?

sexta-feira, 31 de maio de 2013

"River Relembrado" por Peter Bogdanovich: Première/2001 [Parte 3]

.

PARTE 3:
 
Por Peter Bogdanovich,


Nossa filmagem se estendeu pelas festas do Natal e do Ano Novo. Todo mundo ficou doente. Tivemos de tirar quatro dias de licença por que River pegou uma gripe desagradável. Ele me ligou, preocupado, dizendo que ele viria se eu quisesse. Eu disse, "Você está brincando, eu posso ter uma pausa, também. Assim, todos podem ter." O estúdio mandaria um médico para examiná-lo, certificando-se de que ele estava realmente doente, e a seguradora cobriria os custos. River disse que, se eu tinha certeza disso, tudo bem, porque, mesmo com febre, ele viria por mim. Eu disse, "Por mim, fique em casa." Nós estávamos filmando durante as noites, o que também é especialmente desgastante, virando o relógio biológico de todos de cabeça para baixo. Pior, uma das nossas principais instalações era o do Disney Ranch nas selvas da LA, onde era especialmente frio à noite.

River mencionou que ele não gostava muito de LA, que ela era uma má influência para ele. Algumas vezes, alguns de seus amigos músicos de rock vinham para o set para visitá-lo e ficar em seu trailer um pouco. Em uma dessas ocasiões, notei que River parecia indeciso e estranhamente quieto em sua intensidade.

Era uma cena difícil: à noite, em frente a um hospital, Samantha fala a River da morte de seu amado pai. Como ator, a preferência de River era de nunca fazer um momento, em qualquer cena, exatamente da mesma maneira duas vezes. Se eu dizia: "Isso foi ótimo, faça de novo assim." River respondia: "Você já tem isso dessa forma, deixe-me tentar algo diferente." A maioria dos atores tende a se ater a uma abordagem em uma cena ou uma fala, por isso era incomum ver as muitas vezes completamente diferentes maneiras que River poderia interpretar um momento. Isso também alimentou as suspeitas de abuso de drogas: ele está instável, ele está estranho, ele está inconsistente. 

Uma vez que estávamos escrevendo este filme à medida que avançávamos, filmando fora de seqüência, certas reações tinham de ser filmadas de várias maneiras para que pudéssemos decidir mais tarde, quando o trabalho fosse editado, qual era mais adequado ao personagem. Nós acabamos usando a tomada "mais direta", como se viu, do que eu pensava que poderia acontecer, mas River e eu queríamos opções para ajudar a refinar seu personagem. 

No entanto, naquela noite em frente ao hospital, eu achei que River provavelmente tinha tomado alguma coisa. Ele disse, na época, que ainda estava usando suas remédios para a gripe, mas depois, quando as filmagens terminaram, ele admitiu ter estado um pouco alto (ele não disse com quê) e ter tido, como resultado, um dos seus momentos mais transcendentais na atuação. Certamente ele está cheio de dor, intenso, empático e fascinante nesta seqüência, mas levou mais tempo para terminar do que deveria, e parte da cena envolvia dois ou três trechos de uma música de River que ele ainda estava compondo. Os produtores no set (e, posteriormente, alguns dos executivos no estúdio) ficaram muito incomodados por aquela noite. Isto se tornou o golpe de misericórdia para eles com River: na verdade, não houve problemas reais, e o seu cantar, em grande parte filmado ao vivo, saiu maravilhosamente. Ainda assim, muitos se voltaram de forma definitiva contra ele. 




Tendo se tornado um pouco 'cidadãos de segunda classe' para o estúdio, não havia festa de encerramento programada pelos produtores, então River e Samantha decidiram dividir e bancar um pequeno clube de karaokê japonês badalado perto de Culver City. Era uma noite chuvosa, e parte do telhado do clube começou a vazar, mas isso não conseguiu baixar o astral de ninguém. O elenco e a equipe se divertiram comemorando o encerramento de um trabalho bastante exigente. 

Durante alguma música do karaokê, houve uma súbita explosão de entusiasmo sobre eu me levantar e cantar uma. River estava ao meu lado e não aceitaria um não como resposta. Eu olhei para a lista de seleções e escolhi "My Way" de Frank Sinatra. Tentei personalizar a canção com tristeza conforme ia avançando, pensando algumas vezes: "O que estou fazendo aqui?" Mas então eu olhava para baixo e via River olhando para mim com a expressão mais encorajadora e compreensiva, que eu já vi num homem. Em certo momento, havia lágrimas em seus olhos. Eu nunca vou esquecer o olhar totalmente focado de afeto incondicional no rosto de River.

Este foi o início da minha apresentação ao verdadeiro River Phoenix. Claro, ele tinha acabado de concluir a interpretação de James. Após ter deixado totalmente o personagem que ele estava interpretando, havia um entusiasmo juvenil e o sincero encanto de River. O contraste ficou especialmente perceptível alguns meses mais tarde. Depois de ir para a Flórida e, depois, para a Costa Rica para estar com sua família, River voltou a LA para fazer a dublagem dos diálogos exigida na pós-produção. Aqui estava o personagem cortante e meditativo na tela e o descalço Huck Finn [N.T. Protagonista do livro "As Aventuras de Huckleberry Finn" de Mark Twain] observando abaixo.

 A mãe de River, Heart Phoenix, o acompanhou nesta viagem e às sessões de dublagem, onde nós nos encontramos pela primeira vez. Ela tinha uma presença incrivelmente poderosa - uma natureza tranqüila e acolhedora, sensível e amorosa - de voz suave, mas intensa. O genuíno respeito de River por Heart e seu afeto um pelo outro era ao mesmo tempo evidente e completamente não-autoconsciente. Penso que talvez ele a tenha convidado para se juntar a ele em Los Angeles para ajudar a manter longe as tentações que ele sabia que não eram boas para ele. Seu tempo com a família tinha claramente o revigorado e purificado.

Refazer alguns dos diálogos de James, portanto, não era tão fácil. Ele abandonara a maior parte desse cara, e foi uma luta para recuperá-lo. Por causa de um grande erro técnico da equipe editorial da filmagem, as gravações sonoras originais de River, acidentalmente não foram utilizadas nas primeiras exibições do filme, em vez disso as duplicações mal transferidas foram ouvidas, o que gravemente distorcia seus diálogos e os tornava difícil de entender. Eu sabia que ele não tinha soado assim, quando filmamos o material, mas agora isso estava saindo mal. O decreto se tornou: refazer fala por fala de River. 

Nós passamos por isso, de forma torturante, e River não parava de dizer que no original deveria haver coisa melhor. Sempre que pedíamos que o original fosse reproduzido, soava bem agora, depois de ter sido preparado de novo pela equipe de efeitos de som. Então, por que nós estávamos refazemos? Eu disse a River que era melhor só concluir a ação feia, mas não se preocupasse, porque eu usaria as falas originais sempre que possível. River me pediu para usar todas elas, porque ele não acreditava que sua dublagem fosse muito boa - talvez mais clara, mas não tão dentro do seu personagem. Como se verificou depois, embora tenhamos regravado todos os diálogos de River, diminuindo assim os temores do estúdio, nós realmente não usamos praticamente nada disso na edição final. Tendo finalmente descoberto qual tinha sido o problema real, nós acabamos usando todas as faixas originais, embora nós nunca tenhamos contado isso a  ninguém, e ninguém nunca reclamou novamente. 

A primeira vez que River viu o filme foi em uma exibição do material bruto (não editado) no cinema do estúdio. Ele estava empolgado com ele - um pouco crítico da edição das músicas e querendo abordar isso comigo com mais cuidado (ele estava certo), mas extremamente elogioso do trabalho em geral. Durante a seqüência no Disney Ranch - uma lua cheia - o baile - por insistência de River, eu tinha montado um cavalo em uma cena extremamente longa que fizemos. Quando isso apareceu na exibição, River gritou em voz alta: "Esse é o Peter no cavalo!" Ele era um garoto tão exuberante, amoroso.




Um ou dois dias depois, River e Sam, Dermot e sua esposa talentosa, Catherine Keener e Anthony Clark vieram todos  à minha casa em Beverly Hills para ver uma fita do filme de John Ford de 1940, As Vinhas da Ira. River tinha me ouvido falar sobre o filme e o desempenho de Henry Fonda, e estava ansioso para vê-lo. Ele não tinha visto muitos filmes mais antigos, ele disse, e sentia vergonha de sua ignorância da história do cinema. As reações de River para o filme foram muito puras, e não complicadas pelo conhecimento de qualquer romance de John Steinbeck ou muita coisa sobre John Ford. Ele ficou profundamente impressionado com as trevas da Okies real na história da Depressão, pela impressionante fotografia em preto-e-branco, e pelo brilho transfixante da interpretação de  Henry Fonda de Tom Joad.

Enquanto isso, o estúdio estava em conflito sobre como vender o nosso filme e qual deveria ser o formato final. Houve uma série de exibições, todas com reações loucamente divergentes, e nenhuma indicando um sucesso sólido. Cortes foram solicitados e discutiram sobre o que fazer (ou não fazer).  O comprometimento reinava. O departamento de música foi fragmentado em cerca de três facções, cada uma puxando para diferentes músicas estar na trilha, sobre os títulos principais ou finais, e no álbum da trilha sonora.

As pessoas da publicidade e do marketing tiveram várias ideias fantásticas para o cartaz, mas, de alguma forma, acabamos com a pior, não usando nem River, nem Dermot, mas Samantha, numa tentativa hesitante de vendê-lo como um filme sobre uma jovem mulher. Quando River viu este cartaz, ele só parabenizou Samantha. Mas eu sabia que ele estava ferido.


O filme que foi lançado não foi a filmagem que fizemos, cerca de 90 por cento sobreviveu, e às vezes 10 por cento pode fazer a diferença entre o sucesso ou o fracasso, a mediocridade ou a qualidade duradoura. Algum dia eu espero que a versão de The Thing Called Love que River e eu realmente fizemos possa ser vista, ela era simplesmente muito melhor e mais incomum. 

A decisão final sobre a distribuição acabou sendo desastrosa, liberando o filme pela primeira vez no Sul e no Oeste como um filme de música country, quando, na verdade, era mais próximo de um filme de arte. Na verdade, este era o problema: o filme caiu entre duas cadeiras e acabou no chão. River, Sam, Dermot, Sandy, e eu, todos aparecemos em Dallas para a coletiva de publicidade que antecedeu o lançamento do filme. River brilhou em suas numerosas entrevistas na TV e imprensa, numa espécie de intensidade, tipo o estado de James. Este não era o seu trabalho favorito, a venda e promoção de um filme, mas ele tinha um espírito esportivo.

Continua...

Fonte: Première, em janeiro de 2001 

18 comentários:

  1. Adorei a matéria! Esperando ansiosamente pela próxima parte! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo muito boa, né? Adorei que o Peter tenha escrito este depoimento sobre os bastidores, nos permitindo ver bem além das fofocas da mídia.

      Excluir
  2. Intenso,exuberante,amoroso...simplesmente River!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. River, River... nada era pequeno ou medíocre perto dele. Essa luz que ele tinha, e que iluminava tudo à sua volta, era fruto exatamente dessa intensidade, desta entrega de si mesmo a cada instante, desse desejo de criar e partilhar com todos. Lindo demais, né?

      Beijos.

      Excluir
  3. River era demais! Se eu já o admirava antes, agora, com um depoimento lindo assim, fiquei ainda mais apaixonada. Que menino adorável!!!

    ResponderExcluir
  4. " ... e via River olhando para mim com a expressão mais encorajadora e compreensiva que eu já vi num homem." Isso foi realmente lindo!
    Rio era incrível,tão doce e inocente, esse menino nunca me decepciona, eu o amo demais.

    Obrigada Femme, por mais uma ótima matéria.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nanda, fico feliz de continuar "dividindo" o River com pessoas sensíveis como você. Assim como a você, ele nunca me decepciona, e sempre me surpreende. Ainda teremos a parte final (e mais dolorosa) deste relato tão íntimo.

      Beijos.

      Excluir
  5. obrigado Femme quando vi essa matéria na Premiere em 2001 imediatamente comprei-a ansioso na verdade para ler aquela matéria só que só tive oportunidade de lela realmente agora através do seu blog por eu e inglês temos um pequeno conflito e não queria lela numa tradução mal feita, mas graças a vc agora pude lela e ela não me desapontou em nada e na verdade até me emocionou muito e entristeceu tb por saber q uma possa tão humana tão unica tão diferente de uma forma tão especial positiva tão inspiradora, não só um ator fantástico mais uma pessoa fantástica não está mais entre nós. uma pessoa realmente unica porem podemos celebrar seu tempo, seu trabalho e sua pessoa. e agora realmente fiquei mais ansioso para assistir a versão do diretor.
    Tem um poema do Carlos Drummond de Andrade q eu realmente amo e acho q exprime o sentimento de perda de uma forma unica chama-se Epitáfio e eu gostaria de dedica-lo ao River Phoenix no seu Blog:
    Epitáfio

    Eu penso fui eu que morri
    E eles os que morreram estão vivendo em mim
    Emprestando-me vida
    A margem de toda evidencia física
    Essa vida me envolve fazendo de mim objeto de recordação
    Penso e sou pensado por quem me pensa
    Amo o amor com que me amaram e que não si dissolveu no tempo
    E como não pode existir amor sem pessoa amante
    Eles estão vivendo em mim por mim
    A vida que perderam


    Carlos Drummond de Andrade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, eddie

      Fico feliz de poder trazer este relato tão verdadeiro e íntimo do Peter sobre o verdadeiro River Phoenix, que ele teve a chance de conhecer e amar.

      É mesmo muita linda essa poesia do Carlos Drummond de Andrade.

      Excluir
  6. esse poema é um eco da canção UNTIL NOW...

    there's a light, theta shines forever..
    there's a light , that shines for me..

    river falou uma verdade, há uma luz que brilha(energia), há uam luz que brilha por ele, essa luz é a energia dele transmitida ao nossos corações por meio do seu olhar, atos, palavras..

    ResponderExcluir
  7. mais eu so acho que River ñ era nem 10% por cento do falava pois eu li algumas entrevistas que me esclareceram muitas duvidas de uma entrevista que ele fala que se ele ligava para o que as pesoas falava do filme garotos de programa sobre ele parecia muito confiante em dizer que nao se importava mais ele se importava muito pois no ultimo filme que ele contracenou com uma artista e ela estava fazendo de tudo para atrapalhar as cenas e falava mal dele e ele ficou super triste e chatiado me parecia que ele queria que todas as pessoas o aceitassem e entao em outras entrevistas ele se contradiz e parece que nao tinha absulutamente nenhum controle sobre sua vida totalmente desajustado e sem apoio nenhum por que as pessoas induziam a fazer coisas tao ruins uma pessoa descrita assim como um jovem docil calmo e reluzente eu acho mesmo que deveria ser muito inocente em varios aspectos e totalmente romantico em relaçao a todos os que lhe rodiavam mais parecem que essas pessoas nao gostavam dele e certamente se deliciaram com sua morte.Isso e so uma observaçao sobre ele do meu ponto de vista estava totalmente confuso sobre tomar as suas proprias decisões ele estava deixando as pessoas erradas dar opiniao na sua vida me parece tambem que ele nao conseguia enxergar essas pessoas invejosas que nao tinham nem um pouco de felicidade que ele tinha e com certeza estava dividido se faria filmes se ia ser musico ou se confiava em seus amigos ou em sua familia isso realmente e uma grande pressao e as drogas lhe davam a sensaçao de estar livre de todos por algum tempo e talvez ele soubesse que estava fazendo mal a sua vida mais ja nao ligava e tambem ha um fato curioso em que o camera do seu ultimo filme relatou poucas horas antes dele morrer que haviam encerrado o trabalho naquela noite e apagaram-se as luzes e River ficou parado na frente da camera que ainda estava gravando e o camera disse que isso foi sinistro havia ficado uma silhueta perfeita de River com umas velas acesas atras e entao parece uma cena na igreja ele se virou e caminhou para camera uns cinco segundos e saiu do estudio talvez ele queria mesmo morrer e havia ja alguns sinais disso talvez ele queria mesmo provocar o que aconteceu na noite de sua morte, eu digo que em relaçao a natureza e preocupaçoes com o mundo ele parecia me verdadeiro no que falava. Pra mim claro tambem ficou a sua orientaçao sexual do qual tanta gente pergunta bem eu penso que era bissexual, isso seria certamente um sonho realizado se o tivesse conhecido ou se eu tivesse um pouquinho da sua doçura eu estaria feliz com certeza ele era inspiraçao e tinha muitas qualidades magnificas eu eu gostaria de ver ele atuando em filmes como um diario de um adolescente o corvo eclipse de uma paixao como Arthur Rimbaud, certamente em um papel de liderança em uma entrevista com um vampiro verdade vos digo seria o melhor ator e bateria todas as outras estrelas seria realmente surpreendente se ele não tivesse morrido.

    ResponderExcluir
  8. oi gente alguém sabe onde eu poderia encontrar o download de dark blood?

    ResponderExcluir
  9. Quando é que vc vai postar a part 4?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônimo,

      Eu pretendo postar a quarta (e última) parte neste fim de semana. ;)

      Excluir
  10. jude tem no dailymotion, baixe o programa atube catcher e baixe pelo dailymotion é duas parte o filme

    ResponderExcluir
  11. Como não lamentar sempre sua partida..alguém me diz? Obrigadaço por mais esse presente em forma de entrevista, Femme. Vc é nosso anjo aqui!

    ResponderExcluir