se drogando,a té morrer, veja sobre os amigos de river:Corey Feldmane outroq ue morreud eoverdose que passou por esses experiemntos, mk ultra é baseado em traumas:abusos sexual, familiar, etc...niguem sabe como é, só se sabe que ger aan amente da pessoa mais tarde alter egos , o governo usa esse experiemnto com artistas e outros com fins ocultos para nov aordem mundial, rive começou a falar isso,e cavou sua cova.

    river foi sacrificado(dark blood, esses sempre dão pista que irão fazer isso no ultimo trabalho da pessoa, lembra das coisas sombria que acontcia nas filmagens desse filme, há ocultismo envolvido quandoa pessoa quebra as regras lá, lembra do demonio dançando nas costa de river)na noite de holloween, morreu da mesma forma que whitney, ana nicole, lether etc...muito estranho não,a droga foi vendida por um desconhecido(conhecido, não podem falar)que estava esperando por river na viper room quando tudo foi armado, até quando negaram ele tocar sua guitarra, uma armação muito bem feita, pq isso mexeria no emocional e o alivio seria as drogas

    illuminatti blood sacrified: michael jackson, whitney, amy, river, raul julia, lether, ana nicole, farah, esses morreram pq pregarma contra seus patrões, os senhores da industria satanica de hollywood.

    gente parece mentira, mas é uma realidade, pq vcs acham que joaquim lançou aquele documentário, pq aquelas caretas pra industria, ele sabe disso

    ResponderExcluir
  13. Nossa,o povo viaja.
    O mundo esta lotado de teorias conspiratórias das mais mirabolantes.Associar o astro a Cia foi demais pro meu cérebro.
    Tenho pena da dona do blog em ter que ler essas coisas.
    As pessoas morrem,é a vida...

    ResponderExcluir
  14. pra vc que não sabe a cia estar dentro de hollywood e holywood está dentro da cia, a mida nãos e move sem as ordens dele, tudo, tudo mesmo é controlado por eles na america desde dos anos 60... é nitido, mas só pra quem tem consciencia da verdade , fora acha que é conspiração, teoria, seres assim como vc é pego por eles fáçil, façil, eles adoram pessoas que não acreditam neles..
    veja videos de michael jackson alertando sobre isso no youtube
    veja charles sheen alertando sobre isso tb...eles estão no poder dos ilumiantti, quem vc acha que amtou michale jackson? foi o anador que ele tomou?kkkkk foi uma conspiração muito bem bolada, como la toya disse:doctor Murray foi apenas um bode expiatorio(pago ele é marçon illuminatti) de um grande grupo(oculto) que comanda a industria da musica e cinema, portanto não fale o que vc não sabe, e eles já estav de olho em river dede que ele se negou a ser um puppet de hollywood e negar papeis, rive rnão fazia o que els queriam e começou a piorar nas entrevista 88 a 92 que ele falava sobre os cultos da elite introduzido na seita children of god, repito river cavou a propria cova,claro, sem saber!

    é uma questão de vc acredita ou não andré, eua credito por isso falo, pq vejo a realidadee mais aqui estamos discutindo sobre river, portanto tudo pode ser pauta

    ResponderExcluir
  15. Ele morreu de overdose,ninguém o obrigou a nada.Ele era viciado e pronto.
    O fato,é que algumas pessoas não aceitam isso,e ficam buscando desculpas para defender o cara.
    Também o admiro,do contrário,não comentaria nada.Mas o senhor está delirando.
    Que até exista essa turma ai,Ilumi sei la das quantas...Mas,que eles mataram o River PHoenix,a não...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André Gustavo,

      Assim como você critica quem alimenta teorias conspiratórias (nas quais, eu particularmente não acredito), eu acho muito arrogante da parte de qualquer um julgar que "ele era viciado e pronto."

      O fato de alguém morrer de overdose não significa necessariamente que ele seja um junkie. Então, quem garante isso? Os tablóides que inventaram milhares de mentiras para lucrar com a morte dele? Nós, meros desconhecidos que jamais chegamos perto dele? Ora, que River usava drogas e morreu por isso é fato. Agora, se ele era viciado ou um usuário ocasional, isso nunca saberemos com certeza.

      Mas, e se ele fosse um viciado? Por que ele precisaria "ser defendido" por disso? Por acaso ele cometeu algum crime? Ora, se ele escolheu correr riscos, esse era UM DIREITO dele, não algo que você ou qualquer um precise "perdoar" ou "defender".

      Excluir
  16. as lagrimas ecoaram dos meus olhos quando li a parte final concordo com o Andre o River a beleza q ele mostrou na sua arte na sua vida com a sua humanidade não deve ser banalizada por teorias mirabolantes isso é apequenar toda a beleza q existe nesse artista notável. E pássaros criados em cativeiro não conseguiriam sobreviver se libertados, certamente foi por amor q River Phoenix tivesse esses pássaros consciente como ele era não adianta vc libertar um animal q foi criado em cativeiro para ele simplesmente morrer as vezes de uma forma bem desumana, sei disso por q uma vez encontrei um pássaro se debatendo e não conseguia voar como os outros pássaros dei ele pra um amigo q me explicou tudo isso acredito q esse tenha sido o motivo do River ter dois pássaros, certamente ele tinha um bom motivo amo seu blog Femme através dele relembramos um ator q admiramos e amamos como disse o Peter no fim da sua matéria: Um menino adorável, um amigo leal, um poeta do coração, um verdadeiro artista.

    ResponderExcluir
  17. mas ele não morreu por q era viciado e pronto. ele lutava contra suas fraquezas tanto q ele não gostava de Los Angeles péssimas influencias e tal todos temos nossas fraquezas todos nós somos imperfeitos. o principal motivo acredito era q ele estava tentando parar de usar Drogas como ele havia prometido e a tolerância dele diminuiu por q fazia alguns meses q ele não usava o amigo dele que era junkie certamente deu uma dose q River usava apesar q o grande motivo fele ter morrido acredito foi q demoraram para chamar o socorro. 8 minutos sofrendo convulsões seria estranho se ele tivesse sobrevivido. independente das Teorias conspiratórias e de todo o mito q se criou sobre a morte do River prefiro me focar na pessoa/artista notável que ele era.

    ResponderExcluir
  18. Não Eddie!
    Quando eu disse viciado e pronto,eu quis dizer que ninguém interfiriu nessa decisão dele,ele usou porque quis.Se ele queria parar...a discussão não é essa;Não foi assassinado ou coisa do tipo.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André Gustavo,

      Você obviamente é um troll, e aqui os trolls e os haters não são bem vindos. Assim, todas as suas OPINIÕES (pois se você é humano não tem o poder da onisciência, ou seja, "o poder de saber tudo, infinitamente, incluindo o passado e o futuro") serão apagadas sem discussão. Adeus e tenha uma ótima vida, longe daqui.

      Excluir
    2. Isso mesmo Femme!!!!!!!!! Adorei a parte Adeus e tenha uma ótima vida,longe daqui! rsrsr

      Excluir
  20. ninguém aqui esta viajando eu prefiro dizer que cada um tem sua opinião, e como eu respeito quem ñ acredita tmb gostaria que respeitasse quem acredita isso é tão simples ñ é nenhum delirio. psicologo vc poderia me passar o nome do documentario que vc falou do joaquin eu já ouvi falar mais nunca tinha visto

    ResponderExcluir
  21. Jude acredito q seja Earthlings – Terráqueos um documentário fantástico que é narrado pelo Joaquin Phoenix e mostra oq acontece com os animais antes deles se tornarem o alimento de grande parte da população mundial. vou deixar um link pra vc assistir se vc quiser:
    http://www.terraqueos.org/

    ResponderExcluir
  22. e também gostaria de frisar que respeito muito a posição de vc e do filosofo com respeito aos Illuminatti, um assunto deveras fascinante, mas só acho q esse não é o caminho, eu pelo menos acho q isso desmerece um pouco a importância desse grande artista e pessoa que foi River Phoenix, é penas como vc disse cada um tem a sua opinião e essa é a minha e respeito muito a opinião de vc's.

    ResponderExcluir